Posted in:

Fotografia de Moda: Descubra os Segredos para o Sucesso

fotografia de moda

Você sempre quis descobrir mais sobre a fotografia de moda?

A fotografia de moda é um nicho complexo e super interessante para fotógrafos profissionais.

Como você já sabe, ser fotógrafo profissional te traz a oportunidade de atuar em inúmeras áreas diferentes. Entre esses nichos, talvez um dos mais conhecidos seja a fotografia de moda.

Seja ao folhear uma revista ou observando outdoors, a fotografia de moda está sempre presente no nosso dia a dia. E é preciso muito mais do que entender sobre roupas e estética para entrar nesse ramo!

Quer mais dicas para aprimorar suas técnicas em fotografia de moda? Dê uma olhada também neste guia completo sobre poses que publicamos!

Para trabalhar com fotografia de moda, é preciso ter muita técnica e um ótimo domínio do seu equipamento! A seguir, você encontra todas as informações e dicas que precisa para começar! Continue lendo e confira:

Índice

  1. O que é Fotografia de Moda?
  2. História da Fotografia de Moda
  3. Tipos de Fotografia de Moda
  4. Habilidades e Competências do Fotógrafo de Moda
  5. Equipamentos e Acessórios Fotográficos
  6. Onde o Fotógrafo de Moda pode Atuar?
  7. Melhores Fotógrafos de Moda para Seguir e se Inspirar
  8. Conclusão

Sabe o que também é importantes para ser um fotógrafo de moda? Estudar e entender a evolução da fotografia através das décadas!

O que é Fotografia de Moda?

o que é fotografia de moda

A fotografia de moda é um gênero da fotografia, normalmente pensado para acompanhar o lançamento de coleções de moda.

Esse tipo de foto pode ser utilizado para propagandas, catálogos ou até mesmo para transmitir a estética de um estilista.

Por isso, é fundamental que o fotógrafo compreenda o conceito da coleção, seu público-alvo e o caimento e movimento das peças fotografadas.

Na fotografia de moda, a história contada pela imagem deve ser clara. Além disso, as imagens de uma mesma coleção devem ser coesas e consistentes.

Em geral, as coleções de moda são criadas pelo estilista como uma persona em mente. Essa persona deve ser levada em consideração ao fotografar.

O mercado de fotografia da moda, entretanto, é muito vasto. Tanto que foi dividido em quatro gêneros principais: o fotojornalismo de moda, fotografia de beleza, editorial e comercial.

Mais à frente vamos explorar melhor estes conceitos!

História da Fotografia de Moda

Como era de se esperar, a história fotografia de moda está intimamente ligada às revistas de moda. Tudo começou nos meados de 1880, quando elas passaram a utilizar fotografias no lugar das tradicionais ilustrações.

O Barão Adolf de Mayer é frequentemente considerado um dos precursores, tendo fotografado para a Vogue no início do século XX.

Em 1932, é publicada a primeira fotografia de moda colorida, também na Vogue. A obra do fotógrafo Edward Steichen retratava uma garota de maiô, segurando uma bola de praia.

história da fotografia de moda

Imagens:  Barão Adolf de Mayer, Vogue, 1917 e Edward Steichen, 1932 para a revista Vogue.

Até os meados dos anos 60, no entanto, a fotografia de moda era bastante diferente do que conhecemos atualmente.

Foi apenas com o trabalho dos fotógrafos Helmut Newton e David Bailey que começou-se a dar tanto foco para as modelos quanto para as roupas registradas.

Tipos de Fotografia de Moda

tipos fotografia de moda

Como mencionamos no início deste artigo, a fotografia de moda se trata de um gênero bastante amplo.

Dentro deste nicho, existem quatro principais categorias de fotografias, que diferem bastante entre si. Tanto falando de objetivo quanto de técnicas utilizadas.

A seguir conheça melhor as quatro grandes vertentes da fotografia de moda:

Editorial de Moda

fotografia de moda editorial

O editorial de moda trata-se de um dos veículos mais utilizados por marcas e estilistas para apresentar seus produtos ao público.

Este tipo de fotografia pode ser veiculado tanto em revistas quanto jornais. O objetivo, entretanto, não é vender peças em específico. Aqui, o fotógrafo deve se concentrar em vender conceitos, comportamentos e personagens.

O editorial é uma das áreas mais importantantes para o fotógrafo de moda. Isso porque são normalmente essas obras que projetam o profissional para o mercado.

Na maioria das revistas, não se trabalha com orçamento, e sim com borderô. Ou seja, o cachê é geralmente pago por cada página ou foto publicada.

Além disso, é importante ter em mente que alguns veículos não disponibilizam verba para produção. Essa fica a cargo do fotógrafo.

Apesar de a fotografia editorial possuir uma média baixa de remuneração quando comparada ao mercado publicitário, ela ainda é importante para o fotógrafo.

Isso porque se trata de uma das melhores maneiras de se promover no ramo.

Para produzir fotografia de moda editorial, é fundamental compreender o perfil da revista para qual você irá oferecer seus serviços. O próximo passo é montar um portfólio que se adeque ao estilo do seu cliente.

Fotografia de Beleza

fotografia de moda beleza

Na fotografia de moda de beleza, o importante é o cabelo, pele e maquiagem dos modelos.

Neste segmento, o objetivo é normalmente vender algum produto voltado para os cuidados da pele, cabelos ou unhas.

Além disso, também é um estilo de fotografia comumente utilizado para vender maquiagem e acessórios, como brincos, colares e pulseiras.

Fotojornalismo de Moda

fotojornalismo fotografia de moda

Na moda, o fotojornalismo está voltado para a documentação de todo esse universo. Isso pode incluir os bastidores de um desfile, os looks apresentados na fashion week ou até mesmo moda de rua.

Outro tipo muito difundido é o registro do look usado por famosos em eventos importantes, como o tapete vermelho ou premiações.

Fotografia Comercial

fotografia de moda comercial

A fotografia de moda comercial é normalmente voltada para a divulgação e venda de peças em específico. Normalmente, são conhecidas como as fotografias de catálogo.

Em geral, essas fotos são menos produzidas e menos conceituais do que os editoriais. Isso porque o foco deve estar no item de roupa em si, e não nos modelos ou no conceito da coleção.

O objetivo do fotógrafo de moda comercial deve ser ilustrar o caimento das peças e possibilidades de combinação, por exemplo. E em ensaios como este as empresas também fazem o Fashion Film para o lançamento da coleção.

Habilidades e Competências do Fotógrafo de Moda

fotografia de moda

Agora você já entende de maneira mais profunda o mercado da fotografia de moda. Então, é hora de começar a pensar nas habilidades que você precisa para se inserir nesse mercado! Vamos lá?

Moda e Beleza

Antes de mais nada, é muito importante que o fotógrafo de moda esteja envolvido neste universo. Você precisará entender sobre as tendências de moda e beleza, assim como ter conhecimento sobre algumas regras básicas de estilo.

Durante as sessões, é importante conversar com os maquiadores, cabeleireiros e estilistas. Eles poderão te dar uma boa idéia sobre qual a temática e dinâmica esperada das fotografias.

Outra dica fundamental é: faça sua lição de casa! É muito importante conhecer os gigantes desse ramo, assim fico ficar de olho nas últimas tendências!

Poses para Fotos e Direção de Modelos

A direção dos modelos é um aspecto extremamente importante na carreira de um fotógrafo de moda. Isso porque, na maioria das vezes, as modelos não estão tão informadas sobre a direção artística da sessão quanto você.

Por isso, é essencial que exista comunicação clara. Mostre às modelos os resultados que vocês estão tendo e ofereça orientações de maneira dinâmica. Claro, sempre sendo cortês.

Também é uma boa idéia explicar o conceito da sessão e das personas para os modelos, para que eles possam criar e interpretar um personagem adequado.

Nas fotografias de moda para editoriais, as poses devem ser ousadas e criar linhas interessantes na composição.

Já quando os objetivos da fotografia são mais comerciais, é importante que as poses utilizadas ofereçam destaque para as peças de roupa.

Curso de Fotografia de Moda

Existem diversas formações disponíveis em fotografia de moda. Desde disponíveis em plataformas online, como o Udemy até os cursados em universidades conceituadas, como o Senac e a Belas Artes.

Esse tipo de formação, além de te ensinar mais sobre as técnicas e dinâmicas do mundo da moda, pode abrir muitas portas. Afinal, uma formação prestigiada é sempre um diferencial que destaca o seu portfólio.

Edição de Imagens

No mundo da fotografia de moda, o pós-processamento é mais do que esperado. E não é feito somente no contraste e cores da fotografia.

O ideal é que você saiba lidar com ajustes básicos como correção de manchas na pele e clareamento do sorriso, por exemplo. Também são muito comuns os realces em sombras e a adição de elementos na composição.

É claro, quanto mais uma fotografia é alterada no pós-processamento, mais cara ela se torna. Devido a esse fator e as tendências de publicar imagens mais realistas e naturais, a preferência é normalmente pelos ajustes mais sutis.

Técnicas Fotográficas e Criatividade

As técnicas utilizadas na fotografia de moda são frequentemente parecidas com as utilizadas em retratos. Quando em estúdios, a maioria dos profissionais mantém as configurações da câmera no automático.

Mais importante do que o foco ou abertura, nesse ramo, é a iluminação. É claro, a técnica adequada vai depender do tipo de imagem que você pretende produzir.

A luz direcionada pode criar um jogo de sombras interessante, mas que não é adequado para qualquer pose ou tipo de roupa, por exemplo. Por isso, acima de tudo, é preciso treinar seu olhar fotográfico e ter criatividade!

Equipamentos e Acessórios Fotográficos

equipamentos fotografo de moda

Uma das dúvidas mais frequentes entre fotógrafos que estão estreando neste mercado – ou em qualquer outro setor da fotografia – é que tipo de equipamento deve ser usado.

Afinal, hoje contamos com uma infinidade de modelos de câmeras, lentes e outros acessórios. Como escolher o que você realmente precisa para ter sucesso na fotografia de moda?

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, não é preciso contar com uma grande coleção para começar. Confira nossas recomendações:

  • Uma câmera digital de boa qualidade. Na fotografia de moda a resolução é muito importante. Como as imagens são frequentemente impressas – para revistas ou outdoors – a quantidade de megapixels precisa ser alta.
  • A lente certa também é fundamental! Para fotografias externas, coloque de lado a lente de zoom e prefira uma uma grande angular para telefoto média, ajustável entre 15 a 55 milímetros.
  • Também é preciso ter uma lente de 50 milímetros de comprimento focal fixo, com uma abertura rápida – de preferência entre f/a 1,2 e f/a 1,8 – para usar em fotografias de moda em situações com menos luz.

Onde o Fotógrafo de Moda pode Atuar?

fotografia de moda

Na fotografia de moda, você deve se preparar para atuar tanto em estúdios quando ao ar livre. As oportunidades de trabalho são muito diversas.

É comum que revistas de moda e marcas de grife contratem trabalhos editoriais a fim de divulgar novas coleções.

Já as fotografias de moda comerciais são abundantes tanto em catálogos de lojas quando na publicidade. Elas podem aparecer em revistas, outdoors ou na internet!

Se sua intenção é fazer fotojornalismo de moda, deve buscar oportunidades com revistas e editoras. Sites especializados em notícias do mundo da moda também podem ser empregadores em potencial. Não deixe também de ler o nosso artigo sobre fotojornalismo!

Melhores Fotógrafos de Moda para Seguir e se Inspirar

fotografia de moda inspiração

Como em todas as áreas desta arte, você pode aprender muito sobre o mercado de fotografia de moda ao observar o trabalho de profissionais consagrados. Por isso, separamos uma lista de inspirações incríveis!

Fique por dentro da moda e observe as técnicas usadas por esses fotógrafos:

Conclusão

fotografia de moda

A fotografia de moda é um gênero vasto, no qual profissionais podem atuar de muitas maneiras diferentes. Neste artigo, você ficou conhecendo melhor os quatro principais setores desse nicho:

  • Editorial;
  • Comercial;
  • Beleza;
  • Fotojornalismo.

Além disso, você encontrou aqui todas as dicas e inspiração que precisa para começar a fotografar moda hoje mesmo!

Quer mais dicas para tornar seu trabalho com fotografia cada vez mais incrível? Leia também esses outros artigos que preparamos:

E você, já tem experiência com fotografia de moda? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

110 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP