Posted in:

Ensaio Fotográfico na Terceira Idade: Encante seus Clientes!

Ensaio Fotográfico na Terceira Idade

O ensaio fotográfico na terceira idade pode ser um ótimo presente, ou até mesmo uma forma de auto-cuidado.

É muito comum encontrar pessoas que associam beleza à juventude. No entanto, caminhamos para uma maior aceitação da beleza em todas as fases da vida.

Fotógrafos têm ajudado a comprovar o fato de que todas as idades possuem seu charme com os ensaios fotográficos na terceira idade.

Você já deve saber: a população brasileira está envelhecendo. Por isso, oferecer sessões fotográficas especializadas para a terceira idade pode ser uma ótima forma de destacar seus serviços.

Nesse artigo, você aprenderá tudo que precisa saber sobre o ensaio fotográfico na terceira idade. Assim, você estará preparado para criar essas fotos com excelência e encantar seus clientes!

O que são ensaios fotográficos para a Terceira Idade?

Ensaios fotográficos para a Terceira Idade o que são
O que são ensaios para Terceira Idade?

O ensaio fotográfico na terceira idade consiste de uma sessão de fotos voltada para capturar a beleza especial dessa fase da vida. Ou seja, busca registrar o idoso sem artifícios para fazê-lo parecer mais jovem.

A apreciação da beleza em todas as fases da vida, infelizmente, ainda é um assunto pouco discutido. No entanto, existe muito para se admirar na terceira idade.

O ensaio fotográfico na terceira idade pode ser, por exemplo, uma maneira de aumentar a autoestima do modelo. Justamente porque tendemos a associar a beleza à juventude, é importante trabalhar com idosos a ideia de que todas as idades possuem suas vantagens e desvantagens.

A sessão de fotos com idosos também costuma a ser um ótimo presente por esses motivos.

Outro tipo de ensaio fotográfico na terceira idade são as sessões em família. Afinal, casais na terceira idade também gostam de registrar o momento que estão vivendo. Além disso, muitas famílias gostam de incluir os avós nas sessões de foto.

Quanto cobrar por um ensaio fotográfico na terceira idade?

Quanto cobrar por um ensaio fotográfico na terceira idade?
Quanto cobrar por um ensaio na terceira idade?

Para precificar o ensaio na terceira idade, você deve considerar os mesmos detalhes de outros tipos de sessão.

Lembre-se, seu preço deve levar em conta:

  • Você precisará se locomover para algum lugar?
  • Uso dos seus equipamentos
  • Quanto você ganha por hora?
  • Quanto tempo terá a sessão?
  • Quantas fotos, em média, serão tiradas?
  • Quais são seus custos para realizar a sessão?
  • Qual é o preço médio cobrado por uma sessão na região onde você mora?

Esses são apenas alguns exemplos de detalhes que você precisa considerar ao precificar seus serviços.

Lembre-se de que o ensaio fotográfico na terceira idade geralmente precisa ser mais rápido, assim como sessões que envolvem crianças.

Como fazer um ótimo ensaio fotográfico com idosos?

Como fazer um ótimo ensaio fotográfico com idosos?
Como fazer um ótimo ensaio fotográfico com idosos?

Um bom ensaio fotográfico na terceira idade é feito com atenção e empatia. Tão importante quanto a qualidade do seu equipamento e seu olhar fotográfico, afinal, é fazer seus modelos se sentirem confortáveis.

Como é muito comum que as pessoas pensem na beleza como juventude, talvez seja necessário caprichar mais nos elogios para ajudar o idoso a sentir-se confiante.

Veja algumas dicas para garantir um ensaio fotográfico na terceira idade perfeito:

1. Garanta o conforto

Muitas vezes, situações que são suportáveis para um modelo de 30 anos são terríveis para um modelo com 60. Isso porque é comum que as pessoas percam a força nos braços e pernas ou passem a sentir dores conforme envelhecem.

Dessa forma, é preciso lembrar que o conforto do seu modelo precisa estar em primeiro lugar. E isso não diz respeito apenas ao confronto físico.

Muitas pessoas têm dificuldades em encontrar confiança com o envelhecimento. Então, lembre-se de elogiar e ajudar seus modelos a ver a própria beleza.

2. Não se esqueça das limitações do cliente

Algumas poses e até mesmo locais para o ensaio fotográfico na terceira idade já não são mais viáveis. É importante lembrar que o idoso frequentemente perde parte da mobilidade e da força nos braços e pernas.

Então, é preciso levar essas limitações em conta.

Além disso, lembre-se de perguntar na negociação das sessões se o idoso possui alguma necessidade especial para as sessões.

Por exemplo, se pode ficar por períodos estendidos em um ambiente com ar condicionado ou precisa de ajuda de equipamentos para se locomover.

Afinal, marcar uma sessão em um lugar que não possui acessibilidade pode não só atrapalhar seus planos como constranger seu cliente.

3. Seja atencioso e procure não demorar

Prestar atenção na linguagem corporal do idoso é fundamental. Muitas pessoas na terceira idade se sentem constrangidas sobre suas limitações e não gostam de falar que precisam de uma pausa.

Dessa forma, é importante sempre oferecer água, fazer pausas e tomar o cuidado de não fazer um ensaio fotográfico na terceira idade longo demais.

4. Preste atenção aos detalhes

Mais do que nunca, é importante treinar o olhar para encontrar os detalhes na composição. A beleza do ensaio fotográfico na terceira idade está, principalmente, em retratar essa fase com bom gosto e atenção.

As rugas do rosto, por exemplo, podem ser um detalhe extremamente belo. Capturar a expressão certa no rosto pode ser a diferença entre um bom retrato e uma imagem fantástica.

5. Escolha a iluminação com cuidado

Na terceira idade, tanto a pele quanto os olhos do modelo precisam da iluminação certa para brilhar. Uma luz muito dura na direção errada pode criar sombras indesejadas.

Da mesma forma, a iluminação muito forte diretamente nos olhos do idoso não criará um bom efeito – além de ser perigosa. Dessa forma, é fundamental escolher a iluminação com cuidado.

No geral, nosso conselho é usar uma luz difusa e suave. É claro, a luz dura também pode ser usada, mas exige muito mais cuidado e experiência do fotógrafo.

Ensaios fotográficos na terceira idade ao ar livre

Ensaios fotográficos na terceira idade ao ar livre
Book na terceira idade ao ar livre

A sessão fotográfica na terceira idade ao ar livre é uma ideia incrível! Parques, praias e até mesmo as ruas da sua cidade podem criar um cenário mais dinâmico e interessante.

No entanto, ao sair do estúdio, existem cuidados especiais que o fotógrafo deve tomar.

Veja alguns deles:

  • Lembre-se que você terá menos controle sobre a iluminação.
  • Garanta a acessibilidade do local escolhido para o idoso. Sempre pergunte com antecedência sobre necessidades especiais.
  • Mantenha a sessão curta.
  • Escolha um lugar onde o idoso se sinta confortável e confiante.
  • Lembre-se das baterias e cartões extra!

Uma ótima sugestão é escolher um lugar que signifique algo para o idoso e que ele goste. Assim, mais do que fotos bonitas, você estará produzindo memórias significativas para seu cliente.

Compensando a luz dura em dias de sol com o flash

Um dos maiores problemas ao fotografar fora do estúdio é a iluminação. Em especial para o ensaio fotográfico na terceira idade, onde você provavelmente quer evitar luzes duras.

Se o dia estiver ensolarado, não precisa cancelar a sessão: use seu flash para “preencher” as sombras.

Essa técnica ajuda a eliminar sombras indesejáveis e deixar a iluminação da cena mais difusa. Leia mais sobre essa e outras técnicas para usar o flash nesse outro artigo.

Ideias para ensaios fotográficos na terceira idade

Ideias para ensaios fotográficos na terceira idade
Ideias para ensaios fotográficos na terceira idade

Agora, você já sabe o básico para fazer um book fotográfico na terceira idade incrível! Então, é hora de buscar inspiração e ideias para tornar suas fotos verdadeiramente únicas!

A seguir, você encontra algumas das nossas dicas:

Sugira um tema

Os temas não devem ser confinados para sessões infantis! Ensaios familiares, para casais e para idosos também podem ficar mais divertidos e pessoais com um tema.

Para o ensaio fotográfico na terceira idade, o ideal é conversar com seu cliente e encontrar algo que reflita esse momento de sua vida.

Veja algumas sugestões que você pode oferecer:

  • Ensaio vintage: sugira roupas e acessórios da época que seu cliente mais tem saudade.
  • Hobbies: seu cliente gosta de jardinagem, artesanato ou tem algum hobbie? Essa é uma ótima oportunidade para incorporar esse aspecto da personalidade dele nas fotos.

Fotografe ao ar livre

As fotos de estúdio podem ser uma memória bonita, mas nada supera a beleza de um cenário natural. Em especial no ensaio fotográfico na terceira idade, o ensaio ao ar livre pode ter resultados incríveis!

Pergunte ao seu cliente qual é seu tipo de ambiente favorito. Não esqueça de garantir a acessibilidade e se preparar para passar algumas horas fora do estúdio.

Se estiver interessado, você pode encontrar dicas para tirar lindas fotos ao ar livre nesse artigo.

Acessórios divertidos podem criar um clima descontraído

A sessão de fotos nunca precisa ser inteiramente séria! Todo fotógrafo deve ter em seu estúdio alguns acessórios divertidos para deixar os ensaios mais interessantes.

Óculos estranhos e chapéus exagerados criam mais do que fotos engraçadas: podem ser usados para fazer o cliente descontrair e ficar mais confiante e relaxado na situação.

No ensaio fotográfico na terceira idade, esses acessórios se tornam ainda mais interessantes. É uma ótima forma de resgatar e registrar um lado jovial do cliente.

Reflita nas fotos os hobbies e interesses do modelo

O objetivo da maioria dos clientes que contratam um ensaio fotográfico e registrar o momento atual em suas vidas. Para isso, apenas uma foto do seu modelo não é o suficiente.

Daqui a um ano, como ele lembrará desse momento: por sua aparência física, ou pelos seus interesses e sentimentos? Normalmente, o segundo é a resposta certa.

Então, para criar memórias realmente queridas para seu cliente, é fundamental incorporar e registrar o momento atual – seus hobbies, seu humor, seus interesses.

Se as fotos forem em família, não esqueça de registrar interações

Ensaios em família ou para casais ficam muito mais interessantes quando o foco está nas interações, emoções e relacionamentos. O motivo é o mesmo do tópico anterior: é assim que as pessoas vão lembrar dessa fase em suas vidas.

Então, peça para a família interagir e crie situações que eles possam representar.

Outra dica é fotografar os membros da família interagindo durante as pausas. Essas imagens espontâneas, além de ficarem lindas, são as lembranças mais especiais.

Galeria: Inspire-se com esses lindos ensaios fotográficos com idosos

Que tal se inspirar com o trabalho de fotógrafos que têm se dedicado a capturar a beleza única da terceira idade? Confira essas imagens incríveis que selecionamos:

ensaio na terceira idade

ensaio idosa

ensaio casal idoso

ensaio idoso

book idosos

fotografia idosa ao ar livre

Conclusão

Especializar-se em book fotográfico na terceira idade pode ser uma maneira incrível de destacar seu negócio. Mesmo se você não pretende se limitar a esse nicho, oferecer sessões especialmente pensadas para idosos é uma forma de se destacar.

Nesse artigo, você aprendeu tudo que precisa saber para começar a fotografar nessa área. Lembre-se: embora esses ensaios sejam muito parecidos com uma sessão usual, é importante se atentar às particularidades e necessidades especiais desses clientes.

A terceira idade possui uma beleza única e especial, que merece ser capturada!

Quer aprender mais sobre serviços que você pode oferecer para diferenciar seu negócio dos demais? Veja também esses outros artigos que separamos:

E você, já realiza ensaio fotográfico na terceira idade? Quais são suas recomendações para fotógrafos que querem se aventurar na área? Conte para a gente nos comentários e não deixe de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Obrigado por ler até aqui!

 

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

191 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *