É comum encontrar fotografias, principalmente na internet, que não possuem os créditos ao autor. As pessoas costumam a usar a logomarca em fotos justamente para evitar situações como essa.

Todo fotógrafo sabe o tempo e dedicação que investe em cada trabalho, e não receber reconhecimento por isso é um tanto frustrante para um profissional.

Leia também “Direitos Autorais de Imagem: Guia Completo para Proteger seu Trabalho” para aprender a proteger os direitos autorais sobre suas imagens!

Para garantir que seu trabalho receba os devidos créditos e valorização, muitos fotógrafos adotam o uso da logomarca em fotos.

A edição é um tanto polêmica e causa dúvidas entre o público, mas, neste post, você vai encontrar as respostas!

Índice

  1. O que é logomarca em fotos ou marca d’água?
  2. Para que serve a logomarca em fotos?
  3. Dicas para não errar na logo marca em fotos
  4. Como colocar logomarca em fotos
  5. Passo a passo: usando o Adobe Lightroom para logomarcas em fotos

O que é Logomarca em Fotos ou Marca d’água?

o que é logomarca em fotos

A logomarca é a representação visual de uma marca. Geralmente, ela é composta pelo próprio logotipo da empresa ou uma versão reduzida, caso o desenho for muito grande.

Além disso, ela pode ser composta por um emblema, um nome, uma assinatura ou até mesmo uma combinação entre texto e imagem.

Também conhecido como marca d’água, o elemento é inserido em materiais gráficos para identificar a autoria da marca sobre o produto, como uma forma de identificação.

Na maioria das vezes, a logomarca é sobreposta a uma imagem e editada com um alto nível de transparência, para que apareçam apenas os contornos e a foto principal não seja prejudicada.

Em alguns casos, a marca d’água também é utilizada sem nenhuma dose de transparência, mas em um tamanho menor e posicionada em algum dos cantos da imagem.

Para que Serve a Logomarca em Fotos?

logomarca em fotos

Imagem: Bernardes Fotografia

O uso da logomarca em fotos pode parecer uma simples edição, mas a verdade é que a marca d’água possui papéis importantes na rotina do fotógrafo.

Entenda como a logomarca pode beneficiar o seu produto fotográfico!

Direitos autorais e roubo de imagens

A mais conhecida função da marca d’água é evitar o uso indevido das imagens, ou seja, proteger os direitos autorais sobre ela.

Infelizmente, é muito comum encontrar pessoas que roubam fotos de profissionais e alegam que foram os verdadeiros criadores.

Com o uso da logomarca em fotos, fica mais difícil mentir sobre a autoria da imagem, já que o próprio nome do fotógrafo estará presente na foto.

O papel da marca d’água como comprovante da autoria da foto já foi mais relevante e efetivo, mas isso mudou com os avanços dos programas de edição.

Entretanto, remover uma logomarca não é uma tarefa muito difícil para aqueles que possuem habilidade com edição de imagens.

Sendo assim, o método não é o mais efetivo na proteção da autoria sobre a imagem, mas ainda é uma técnica que pode ser tomada contra o roubo de fotos.

Logomarca em fotos para os clientes

Uma das grandes polêmicas sobre o uso da logomarca é: ela deve ou não ser aplicada em fotos que serão enviadas ao cliente?

A resposta é: depende! Quando as fotos são enviadas para o cliente selecionar aquelas que ele realmente quer em seu álbum ou para impressão, elas devem estar editadas com a logomarca.

Sem marca d’água, o cliente pode simplesmente salvar a foto que quiser e terminar o trabalho por conta própria, o que não é o que um profissional espera.

Na entrega oficial das imagens escolhidas pelos clientes, o uso da logomarca em fotos não deve ser feito, já que o acordo entre cliente e fotógrafo foi concluído.

Logomarca em fotos pode ser um meio de divulgação?

Como a proteção de direitos autorais não é mais a principal funcionalidade da logomarca, a divulgação da marca passou a ser o maior benefício da ferramenta.

É claro que existem outras formas de divulgar o seu trabalho, seja por meio das redes sociais ou pela elaboração de um site e portfólio.

Por outro lado, há quem diga que a inserção da logomarca atrapalha a experiência visual do cliente e nem sempre funciona como divulgação.

A verdade é que a decisão cabe a você! Caso você queira deixar sua marca para que as pessoas lembrem do seu trabalho quando ele estiver sendo compartilhado, vá em frente.

Dicas para não errar na logomarca em fotos

logomarca em fotos

Como mencionamos anteriormente, existem algumas pessoas que se sentem incomodadas com a presença da logomarca nas fotos.

Entretanto, você pode adotar algumas estratégias para tornar o uso da marca d’água mais harmônico em união à imagem principal.

Confira 4 dicas práticas que podem te ajudar a usar a logomarca da melhor forma!

Estética da logomarca

Se você está decidido a aplicar a logomarca, é preciso desenvolver um desenho que reflita a identidade do seu trabalho.

Caso você tenha espaço no seu orçamento, é interessante contratar um designer qualificado para desenvolver a sua logomarca.

Entretanto, se você não dispõe dos recursos, basta criar uma marca d’água simples, talvez apenas com o seu nome ou da sua marca.

Simples ou elaborado, o importante é construir uma logomarca que reflita o seu estilo fotográfico e seja atrativo aos olhos dos futuros clientes.

Posicionamento da logomarca na fotografia

Geralmente, a logomarca é posicionada nas extremidades da foto, de forma que não atrapalha a visualização da imagem principal.

Entretanto, há quem use a marca d’água grande e centralizada. Ou até mesmo como uma assinatura repetida em toda foto.

A verdade é que, mesmo com transparência, a logomarca acaba poluindo a visão do cliente desta forma.

O recomendado é posicionar o logo em uma das extremidades e aplicar um pouco de transparência, mas tudo depende da sua opinião pessoal.

O que a logomarca deve conter?

Além de transmitir a essência da sua empresa, uma logomarca precisa atender outros requisitos importantes para realmente atrair o olhar do público.

Primeiramente, é preciso escolher um estilo apropriado para representar a sua marca. Conheça alguns formatos de logotipo para você se inspirar:

  • Marcas com palavras: neste modelo, o próprio logo é composto por letras. Funciona bem para marcas que possuem um único nome de impacto;
  • Marca: a marca d’água com marca é representada apenas pelo desenho do logo;
  • Combinação entre logo e palavras: considerado o modelo mais flexível, este logo é composto tanto por imagens quanto palavras.

Após escolher o estilo de marca d’água que está alinhado com sua proposta, também é importante considerar uma paleta de cores relevante.

É importante se lembrar que a logomarca será aplicada sobre imagens de diversas cores e nem sempre pode aparecer por inteiro.

Sendo assim, é interessante selecionar uma cor neutra ou até mesmo fazer algumas versões da logomarca com cores diferentes que possam se encaixar em qualquer foto.

Fazendo uma marca d’água não invasiva

Você provavelmente já viu alguma foto que possuía uma logomarca que te impedia de visualizar toda a beleza da imagem.

Para evitar este tipo de experiência para o público, é interessante pensar em maneiras discretas de inserir a sua logomarca.

Por exemplo, tente aplicá-la em um lugar da imagem com tons similares, mas não iguais. É uma forma de camuflar a marca d’água, mas ainda garantir que ela está presente.

Além disso, é importante sempre apostar em uma dose considerável de transparência na aplicação da logomarca nas fotos. O ajuste é responsável por mesclar ambas imagens de forma sutil.

Como Colocar Logomarca em Fotos

logomarca em fotos como colocar

Agora que você já entendeu quais são as funções de uma logomarca em fotos e aprendeu a desenvolver um logotipo inteligente e harmonioso, chegou a hora de descobrir como se aplica a marca d’água nas fotos.

Existem diversos métodos que você pode usar, tanto pelo seu nível de experiência quanto na necessidade que você possui no momento.

Seja como for, nós podemos te ajudar! Confira 4 técnicas simples e rápidas para inserir a marca d’água nas suas fotografias.

Colocando a logomarca em várias fotografias no Photoshop

logomarca em fotos photoshop

A edição em lote é ideal para quem precisa editar uma grande quantidade de fotos em pouco tempo, ou simplesmente quer reduzir o tempo investido em processos repetitivos.

No Photoshop, a edição em lote é feita por meia de uma ferramenta chamada “Ações”. Com ela, você pode gravar um procedimento e depois aplicá-lo em diversas imagens.

Basta seguir as instruções abaixo:

  • Abra a imagem em que você deseja inserir a marca d’água;
  • Vá até “Janela” e selecione a opção “Ações”;
  • Clique na imagem de uma folha com a ponta dobrada, é o símbolo que representa a gravação de uma nova ação;
  • Escreva a sua assinatura ou inclua sua imagem e faça as devidas edições;
  • Salve a imagem e depois aperte no botão quadrado da janela de Ações para terminar a gravação;
  • Basta abrir outras imagens e ativar a Ação para inserir a marca d’água.

Aplicativos para colocar logomarcas em fotos no celular

logomarca em fotos celular

Se você está na correria e precisa inserir as logomarcas nas fotos com rapidez, os aplicativos para celular podem ser sua melhor aposta!

Atualmente, o celular está sempre na palma das mãos, pronto para resolver qualquer problema que aparecer! E, acredite, a edição de logomarcas não fique de fora.

Confira algumas ferramentas que você pode usar no seu celular, e assim aplicar marcas d’água onde você estiver.

Aplicativos para marca d’água Android

Os aplicativos disponíveis para celulares são boas opções para quem está começando ou precisa de um pouco mais de agilidade.

Confira 3 ferramentas de edição de logomarcas que estão disponíveis no Google Play.

  • eZy Watermark lite
  • Logo Licious
  • SALT

Aplicativos para marca d’água no Iphone

Além de inserir a marca d’água nas imagens, a maioria dos apps também disponibiliza uma área de edição para que você crie o seu próprio logo!

Conheça 3 aplicativos disponíveis da Apple Store que podem te ajudar a aplicar logomarcas nas fotos com mais agilidade e praticidade.

Passo a Passo: Usando o Adobe Lightroom para Logomarcas em Fotos

logomarca em fotos lightroom

No Lightroom, o processo é ainda mais fácil já que o programa possui um editor próprio para marcas d’água.

A funcionalidade funciona apenas para logomarcas em formato de assinatura, ou seja, não consegue inserir marcas d’água em formato de imagem com tanta facilidade.

Ainda assim, a ferramenta pode otimizar o tempo de edição e reduzir o processo repetitivo de aplicação da logomarca.

Siga os passos abaixo para aprender a edição em lote:

  • Abra uma imagem no editor, vá até o campo “Editar” e depois “Editor de marcas d’água”;
  • Você pode personalizar seu texto como preferir na janela de marca d’água e em seguida salve as configurações;
  • Abra todas as imagens que pretende editar e clique nas teclas Ctrl + Shift + E;
  • Na janela que aparece com o comando você pode selecionar a marca d’água que definiu anteriormente.

Conclusão

logomarca em fotos dicas

Imagem: Davi Nascimento

É preciso admitir que o uso da logomarca nas fotos já foi mais efetivo para proteger o trabalho do fotógrafo.

Entretanto, isso não significa que a ferramenta se tornou menos relevante. Ainda é uma forma de divulgar seu trabalho e apresentar sua visão fotográfica.

Contudo, existem uma série de programas e aplicativos que podem auxiliar tanto na elaboração da marca d’água quanto na aplicação da mesma nas imagens.

Leia também:

Por isso, é interessante tentar descobrir e elaborar qual é a imagem que você quer divulgar aos seus clientes e aplicar este conceito na construção da sua logomarca.

Por mais questionado que o método seja, a sua visão é o que importa e, se a marca d’água funciona como sua forma de dar seu nome ao seu trabalho, vá em frente!

Agora que você sabe tudo o que precisa para iniciar ou melhorar o uso das logomarcas nas fotos, como vai planejar a divulgação do seu trabalho? Compartilhe sua experiência nos comentários!