Posted in:

40 Fotógrafas que Fizeram História no Mundo e na Fotografia

Fotógrafa profissão Fotografa profissional

A mulher transforma e marca história por onde passa! Como fotógrafa, ela se fez presente desde o início e não para de conquistar o seu espaço com muita dedicação e talento.

Embora não recebam tanto reconhecimento quanto os colegas de profissão, as fotógrafas não deixam de fazer trabalhos importantíssimos para a evolução da fotografia.

Diferenças salariais, discriminação e a falta de oportunidades não são obstáculos capazes de atrapalhar a jornada de uma fotógrafa!

Leia também “Aprenda com Eles: Os 50 melhores fotógrafos do Brasil” para se inspirar em mais carreiras de sucesso!

Se você é uma mulher interessada em entrar no mundo da fotografia ou simplesmente está buscando referências e inspirações, este post é perfeito para você. Nele, você vai saber mais sobre:

  • Profissão Fotógrafa: A História da Mulher na Fotografia
  • Primeira Fotógrafa do Mundo
  • Primeira Fotógrafa do Brasil
  • Mulheres Pioneiras na Fotografia

Fotógrafa: A História da Mulher na Fotografia

A figura feminina estava presente no desenvolvimento das primeiras técnicas de fotografia que já surgiram.

Constance Talbot, ao lado do marido William Henry Fox, desenvolveu papéis sensíveis à luz no século XIX.

Acredita-se que Ann Cook foi a primeira mulher a fotografar utilizando um Daguerreótipo, um dos primeiros equipamentos fotográfico a ser divulgado ao público, em 1839.

Já a primeira mulher a trabalhar profissionalmente como fotógrafa foi Antonieta DeCorrevont. A francesa abriu o seu próprio estúdio fotográfico em 1843.

Quase 200 anos se passaram desde estas grandes conquistas e acredita-se que ainda é o começo. Em sua 90ª edição, o Oscar de 2018 finalmente indicou a primeira mulher na categoria de “Melhor Fotografia”. Rachel Morrison foi reconhecida pelo seu trabalho no filme “Mudbound”.

Primeira Fotógrafa do Mundo

Constance Talbot nasceu em 1811, em Derby, no Reino Unido. Ela casou-se em 1832 e ali iniciou sua grande contribuição à história da fotografia.

Além de desenvolver os papéis fotossensíveis ao lado do marido, Constance também é conhecida como a primeira mulher a utilizar uma máquina fotográfica.

Seu clique mais famoso se trata de versos do poeta Thomas Moore posicionados sobre o papel que ela desenvolveu ao lado de William Henry.

Primeira Fotógrafa do Brasil

Gioconda Rizzo nasceu em 1897 na cidade de São Paulo e se consagrou como a primeira fotógrafa brasileira reconhecida pelas suas obras.

Seguindo os passos do pai, Gioconda começou a fotografar aos 14 anos. Ela trabalhou no Ateliê Rizzo ao lado do pai, mas abriu seu próprio estúdio em 1914, batizado como Photo Femina.

A fotógrafa gostava de fazer retratos que eram incomuns na época: enquadravam apenas do ombro para cima, quando o comum era fotografar os modelos de corpo inteiro.

Mulheres Pioneiras na Fotografia

Dos primeiros equipamentos fotográficos do século XIX às câmeras analógicas e, agora, aos aparelhos digitais… A imagem feminina esteve presente em cada um dos momentos mais relevantes da fotografia e não para de criar e inovar dentro da área.

Conheça 40 fotógrafas que tiveram um importante papel na jornada da fotografia para que ela se transformasse no que conhecemos hoje!

Alex Prager

fotografia profissão mulher fotografa ou fotógrafa

Além de profissional fotógrafa, Alex Prager é uma cineasta de sucesso com trabalhos como “Face In The Crowd” e “Despair” em seu currículo.

Nascida em 1979, Prager é autodidata e costuma produzir fotos que se assemelham às imagens promocionais dos filmes. Está sempre contando uma história e traz o espectador para dentro da sua narrativa.

Alice Austen

A história de amor de Alice com a fotografia começou em 1876, quando ganhou uma câmera de presente de um de seus tios. Dali em diante, Alice viveu a sua maior paixão.

Ficou conhecida como uma das primeiras fotojornalistas da história, por sair do estúdio para capturar a realidade das ruas dos Estados Unidos.

Ami Vitale

fotógrafa National Geographic Nikon

A fotógrafa e documentarista nasceu em 1971 nos Estados Unidos. Ami já viajou por mais de 90 países vivenciando  desde zonas de guerra até a beleza da vida selvagem.

Ami é uma das fotógrafas oficiais da “National Geographic” e também uma das embaixadoras da Nikon. Ela dá palestras ao redor do mundo relatando suas experiências e compartilhando seus aprendizados.

Annie Griffiths Belt

mulher na fotografia dicas fotograficas

Annie Griffiths foi uma das primeiras mulheres a integrar o time de fotografia da “National Geographic”. A fotógrafa já passou por quase 150 países retratando a realidade de diversas culturas e também as mais belas paisagens do globo.

A americana é diretora executiva do coletivo “Ripple Effect Images” que tem o intuito de documentar programas e iniciativas ao redor do mundo que empoderam mulheres nos países em desenvolvimento.

Annie Leibovitz

fotógrafa revista Rolling Stone

Imagem: Julian Simmonds

A fotógrafa amada pelos famosos começou a trabalhar na revista Rolling Stone em 1971, onde fez um dos seus cliques mais famosos: John Lennon abraçado com Yoko Ono para a capa da publicação.

Conectar-se com o modelo é essencial para Annie e é o diferencial que a artista reflete em cada um dos seus retratos.

Annie Leibovitz já lançou 6 livros recheados com as imagens mais marcantes de sua carreira.

Barbara Davidson

dicas de fotografia profissional fotógrafa mulher

Fotógrafa, diretora, fotojornalista, vencedora de um Emmy e três prêmios Pulitzer: assim apresenta-se a canadense Barbara Davidson.

Retratou a vida de mulheres e crianças em meio à violência e pobreza por décadas, sendo reconhecida globalmente por seu trabalho “Caught In The Crossfire”, onde documentou o terror das famílias presas entre brigas de gangues.

Berenice Abbott

Profissão Fotógrafa História da Mulher na Fotografia

Quando jovem, Berenice viajou para Paris, onde estudou arte e escultura. De lá, passou em Berlin e aprendeu mais sobre a arte da fotografia.

De volta ao seu país de origem, Berenice visitou Nova York e se encantou com a transformação do visual urbano da cidade.

Suas fotos capturaram um momento de transição da arquitetura local e ainda servem como inspiração para especialistas de paisagens urbanas.

Carrie Mae Weems

Fotógrafa profissão Fotografa profissional

Nascida em Oregon, Carrie é considerada uma das artistas modernas mais influentes do mundo. A fotógrafa se consagrou abordando questões relacionadas ao racismo, identidade cultural e desigualdade de gênero.

Além da fotografia, Carrie também aposta em textos e áudios para construir a sua documentação da realidade, sempre buscando despertar um debate acerca dos preconceitos sobre a figura feminina e a comunidade negra.

Cass Bird

Fotógrafa profissão Fotografa profissional mulher

Fotógrafa de moda e autora de retratos sensíveis de artistas e amigos, Cass Bird se consagrou com seu estilo espontâneo e natural de clicar até mesmo produtos comerciais.

Já teve seu trabalho divulgado em grandes revistas de moda e também fez parte da divulgação de coleções das maiores grifes do mundo. Foi nomeada pelo site “Business Of Fashion” como uma das 500 pessoas que está formatando o cenário global da moda.

Catherine Leroy

mulher na fotografia Fotógrafa profissão Fotografa profissional

Em 1966, Catherine pegou sua Leica e foi para Laos, determinada a documentar a realidade da Guerra do Vietnã. A fotógrafa foi uma das poucas mulheres a participar de tal evento e chegou a ser capturada pelo exército vietnamita.

Mesmo entre um cenário tão caótico, Catherine gostava de capturar os momentos simples da rotina dos soldados. Mostrar o lado mais humano da guerra foi a grande missão da fotógrafa francesa.

Claudia Andujar

mulher na fotografia dicas história da fotografia

Suíça naturalizada como brasileira, a fotógrafa chegou a São Paulo em 1955 e desbravou o Brasil e a América Latina nos anos seguintes.

Foi em 1958 que a fotógrafa teve o primeiro contato com os índios, despertando uma grande paixão de documentar o estilo de vida da tribo. Nas décadas de  70 e 80 produziu sua série mais famosa sobre os indígenas Yanomami na Amazônia.

Cláudia Regina

dicas de fotografia Fotógrafa profissão Fotografa profissional mulher fotógrafa

Imagem: Carlos Alberto

A fotógrafa brasileira busca transformar o que é classificado como ensaio sensual para o que ela chama de “ensaio mulher”, em que a modelo reflita a sua beleza por completo para as lentes e aprende a se amar!

Além de fotografar, Cláudia é autora no blog “Dicas de Fotografia” onde compartilha boa parte do seu conhecimento para espalhar a paixão pela fotografia e pela beleza real.

Constance Talbot

primeira fotógrafa do mundo

Como já mencionamos antes, Constance fez parte do desenvolvimento dos papéis fotossensíveis, além de ser considerada a primeira fotógrafa do mundo!

Por mais que não tão seja conhecida por seus cliques, Talbot é uma das principais responsáveis pela fotografia como conhecemos hoje.

Diana Markosian

fotografa profissional dicas de fotografia

Fotógrafa documentarista, Markosian possui o objetivo de trazer em suas imagens as histórias daqueles que deixam seus países, mas permanecem conectados a eles pela memória.

Filha de uma família armênia que se mudou para os Estados Unidos, Diana traz a sensibilidade da própria experiência para documentar a realidade dos imigrantes.

Diane Arbus

Fotógrafa profissão Fotografa profissional

Diane deu os primeiros passos na fotografia no universo da moda, mas foi o estilo documental que a fez se apaixonar pela profissão.

Ficou conhecida por fotografar aqueles considerados completamente fora do padrão. Trocou modelos com medidas perfeitas por artistas circenses, prostitutas e travestis.

Arbus via a originalidade do ser humano em cada um dos seus personagens e refletiu tal visão em sua estranha coleção de obras.

Dorothea Lange

Fotógrafa profissão Fotografa profissional

Conhecida como a “fotógrafa da Depressão”, Dorothea fez seus mais notórios cliques durante a crise de 1929 que assolou os Estados Unidos.

O trabalho a levou a participar da “Farm Security Administration”, instituição que auxiliava a população rural, a principal afetada pela crise.

Dulce Lee

primeira fotógrafa automobilística do Brasil

Considerada a primeira fotógrafa automobilística do Brasil, Dulce se fez presente em um cenário dominado pelos homens.

Apaixonada pela velocidade, Dulce trouxe o seu olhar refinado e diferenciado para a Fórmula 1 e criou imagens únicas no mundo do esporte.

Emily Nathan

fotógrafa profissional mulher na fotografia fotógrafas

Fundadora da revista online “Tiny Atlas Quarter”, a fotógrafa ama retratar diferentes paisagens e estilos de vida por meio das lentes e também das palavras!

Além de apresentar os cliques que transmitem sua visão, Emily também usa o seu projeto para trocar experiências com outros profissionais que compartilham do mesmo interesse.

Eve Arnold

fotógrafa profissional mulher na fotografia fotógrafas

Considerada uma das pioneiras no fotojornalismo, Eve Arnold foi a primeira mulher contratada pela renomada Agência Magnum.

Eve se consagrou com seus retratos de famosos como Marilyn Monroe e Joan Crowford. Entretanto, sempre teve interesse em documentar questões sociais com um olhar sincero.

Gerda Taro

fotógrafas de guerra do mundo

Uma das mais conhecidas fotógrafas de guerra do mundo, Gerda construiu sua carreira brilhante ao lado do marido, também renomado no mundo da fotografia, Robert Capa.

Gerda ficou conhecida por acompanhar os fatos da guerra de perto para capturar a realidade como ela era. Infelizmente, a alemã faleceu aos 26 anos no campo de batalha e se tornou a primeira fotógrafa a morrer em uma cobertura.

Gertrude Käsebier

Outra pioneira no mundo da fotografia do século XIX, Gertrude ficou conhecida por capturar a beleza feminina e a maternidade.

Gertrude Käsebier se inspira na delicadeza das pinturas para retratar um olhar romântico do universo feminino. Gertrude se consagrou como um dos grandes nomes do movimento pictorialista.

Gillian Laub

dicas de fotografia fotógrafa profissional

Gillian iniciou sua carreira na fotografia retratando famílias israelenses e palestinas entre o conflito geopolítico dos países em que vivem.

Entretanto, a fotógrafa se transformou em diretora quando resolveu ir a fundo na história dos bailes de colegial segregados por raça nos Estados Unidos.

Gillian sentiu que a fotografia não contaria a história completa e se aventurou nas filmagens.

Gioconda Rizzo

dicas de fotografas profissionais

A fotógrafa começou a tirar suas primeiras fotos aos 14 anos, escondida do pai que era dono de um estúdio fotográfico.

Aos 17 anos, Gioconda abriu o seu próprio estúdio e atraiu a atenção das mulheres da burguesia. A sociedade paulistana foi apresentada a um novo olhar da beleza feminina através das lentes da fotógrafa.

Helen Levitt

Fotógrafas profissão Fotografa profissional

O cenário mais famoso das fotos de Helen foi Nova York. A fotógrafa ficou conhecida por capturar os pequenos momentos poéticos que se passavam na selva de pedra.

Também se aventurou no cinema, produziu “In The Film” ao lado de Janice Loeb e James Agee, dando movimento aos seus cliques originais.

Holly Andres

dicas de fotografia fotógrafa profissional

Imagem: Mercy McNab

A fotógrafa costuma produzir fotos com um estilo cinematográfico e em cenários que geralmente remetem à infância da própria Holly.

Costuma fazer editoriais elaborados para grandes publicações como a “The New York Times Magazine” e a “The New Yorker”.

Ilse Bing

A famosa “Rainha da Leica” foi uma das primeiras alemãs a utilizar a câmera que se tornou um marco da história da fotografia.

Trabalhou desde o fotojornalismo até os editoriais de moda! A fotógrafa teve seus trabalhos expostos em diversas galerias de arte e exposições ao redor do mundo.

Imogen Cunningham

Fotógrafa profissão Fotografa profissional

Em 1910, foi uma das primeiras mulheres a abrir um estúdio fotográfico por conta própria. Causou polêmica na época por retratar cenários diferentes do comum e corpos nus.

Trabalhou na Vanity Fair retratando grandes celebridades da época, um dos seus cliques mais famosos foi de Frida Kahlo, em 1931.

Inge Morath

Fotógrafa profissão Fotografa profissional

Depois de Eve Arnold, a fotógrafa foi a segunda mulher a integrar o time da grande Agência Magnum. Destacou-se no fotojornalismo e fez grandes fotos durante a Segunda Guerra Mundial.

Nas últimas décadas de vida, Inge passou a capturar a beleza e cultura dos lugares para onde viajava. Seu primeiro livro baseado nesta ideia foi nomeado como “Russia” e lançado em 1969, mostrando a visão de Morath sobre o país.

Julia Margaret Cameron

profissional fotógrafa dicas de fotografia história da mulher na fotografia

Julia começou a fotografar aos 48 anos e, inicialmente, adorava clicar amigos, familiares e vizinhos em retratos simples.

Com a evolução da carreira, a fotógrafa definiu o seu estilo. Retratava modelos com um toque dramático em fotos que imitavam cenas da literatura.

Julie Blackmon

Julie cria cenários para suas produções que relembram momentos que ela mesma viveu ao lado da própria família.

Julie gosta de instigar a curiosidade do espectador ao misturar essas memórias reais com os cenários planejados artificialmente.

Lee Miller

profissão fotografa profissional

Modelo, artista e fotógrafa de guerra: o caminho incomum da carreira de Lee foi o que aperfeiçoou o olhar da artista.

Foi uma das poucas mulheres fotógrafas a capturar os momentos mais reais e difíceis da Segunda Guerra Mundial.

Margaret Bourke-White

fotografas profissionais dicas de fotografia profissional fotografa

Marcou história ao ser a primeira fotógrafa de guerra dos Estados Unidos. Também foi a primeira estrangeira a receber autorização para fotografar no território soviético.

Além dos diversos conflitos que cobriu, também fotografou a vida da mulher em cada país que conheceu.

Nair Benedicto

dicas de fotografia fotógrafa profissional

Engajada no movimento feminista, Nair retrata a vida da mulher real, além de produzir ensaios com fortes críticas sociais.

Nos anos 80, produziu documentários sobre a realidade feminina por toda América Latina. Participou ativamente na luta pelos direitos autorais e leis trabalhistas para os fotógrafos.

Nicole Franzen

mulher na fotografia fotógrafa profissional

O amor por turismo e gastronomia se transformou no trabalho de fotografar os dois assuntos que Nicole mais ama!

Além de clicar as belas paisagens ao redor do mundo, a fotógrafa também é especialista em retratar decoração de interiores.

Peggy Sirota

Conhecida como uma das grandes fotógrafas de Hollywood, Peggy retrata as grandes estrelas com um olhar criativo e espontâneo.

Em entrevista à revista American Photo, a fotógrafa revelou que a inovação não a amedronta. Na verdade, explorar o desconhecido é o que a motiva a expandir sua visão.

Ruth Gruber

dicas de fotografas profissionais

Ruth Gruber construiu uma incrível carreira no fotojornalismo ao documentar a vida na Alemanha nazista.

A fotógrafa também documentou a viagem de Exodus, onde milhares de judeus foram impedidos de chegar a França pelas forças britânicas.

Sara Naomi Lewkowicz

Depois de sofrer agressão do próprio namorado, Sara resolveu utilizar a fotografia para colocar a violência em debate na mídia.

Em 2013, publicou o artigo “Photographer as Witness”, em que relatou em texto e foto o relacionamento abusivo de Shane e Maggie.

Stephanie Gonot

mulher na fotografia fotografa profissional

Imagem:  Julia Stotz

Tudo começou quando Stephanie resolveu anotar tudo o que comia em uma tentativa de analisar e mudar seus hábitos alimentares.

O costume a levou a criar o projeto “Fad Diets”, em que a fotógrafa pega os ingredientes das dietas mais famosas do mundo e transforma em arte viva e colorida.

Tina Modotti

mulheres na fotografia

Em 1922, Tina se apaixonou pelo México! Encantou-se com os ideais políticos do partido comunista mexicano durante a revolução.

Tina Modotti se tornou cada vez mais politicamente engajada e isso refletiu no seu estilo fotográfico. Modotti documentou grandes transformações sociais e a realidade por trás do movimento.

Vivian Maier

fotógrafa de rua dicas de fotografia profissão fotógrafa

Especializada na fotografia de rua, Vivian construiu um legado de mais de 100 mil negativos sobre o cenário urbano.

Além de fotografar, Maier também tinha como hobby produzir documentários caseiros. Infelizmente, seu trabalho só foi descoberto após sua morte, quando seus pertences foram leiloados e expostos pelo produtor John Maloof.

Conclusão: Desafios da Profissional Fotógrafa

Fotógrafa profissão Fotografa profissional

Ao mesmo tempo em que exploram novas possibilidades e capturam momentos sob uma perspectiva única, as mulheres provam que são tão importantes no mundo fotográfico quanto o homem.

Inspire-se na trajetória destas incríveis fotógrafas e deixe a sua própria marca através das lentes!

Se quiser saber mais, acesse este post e conheça jovens talentos da fotografia que estão despontando no Brasil através do Instagram.

Leia também:

E você? Quais fotógrafas profissionais inspiram sua carreira?

Fale conosco nos comentários e não esqueça de avisar se ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

101 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP