Posted in:

Fotos da Natureza: Dicas para Melhores Fotografias

Fotos da Natureza

Tirar fotos da natureza é um tema bastante amplo na fotografia. Esse tipo de clique busca capturar fenômenos naturais ou agentes da natureza, como paisagens, animais e plantas, por exemplo.

As imagens da natureza são bastante democráticas e são capazes de mudar a relação entre o ser humano e os fenômenos naturais. Isso acontece porque essas fotos intrigam, fascinam e convidam as pessoas a interpretá-las e senti-las.

Normalmente, esse tipo de foto costuma concentrar a atenção do observador por conta da captação de aspectos estéticos, mais do que outras áreas da fotografia.

Além disso, fotos da natureza podem também servir na melhoria da educação ambiental, denúncias e conscientização em relação à preservação do meio ambiente.

Você sabe como realizar cliques de paisagens de forma surpreendente? Então, acesse o guia completo que preparamos para você e descubra tudo sobre o assunto!

Neste artigo você vai conhecer as melhores dicas para tirar fotos da natureza.

Índice

  1. Fotos da Natureza: um gênero cheio de oportunidades
  2. Tipos de fotos da natureza
  3. Que equipamentos usar para tirar fotos da natureza?
  4. Dicas para tirar fotos da natureza lindas
  5. Inspiração: Galeria com fotos da natureza de tirar o fôlego
  6. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre fotos da natureza:

Fotos da Natureza: um gênero cheio de oportunidades

Fotos da Natureza

Fotos de natureza fazem parte do fotojornalismo e seu objetivo é captar aspectos naturais, animais, paisagens e devastação ambiental, por exemplo. Ela possui vertentes que buscam retratar a riqueza e  biodiversidade que a natureza possui.

Alguns fotógrafos possuem o objetivo mais ativista, usando suas fotografias para denunciar crimes e a degradação ambiental de forma que deixe o espectador impactado, fazendo-o pensar e mudar seus hábitos.

Outros, por sua vez, captam partes específicas da natureza, como é o caso da fotografia de paisagem e a fotografia macro, por exemplo.

Concursos podem gerar exposição positiva

Existem diversos concursos de fotos da natureza que visam gerar uma maior exposição tanto para esse gênero fotográfico quanto para os fotógrafos da área.

Muitos fotógrafos ativistas também buscam tais concursos, a fim de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental.

Essa opção também é ótima para quem busca realizar networking, já que fica mais fácil conhecer profissionais e clientes da área.

Vendendo para sites de stock photo

Também é possível ganhar dinheiro com fotos da natureza vendendo suas imagens para bancos de imagem online. Assim, você clica momentos incríveis e ainda ganha para isso.

Você pode disponibilizar suas imagens para usos específicos, de forma licenciada para o comprador ou por quem quer que seja o responsável pela licença.

Confira agora quais são os tipos de foto da natureza:

Tipos de fotos da natureza

tipos Fotos da Natureza
Tipos de fotos da natureza

Existem diversos tipos de fotos da natureza. Assim, é importante que você saiba quais são eles, para identificar com qual deles você mais se encaixa.

No entanto, lembre-se que não há a necessidade de se ater a apenas um deles. Você pode ser um ativista e clicar bonitas imagens de plantas também.

Fotos de paisagens

A fotografia de paisagem tem como objetivo transmitir a beleza do cenário natural que, muitas vezes, passa despercebido por muitas pessoas no dia a dia.

Esse conceito tem atraído cada vez mais profissionais da área, exigindo estudo e dedicação, a fim de se conseguir o melhor resultado possível dessa arte.

Não basta apenas apontar a câmera para uma determinada paisagem e clicar para se obter uma foto de capa de revista. É necessário saber quais são os equipamentos ideais e buscar inspiração em fotógrafos consagrados, como é o caso de Michael Kenna, Nadav Kander e Sebastião Salgado.

Fotos de animais silvestres

As fotos de animais silvestres também são muito buscadas por fotógrafos do meio. Retratar o universo selvagem pode ser um pouco arriscado. Então, tais cliques costumam ser realizados à distância, a fim de garantir a naturalidade da cena e a segurança do fotógrafo.

Dessa forma, é fundamental que esses profissionais façam uso de lentes de longo alcance com altas velocidades de obturação, a fim de captar o movimento dos animais da forma mais natural possível.

Fotos de plantas

Outro tipo bastante comum de fotos de natureza é a fotografia de plantas. Nele, os profissionais da área captam imagens de diversos tipos de plantas nas mais variadas situações, como em momentos de chuva ou de seca, por exemplo.

Além disso, também é comum se deparar com registros da interação de animais com tais plantas, ao se esconderem de seus predadores ou recolhendo pólen, como é o caso das abelhas.

Macro de plantas, padrões e insetos

A fotografia macro de plantas, padrões e insetos é uma área impressionante da fotografia da natureza.

O termo Macrofotografia se refere a imagens que são reproduzidas no sensor do mesmo tamanho do objeto real (1:1) e vai até (10:1). Dessa forma, é possível ampliar uma imagem de tal forma que capte diversos tipos de detalhes, como uma gota caindo de uma folha.

Um exemplo disso seria uma mosca de 2 cm. Ao fotografá-la com uma lente comum, você consegue obter uma boa ampliação. No entanto, para conseguir alcançar um nível ainda mais alto de detalhes, é necessário fazer uso de determinadas técnicas e acessórios específicos.

Quer saber quais são os equipamentos ideais para ter um ótimo resultado ao clicar fotos da natureza? Então, continue acompanhando este artigo:

Que equipamentos usar para tirar fotos da natureza?

Fotos Natureza equipamentos
Que equipamentos usar para tirar fotos da natureza?

É importante que você saiba quais são os equipamentos ideais para tirar fotos da natureza. Porém, entenda que não existe uma regra específica para isso. O mais importante é conhecer o equipamento que você possui e saber quais são suas limitações.

O estilo close-up, por exemplo, não pede muitas mudanças nas configurações da câmera.

Nesses casos, busque focar com a maior nitidez possível e desfoque um pouco o restante da paisagem.

Uma configuração possível para essas situações são as aberturas de f/9.0 a f/11, uma velocidade de obturador alta, flash e ISO abaixo de 400.

Objetivas para paisagens

As mais indicadas para a fotografia de paisagens são as grande angulares. Com elas, você consegue garantir uma amplitude do enquadramento, além da nitidez da fotografia toda.

No entanto, se a sua meta for clicar pontos que estão a uma longa distância, as lentes zoom são mais recomendadas. Isso se dá porque elas são capazes de enquadrar e focar um ponto específico de maneira mais clara.

Além disso, é muito importante que você não se esqueça do tripé! Este acessório é fundamental na hora de clicar lugares amplos com mais precisão e nitidez.

Objetivas para macro

As lentes macro são as mais indicadas para a fotografia macro. Isso acontece porque elas conseguem registrar elementos em enquadramentos muito fechados, porém, com uma alta nitidez.

Dessa forma, você é capaz de clicar um inseto ou uma planta, por exemplo, com todos os seus mínimos detalhes. As lentes que não possuem essa característica não são capazes de aproximar tanto o seu assunto nem ter uma boa nitidez.

Uma das lentes macro da Canon é a 100mm Macro. Com ela, você é capaz de dar super closes e capturar cenas incríveis.

Objetivas para fotografar animais

Fotografia de animal selvagem pode ser realizada com diferentes tipos de lentes e com diversas distâncias focais. No entanto, é recomendado o uso de uma teleobjetiva para esse propósito, como uma 100-400mm por exemplo.

Acessórios essenciais para fotografias na natureza

Existem alguns acessórios que são fundamentais para que suas fotos da natureza sejam as melhores possíveis com um ótimo resultado final.

Alguns deles são:

  • Lente Grande Angular
  • Lente Teleobjetiva
  • Celular
  • Tripé
  • Filtro de Densidade Neutra (ND)
  • Filtro Polarizador
  • Disparador Remoto

Dicas para tirar fotos da natureza lindas

Fotos da Natureza dicas

Uma ótima maneira de entrar no ramo da fotografia da natureza é fazendo trilhas, visitando reservas e parques naturais ou viajando para locais de praia ou montanha, por exemplo.

Também é fundamental que você domine o seu equipamento, além de ter que trabalhar a sua paciência e ter a clareza de que muitas vezes você não vai conseguir uma boa foto nos primeiros cliques.

Isto acontece, pois a natureza é bastante imprevisível, mudando a cada instante. Além disso, se o seu objetivo for fotografar animais, contará ainda com o fator deslocamento, por exemplo.

No entanto, quando você conseguir capturar a essência da natureza em sua imagem, com certeza todo o seu esforço terá valido a pena.

Segurança e conforto em primeiro lugar

Ao fotografar a natureza você deve ter muito cuidado, não apenas com o zoom ou com o seu equipamento. É fundamental que você pense na sua segurança em primeiro lugar.

Essa dica é válida principalmente para fotos de animais. Jamais ponha a sua vida em risco por uma foto. Fique sempre em um local e a uma distância segura para clicar o seu assunto.

Seja paciente e espere o momento e iluminação perfeitos

Por se tratar da natureza, você precisa aprender a esperar a iluminação perfeita para realizar o seu clique. Muitas vezes, horas ou minutos podem fazer toda a diferença na posição do sol, por exemplo, e afetar diretamente o seu resultado final.

Entenda como seu equipamento funciona

Antes de começar a clicar, é fundamental que você conheça o seu equipamento e saiba o que é possível fazer com ele. Por exemplo, saiba qual é a capacidade da sua lente e se ela é capaz de realizar fotografia macro antes de optar por essa área.

Configurando o ISO ideal para a iluminação

O ISO controla a sensibilidade do sensor à luz. Isso quer dizer que utilizar o ISO alto permite velocidades de disparo mais rápidas com diafragmas mais fechados.

Em contrapartida, um ISO alto também aumenta o nível de ruído da sua foto. No entanto, você pode diminuir esse efeito no momento da sua pós produção.

Inspiração: Galeria com fotos da natureza de tirar o fôlego

Para começar a tirar lindas fotografias da natureza, é importante que você se inspire em imagens de tirar o fôlego. Então, confira a galeria a seguir:

Fotos da natureza amazônica

Fotos Natureza amazonica

Fotos da Natureza

Fotos da natureza com animais

Fotografia animais

Fotos de Natureza animais

Fotos da Natureza animais

Fotos de natureza morta

Fotos da Natureza morta

Fotos da Natureza morta

Fotos da Natureza morta

Fotos de natureza selvagem

Fotos Natureza selvagem

Fotos da Natureza selvagem

Natureza selvagem

Fotos de natureza exuberante

Fotos da Natureza

Fotos da Natureza

Fotos da Natureza

Fotos da Natureza exeburante

Conclusão

Tirar fotos da natureza não é uma tarefa tão simples assim. É necessário conhecer e ter o equipamento adequado para o seu objetivo.

Ao optar por clicar a natureza, é importante saber que existem diferentes áreas a seguir, como:

  • Fotos de paisagens
  • Fotos de animais silvestres
  • Fotos de plantas
  • Macro de plantas, padrões e insetos

Fotografia da Natureza

Além disso, é muito importante que você preze pela sua segurança em primeiro lugar. Jamais arrisque a sua vida por uma foto. Certifique-se de estar em um local seguro antes de começar o seu ensaio fotográfico.

Seja muito paciente, a natureza é imprevisível. Ou seja, ao optar por esse ramo da fotografia você precisa saber que não terá o controle do seu assunto ou da iluminação. Assim, pode ser que você tenha que esperar muito tempo para conseguir a sua foto ideal.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre fotos da natureza. Agora, é só se inspirar, configurar o seu equipamento e começar a clicar!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre fotos da natureza? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *