Posted in:

Site de Fotografia: 11 dicas infalíveis de como criar um site de fotografia

site-de-fotografia-sites-de-fotografia

O site de fotografia é um dos primeiros passos para os fotógrafo profissional.

Agora não tem mais desculpa. Se você é um fotógrafo profissional, ou até mesmo iniciante, vou te ensinar o os primeiros passos para construir um site de fotografia. São 11 dicas que você precisa acompanhar uma por uma. Vamos lá?

Como Criar um Site de Fotografia:

1- Defina seu público alvo na fotografia

 

sites-de-fotografia-sites-de-fotografias-digitais

 

Antes de pensar em como criar um site de fotografia, é muito importante que você entenda qual é o seu público alvo.

Pense comigo: um fotógrafo de newborn terá um site igual ao de um profissional que faz fotografia sensual?

É claro que não. Na fotografia newborn você precisa demonstrar delicadeza, leveza, enquanto na fotografia sensual a pegada é outra.

Mas aí você pode me perguntar: como eu crio um site de fotografia se eu não sei direito qual é meu público alvo?

Bom, isso acontece quase sempre com um fotógrafo que é novo no mercado.

O meu conselho pra você é o seguinte: pense em uma solução mais neutra para o seu site.

Quando você tiver mais tempo de estrada e souber qual nicho de mercado irá atender, aí não há problema nenhum de alterar o layout do site depois.

É importante você ler um texto que escrevi sobre como definir seu público alvo na fotografia. Essa é uma estratégia incrível e que pouca gente usa.

Dica do Fotografia Mais: uma vez que você já tenha uma noção de como definir o público alvo na fotografia, é importante criar um Plano de Marketing para fotógrafos.

Vai por mim: uma empresa pode sobreviver mais tempo se tiver um Plano de Marketing bem feito.

2- Seu site de fotografia precisa ser bem organizado

Se você não souber trabalhar com a arquitetura de informação do seu site, fale conosco. Deixe sua mensagem em site para fotógrafos! Somos especialistas no assunto.

Se precisar, nós podemos te ajudar. É só deixar um comentário. A arquitetura de informação do site é feita antes de se pensar na criação do layout.

É hora de pensar no seu cliente, e como ele poderá navegar no site sem ficar perdido. Por isso é muito importante você pensar nos menus de navegação, como por exemplo: Home | Portfolio | Sobre o fotógrafo | Contato | Localização.

Obs: algumas pessoas preferem não colocar a localização ao criar um site de fotografia. Em algumas cidades no Brasil, infelizmente o risco é grande. Você pode passar o endereço depois que conversar uma primeira vez com o cliente.

melhor-site-fotografia-como-fazer
Como fazer um site de fotografia profissional?

3- O site do fotógrafo deve estar de acordo com a sua identidade visual

Não aconselho a você pensar na identidade visual do site sem antes já ter um logo.

Se você já tem uma marca, e o público alvo na fotografia já está bem definido, é hora de pensar como será a identidade visual do site.

É como eu falei: um fotógrafo newborn precisa de um site com cores mais leves e sutis (azul claro, verde claro), enquanto um que trabalha com fotografia sensual, poderá lançar mão de cores mais quentes (como o vermelho, por exemplo).

site-fotografia-sites-de-fotografos

Eu sugiro que você procure um especialista (webdesigner) para fazer isso por você.

Mais uma vez: se você desconhece seu público, talvez o caminho seja usar cores ‘neutras’ na criação da sua marca, nomes para páginas de fotografia e do seu site.

4- Sites de Fotografia: cuidado com o exagero!

sites-de-fotografia

Essa é uma dica muito importante. Alguns fotógrafos colocam 50 fotos no site de um mesmo evento. Não é legal esse exagero.

Escolha as melhores fotos, e tente dar uma visão “geral” do evento para o cliente que entra em seu site.

Alguns fotógrafos inclusive dividem as fotografias de casamento em “cerimônia”, “recepção” e “fotos externas” para que as imagens fiquem mais bem organizadas para o cliente.

5- SEO para fotógrafos. Seja encontrado no Google!

sites-de-fotografia

Se você desconhece o que significa otimização dos mecanismos de busca, precisa saber o que é, e como funciona.

Leia o post O que é SEO para fotógrafos. Você vai ver como é importante ser encontrado no Google por potenciais clientes.

O universo digital já é uma realidade há muito tempo. Não tem como um fotógrafo ficar de fora dele!

6- Não se esqueça dos seus contatos

site de fotografia

Um site de fotografia precisa ter as informações de contato bem visíveis! Telefone, email, whatsapp, facebook, instagram …

Ou seja, todas as formas possíveis do seu cliente conseguir te encontrar. O whatsapp, por exemplo, apesar de dar uma certa dor de cabeça às vezes (já que muita gente não sabe usar moderadamente), já se tornou uma das principais ferramentas de comunicação. Você vai ficar pra trás?

Bom … Seguimos adiante com nossas dicas de como criar um site de fotografia, e agora vou falar pra vocês de uma parte mais operacional.

Algumas coisas podem ser feitas sem ajuda de terceiros. Mas se a coisa apertar, não hesite em procurar por um especialista na criação de site.

7- Como hospedar o site de fotografia

site de fotografia fotografo sites de foto nomes para paginas de fotografia

Esse é o primeiro passo. Hospedar significa que você precisa armazenar o seu site em algum lugar para que ele fique disponível na internet 24 horas por dia.

Existe a opção de hospedar seu site de forma gratuita, mas eu não indico por alguns motivos:

a- O domínio do seu site de fotografia terá o nome da empresa que está o hospedando. Por exemplo: nomedosite.wordpress.com. Na minha opinião, ter um nome de uma empresa misturado com o seu domínio pode transmitir uma imagem mais amadora.

b- O espaço para armazenar dados pode ser muito pequeno. E como estamos falando de site de fotografia, sabemos que as imagens vão ocupar muito espaço.

Se ainda assim você escolher por um site gratuito, vá direito para a dica de número 9, letra A – “Crie o seu site de fotografia – Versão gratuita”.

Hospedagens para sites de fotografia

Mas eu acredito que a melhor opção seja pagar pelo serviço. Existem diversas empresas que fazem a hospedagem de site, como a KinghostHostgator e Locaweb.

Essas empresas oferecem algumas vantagens. Uma delas é que você pode ter um email ‘profissional’: [email protected]

Não é bem melhor do que entregar um cartão de visitas para o cliente com um email do Hotmail? É muito melhor! Os melhores sites de fotografia com certeza possuem o próprio domínio.

Entre no site Hostgator, por exemplo, e veja as opções dos planos de hospedagem.

Assim que você comprar um pacote e hospedar o seu site de fotografia, anote um código que chama “Código DNS”, pois ele será utilizado na hora de comprar o seu domínio.

Essas empresas de hospedagem já oferecem um domínio exclusivo para você ([email protected]). Mas nesse caso eu prefiro comprar o domínio por minha própria conta. Esse será então o próximo passo.

8- Escolher o domínio do site do fotógrafo

como-fazer-sites-de-fotografia

Se a sua empresa é ‘fulano de tal fotografia’, a primeira coisa que você deve fazer é comprar um domínio que tenha o nome da sua empresa. Para isso, é preciso checar se esse domínio está disponível para compra.

Por exemplo: a fotógrafa Márcia Charnizon usa o domínio marciacharnizon.com.br

Para saber se o nome está disponível, basta acessar o site do Registro.br.

Digite o nome do site que te interessa, e então clique em pesquisar. A resposta da disponibilidade é automática.

Se digitar “Márcia Charnizon”, verá que ele não está disponível. Se o endereço que você quer está liberado para compra, é só seguir adiante.

Os passos para efetuar a compra do domínio são bem didáticos. E o valor é muito baixo: R$ 30 por ano.

nomes para sites de fotografiaQuando você comprar o domínio, aí é hora que você precisa digitar o código DNS que eu falei.

site de fotografia

9- Hora de criar o site de fotografia

Vale a pena fazer um site gratuito para o fotógrafo?

Como eu disse, se você quer um site de fotografia sem custo, não precisa contratar uma empresa de hospedagem. Existem algumas empresas que oferecem sites gratuitos, e elas também farão a hospedagem pra você.

Mas lembre-se: o espaço de armazenamento é muito pequeno, e o nome do seu site levará também o nome da empresa (www.seunome.nomedaempresa.com.br). Vamos tomar como exemplo o WordPress.

Acesse o site do wordpress e siga as 5 etapas a seguir:

Etapa 1: Escolher o domínio. Assim que você digitar o nome, o wordpress te informa se o domínio já existe, como mostra o exemplo abaixo.

Neste exemplo, o domínio já existe.

site de fotografia

Aqui, o domínio não existe e pode ser criado. Basta seguir a diante.

sites de fotografia

Etapa 2: Cadastre um email, usuário e senha.

sites de fotografia como fazer sites fotografos

Etapa 3: Pode pular esta parte em “Não, obrigado”.

site de fotografia

Etapa 4: Escolha um tema sugerido.

site fotografo

Etapa 5: Escolha o plano gratuito.

sites de fotografia

 

IMPORTANTE! Não vou me cansar de repetir: escolher um plano gratuito no wordpress significa que seu site ficará da seguinte forma: fulanodetalfotografia.wordpress.com.

Para mim essa não é a melhor opção. O ideal é que seu site seja não tenha esse “.wordpress”. Mas para isso a única solução é pagar.

b- O fotógrafo precisa optar pela versão paga na hora de criar os sites de fotografia.

Pra quem vai colocar a mão no bolso e leu as dicas 7 e 8, ou seja, já comprou o domínio e já tem o serviço de hospedagem, é hora de instalar uma versão do Wordpress que é diferente da gratuita (existem outras plataformas para criação de site de fotografia, como o Wix, por exemplo. Mas eu prefiro o WordPress).

Você vai precisar fazer o download da plataforma Wordpress. Esse download é feito através da empresa de hospedagem que você contratou.

Como nosso exemplo foi a Hostgator, siga este tutorial para fazer a instalação do WordPress. Mas se seu site de fotografia está hospedado em outra empresa, entre em contato com o suporte e peça ajuda.

10- Como escolher o tema para os sites de fotografia

Agora que você já comprou um domínio para o site de fotografia, fez a hospedagem e instalou o WordPress, é hora de escolher um TEMA. Esse tema é o layout do seu site.

Essa parte não é fácil porque são muitas as possibilidades. Eu indico o site da Theme Forest. Ao entrar no site, vá no menu “Wordpress”, e depois faça uma pesquisa com a palavra “photography”.

site de fotografia gratisVocê vai ver uma série de temas prontos para compra. Clique em “review” para ver um site pronto e avaliar se é do seu gosto, ou não.

Assim que a compra for realizada, é só entrar no WordPress novamente, fazer a instalação do tema e criar o seu site.

Vá em Aparência, e então clique em “temas“. Depois, clique em “Adicionar Novo“, e então em “Upload do tema“.

site de fotografia

 

site de fotografia

sites de fotografia

11- Divulgar os sites de fotografia nas redes sociais

site-fotografia-fotografoComo assim redes sociais de fotos? Agora que seu site está pronto, divulgue em lugares onde você poderá colocar imagens do seu trabalho, e associe essas imagens ao seu site de fotografia, criando um hiperlink para ele.

Use e abuse do Facebook, Instagram, Pinterest, e todas as outras redes sociais que você puder.

Conclusão: Site de Fotografia Profissional

site de fotografia fotografos dicas

Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas sobre como criar um site de fotografia profissional e de sucesso.

Sei que vocês tem muito para compartilhar conosco. Deixe seu comentário aqui para enriquecer ainda mais esse bate papo.

Boa sorte e boas vendas!

Rafael, do Fotografia Mais.

 

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

16 Comments

Leave a Reply
  1. Gostei muito do post. Quem é da área criativa sabe o quanto é ruim ficar perdendo o tempo com post de título bacana mas que não ensina nada. Foi muito útil, tenho tido problemas em criar um site, e esse post me ajudou muito, obrigada ;)

    • Olá, Denise. São comentários como o seu que dão ânimo pra gente continuar escrevendo. Você tem razão. Infelizmente muitos sites fazem isso. Criam um texto pobre, sem sentido, e usam um título chamativo para atrair as pessoas. Minha intenção é encher esse site com informações extremamente relevantes para quem curte a fotografia. Te vejo por aqui. Grande abraço :)

    • Antenor, tudo bem contigo? Obrigado pelo retorno e por fazer parte desse universo de pessoas que querem aprender mais sobre fotografia através do Fotografia Mais. Bom. Conheço alguns fornecedores, e a criação de um site em WordPress pode girar em torno de uns R$ 1.500 em Belo Horizonte. É claro que você encontrará os DIVERSOS tipos de preços. Pessoas que cobram menos, ou mais. Eu sugiro pesquisar e avaliar a qualidade de trabalho da pessoa. Não pense como gasto. Pense como INVESTIMENTO. Grande abraço.
      Rafael, do Fotografia Mais

  2. Oi Rafael, tudo bem?
    Tenho duas dúvidas:
    1) Se eu assinar um plano prêmio na wix, e eu mesma organizar meu site, ainda assim eu preciso pagar uma plataforma de hospedagem?

    2) Você indica colocar os valores dos pacotes no site? Pergunto isso porque nos sites estrangeiros é muito comum ver os preços, e nos sites brasileiros não é muito comum ver.

    Obrigada pelo site, muito bom!

  3. Ótimo post!
    Gostaria de saber a sua opinião quanto a fazer site com domínio .com ou .com.br, se o objetivo é que o site seja visitado tanto por brasileiros no Brasil quanto morando fora…
    Já me sugeriram comprar os dois, mas será que é válido a longo prazo?
    Obrigada!

    • Laura, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário. Se você tem o objetivo de fazer com que o site seja visitado pelas pessoas que moram fora, eu iria no domínio .com … Ainda mais se você quiser expandir sua marca para fora do país. Eu sugiro você comprar os dois domínios. Já vi casos em que o fotógrafo tinha o mesmo nome de um arquiteto. Como ela não tinha comprado o domínio .com, acabou “competindo” no Google com uma outra pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *