Posted in:

Fotos de Paisagens: Como Fotografar Paisagem de Forma Surpreendente

fotos de paisagens maravilhosas paisagens naturais

Boa parte dos cliques mais amados e admirados da fotografia são as fotos de paisagens!

Cada cantinho do planeta tem uma paisagem que merece ser emoldurada como uma própria obra de arte.

Por não estar em movimento, precisar de direções para poses e não exigir um estúdio fotográfico, a paisagem até aparenta ser um assunto fácil de fotografar.

Ao contrário, a verdade é que belas fotos de paisagens exigem tanta técnica quanto qualquer outro ensaio fotográfico.

Leia também “19 Tipos de Fotografia mais Praticados no Mercado: Conheça!” para conhecer mais sobre os gêneros fotográficos!

Se você quer manter suas fotografias fiéis à beleza exuberante da natureza, chegou a hora de aprender alguns truques que podem te ajudar a criar fotos de paisagens lindas de tirar o fôlego!

Índice

  1. Gênero Fotográfico: Fotografia de Paisagem
  2. Dicas de Como Tirar Fotos de Paisagens
  3. Referências de Fotógrafos de Paisagens
  4. Fotos de Paisagem no Brasil
  5. Fotos de Paisagem no Mundo
  6. Conclusão

Gênero Fotográfico: Fotografia de Paisagem

fotos de paisagens maravilhosas foto de paisagem natural

Quando pensamos em fotos de paisagens maravilhosas, imediatamente pensamos em lugares paradisíacos repletos de vida selvagem. Entretanto, a fotografia de paisagem também pode capturar a beleza da vida urbana!

Fotografar lugares costuma ser a primeira paixão de boa parte dos fotógrafos! A oportunidade de clicar um cenário que não se altera tanto com o tempo e não exige uma grande produção é bem atrativa para os iniciantes.

Entretanto, com o tempo você pode perceber que as fotos de paisagens bonitas exigem tanta ou mais dedicação quanto outros tipos de imagens.

Existem técnicas específicas de iluminação, edição e até enquadramento para retratar uma paisagem da forma mais realista possível com a sua câmera.

Dicas de Como Tirar Fotos de Paisagens Maravilhosas

fotos de paisagens maravilhosas fotografia de paisagem natural

Não é fácil capturar a exuberância da natureza através das lentes. Da mesma forma, é difícil expressar uma mensagem por meio de uma imagem que não usa uma pessoa como modelo.

Isso não significa que criar fotos de paisagens como um profissional é uma missão impossível.

Ao contrário! Nós reunimos 9 dicas para vencer os desafios e começar a clicar o que há de mais lindo no planeta.

Composição

O primeiro ponto que deve ser analisado na hora de fotografar uma paisagem é escolher o recorte certo do cenário para fazer parte da sua foto.

Quando você está presente no local e vê tudo ao redor, precisa ter em mente que a pessoa que verá sua foto não terá essa referência, então você precisa compor a imagem com sabedoria!

Por meio do enquadramento, você pode direcionar o olhar do público para o que você acha que deve ser visto primeiro.

A técnica mais conhecida para obter este efeito se chama “regra dos terços”. Nela, a fotografia é dividida em 9 quadrados por 4 linhas imaginárias, 2 horizontais e 2 verticais.

Os pontos de encontro destas linhas são considerados os principais focos de atenção da imagem, ou seja, serão os primeiros a ser olhados.

Sendo assim, uma imagem completamente centralizada nem sempre é a melhor opção para valorizar os componentes da sua foto!

Profundidade de Campo

Fotos de paisagens exigem uma profundidade de campo ampla para manter todos os elementos da imagem em foco.

Entretanto, para conseguir esta amplitude, você precisa usar uma abertura de diafragma pequena, o que permite que o sensor capture pouca luz.

Para compensar a exposição e não deixar a foto escura, você precisará utilizar uma velocidade de obturador mais lenta. Essa configuração pode causar tremores na imagem, por isso é essencial que você utilize um tripé!

Use Linhas e Formas

As formas do cenário são as suas maiores aliadas para produzir uma imagem original e completamente diferente do resto!

A maioria das paisagens possui alguma linha ou forma que chama mais atenção e acaba guiando o rumo de todo o resto da imagem. Por exemplo, quando fotografamos uma praia, a linha entre a água e a areia sempre chama a atenção dos olhos.

Paisagens urbanas são o tipo de cenário que te permitirão pintar e bordar com os diferentes formatos. As linhas dos prédios e das ruas acabam contando histórias únicas se você deixar a criatividade fluir!

Uso do Tripé

Além de ser indispensável para evitar uma imagem trêmula ou sem nitidez, o tripé pode ajudar muito na hora de esperar o momento ideal para clicar sua foto.

Fotos de paisagens costumam depender muito da luz do Sol, que está sempre em mudança. Ao invés de ficar imóvel aguardando o momento certo e ainda conseguir uma foto borrada no final, que tal se preparar com um tripé de confiança?

Se você já conhece técnicas de fotografia mais ousadas como a longa exposição (que é super utilizada para fotografar cachoeiras e o céu noturno), já sabe que o tripé não pode ficar de fora da sua mochila!

Uso do Cabo Disparador

O cabo disparador é um tipo de controle remoto que permite que você acione o obturador sem encostar na câmera. Ele é conectado ao aparelho por um fio e não causa nenhum tremor na hora do clique.

Ele é ideal para disparos contínuos, para cliques em que a velocidade está lenta demais e tremores podem ocorrer ou até mesmo para imagens que usam a longa exposição.

Se você quiser se tornar parte das suas fotos de paisagens, o cabo disparador também pode ajudar! É só esconder ele no bolso e clicar quando você estiver enquadrado com o cenário.

Utilize a Bolha de Nível Dupla

Como mencionamos anteriormente, as linhas e formas são essenciais para uma foto incrível. Sendo assim, garantir que a sua câmera está nivelada de acordo com as linhas da paisagem é muito importante.

O nível de bolha de ar é uma ferramenta presente na maioria dos tripés para câmeras e te ajuda a medir as variações de altura no aparelho em relação à superfície em que ele está.

Trata-se de um pequeno cilindro cheio com um líquido fluorescente. Há sempre dois riscos que indicam o ponto de referência e é entre eles que a bolha de ar deve estar posicionada quando o aparelho está no nivelamento correto.

O nível de bolha dupla mede não apenas a relação com a superfície em que o tripé está, mas também o inclinamento da câmera para frente ou para trás.

Utilize Filtros Fotográficos

Não, nós não estamos falando de filtros do Instagram! Os filtros fotográficos são acessórios que você pode encaixar na ponta da lente para criar um efeito diferente na sua foto.

Sendo assim, eles podem alterar o balanço de cor, o foco e a luminosidade que o sensor captura na câmera, resultando em imagens originais e incríveis de se ver.

Fotos de paisagens maravilhosas costumam trabalhar com cores vibrantes e elementos que dão toda a inspiração para usar e abusar de filtros fotográficos. Que tal experimentar um na sua próxima aventura fotográfica?

Hora Dourada: Amanhecer e Entardecer

A luz do Sol é um dos principais fatores das fotos de paisagens, ela está presente na maioria delas como fonte de iluminação.

Entretanto, o Sol não está a favor do fotógrafo sempre. Quando ele está no pico, a luz é forte demais e estraga a foto. Por outro lado, fotografar à noite requer mais equipamentos e ajustes de câmera.

Portanto, qual é o horário ideal para tirar fotos?

O amanhecer ou entardecer são os melhores momentos para fotografar com a luz natural, este período é conhecido como hora dourada.

Equipamentos para Fotografar Paisagens

As lentes mais indicadas para fotos de paisagens são conhecidas como grande angulares. Elas garantem uma amplitude do enquadramento e também a nitidez da imagem completa.

Por outro lado, se o seu objetivo é capturar pontos que estão a uma longa distância, as lentes zoom são mais recomendadas. Elas conseguem enquadrar e focar um elemento específico de forma mais clara.

Como não custa nada repetir: não se esqueça do tripé! Ele sempre é útil na hora de fotografar cenários amplos com nitidez.

Referências de Fotógrafos de Paisagens

Considerado um dos principais gêneros fotográficos, as fotos de paisagens construíram um ramo dentro da fotografia repleto de profissionais renomados.

Até mesmo quem vive fora do mundo da fotografia sabe apreciar a dedicação e visão que está por trás do retrato de um cenário natural ou urbano.

Inspire-se com 15 dos mais famosos fotógrafos de paisagens do mundo!

Ansel Adams

O grande mestre das fotos de paisagens naturais, não apenas capturava a beleza da natureza como também buscava protegê-la ao participar da luta pela preservação dos parques nos Estados Unidos.

Ansel fez seu legado com imagens amplas de cenários exuberantes com uma nitidez nunca antes vista. Seus trabalhos eram quase sempre em preto e branco.

foto profissional de paisagem natural

Imagem: Ansel Adams

Michael Kenna

Michael é conhecido por produzir imagens que refletem um forte sentimento de solidão, mesmo sem a presença de nenhum humano nela.

Ainda mais, o fotógrafo é notado por brincar com luzes e sombras de forma sutil. Do mesmo modo, são tão poderosas que são capazes de dar a marca própria de Kenna para qualquer imagem.

fotos de paisagens bonitas fotografo profissional

Imagem: Michael Kenna

Nadav Kander

Muito conhecido pelos seus retratos, Nadav também se destaca com suas fotos de paisagens originais e surpreendentes.

Em 2009, o fotógrafo de paisagem foi premiado no “Prix Pictet ‘Earth'” pela sua série fotográfica de paisagens nomeada como “Yangtze – The Long River”.

fotos de paisagens naturais

Imagem: Nadav Kander

Sebastião Salgado

O maior nome da fotografia no Brasil começou sua carreira como fotógrafo nos anos 70, durante uma viagem para a Angola.

Como resultado, se torna destaque documentando diferenças econômicas ao redor do mundo por meio dos seus cliques. É conhecido por trabalhar com luzes e sombras dramáticos e bem delineados.

fotos de paisagens lindas

Imagem: Sebastião Salgado

Brett Weston

Weston ficou conhecido por começar sua carreira na fotografia ainda muito jovem, com apenas 14 anos.

Filho do também fotógrafo Edward Weston, Brett construiu seu nome no mercado ao brincar com o abstrato e níveis de contraste elevados em suas fotografias de paisagens.

foto de paisagem original

Imagem: Brett Weston

Franco Fontana

Mais notável, o italiano conquistou seu espaço como um dos grandes inovadores da fotografia ao explorar cores vibrantes enquanto fotografava paisagens.

Devido ao fato de que as fotos de paisagens da época costumavam ser mais sóbrias e realistas, Fontana dava um toque de fantasia ao seu trabalho focando em cores vivas e formas originais.

fotografia de paisagens fotografo profissional

Imagem: Franco Fontana

William Henry Jackson

O trabalho da vida de William ficou conhecido por conta de seus cliques do oeste americano, em uma época que o velho oeste estava na maioria das obras de ficção para encantar o público.

As fotos de paisagens naturais de Jackson eram tão fiéis aos cenários americanos que acabaram se tornando parte do acervo americano de pesquisa geográfica.

fotografia de paisagem natureza

Imagem: William Henry Jackson

Takeshi Mizukoshi

Especializado em fotografar grandes montanhas, Mizukoshi ficou conhecido por retratar a grande imponência da natureza em seus cliques.

O uso de sombras escuras em suas fotos de paisagens naturais possuem o objetivo de expressar um ar sombrio e cruel da natureza, refletindo toda a ira que ela pode exercer sobre o humano.

fotografia de paisagem natureza

Imagem: Takeshi Mizukoshi

David Brookover

Até os dias atuais, a maior parte das fotografias produzidas por David foram feitas com uma câmera de grande formato 8×10.

Mais um adepto ao estilo preto e branco, Brookover usa os ensinamentos que teve no Japão para capturar as mais belas paisagens do mundo com delicadeza e sofisticação.

fotos de natureza fotografias de paisagens bonitas

Imagem: David Brookover

Galen Rowell

Apaixonado pela escalada e fotografia, Galen se tornou um dos primeiros a fotografar paisagens de uma forma tão participativa e próxima, o que o levou a trabalhar para a National Geographic.

Como fotojornalista, mergulhava dentro dos cenários que fotografava para contar as histórias que ali moravam da forma mais realista possível.

fotos de natureza fotografias de paisagens lindas

Imagem: Galen Rowell

Carr Clifton

Com mais de 30 anos de carreira, Carr é conhecido por retratar a realidade dos lugares mais remotos do planeta.

Portanto,  fotógrafo busca as mais originais fotos de paisagens nos locais onde ninguém sequer imaginaria visitar. Como resultado, as transforma em arte.

fotos de paisagens maravilhosas paisagens naturais

Imagem: Carr Clifton

Alex Boyd

Um dos membros da nova geração de fotógrafos de paisagens é conhecido por trazer uma visão romântica e clássica ao seu trabalho.

Por meio de fotos de paisagens em preto e branco com toques de sombras escuras, Alex transforma imagem em poesia e arte com facilidade.

fotos de paisagens maravilhosas paisagens naturais

Imagem: Alex Boyd

Fotos de Paisagem no Brasil

Se existe algo que ninguém pode negar é o quão belas são as paisagens que colorem o nosso Brasil! O mundo inteiro reconhece e admira a exuberância da natureza brasileira.

Presenteado com todos tipos de cenários por todo o seu território, o Brasil é perfeito para qualquer fotografia.

Conheça 10 lugares do país que ilustram as mais belas fotos de paisagens já vistas!

Floresta Amazônica;

fotos de paisagens maravilhosas paisagens naturais brasileiras

Pantanal, Mato Grosso do Sul;

fotos de paisagens brasileiras maravilhosas paisagens naturais

Lençóis Maranhenses, Maranhão;

fotos de paisagens maravilhosas paisagens naturais

Cataratas do Iguaçu, Paraná;

fotos de paisagens maravilhosas paisagens naturais

Bonito, Mato Grosso do Sul;

fotos de paisagens maravilhosas paisagens naturais

Jericoacoara, Ceará;

fotos de paisagens maravilhosas paisagens naturais

Fernando de Noronha, Pernambuco;

fotos de paisagens maravilhosas fotografia paisagens brasileiras

Chapada Diamantina, Bahia;

fotos de paisagens maravilhosas paisagens naturais

Morro do Corcovado, Rio de Janeiro;

fotos de paisagens maravilhosas brasileira

Avenida Paulista, São Paulo

fotos de paisagens maravilhosas paisagem natural sp

Fotos de Paisagem no Mundo

Cada um de nós possui o sonho de visitar pelo menos uma bela paisagem deste mundão, não é? Aliás, já diz o ditado: o que é bonito, é para se ver!

Até os lugares mais remotos do planeta guardam surpreendentes visões que nos mostram o quão perfeita a natureza é.

Desperte o seu espírito viajante com 10 dos cenários mais belos do planeta e planeje sua próxima viagem fotográfica! Fotos de paisagens maravilhosas garantidas! :)

Inspire-se nestas 10 fotos de paisagens no mundo

Grand Canyon, Estados Unidos

fotos de paisagens maravilhosas paisagens naturais

Grande Barreira de Corais, Austrália

fotos de paisagens do mundo

Ko Phi Phi, Tailândia

fotos de paisagens do mundo

Cordilheira dos Andes, América do Sul

fotos de paisagens do mundo

Deserto do Namibe, África

fotos de paisagens do mundo

Monte Fuji, Japão

fotos de paisagens do mundo

Rio Kawarau, Nova Zelândia

fotos de paisagens do mundo

Gizé, Egito

fotos de paisagens do mundo

Salar do Uyuni, Bolívia

fotos de paisagens do mundo

Vale da Lua, Jordânia

fotos de paisagens do mundo

Conclusão: Fotografia de Paisagem Profissional

Se a sua paixão é explorar o mundo e conhecer tudo o que ele tem a oferecer, chegou a hora de unir este amor à fotografia e descobrir um novo talento!

As fotos de paisagens se tornam parte da carreira de quase todo fotógrafo, mas nem todos conseguem continuar nela. Por mais simples que pareça, o gênero exige técnicas e um olhar criativo.

fotos de paisagens do mundo

Certamente, com todas as dicas que te demos, você está pronto para se aventurar nas fotos de paisagens e retratar a beleza do mundo como você a vê!

E você, já teve alguma experiência com as fotos de paisagem? Conte tudo nos comentários e não esqueça de avisar se ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP