Posted in:

Pré wedding: O Que é, Como Fazer e Dicas para Tirar Fotos Incríveis

pré wedding

O ensaio pré wedding chegou para ficar. Antigamente, as fotos realizadas durante ou antes do casamento eram bastante tradicionais. Porém, ensaios originais e ousados tomaram conta desse evento especial.

O ensaio pré casamento faz parte da preparação do grande dia do casal. Seu resultado, inclusive, pode ser usado durante a cerimônia para decorar o local.

Grande parte dos noivos demonstra interesse em registrar os momentos decisivos que antecedem a cerimônia. Isso acontece, pois, essa é uma forma de aliviar as tensões da preparação e relembrar os últimos momentos antes do grande dia para sempre.

Quer evitar cometer os principais erros em um ensaio fotográfico de casamento? Então, acesse esse guia completo que preparamos para você!

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber sobre pré wedding! Confira:

Índice

  1. O que é pré wedding?
  2. Vantagens de fazer um pré wedding: como vender esse tipo de sessão?
  3. Quanto tempo antes do casamento se faz o Pré-wedding?
  4. Ideias criativas para sessões pré wedding
  5. Galeria de inspiração: as fotos pré wedding mais criativas
  6. Conclusão

O Que é Pré wedding?

Pre wedding o que é

O pré wedding, ou pré casamento, é um ensaio fotográfico realizado antes do dia do casamento, a fim de registrar a reta final dos preparativos antes do grande dia.

Diferente do que acontece em outros ensaios, como o trash the dress, as sessões fotográficas do pré wedding são realizadas com roupas mais despojadas e informais. Ou seja, aquelas que são bem a cara do casal.

Antigamente, esse tipo de ensaio se resumia apenas a alguns clichês matrimoniais: o casal cortando o bolo, o carro da noiva chegando ao local da cerimônia, os noivos cortando o bolo e depois brindando entre si, por exemplo.

Essa tradição mudou bastante, abrindo espaço para fotografias mais pessoais e inovadoras.

Dessa forma, o casal tem a opção de fazer uma sessão de fotos em uma casa de campo, em um hotel ou na praia, por exemplo.

O ensaio pré wedding também pode acontecer em um ambiente onde os noivos se sintam à vontade ou que possua alguma ligação com sua história amorosa.

Você conhece as vantagens de fazer um pré wedding? A seguir, confira algumas delas:

Vantagens de Fazer um Pré Wedding: Como Vender esse Tipo de Sessão?

pre-wedding vantagens

Realizar um ensaio fotográfico antes do casamento apresenta algumas vantagens para os noivos. Além das fotos poderem ser utilizadas na decoração do ambiente, por exemplo, esse também é um momento íntimo e especial para o casal.

Confira as principais vantagens desse tipo de sessão:

As fotos podem ser utilizadas nos convites e decoração

Ao realizar um ensaio pré casamento, as fotos resultantes podem ser usadas em diversas situações, como:

Save The Date

Save the date é um pré-convite de casamento que pode ser impresso ou distribuído de maneira digital. Assim, ele é usado para avisar aos convidados sobre o dia escolhido, a fim de eles não marquem nenhum compromisso na data em questão.

Dessa forma,  a sessão de fotos realizada também pode ser usada nesse momento.

Hall de entrada

O casal pode optar por ampliar uma das fotos do ensaio pré casamento, a fim de emoldurá-la e posicioná-la no hall de entrada do local da cerimônia.

Além de servir como um “boas vindas”, os convidados também podem usar esse local para tirar bastante fotografias.

Mural de fotos 

A foto do hall entrada pode ser substituída por um mural de fotos. Dessa forma, as fotos são organizadas em painéis, possibilitando que os convidados interajam com ele ao escreverem recados para o casal.

Se o casamento for ao ar livre, as fotografias podem ser penduradas em fitas e amarradas em algum ponto alto, como em árvores, por exemplo.

Porta-retratos

Outro uso das fotos do ensaio pré casamento é a decoração. Assim, elas podem ser utilizadas em diversos locais da cerimônia, inclusive em porta-retratos dispostos na mesa de bolo e doces.

As molduras podem ser clássicas, divertidas ou românticas, tudo vai depender do gosto do casal e do tema da decoração.

Passarela dos noivos

O caminho por onde os noivos vão passar, a fim de chegarem ao altar, também pode ser decorado com uma passarela repleta de fotos feitas non ensaio pré casamento.

Lembrancinhas

Diversos casais distribuem lembrancinhas personalizadas no final da festa e, muitas vezes, uma fotografia do casal é estampada no presente.

Assim, se o objetivo for distribuir um par de chinelos, por exemplo, uma foto do ensaio pré casamento pode servir de estampa tanto do calçado quanto de sua embalagem.

A sessão é um momento especial para o casal

A sessão de fotos realizada antes do dia do casamento é um momento bastante especial para a noiva e para o noivo. Durante a organização da festa, é comum que os casais não tenham muito tempo para curtir a dois.

Dessa forma, a sessão de fotos pode ser uma excelente solução! Isso acontece porque esse tipo de ensaio, além de divertido, é bastante íntimo, proporcionando um momento de descanso, paz, união e muito amor antes do grande dia.

É uma lembrança da organização do casamento

Com toda certeza, o grande dia ficará registrado em fotos, vídeos, na memória de todos os convidados e, principalmente, na dos noivos.

Mas, para que o dia do casamento seja possível, sempre há muita preparação por trás.

Então, realizar um ensaio fotográfico antes da data do casamento, é muito importante para lembrar dos últimos dias de solteiros e de todo o esforço feito para conseguir o resultado em questão.

Para que tudo saia de forma perfeita, é preciso que você saiba como realizar uma sessão de pré wedding exemplar. Então, confira nossas dicas a seguir:

Como Fazer uma Sessão Pré wedding?

pre wedding como fazer

Para registrar esse momento especial, você precisa seguir alguns passos. Confira quais são eles:

A escolha do tema deve refletir a personalidade do casal

A base desse tipo de ensaio fotográfico é o registro da sintonia do casal. De nada adiante o ensaio ser feito em um parque em meio a bicicletas clássicas se o casal não curte esse tipo de programa.

Muitos temas podem ser românticos dependendo do olhar do fotógrafo. Assim, eles podem ser feitos baseados em futebol, rock’n roll, culinária, entre outros.

O importante aqui é identificar algo com que o casal se identifique.

Escolha um lindo local para a sessão

Antes de mais nada, você precisa escolher, juntos aos noivos, um lindo local para a sessão de fotos. Baseie a escolha de acordo com o tema das fotografias que pode ser: romântico, vintage, casual, divertido.

O local não precisa ser alugado ou exclusivo. Com certeza existem muitos pontos  interessantes e inusitados próximos à região onde os noivos residem.

No entanto, é importante que você preste atenção às condições climáticas. Ensaios realizados ao ar livre, por exemplo, não devem ser marcados em épocas de muita chuva, pois, podem acabar tendo um resultado final ruim.

Além disso, é importante que você escolha um local que tenha a ver com a história amorosa do casal ou que consiga refleti-la de alguma forma.

Ajude com sugestões para as roupas do casal

Depois de escolher o tema do ensaio e o local, chegou a hora de escolher o figurino. É importante que você dê dicas ao casal do que usar e do que não usar no dia da sessão de fotos.

É importante que a roupa esteja condizente com o conceito das fotos e do que o casal quer passar com as fotografias.

Então, se o ensaio acontecer em um parque de ruínas, por exemplo, uma roupa mais informal pode contrastar bem com o ambiente.

Registre principalmente a interação entre o casal

Uma das coisas mais importantes nesse ensaio é o registro da interação entre o casal. Então, é essencial que você registre a forma como eles se relacionam.

Foque em registrar olhares, gestos, beijos e toques. Ou seja, tudo que caracterize a forma com que eles interagem entre si.

Leve acessórios

Antes de definir quais acessórios levar para um ensaio pré casamento, estude um pouco sobre a história do casal. Isso se dá para que o ensaio não seja clichê e cheio de modismo. Ele precisa ser bastante original.

Então, se você for inserir qualquer tipo de elemento, esteja certo de ele faz sentido para o casal.

Gosto sempre de sugerir que se formos inserir algum elemento, que seja algo que faça sentido para o casal ou que de alguma forma  possa valorizar ainda mais a imagem do casal. Como o detalhe das flores no penteado da noiva abaixo.

Acessórios engraçados e criativos

Se o casal em questão for alto astral, divertido e brincalhão, é muito interessante incluir acessórios que caracterizem isso.

Gravatas diferentes e coloridas, blazer com cores vivas, chapéus antigos, suspensórios. Acessórios que ajudem a quebrar o clima de um ensaio e intensifiquem essas características do casal são sempre bem vindos.

Flores

Flores são ótimos acessórios para uma sessão de fotos pré casamento. Além de poder usá-las na decoração do ambiente ou como buquê, elas também ficam ótimas como enfeite para a roupa do noivo e da noiva e como tiaras de cabelo.

Acessórios no ensaio pré wedding que ajudam no clima romântico

Levar acessórios românticos também é ótimo, a fim de criar um clima mais amoroso entre o casal.

Alguns exemplos são:

  • Quadro ou lousa de save the date;
  • Champanhe;
  • Coroa de flores;
  • Bexigas com formato de coração.

Você sabe quanto tempo antes do casamento é realizado o ensaio pré wedding? Descubra a seguir:

Quanto Tempo Antes do Casamento se Faz o Pré wedding?

Não existe uma data certa para a realização desse ensaio fotográfico. No entanto, a maioria dos fotógrafos opta por fazê-lo de um a dois meses antes da data oficial do evento.

Dessa forma, fica mais fácil utilizar as fotos tanto no save the date quanto na decoração da cerimônia, por exemplo.

Ideias Criativas para Sessões Pré wedding

Confira algumas ideias criativas para sessões de fotos pré casamento:

Pré wedding na praia

Um ensaio realizado na praia costuma ter como resultado fotos bem românticas. Assim, se o casal gostar desse tipo de passeio, essa pode ser uma ótima opção de local.

pre wedding praia

pre wedding

Pré wedding no campo

Uma sessão de fotos no campo é capaz de aproximar ainda mais o casal, resultando em uma ótima interação entre eles.

pre wedding no campo

pre wedding

Pré wedding durante o por do sol ou à noite

pre wedding

pre wedding por do sol

Fotos durante o por do sol ou à noite são clássicas e muito românticas. Então, se o casal tiver como objetivo esse resultado, essa, sem dúvidas, é um ótima opção.

Não esqueça dos ajustes para a iluminação!

Para fotografar pessoas durante o por do sol, você pode usar um flash no modo exposição automática, a fim de suavizar a imagem.

Para clicar todos os detalhes possíveis, é recomendável que você use a compensação de exposição para ajustar e corrigir a exposição como um todo.

Pré wedding com os filhos

Se o casal possuir filhos, é interessante que eles participem do ensaio. Além do resultado ficar mais acolhedor, registrará um momento especial em família.

Pré wedding em cenários urbanos

Muitos ensaios são feitos em cenários urbanos, principalmente quando ele faz parte da rotina do casal. Além disso, você pode obter excelentes resultados nesse tipo de loca.

Pré wedding em locais que marcaram o relacionamento

Outra forma de tornar o ensaio pré casamento ainda mais especial é optando por locai que marcaram o relacionamento. Eles podem ser um restaurante, um hotel ou um estádio de futebol, por exemplo.

Pré wedding com os pets

Se os noivos possuírem animais de estimação, sugira que eles os levem para o ensaio. Dessa forma, o resultado ficará ainda mais original.

Pré wedding na chuva

Fotos na chuva são ótimas. Elas retratam um romantismo único e inesperado, como acontece em cenas de amor em filmes.

Galeria de Inspiração: as Fotos Pré wedding mais Criativas

Confira agora uma galeria de fotos de uma sessão de fotos de pré casamento para se inspirar e tirar fotos maravilhosas:

pre casamento

pre casamento

pre wedding pre casamento

pre wedding pre casamento

pre wedding pre casamento

pre casamento

pre casamento pre casamento

Conclusão

O ensaio pré wedding nada mais é do que uma sessão de fotos realizada de um a dois meses antes do casamento. Ele tem o objetivo de registrar os preparativos para cerimônia e os últimos momentos de solteiros do casal.

O resultado do ensaio podem ser usados tanto no convite quanto na decoração da cerimônia, tornando-a única e inesquecível.

pré wedding

Para clicar momentos inesquecíveis, é importante que você não esqueça os seguintes pontos:

  • A escolha do tema deve refletir a personalidade do casal;
  • Escolha um lindo local para a sessão;
  • Ajude com sugestões para as roupas dos noivos;
  • Registre principalmente a interação entre o casal;
  • Leve acessórios engraçados, criativos e românticos.

Para aprender mais sobre fotografia, acesse outros artigos do nosso blog que possam ser interessantes para você:

E você, já realizou o ensaio fotográfico pré wedding? Nos conte como foi a experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP