Posted in:

5 Erros de Fotografia em Ensaio Fotográfico de Casamento

ensaio fotográfico casamento

Meus amigos fotógrafos, tudo bem? Hoje vou falar de alguns erros relacionados a ensaio fotográfico de casamento.

Muitos fotógrafos menos atentos deixam esse momento cair na rotina e cometem falhas graves, muitas vezes incontornáveis. Seja por falta de alinhamento ou mau planeamento com os noivos.

Leia esse texto até o final, para ver se você está cometendo esses erros e aproveite minhas dicas de como evitá-los.

Caso você esteja fazendo tudo certo, esse texto vai servir para refrescar os seus bons hábitos!

Vamos lá!!

Ensaio fotográfico de casamento nada mais é do que uma sessão de fotos realizadas entre o casal e o fotógrafo.

ensaio fotográfico de casamento

Imagem: Ricardo Aquino

E que pode ser feito antes do casamento com roupas mas comuns do dia-a-dia ou após o casamento normalmente feito com o vestido e o terno utilizados no grande dia.

Quando realizado antes do casamento as fotos deste ensaio podem servir como decoração no próprio casamento; para utilizar uma das imagens do ensaio para enviar como save the date; para ilustrar o site que normalmente é criado pelos casais com informações para os convidados e claro mais um momento para colocar no álbum do casal.

Quando esse ensaio fotográfico é realizado após o casamento é uma grande oportunidade que o casal tem de obter retratos somente dos dois com os trajes que escolheram para se casar pois, nem sempre no dia do casamento temos tempo suficiente para fazer uma sessão de fotos com casal.

Acima de tudo esse ensaio fotográfico é um registro na história desse casal e certamente servirá em um futuro como uma boa recordação do casal para lembrarem como eles eram (afinal todos nós envelhecemos) e para contar às futuras gerações histórias e detalhes do casamento.

Entretanto após alguns anos fotografando casais e contando as suas histórias existem vários erros que o fotógrafo de casamento pode evitar em ensaio fotográfico de casamento. São eles:

Erro #1 – Deixar o Ensaio Fotográfico de Casamento se Transformar em “Desfile de Moda”.

Muitas vezes os casais se empolgam na quantidade de roupas que serão escolhidas e usadas e acabam transformando um ensaio pré-casamento em um ensaio publicitário, com muita troca e variação nas roupas o que certamente não é objetivo desse ensaio fotográfico.

Na minha opinião o foco desse ensaio deve ser o casal e não aquilo que estão vestindo. Pode parecer que não mas, trocar de roupa várias vezes implica em perder muito tempo, que poderia ser investido em mais imagens para o casal.

A minha dica é: permita os casais escolherem no máximo três looks de roupas. O casal já deve chegar no local das fotos vestidos com o primeiro look para o ensaio fotográfico de casamento. Isso agiliza o processo.

Oriente o casal para escolher roupas que tenham a ver com eles e essencialmente sintam-se à vontade.

Lembre também de orientá-los em relação à escolha das cores e estampas de forma que o casal tenha harmonia entre as roupas e também com o cenário no qual vão ser fotografados.

Os calçados e acessórios também devem combinar com as roupas e já devem ser separados para cada look de forma a evitar que a escolha ocorra no dia do ensaio gerando atrasos.

Um calçado mais confortável também deve ser levado, principalmente para as mulheres para o deslocamento até o local ideal das fotos.

Erro #2 – O Excesso na Maquiagem

A maquiagem para as mulheres, nos ensaios de casamento, deve ser algo que a valorize mas, ao mesmo tempo não fique evidente.

Vale lembrar que o ensaio será realizado de dia e que tons e traços mais pesados levará muito destaque para a maquiagem e mais uma vez o ensaio é sobre e para o casal.

É claro que para evitar um tratamento excessivo de pele no Photoshop algumas marcas devem ser corrigidas como olheiras, espinhas, machucados e talvez até algumas cicatrizes.

A palavra chave é naturalidade. O bom senso sempre prevalece.

Para os homens, os que gostam de um look mais limpo, lembrar de fazer a barba e para aqueles que gostam de uma barba mais cheia, vale muito também ir ao barbeiro para que o traço da barba fique bem delineado.

Erro #3 – Várias Locações e Muito Tempo Deslocando

Não caia na tentação de escolher vários locais para realizar um ensaio de casamento e passar mais tempo no carro se deslocando que fotografando.

É sempre válido lembrar que por mais especial que a locação seja para o casal, o lugar deve ter um papel secundário.  Portanto, se você achar válido, limite a escolha de dois locais e que estes não sejam mais de 10 minutos um do outro.

Lembre ao casal também que se for necessária qualquer tipo de autorização prévia ou pagamento de qualquer tipo de taxa para fotografar na locação escolhida, ela deve ser providenciada e acertada pelo casal.

Tenha sugestões de lugares para fotografar o ensaio fotográfico de casamento. É muito comum o casal ficar um pouco perdido e querer imitar fotos que ele já viu em álbuns de outras pessoas.

Então, faça uma pesquisa das melhores locações da cidade, bem como os melhores horários para cada uma delas. Tenha na manga essa carta para ajudar a orientar o casal.

ensaio fotográfico de casamento

Imagem: Ricardo Aquino

Erro #4 – Os Acessórios da Moda

Possuo alguns anos na bagagem como fotógrafo de casamento e vi alguns acessórios serem incorporados nos ensaios.

Coroa de flores, taças de champanhe, mini quadros negros, a montagem de um cenário como se fosse um piquenique, balões coloridos em formatos de coração, as letras da palavra LOVE ou AMOR e nos últimos meses mini lâmpadas de led.

De verdade, nada contra se você já fotografou ou curte utilizar esses elementos que estão na moda nos seus ensaios.

Contudo, o que eu falo para os casais que eu vou fotografar é para levarem elementos /acessórios que fazem parte de um hobby deles ou do dia a dia deles, de forma que isso realmente tenha um significado para cada um. Para que esse acessório tenha a ver com eles.

Exemplo: Na minha conversa anterior ao ensaio com um casal descobri que eles adoravam viajar e que colecionavam cartões postais e retratos em cada um dos lugares que eles já visitaram. Pedi para que levassem essas fotografias e cartões postais e incorporei esses elementos ao ensaio fotográfico de casamento.

Com outro casal descobri que eles tinham três cachorros que eram a paixão da vida deles. Nada mais interessante que ter esses dogs no dia do ensaio fazendo parte de algumas das imagens que fizemos.

Portanto, tente acrescentar elementos que representem algo para o casal e não somente deixem a imagem mais “decorada”.

Erro #5 – Atraso para Começar

Invariavelmente um ensaio em locação externa exige luz!  E por mais compreensível que seja o motivo de alguns atrasos sabemos que o sol irá se pôr.

Portanto, reforce em momentos diferentes a necessidade de começar o ensaio sem atrasos. Ou até mesmo definir um horário de início já prevendo a possibilidade de um atraso.

Fale com o casal quando vocês estiverem discutindo o local das fotos, sobre o horário ideal para começar, reforce uma semana antes e até mesmo um dia antes.

Uma outra dica para os ensaios que ocorrerem no período da tarde é orientar a noiva para se possível se maquiar no final da manhã, assim ela terá tranquilidade para almoçar e depois se deslocar para o ensaio fotográfico de casamento.

Dessa forma se ocorrer algum atraso na maquiagem ainda dá para contornar e não atrasar o início do ensaio fotográfico de casamento.

ensaio fotográfico de casamento

Imagem: Ricardo Aquino

Dicas para Ensaio Fotográfico de Casamento

A melhor dica para você conseguir fotos incríveis e criativas nos ensaios de casamento é saber se conectar com casal.

Para alguns isso é extremamente simples e para outros fotógrafos isso exige uma habilidade que deverá ser desenvolvida com o tempo.

Até mesmo porque, cada casal tem uma particularidade. Alguns são mais tímidos outros mais extrovertidos. E às vezes isso acontece entre o casal, um sendo mais solto e outro mais travado.

Ensaio Fotográfico de Casamento: Direcione o Casal

É primordial você deixar os casais se sentindo extremamente confortáveis e direcioná-los ao invés de simplesmente posá-los. Direcionar significa pedir para que façam algo.

E isso pode ser um simples abraço, um carinho, olhar para determinado lugar, caminhar. De forma que eles não fiquem parados e estáticos o que na maior parte das vezes vai gerar um incômodo por estarem “congelados”, afinal eles não são modelos.

Uma das coisas que normalmente eu faço é demonstrar aos casais como eles devem interagir, se abraçar, se acariciarem, etc de forma que eles possam visualizar o que estou pedindo.

Lembrando é claro que eles já devem estar em um local com uma luz interessante. Para que você não corra o risco de ter uma interação boa entre o casal mas a luz esteja ruim.

Você também pode provocar emoções pedindo para que falem sobre o que mais gostam um do outro ou o que menos gostam no outro. Isso geralmente resulta em boas risadas e às imagens ficam bem descontraídas.

É muito normal no começo do ensaio os casais se sentirem inseguros, estranhos e a medida que o tempo vai passando, vão se soltando e você conseguindo extrair imagens cada vez mais interessantes.

Para no final se tornar uma experiência agradável a todos.

ensaio fotográfico de casamento como fazer

Imagem: Ricardo Aquino

Conclusão: Como Evitar Erros no Ensaio Fotográfico de Casamento

Bom, amigo fotógrafo, espero que eu tenha conseguido te ajudar um pouco a evitar erros bobos que podem prejudicar sua carreira.

Resumindo, nesse texto falei sobre 5 erros comuns cometidos por fotógrafos ao fazerem ensaios fotográficos de casamento.

Copie esse check-list de ensaio fotográfico de casamento e acrescente mais coisas de acordo com a sua experiência:

  • Orientar quantidade de looks para o casal (máximo 3)
  • Pedir para chegarem vestidos com o 1° look
  • Evitar muita maquiagem
  • Calcular tempo da maquiagem para não fazer correndo
  • Orientar o casal para chegar alimentado (sem fome)
  • Evitar locações malucas ou inviáveis
  • Escolher no máx. 2 locações (tempo de deslocamento máx. entre elas: 10min)
  • Converse sobre os “acessórios da moda”
  • Reforce a necessidade da pontualidade (explique sobre a luz e etc)

É isso aí! Boa sorte no próximo ensaio fotográfico de casamento. Me diga se gostou do texto. Se tiver mais sugestões ou dúvidas para os próximos textos, deixe nos comentários.

Leia também:

Abraços,

Ricardo Aquino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP