Fotografia publicitária é um mercado que não para de crescer e que atrai cada vez mais fotógrafos.

Não existe a menor dúvida sobre a necessidade de boas fotos para atrair clientes.

Com o avanço das redes sociais como influência na escolha do consumidor, isso se torna bem óbvio.

Quem nunca foi impactado com uma imagem de produto na timeline e ficou com muita vontade de provar?

Se você quer saber tudo sobre fotografia publicitária e se tornar um expert no assunto, este artigo é para você!

Continue lendo para encontrar os diferentes tipos e dicas para arrasar na sua fotografia de produto!

Índice

  1. O que é fotografia publicitária?
  2. Tipos de fotografia publicitária
  3. Como trabalhar com fotografia publicitária?
  4. Dicas para tornar suas fotos publicitárias melhores
  5. Exemplos de fotografia publicitária
  6. Conclusão

O que é fotografia publicitária?

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Existem diversos tipos de fotografia como a jornalística, científica, didática…

O mais importante é entender que cada um deles tem necessidades para que cumpram seu objetivo.

Na fotografia publicitária o trabalho é idealizado e realizado com o objetivo de vender, divulgar ou conscientizar o público sobre um determinado assunto.

Ao contrário de fotos artísticas, nas fotos comerciais a maior parte do trabalho vem antes do ensaio.

É importante estudar muito o cliente, sua identidade visual e fazer um bom planejamento.

Tudo isso porque estas imagens devem refletir os ideais da marca que estão representando e ter a identidade visual da campanha que fazem parte.

Tipos de fotografia publicitária

O objetivo principal da fotografia é comunicar ou vender um produto.

Entretanto, cada marca precisa de técnicas e fotos diferentes de acordo com o produto.

Na fotografia de produto podemos citar o still, que é o produto em fundo neutro e recortado em pós produção.

Outro deles é a fotografia de alimentos. Embora, possa ser utilizado o still, você precisa de algumas técnicas diferentes para que eles fiquem com uma aparência melhor.

A fotografia de moda também pode entrar como um tipo de foto comercial, já que várias marcas usam os lookbooks como forma de vender seu produto.

O mais importante é entender a imagem que o cliente precisa para que você possa realizar seu ensaio.

Como trabalhar com fotografia publicitária?

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As principais dúvidas sobre a fotografia publicitária são sobre equipamentos, como precificar e se é necessário um curso especializado.

Vamos responder essas perguntas abaixo.

Quais são os equipamentos necessários na fotografia publicitária?

Os equipamentos básicos são os de estúdio como tripés, softbox, flashes, luzes de estúdio, rebatedores e outros.

Entretanto, alguns produtos têm características especiais como os alimentos.

Nesse caso você também precisa de sprays que dão brilho ou massas que deixem o alimento mais bonito para a foto.

Até mesmo uma estrutura para que o alimento seja preparado na hora.

O mais importante é saber qual produto será fotografado e qual é o objetivo dessas fotos.

Assim você saberá qual equipamento será necessário para cada trabalho.

É preciso fazer um curso de fotografia publicitária?

Como na maioria dos casos da fotografia, o aprendizado vem na prática.

Contudo existem diversos cursos e workshops que podem ajudar esse aprendizado com teorias e dicas que, na prática, seria muito mais demorado para aprender.

Outro ponto a ser levado em consideração é que cada área da fotografia publicitária precisa de técnicas específicas.

Por isso, não existe um curso único que vá te dar um conhecimento completo sobre todas elas.

Mas não é por isso que você não pode fazer diversos cursos focados na área que quer seguir.

Alguns exemplos de cursos e workshops mais procurados são os de e-commerce, editoriais de moda e alimentos.

Também existem cursos para fazer tudo isso com o celular.

Todos eles podem ser encontrados com rápidas pesquisas no Google ou Facebook.

Como definir o preço da fotografia publicitária?

Os profissionais de nível médio da fotografia publicitária costumam cobrar um valor que varia entre R$2.500 a R$3.500 por diárias de fotos do ramo.

Essa diária é constituída pela sessão de fotos e o tratamento das imagens registradas.

A maior parte dos profissionais costumam trabalhar com pagamento de 50% do valor antes e o restante após a conclusão do projeto.

Veja alguns itens que você deve levar em conta para fazer o seu orçamento:

  • alimentação;
  • assistente;
  • estúdio;
  • materiais e equipamentos adicionais.

Outro ponto importante é saber como serão usadas essas fotos: se elas forem impressas e de tamanho grande, você precisará de mais tempo para realizar o tratamento.

Nunca se esqueça do tempo que você vai precisar usar no trabalho!

Dicas para tornar suas fotos publicitárias melhores

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Para te ajudar a se tornar um expert em fotografia publicitária, separamos algumas dicas para guiar o seu trabalho.

Faça um briefing completo com o cliente

O briefing é um conjunto de informações que funciona como um rascunho do que deve ser feito.

Isso é algo muito comum na indústria fotográfica e publicitária.

Algumas informações que devem constar nesse documento:

  • informações básicas sobre o cliente;
  • produto e ideia geral sobre a campanha;
  • público-alvo (ou persona);
  • mídia na qual será veiculada (isso pode influenciar fatores técnicos como a resolução da imagem);
  • materiais de referência (da marca ou produtos similares).

Conheça a persona da empresa

A persona da empresa é uma versão mais robusta da definição de “público-alvo”.

Se o público-alvo é uma descrição rasa com apenas sexo, idade e região, a persona vai além, como se fosse uma pessoa de fato, com problemas e situações reais.

Saber quem é a persona vai te ajudar a se colocar no lugar daquela pessoa e fazer fotos que vão impactá-la da maneira desejada.

Faça um bom planejamento

Assim como fotografar um grande evento, você vai precisar de muita preparação para fotografar produtos.

Veja algumas coisas que você não pode deixar de lado no seu planejamento:

  • cenário;
  • clima;
  • personagens (atores, figurantes, modelos, etc);
  • iluminação;
  • produção.

Todos esses fatores podem ter alterações durante o planejamento e a execução do projeto, por isso, procure ter uma segunda opção para tudo.

Lembrando que o melhor dia para fotografar e até a câmera a ser utilizada dependerão desse planejamento.

Se você tiver que fotografar na praia, por exemplo, um equipamento à prova d’água pode ser necessário.

Mais um detalhe importante: caso você vá fotografar em local aberto, faça uma visita prévia, veja as condições de luz e sombra.

Isso te dará mais confiança na hora de fazer o ensaio e ainda vai te ajudar a levar os equipamentos certos.

Entenda o setor e os concorrentes do seu cliente

Você só poderá se atentar aos detalhes do produto que está fotografando se conhecer o ramo dele.

Por exemplo, o que é importante na fotografia publicitária de um carro?

Para responder a essa pergunta você precisa entender de automóveis e saber o que o cliente busca quando vai comprar aquele produto.

Essa mesma regra vale para todos os outros produtos, até mesmo roupas e alimentos.

Além disso, essa pesquisa pode servir de referência para suas imagens, tanto como “o que fazer” como o que “não fazer”.

Entenda a identidade visual do cliente

Quando vemos um anúncio de alguma grande marca, como a Coca-Cola, percebemos na hora que é daquela empresa, mesmo que esteja sem o logo.

Isso acontece porque cada marca tem uma identidade visual, uma forma de se comunicar com o público.

Trabalhar com a fotografia publicitária é saber entender essa identidade visual e saber fazer seus registros para que eles continuem seguindo essa linha.

Por isso, pesquise bastante sobre o cliente e, se possível, veja referências de outros anúncios e fotos publicitárias dele.

Capriche na pós-produção

Depois de fazer todos os cliques, chegou a hora de selecionar as melhores fotos e caprichar na pós-produção.

Se a demanda do ensaio veio de uma agência de publicidade, provavelmente você não precisará colocar nenhum tipo de logo ou grandes efeitos.

Ou seja, caberá ao fotógrafo apenas a responsabilidade de fazer o tratamento básico da foto com colorização e possíveis filtros.

Se quem demandou o trabalho foi diretamente a empresa, talvez você precise fazer a edição completa do ensaio.

Isso significa colocar objetos que não estavam lá, o logo, lettering e outras informações para entregar a peça completa.

O mais importante é saber se isso será necessário desde o briefing do projeto, afinal, se você não tiver essa habilidade terá que contratar alguém para fazer isso em seu lugar.

Exemplos de fotografia publicitária

Muitas empresas utilizam a fotografia publicitária em seus anúncios, para que você entenda de uma vez por todas, separamos algumas referências para você.

McDonald’s

Uma das maiores empresas de fast-food do mundo deu o exemplo de como a fotografia publicitária pode ser impactante.

Seguindo sua paleta de cores, que são o amarelo e o vermelho, a empresa consegue fazer grandes anúncios, como o que você verá abaixo.

Na época de divulgação do filme Logan (2017), que pode ser visto no site Ads of the World, a empresa fez uma foto simples mas que diz tudo:

Uma mão segurando três batatas amarelas que simbolizam o M da marca e as garras do Wolverine, personagem principal do filme.

É com essa fotografia razoavelmente simples que a marca reforça sua identidade perante o público.

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Coca-cola e McDonalds

Coca-Cola

Ainda falando de fotografia publicitária no ramo de alimentos, uma das maiores empresas de refrigerante do mundo, a Coca-Cola também usa fotografia em seus anúncios.

Utilizando uma fotografia simples, com apenas uma imagem, uma pequena frase e o logo, já podemos saber tudo que o anúncio quer dizer.

Neste impresso de Halloween de 2014, a marca usou uma imagem assustadora: uma máquina de Coca-Cola sem serviço!

Assim como o McDonalds, a Coca-Cola não precisou de uma fotografia publicitária muito rebuscada para mostrar a sua identidade.

Less Plastic

Como nem toda fotografia publicitária está vendendo algum produto, separamos uma referência legal da Less Plastic.

A organização sediada no Reino Unido luta contra a poluição do plástico nos oceanos, que é um assunto cada vez mais recorrente no mundo todo.

Esta é outra imagem muito simples que consiste na fotografia de facas de plástico na água, como se fossem tubarões.

Esse anúncio faz parte da campanha “Danger in the Water” (em tradução livre: Perigo na água).

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Mais de 100.000 animais marinhos perdem suas vidas para o plástico todos os anos.

Veja as outras imagens impactantes da campanha da Less Plastic no site Ads of the World.

Colgate

Um outro exemplo de campanha que fez seus anúncios com fotografia publicitária é o da Colgate.

Em tradução livre a campanha da Colgate, de 2018, se chama “traga de volta o seu sorriso, mas só isso”.

Toda a campanha é composta por fotos divertidas de anuários de escola com cabelos e roupas que já saíram da moda.

As fotos juntas aos anúncios mostram que é melhor deixar o estilo da sua juventude para trás, mas o branco do seu sorriso pode voltar com a nova pasta de dente da Colgate.

Veja outras imagens da campanha no site Ads of the World.

Conclusão

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Agora você já sabe tudo que precisa prestar atenção antes e depois de fazer fotografias comerciais.

Neste artigo você aprendeu a fazer o seu planejamento, tipos de fotografia publicitária e até alguns exemplos para te inspirar.

Se mesmo assim você achar que não está confiante o suficiente para entrar neste mercado, não tenha medo de procurar cursos ou workshops.

Eles podem ser muito bons para os fotógrafos iniciantes.

Uma dica final para quem quer fazer fotos arrasadoras é: procure referências. Veja como as marcas estão se comunicando e tente praticar em casa.

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E você, já se sente pronto para fazer imagens incríveis para o mercado da fotografia publicitária?

Se você já trabalha na área e tem alguma dica ou ficou com alguma dúvida, não deixe de nos contar nos comentários!