Posted in:

Ensaio Fotográfico Família: 12 Dicas Práticas e Surpreendentes

ensaio fotografico familia

Quer aprender como fazer um ensaio fotográfico família fantástico?

O ensaio fotográfico família é uma tradição antiga, mas passou por muitas mudanças! Conheça as últimas tendências neste artigo.

A fotografia tem sido a melhor maneira de registrar momentos e lembranças desde que foi criada. As fotos em família, por exemplo, são uma longa tradição. Os retratos registram as fases da vida e ganham um lugar especial na história da família.

Como tudo que diz respeito à fotografia, no entanto, a forma como capturamos as fotos de família passou por uma incrível evolução.

Antigamente, os equipamentos fotográficos só produziam boas imagens com os modelos parados, por exemplo. É por isso que a maioria dos retratos de família antigos que encontramos é composto pelos membros parados um ao lado do outro.

Hoje, por outro lado, existe uma enorme gama de opções quando se trata do ensaio fotográfico família.

Índice

  1. O que é Ensaio Fotográfico Família?
  2. A Imprevisibilidade da Fotografia Familiar
  3. Dicas para o Ensaio Família
  4. Ideias Criativas de Poses para Ensaio Fotográfico Família
  5. Conclusão

A seguir, você encontra todas as informações que precisa para começar a trabalhar com ensaios fotográficos para famílias. Trouxemos dicas incríveis para tornar suas fotos cada vez mais lindas. Continue lendo e confira:

O que é Ensaio Fotográfico Família?

O hábito de registrar sua família não é um conceito novo. Mesmo antes da primeira câmera fotográfica, as pessoas já tinham esse costume. Antigamente, no entanto, o registro era feito através de pinturas. Isso significa que apenas as famílias mais ricas podiam fazer isso.

Com a popularização da fotografia, no entanto, o hábito se espalhou. É difícil encontrar uma família que não guarde fotos de seus antepassados e dos seus entes queridos.

Isso é especialmente verdade hoje em dia, com câmeras disponíveis em todo smartphone.

O ensaio fotográfico família é um serviço para aqueles que querem levar o registro dos momentos familiares a um novo nível.

É cada vez mais comum contratar um fotógrafo profissional, seja para fazer um retrato tradicional em família, para registrar eventos e momentos importantes, ou simplesmente para produzir um book fotográfico divertido.

Isso, é claro, representa oportunidades incríveis para fotógrafos.

A Imprevisibilidade da Fotografia Familiar

Se você já está acostumado a fotografar pessoas, sabe que nem sempre as coisas funcionam como previsto. Lidando com múltiplos modelos, você precisa estar preparado para se adaptar um pouco.

Principalmente quando as fotos em família envolvem crianças, você pode precisar de novas estratégias e um pensamento rápido.

Se quiser mais dicas sobre isso, leia esse outro artigo que publicamos sobre como fazer ensaios infantis. Certamente você fará bom uso das estratégias apresentadas nele durante o ensaio fotográfico família.

Dicas para o Ensaio Família

Ensaio Fotográfico Família

Quando uma família procura um fotógrafo profissional para registrar uma fase de suas vidas, certamente está esperando um book incrível. Por isso, você precisa fazer mais do que apenas entregar retratos tradicionais.

A seguir, você encontra 12 dicas para se inspirar e fazer um ensaio fotográfico família que seus clientes nunca vão esquecer! Confira:

Busque a Essência da Família

Registrar pessoas com a fotografia pode parecer uma tarefa simples. No entanto, existe muito mais envolvido em uma boa foto do que a composição e luz.

Quando falamos de um ensaio fotográfico família, é interessante lembrar o objetivo deste tipo de foto. As pessoas normalmente querem registrar uma fase por que gostariam de se lembrar dela no futuro. Dessa forma, é importantíssimo encontrar e capturar a essência da família.

Quem são eles? Como você pode traduzir isso em imagens?

Uma boa foto de família, se vista por netos ou bisnetos, contará uma história sobre as pessoas nela. Tenha isso em mente durante o ensaio fotográfico família.

O Local Ideal

Ensaio Fotográfico de Família locação

É verdade que em seu estúdio você consegue um melhor controle sobre a iluminação e composição das fotos. No entanto, cada vez mais pessoas preferem contratar ensaios ao ar livre, em suas casas ou em alguma outra localização.

Para não errar na escolha do local, certifique-se de:

  • Ouvir seus clientes: saber o que eles esperam do ensaio fotográfico família e que tipo de foto querem é fundamental para escolher o local.
  • Pensar na temática da sessão. Muitas vezes, seus clientes te contratarão com uma temática em mente. Alinhe o local do ensaio com ela.

Não esqueça de garantir que você possui todo o equipamento necessário para realizar ensaios fotográficos longe do seu estúdio. Os cartões de memória e baterias extra ganham um destaque especial aqui.

Saiba o Nome dos Membros Participantes da Família

Essa pode parecer uma diretriz óbvia, mas aprender o nome de todos os participantes do ensaio fotográfico família pode ajudar muito.

Sabendo quem é quem, dirigir a sessão fica muito mais simples. Além de tornar a sessão mais confortável para seus clientes e fazê-los sentir que você está prestando toda a atenção possível na família.

Atenção: é muito comum que fotógrafos se dirijam aos membros da família como “mãe”, “pai”, “filho” e palavras similares.

Embora na maioria das vezes esses termos sejam suficientes para dirigir a sessão, eles podem incomodar os clientes devido a dois extremos: ou soam pessoais demais ou passam a impressão de que você não está completamente presente na sessão.

Sugira Roupas para Ensaio Fotográfico Família

ensaio familia

Imagem: Ensaio da Família Albuquerque – Por Dani Batista

Tão importante quanto encontrar a localização perfeita é adequar o figurino da família para o ensaio fotográfico. Como fotógrafo, você pode fazer sugestões em relação a vestimentas e acessórios.

É preciso, no entanto, voltar a pensar na imprevisibilidade. Lembre-se que os clientes podem aceitar sua sugestão ou não. Ou até mesmo concordar e esquecer-se completamente dos trajes acordados no dia do ensaio fotográfico família.

Vale à pena também levar alguns acessórios mais simples para a sessão. Sempre fique atento às temáticas e aos objetivos da família para o ensaio, no entanto.

Inclua Hobbies

Ensaio Familia

Uma das maneiras mais simples de conferir personalidade e originalidade a um book fotográfico familiar é incluir os hobbies e interesses das pessoas presentes.

Essa é uma estratégia incrível para complementar nossa primeira dica, sobre encontrar a essência das pessoas registradas.

Peça para que seus clientes escolham alguns interesses para a sessão. Veja alguns exemplos do que você pode fazer:

  • Se alguém na família pratica algum esporte, faça fotos temáticas.
  • Se um dos membros faz algum trabalho artezanal, pode valer a pena incluir algumas peças como acessórios.
  • Inclua os outros membros da família na temática! Isso pode criar fotos muito divertidas.

Inclua Pets

Ensaio Fotográfico Família com animal de estimação cahorro

Atualmente, é cada vez maior o número de pessoas que pensa nos animais de estimação como parte da família. Se eles estão sempre presentes nas vidas dos seus clientes, nada mais natural do que incluí-los no ensaio fotográfico família.

Lembre-se: quando você lida com animais, está adicionando mais um elemento nas fotos sob o qual você tem pouco controle. Planeje-se com isso em mente. No entanto, essa pode ser a forma perfeita de trazer espontaneidade para o book.

Veja algumas dicas para fotografar animais:

  • Peça para seus clientes que posem com os pets para um retrato tradicional;
  • Peça que eles brinquem com o pet. Isso pode gerar ótimas fotos com muito movimento;
  • Fotografe as interações com os pets, mesmo quando seus clientes não estão posando. Isso cria lindas imagens espontâneas, que podem ser lembranças incríveis um dia.
  • Tenha em mãos um brinquedo do animal ou petisco (aprovado pelos donos, é claro.) Dessa maneira, é mais fácil fazer com que o pet olhe para a câmera.
  • Dispense cuidados especiais ao seu equipamento. Sabemos que você sempre cuida dele, mas fique de olho onde você deixa suas coisas. Você não quer acabar com peças mastigadas, afinal.

Escolha os Equipamentos Fotográficos Certos

Aqui no blog, estamos sempre ressaltando a importância de escolher o equipamento certo e, principalmente, de saber lidar com o que você tem.

Dependendo do local da foto, você precisará de um tipo especifico de lente, de filtro, de iluminação… Por isso, sempre certifique-se de que você está preparado para o ensaio fotográfico família.

E isso não significa contar com o básico para cada situação. Converse com seus clientes e entenda o que eles esperam das fotos. Isso te dará uma boa ideia do tipo de equipamento necessário para alcançar as expectativas deles.

Se quiser aprender mais sobre os equipamentos que você precisa ter, leia também esse outro post que preparamos. Se você está procurando informações especificamente sobre lentes, pode encontrar suas respostas neste outro conteúdo.

Iluminação é Tudo

Quando falamos de fotografar pessoas, a iluminação adequada é ainda mais importante do que o normal. Isso porque, em um ensaio fotográfico família, o objetivo é normalmente capturar os detalhes da aparência das pessoas, as expressões e as emoções.

Uma luz muito direcionada, por exemplo, pode criar sombras duras no rosto dos modelos, ocultando detalhes importantes.

Por isso, estude o local onde o ensaio fotográfico família será realizado, e certifique-se de levar os equipamentos necessários para a correção da iluminação. Isso pode significar desde algo simples, como um refletor, até flashs ou luminárias mais específicas.

Brinque com os Planos Fotográficos

O plano fotográfico, também chamado de enquadramento da foto, é muito importante em retratos. Brincar com diferentes enquadramentos pode ser uma ótima maneira de criar um book variado e dinâmico.

Ao montar um fotolivro, por exemplo, diferentes planos fotográficos podem dar a ideia de movimento. A técnica de variação também ajuda a direcionar os olhos para detalhes diferentes, mesmo quando a fotografia conta com os mesmos modelos e mesmo fundo.

Procure os Momentos Mágicos

Nem sempre as melhores fotos acontecem quando todos os modelos estão preparados. Em um ensaio fotográfico família, haverão muitos momentos onde seus clientes não estão posando – e eles são muito valiosos.

Durante pausas para que as crianças descansem ou comam algo, por exemplo, você pode registrar a interação entre os membros da família.

Os pais podem estar brincando com os filhos, o marido pode colocar um braço sobre o ombro da esposa, ou o pet pode dormir no colo de alguém, por exemplo.

Esses momentos espontâneos são precisos, criam imagens incríveis e surpreendem seus clientes positivamente.

Fotografia Lifestyle de Família

ensaio familia

Lifestyle é um termo em inglês que significa estilo de vida. Em fotografia, utilizamos o termo para falar de fotos criadas para contar uma história sobre seus modelos de maneira mais espontânea possível.

É claro, ainda existirá direção do ensaio, um local será escolhido e a iluminação será adaptada – tudo que a fotografia tradicional manda.

No entanto, ao invés de apenas escolher um local bonito, por exemplo, será escolhido um local que a família gosta ou sempre visita. Ao invés de sorrir para a câmera, os modelos vão interagir entre si.

O objetivo é capturar o dia a dia, a energia das pessoas. A fotografia lifestyle pode ser um grande diferencial para você. Veja algumas dicas para implementar:

  • Preste atenção no jeito das pessoas e na forma como interagem.
  • Incorpore detalhes na composição, como objetos da casa e decoração.
  • Foque em fotografar interações e ações, ao oposto de modelos.
  • Peça para que a família faça atividades cotidianas, como dar comida ao bebê ou molhar as plantas da casa.

Lembre-se do Retrato Oficial

ensaio fotográfico família retrato oficial

Como você viu, hoje um ensaio fotográfico família é muito mais do que um retrato com todos os membros, um ao lado do outro. No entanto, essa composição é parte de uma tradição muito bem estabelecida, e não pode faltar!

Faça o retrato tradicional antes de mais nada. Você pode até mesmo adicionar alguns toques criativos a ele. Mas é essencial que ele faça parte da seleção de fotos que você entregará aos seus clientes.

Ideias Criativas de Poses para Ensaio Fotográfico Família

Quer mais inspiração para dirigir um ensaio fotográfico família? Confira essa galeria que montamos com ideias incríveis de poses e temáticas!

ensaio fotográfico família

ensaio fotográfico família

ensaio fotográfico família

ensaio fotográfico família

ensaio fotográfico família

ensaio fotográfico família

ensaio fotográfico família

ensaio fotográfico família

ensaio fotográfico família

ensaio fotográfico família

ensaio fotográfico família

Conclusão: Ensaio Família Profissional

O ensaio fotográfico família é uma tradição de muitas décadas. Mesmo passando por inúmeras mudanças – em técnica, temática, composição e estilo – esse hábito persiste.

Cada vez mais pessoas procuram fotógrafos profissionais para registrar fases da vida e momentos especiais entre familiares. Por isso, esse nicho representa grandes oportunidades – basta estar preparado.

ensaio fotográfico família book

Nesse artigo, você aprendeu tudo que precisa saber sobre o ensaio fotográfico família!

Quer mais dicas para tornar seu trabalho ainda mais incrível? Leia também esses outros posts que preparamos:

E então, pronto para registrar os melhores momentos? Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários e não esqueça de perguntar se ainda ficou com alguma dúvida.

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

144 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP