Posted in:

Como Fazer Backup de Fotos: Métodos e Ferramentas para se Organizar

como fazer backup de fotos

Como fazer backup de fotos é uma dúvida muito frequente entre fotógrafos profissionais.

Ninguém gosta de perder registros importantes dos seus momentos favoritos. Por isso, até mesmo quem não trabalha com fotografia está sempre procurando opções viáveis para garantir a segurança de suas fotos.

Já fotógrafos profissionais devem dedicar ainda mais atenção à questão de como fazer backup de fotos. Afinal, seu trabalho é valiosíssimo – e ter um backup pode te ajudar imensamente em muitas situações.

Por sorte, existem inúmeras ferramentas no mercado que podem ajudar você nessa tarefa.

Quer aprender um pouco mais sobre uma delas, o adobe Lightroom? Leia também esse artigo que separamos para você.

A seguir, você vai conhecer as melhores ferramentas e técnicas úteis para organizar seus backups e garantir a segurança do seu trabalho! 

Índice

  1. O que é fazer backup das fotos?
  2. Por que o backup de fotos é importante?
  3. Qual a diferença entre portfolio e backup?
  4. Por quanto tempo manter o backup de fotos dos seus clientes?
  5. Como fazer backup de fotos no PC: dicas para não perder a organização
  6. Como fazer backup de fotos no celular
  7. Tem como fazer backup das fotos do WhatsApp?
  8. Backup de fotos: melhores ferramentas
  9. Conclusão

O que é backup das fotos?

como fazer backup de fotos o que é
O que é backup de fotos?

Antes de falar sobre como fazer backup de fotos, é importante entender melhor esse conceito. Um backup bem feito vai muito além de guardar suas fotos.

Um backup pode ser considerado uma cópia de segurança. Isso é, se as fotos forem perdidas, corrompidas ou comprometidas de qualquer maneira, o backup pode ser recuperado.

Isso significa que, para ser eficiente, o backup é:

  • Uma cópia extra das fotos, além das que você utiliza no dia a dia;
  • Guardado em uma mídia (computador, cloud, ou drives) separada da que você utiliza no dia a dia;
  • Organizado, completo e atualizado com frequência.

Por exemplo, imagine que o computador que você utiliza para o pós processamento das fotos simplesmente pare de funcionar. Você não consegue recuperar nenhum dos dados que estavam nele.

Nesse tipo de situação, sem um backup, você poderia perder partes importantes do seu trabalho. Tanto falando de fotografias que compõem seu portfólio quanto momentos importantes dos seus clientes, que não podem ser reproduzidos — um aniversário ou casamento, por exemplo.

Dessa forma, é importantíssimo contar com uma cópia de segurança, guardada em outro lugar. Também é fundamental que ela seja atualizada com frequência, para que você não perca seus últimos trabalhos em casos de emergência.

Por que o backup de fotos é importante?

como fazer backup de fotos importância

É importantíssimo para fotógrafos profissionais fazer o backup de seus trabalhos. Isso porque, frequentemente, você está lidando com mais do que isso: trata-se de proteger memórias de momentos preciosos dos seus clientes.

Você certamente já escutou algum colega de profissão contando uma história similar a essa: anos depois de um trabalho, clientes desesperados entram em contato porque o álbum de casamento foi danificado ou suas fotos favoritas foram perdidas.

Nesse tipo de situação, o profissional prevenido se torna um verdadeiro herói.

Sem contar que, com um backup organizado e seguro, você não corre o risco de perder os melhores exemplos do seu trabalho e precisar refazer o portfólio.

Qual a diferença entre portfolio e backup?

como fazer backup de fotos programa

E por falar no portfólio, também é fundamental entender a distinção entre esses dois recursos. O backup é muito mais extenso do que seu portfólio, no sentido de que não se trata de guardar seus melhores trabalhos.

O portfólio é como uma ferramenta de marketing pessoal. É ele que será apresentado a clientes em potencial, por exemplo. Então, normalmente é composto de uma seleção com suas melhores fotografias.

Já o backup é uma ferramenta de segurança. É uma garantia de que, quando você precisar de uma de suas fotos, ela estará disponível. Isso significa que, em um backup, você deve guardar todas as originais que você clicar — mesmo que elas não tenham sido escolhidas pelo cliente.

Em resumo, o backup e o portfólio têm funções muito distintas.

Por quanto tempo manter o backup de fotos dos seus clientes?

dicas como fazer backup fotos

Agora, você deve estar pensando: mas preciso manter absolutamente todas as fotos, de todos os clientes, para sempre?

Bem, existe muita discussão em torno do tempo adequado para manter um backup. Enquanto alguns profissionais defendem que sim, você deve manter todas as suas fotos guardadas, outros sugerem um período.

É claro, o ideal seria guardar todos os seus trabalhos para sempre. Mas, como você certamente sabe, fotografias originais ocupam bastante espaço em disco – um recurso que é muitas vezes limitado, em especial pelo orçamento.

Parte de aprender como fazer backup de fotos é definir o período em que os trabalhos permanecerão guardados. Isso vai depender da sua disponibilidade de espaço, volume de clientes e modelo de trabalho e negócios.

Recomenda-se que o backup seja mantido por, ao menos, três anos. Mas o tempo ideal só pode ser definido por você.

Nossa principal dica em relação a isso é incluir essa informação no contrato dos seus clientes. Por exemplo: “O backup das fotografias originais ficará armazenado e disponível ao cliente durante o período de 5 anos.”

Dessa forma, seus clientes ficam cientes do período em que suas fotos estão seguras. É como uma garantia para o serviço.

Como fazer backup de fotos no PC: dicas para não perder a organização

como fazer backup de fotos pc

Quando o assunto é como fazer backup de fotos, existem muitas variáveis a considerar. O processo envolve muito mais do que apenas salvar as fotos em uma pasta.

Se você não for cuidadoso, é muito fácil perder a organização. E um backup bagunçado é quase o mesmo que não fazer cópias de segurança. Isso porque você dificilmente encontrará o que precisa em meio a tantas imagens.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você:

Defina um sistema

Cada fotógrafo organiza seu backup de um jeito. Não existe fórmula mágica aqui: você precisa definir um sistema e ater-se a ele.

Por exemplo, veja algumas formas de organizar seu trabalho:

  • Por data;
  • Por cliente;
  • Por gênero de fotografia.

Também é possível combinar essas técnicas para deixar o backup ainda mais organizado. Veja esse exemplo de estrutura de pastas:

  • Casamentos
    • 2017
      • 08/07 – Fernanda e Mário
      • 24/11 – Maria e Danilo
    • 2018
      • 10/01 – Gabriela e Fábio
  • Aniversários
    • 2017
      • 03/05 – Camila 1 ano

Você pode usar o tipo de organização que lhe pareça mais natural. O importante é criar um padrão e seguir sempre ele.

Outro fator importante é a criação de uma rotina de atualizações. Defina uma periodicidade – por exemplo, semanalmente ou a cada nova sessão – e respeite a rotina. Assim, você garante que não perderá nenhum trabalho importante.

Conte com uma ferramenta

É possível fazer um backup de fotos eficiente usando apenas o sistema de arquivos no seu computador. No entanto, essa não é a maneira mais prática e rápida – além de ser suscetível a erros.

Hoje em dia, existem inúmeras ferramentas que podem ajudar você nessa tarefa. Isso evita que você se esqueça do backup, saia da padronização que você definiu ou cometa outros erros comuns em tarefas repetitivas como essa.

Contar com uma ferramenta é um trunfo que você não deve desperdiçar.

Tenha drives separados para seu backup

Já mencionamos que um backup apropriado nunca está no mesmo lugar que as cópias que você usa diariamente. No entanto, não custa reforçar. Isso porque é extremamente importante contar com mídias separadas.

Muitos fotógrafos utilizam HDs externas. Elas não custam tanto e são muito fáceis de usar e armazenar. Existe também a opção de contratar um serviço de backup em nuvem.

Guarde as versões originais

Um erro muito comumente cometido por fotógrafos que estão começando na área é salvar a foto no backup após o pós processamento. Além de já contar com os ajustes, o tamanho do arquivo é muito menor.

No entanto, pode ser que você precise justamente da original no futuro. Por isso, o ideal é salvar os arquivos RAW no backup.

Alguns programas, como o Lightroom da Adobe, permitem que os ajustes sejam salvos no mesmo arquivo sem prejudicar a imagem original. Ou seja, suas alterações ficam guardadas, mas podem ser revertidas a qualquer momento.

Atualize semanalmente ou com mais frequência

A maioria dos fotógrafos profissionais recomendam atualizar seu backup ao final de toda sessão de fotos. Com o uso das ferramentas ideais, não é difícil adicionar esse passo ao seu fluxo de trabalho.

Se essa frequência de atualização for gerar um volume muito grande de trabalho para você, recomendamos que o backup seja feito, ao menos, semanalmente.

Como fazer backup de fotos no celular

como fazer backup fotos celular

Hoje, os smartphones são usados para quase tudo. Com a evolução da tecnologia, as câmeras desses aparelhos se tornam cada vez mais viáveis para a fotografia profissional.

É claro, não há comparação com um equipamento especializado. No entanto, muitos fotógrafos usam o celular para registrar situações mais informais ou onde o uso de equipamentos mais pesados é inconveniente.

Esses trabalhos também são registros valiosos da sua carreira e merecem ser guardados.

Como fazer backup de fotos no Iphone

A Apple disponibiliza aos seus clientes o recurso do ICloud, sistema de backup automático em nuvem. Isso significa que, para salvar suas fotos, é preciso apenas configurar o acesso.

Siga esse passo a passo para ativar o serviço:

  1. Conecte o dispositivo a uma rede Wi-Fi.
  2. Acesse Ajustes > [seu nome] e toque em iCloud.
  3. Toque em “Backup do iCloud“.
  4. Toque em “Fazer Backup Agora“. Continue conectado à rede Wi-Fi até o término do processo.

Como fazer backup de fotos no Android

De maneira similar, aparelhos Android oferecem o backup em nuvem através do Google Fotos. O aplicativo já vem instalado na maioria dos modelos modernos.

Para configurar o backup, basta seguir os passos:

  1. No seu tablet ou smartphone Android, abra o aplicativo Google Fotos.
  2. Faça login na sua Conta do Google.
  3. Na parte superior, toque em Menu .
  4. Selecione Configurações Backup e sincronização.
  5. Toque em “Backup e sincronização” para ativar ou desativar.

Backup de fotos: melhores ferramentas

como fazer backup fotografias ferramentas

Agora, se você precisa organizar seus trabalhos de maneira mais detalhada, o ideal é sempre contar com uma ferramenta especializada. Confira as nossas sugestões a seguir:

Ferramentas de organização offline

Muitos profissionais hesitam em fazer o backup de suas fotos apenas na Nuvem. Isso porque o acesso está limitado pela disponibilidade de internet e sob responsabilidade de terceiros.

Então, os sistemas em HDs externas ainda são muito populares. Conheça algumas ferramentas que podem ajudar você na organização e manutenção do backup offline:

Backup em Cloud

Se optar pelo backup das fotos em nuvem, é importante escolher um serviço confiável, de empresas bem estabelecidas. Isso porque empresas grandes – como o Google ou a Apple – apresentam menos risco de deixar de oferecer o serviço do dia para a noite.

Conheça algumas opções de backup em cloud:

Conclusão

como fazer backup de fotos

Quando o assunto é como fazer backup de fotos, o mais importante é definir um sistema e rotina e respeitá-los.

Você também precisa entender a função de um backup e tomar medidas para garantir que suas fotos estão em segurança, mesmo no caso de imprevistos.

É impossível evitar que problemas aconteçam – computadores quebram, dados se corrompem e fotografias impressas se danificam. Por isso, manter o backup do seu trabalho é mais que fundamental.

Nesse artigo, você aprendeu tudo o que precisa saber sobre como fazer backup de fotos – desde o conceito dessa estratégia até quais são as melhores ferramentas para isso.

Então, basta colocar isso em prática para garantir que seu trabalho fique sempre seguro!

Que tal aprender mais truques e dicas para tornar seu trabalho como fotógrafo profissional mais simples? Confira esses outros artigos que preparamos para você:

E você, que método utiliza para fazer o backup das suas fotos? Divida sua experiência nos comentários e não deixe de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

151 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *