Posted in:

Maquiagem para Fotografia: Dicas e Truques para Acertar no Look da Sessão

maquiagem para fotografia

A maquiagem para fotografia pode assumir diversas formas. Desde a maquiagem artística até a neutra, é importante entender quais produtos usar e como eles interferem no resultado final da foto.

Como fazer maquiagem para fotografia é uma dúvida comum entre fotógrafos. Principalmente aqueles que não estão acostumados a lidar com cosméticos no dia a dia.

Muitas vezes, na carreira de um fotógrafo profissional, será necessário tomar decisões sobre a maquiagem. Até mesmo em sessões com gestantes ou em família, pode ser que seus clientes peçam dicas e opiniões sobre o assunto.

Mas não se preocupe! Conhecendo algumas regras básicas, fica muito fácil tomar as decisões certas quando o assunto é maquiagem para fotografia.

Quer mais dicas para não errar nas suas sessões de fotos? Leia também esse outro artigo que separamos para você!

Índice

  1. A importância da maquiagem para fotografia
  2. Tipos de maquiagem para fotografia
  3. Principais técnicas da maquiagem para fotografia
  4. Dicas para acertar na maquiagem para fotografia
  5. Galeria: inspiração de maquiagem para fotos
  6. Conclusão

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber sobre maquiagem para fotografia.

A importância da maquiagem para fotografia

maquiagem para fotografia importancia

É comum associar o termo maquiagem aos visuais mais complexos e chamativos. No entanto, nem sempre é assim que esses produtos são utilizados. Na maquiagem para fotografia, muitas vezes o objetivo é outro.

Nos dias de hoje, as câmeras estão cada vez mais precisas, capturando todos os detalhes de uma cena. E é justamente por isso que a maquiagem para fotografia acabou se tornando indispensável.

Por exemplo, a maquiagem pode ser utilizada para remover reflexos indesejados, conferir uma textura mais suave ao rosto do modelo e adicionar inúmeros outros detalhes na imagem.

Muitas vezes, eles até passam despercebidos para os olhos destreinados. No entanto, não deixam de causar um grande impacto no resultado final.

Também se engana quem pensa que a maquiagem é uma ferramenta apenas para modelos mulheres. Há muito tempo, os homens também fazem proveito desse recurso.

E é claro: não podemos deixar de citar a importância da maquiagem artística. Possibilitando a criação de imagens fantásticas e únicas, essa é uma ferramenta fundamental para fotógrafos modernos.

Tipos de maquiagem para fotografia

maquiagem para fotografia tipos

Como você provavelmente percebeu, já citamos algumas maneiras diferentes de usar a maquiagem para fotografia. Tudo depende do objetivo da sessão de fotos, do ambiente, do modelo e da iluminação.

A seguir, você confere os principais tipos de maquiagem para fotografia:

Maquiagem natural para fotos

A maquiagem para fotografia natural ou neutra é utilizada quando o objetivo é retratar um modelo que parece estar sem maquiagem.

Pode parecer contra intuitivo, mas existem muitas vantagens de utilizar a maquiagem natural em todas as suas sessões. Veja:

  • Maior controle da iluminação refletida na pele do modelo;
  • Correção de manchas na pele, poros aparentes ou outros detalhes indesejados na sessão;
  • Controle das áreas de mais destaque do rosto;
  • Melhor ajuste da temperatura e paleta de cores.

E esses são apenas alguns exemplos!

A maquiagem natural para fotografia normalmente é composta de produtos em tons nude – ou seja, que tenham a cor próxima a da pele do modelo.

Maquiagem para fotografia de estúdio

No estúdio, o fotógrafo tem um controle maior da iluminação, plano de fundo e esquema de cores no quadro. Dessa forma, a maquiagem para fotografia pode ser bem mais elaborada.

Fotografias com produtos com acabamentos cintilantes, acetinados, gloss ou metalizados são muito mais fáceis de se produzir dentro de um estúdio.

Maquiagem para fotografias externas

Como não há como controlar completamente a iluminação em ambientes externos, é mais comum que a maquiagem para fotografias do tipo seja mais suave.

É claro, isso não é uma regra: é possível criar lindas imagens externas utilizando maquiagem artística ou marcante.

No entanto, é muito mais fácil obter bons resultados nesse tipo de ambiente utilizando produtos de cores mais suaves e acabamento opaco.

Principais técnicas da maquiagem para fotografia

maquiagem para fotografia tecnicas

Mencionamos anteriormente que, hoje em dia, as câmeras captam todos os detalhes do assunto. Isso é especialmente verdade em close ups e retratos.

Os avanços na tecnologia e na qualidade da imagem registrada criaram a necessidade de produtos de maquiagem e técnicas especializadas.

A seguir, você descobre quais são elas:

Maquiagem HD para fotografia

A maquiagem HD consiste do uso de produtos capazes de esconder todas as imperfeições da pele, sem conferir a ela a aparência de que muitos produtos foram utilizados.

Tratam-se de opções destinadas para a maquiagem natural, com acabamento fosco para evitar reflexos indesejados.

Devido aos pigmentos fotocromáticos e as micropartículas de cor que compõe essa maquiagem, ela se adapta a luz do ambiente.

Além disso, com textura muito fina, é difícil identificar que o modelo foi maquiado.

Maquiagem 4k para fotografia

Desenvolvida com os equipamentos de Ultra definição em mente, esses produtos são muito utilizados no mundo do cinema e televisão. Muito mais finos que as opções comuns, esses produtos são quase imperceptíveis a olho nu.

A maquiagem 4k é elaborada a partir de aminoácidos, esferas hialurônicas e sericita. Esses componentes dão um aspecto hidratado à pele, rebatem a luz e escondem imperfeições. Mesmo frente às câmeras de altíssima resolução.

Dicas para acertar na maquiagem para fotografia

Agora, você já conhece as principais técnicas e a importância da maquiagem para fotografia. Em grandes projetos, normalmente o fotógrafo contará com a parceria de um maquiador profissional.

Mas caso seja necessário tomar as decisões por si mesmo ou fazer sugestões para seus clientes, confira nossas dicas para não errar na maquiagem para fotografia:

Evitando reflexos indesejados

Essa é a principal função da maquiagem na fotografia. Por isso, prefira produtos com acabamento matte (fosco). Isso é especialmente verdadeiro quando o assunto é a base.

Em makes que visam uma aparência natural e “sem maquiagem”, esses produtos são fundamentais! Se seu objetivo não for esse, no entanto, é possível introduzir algum brilho no look. Basta entender a iluminação no ambiente e saber como usar os reflexos a seu favor.

Quando usar brilho?

O brilho pode ser utilizado em áreas específicas, como nos olhos (sombras), lábios (batom ou gloss) e até mesmo nas maçãs do rosto (blush ou iluminadores).

No entanto, é preciso que o brilho tenha uma função definida na sua composição. Também será necessário prestar muita atenção na iluminação, para evitar reflexos indesejados.

Como regra, nunca utilize bases com finalizações brilhantes (cetim, por exemplo). Esses produtos não costumam a fotografar bem, e são mais adequados para o dia a dia do que para sessões.

Use a maquiagem para destacar os olhos

Mesmo em um look natural, é possível usar tons neutros para destacar os olhos do modelo. Basta aplicar tons levemente mais escuros e claros nos lugares corretos dos olhos e pálpebras.

As técnicas de contorno e sombreamento também podem ser utilizadas para modificar o formato do rosto e  destacar outras áreas!

Combine a maquiagem com o tema da sessão

Da mesma maneira que as pessoas combinam a maquiagem e roupas que escolhem com a ocasião, você também deve ter esse cuidado com suas sessões.

Por exemplo, em uma temática externa de piquenique em família, uma maquiagem extravagante pode parecer muito fora de lugar.

Por isso, entenda sua temática, sua estética e o resultado esperado para não errar na maquiagem para fotografia.

Atenção às características do modelo

Esse é outro fator importantíssimo ao tomar decisões sobre a maquiagem para fotografia. Dependendo do tipo de rosto, cor e formato dos olhos e outros detalhes, a maquiagem adequada pode mudar muito.

Então, procure identificar os pontos fortes do rosto e destacá-los.

Dicas extras: algumas considerações sobre a maquiagem para fotografia

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, nem sempre a maquiagem deve esconder todas as “imperfeições” ou texturas do rosto. Na verdade, muitas vezes essas particularidades caracterizam e dão mais vida à imagem.

maquiagem para fotografia dicas

Um segredo dos profissionais é utilizar corretivos de cores que cancelem o problema no rosto (por exemplo, corretivos esverdeados para pontos vermelhos).

Assim, é mais fácil esconder algum detalhe sem se livrar de todos os outros – o que pode acontecer ao usar grandes quantidades de base, por exemplo.

Outro truque que você precisa saber é que, para modelos com a pele mais seca, é essencial passar hidratante antes da maquiagem. Isso evita que a make acabe com efeito “craquelado” ou “esfarelado”.

Galeria: inspiração de maquiagem para fotos

Não há nada melhor para aprender e se inspirar do que ver alguns exemplos práticos. Por isso, construímos uma galeria com looks e ideias de maquiagem para fotos!

Não se esqueça: é importantíssimo estudar o trabalho de outros fotógrafos para desenvolver sua própria estética. Então, confira nossa galeria e não deixe de dar sua opinião sobre ela nos comentários!

Maquiagem neutra para fotos

Já mencionamos nesse artigo: muitas vezes, a maquiagem para fotografias serve como instrumento de controle da cena e iluminação para o fotógrafo.

A maquiagem neutra, no entanto, também pode ser utilizada para registrar cenas onde o uso de maquiagem não faria muito sentido. Alguns exemplos são um dia em família na praia ou no parque.

De qualquer forma, confira a seguir algumas fotos de maquiagem neutra para fotos:

maquiagem para fotografia

maquiagem para fotografia neutra

maquiagem para fotografia

Maquiagem com brilho para fotos

O brilho não deixa de ter seu espaço no mundo da maquiagem para fotos! Com a iluminação no lugar correto, produtos cintilantes ou acetinados podem gerar efeitos incríveis!

Veja alguns exemplos de maquiagem com brilho que funcionam perfeitamente com a sessão:

maquiagem para fotografia com brilho

maquiagem para fotografia com brilho

maquiagem para fotografia

Maquiagem para fotos externas

As fotos externas normalmente pedem um tipo de maquiagem mais leve. No entanto, essa regra não precisa ser sempre seguida à risca.

Muitas vezes, o contraste entre o ambiente e a caracterização do modelo é justamente o que torna uma imagem genial.

Com isso em mente, separamos alguns exemplos para você, tanto de makes mais neutros quanto com cores e características mais marcantes:

maquiagem para fotografia fotos externas

maquiagem para fotografia externa

maquiagem para fotografia

fotos externas maquiagem para fotografia

Maquiagem para fotos de estúdio

No estúdio, o fotógrafo possui muito mais controle sobre a iluminação, fundo e ambiente. Por isso, é possível arriscar mais e criar looks mais dramáticos para as fotos.

No entanto, não é por isso que a maquiagem neutra ou suave não tem vez aqui. Muitas vezes, é isso que sua temática pede.

A principal dica é considerar o resultado desejado e o rosto do modelo. Confira alguns exemplos:

maquiagem para fotografia estudio

maquiagem para fotografia estudio

Maquiagem artística para fotos

A maquiagem artística abre todo um novo mundo de possibilidade para fotógrafos. Ela pode se manifestar em muitas formas: do drag ao bodypaint.

Hoje, a maquiagem artística é extremamente popular, em especial em redes sociais como o Instagram. Veja alguns exemplos e aproveite para se inspirar:

maquiagem artistica para fotografia

maquiagem para fotografia artistica

maquiagem para fotografia

Conclusão

A maquiagem para fotografia se torna um detalhe cada vez mais importante. Isso porque, com o avanço da tecnologia, as câmeras e objetivas capturam muito mais detalhes.

Ou seja, é mais difícil para o fotógrafo ter todo o controle que precisa sobre a iluminação e textura da pele sem a ajuda desses produtos.

Com esses avanços em mente, foram desenvolvidos produtos específicos para o uso na frente das lentes. As maquiagens HD e 4k possuem textura mais fina e maior capacidade de cobertura. O resultado é um make mais opaco e natural.

É claro, nem sempre o objetivo é fazer com que o modelo pareça não estar maquiado. Nesses casos, os produtos com brilho podem ser seus aliados, se utilizados de maneira correta.

O truque é sempre levar em consideração a sua temática, a sua iluminação e as características do rosto do modelo. Tendo atenção a esses três fatores, você não tem como errar!

maquiagem para fotografia

Neste artigo, você aprendeu tudo o que precisa saber sobre a maquiagem para fotografia. Então, inspire-se com nossa galeria e comece a usar esse conhecimento já na sua próxima sessão!

Que tal ler mais dicas e aprimorar ainda mais suas técnicas em fotografia? Leia também esses outros artigos que separamos para você:

Não se esqueça: se ficou com alguma dúvida, é só deixar sua pergunta nos comentários! Obrigado por ler até aqui e até a próxima!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

161 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *