Posted in:

Fotografia de Eventos: Guia Completo para Começar a Fotografar na Área

fotografia de eventos

A fotografia de eventos é uma área ampla, e muito promissora. É claro, você deve ter em mente que existem, sim, muitos profissionais trabalhando com isso.

No entanto, é possível encontrar sua fatia desse mercado com um pouco de networking e criatividade.

Uma coisa é certa: sempre existirão eventos especiais, que precisam ser registrados por um fotógrafo profissional. E isso engloba desde festas de aniversário infantis até palestras e workshops empresariais.

Como você pode imaginar, escolher e se estabelecer em um nicho nessa área tão ampla da fotografia pode ser um grande desafio. Por isso, preparamos esse post, com tudo que você precisa saber — e fazer — para começar!

Não deixe de ler também nosso guia sobre como fazer backup do seu trabalho. Essa prática é essencial para a fotografia de eventos.

A seguir, você vai conhecer melhor o mundo da fotografia de eventos. Vamos lá?

Índice

  1. O que é fotografia de eventos?
  2. Tipos de fotografias de eventos
  3. Como está o mercado para fotografia de eventos?
  4. Fotografia de eventos: como se inserir nessa área
  5. Dicas para arrasar na fotografia de eventos
  6. Equipamentos para fotografia de eventos
  7. Conclusão

O que é fotografia de eventos?

O que é fotografia de eventos?
O que é fotografia de eventos?

A fotografia de eventos é um nicho da fotografia profissional. O objetivo do fotógrafo aqui é registrar os momentos chave de um evento social, os convidados que estavam presentes, os anfitriões e a interação entre as pessoas.

As fotos de eventos podem ter diversas finalidades para seus clientes. Elas podem ser uma forma de relembrar o dia, de documentar ou até mesmo usadas para divulgação e marketing.

Tudo vai depender do tipo de evento e dos objetivos do seu cliente. Como essas são informações que afetam o que você deve registrar, e como, é importante conversar com o cliente sobre isso.

Tipos de fotografias de eventos

Tipos de fotografias de eventos
Tipos de fotografias de eventos

Como mencionamos, a fotografia de eventos é uma área muito ampla. Por isso, é comum dividir esse tipo de foto em algumas categorias.

Conhecer os diferentes tipos de fotografias de eventos pode ajudar você a selecionar um nicho e se especializar.

Veja os principais tipos de fotos de eventos:

Fotografia de eventos sociais

As fotografias de eventos sociais incluem casamentos, aniversários e formaturas, por exemplo. Nesse nicho, é muito importante contar com um bom networking e marketing pessoal para conseguir se destacar.

Se você está fotografando eventos sociais, normalmente a intenção do cliente é guardar memórias do acontecido. Dessa forma, você deve prestar atenção nos momentos chave do evento, além de registrar os convidados, anfitriões e interações sociais na festa.

Por exemplo, em um álbum de casamento, não podem faltar as fotos do momento do sim, do buquê e dos pais dos noivos. Mas também é importante registrar os convidados se divertindo na recepção ou a emoção do público.

Fotografia de eventos esportivos

Registrar eventos esportivos exige um conjunto de habilidades único. Esse tipo de fotografia é muito diferente de outros eventos:

  • O fotógrafo nem sempre pode estar perto do assunto;
  • As oportunidades de foto ocorrem em milésimos de segundo;
  • É preciso entender do esporte sendo registrado.

Se você está interessado na fotografia esportiva, temos um artigo dedicado às técnicas e equipamentos necessários para esse gênero.

O objetivo do seu cliente na fotografia de eventos esportivos será, normalmente, o registro e documentação da partida. Muitos fotógrafos, por exemplo, tiram as fotos de maneira independente e vendem as imagens para revistas, através de plataformas online.

Fotografia eventos corporativos

A fotografia de eventos corporativos normalmente tem como objetivo documentar o evento ou fazer a divulgação da marca no futuro. Por isso, é muito importante que o fotógrafo alinhe detalhadamente com o cliente quais são os pontos que precisam ser registrados.

Inserir-se nesse mercado pode ser um pouco mais difícil: você precisará contar com um networking eficiente acima de tudo.

A maioria dos fotógrafos são contratados por empresas que desejam registrar eventos corporativos através de indicações. No entanto, ter um portfólio bem montado vai ajudar muito na hora de assegurar as parcerias.

Como está o mercado para fotografia de eventos?

fotos de eventos sociais
Como está o mercado para fotografia de eventos?

É comum encontrar fotógrafos veteranos que dizem que a fotografia de eventos é uma área saturada. E realmente, existem muitos profissionais que trabalham com isso.

No entanto, isso não significa que não exista espaço para novos profissionais. Muito pelo contrário: cada vez mais, a fotografia de eventos encontra novos nichos e oportunidades de especialização.

Você precisará, é claro, trabalhar no networking e construir um portfólio. Mas o mesmo pode ser dito para qualquer área da fotografia.

Muitos fotógrafos que cobrem eventos trabalham também com outras áreas — como o fotojornalismo ou a fotografia de produto. Mas se sua escolha for se especializar, isso também é possível: basta escolher o nicho certo e criar diferenciais para seus serviços.

Fotografia de eventos: como se inserir nessa área

como começar a fotografar eventos

Para começar a trabalhar com fotografias de eventos, é importante contar com o básico: portfólio, equipamento adequado e clientes em potencial. Veja nossas dicas para se inserir nesse nicho da fotografia:

Networking e contatos

Os contatos são especialmente importantes na fotografia de eventos. Entenda que seus clientes estão confiando à você uma grande responsabilidade: registrar um momento único em suas vidas.

Quando o assunto são casamentos e outras ocasiões tão especiais, não é de se espantar que os clientes não queiram escolher qualquer pessoa.

Por isso, você deve contar com indicações de amigos, de outros profissionais da área e de clientes anteriores.

Montando um portfólio

Montar o portfólio perfeito pode ser um enorme desafio. Nossa dica é optar por uma solução online no começo, como o Behance. Assim, você não tem gastos e o portfólio pode ser encaminhado com muita facilidade.

Para montar um portfólio profissional e chamativo, siga essas dicas:

  • Selecione bem seus trabalhos;
  • Não coloque muitos trabalhos no portfólio;
  • Tenha pelo menos dois exemplos de cada área de atuação;

Cursos e especializações

É muito comum encontrar profissionais da fotografia autodidatas. E não há nenhum problema nisso. Especialmente para trabalhar como freelancer, é muito provável que você não precise de uma formação na área.

No entanto, o mesmo não pode ser dito para alguns tipos de fotografia de eventos. Em especial no meio corporativo, contar com cursos formais pode ser um diferencial enorme para seus serviços.

Os cursos também são uma boa ideia para fotógrafos que buscam aprimorar seus conhecimentos e olhar fotográfico. Muitas vezes, a discussão com mentores e outros profissionais não tem preço.

Dicas para arrasar na fotografia de eventos

fotografia de eventos dicas
Dicas para fotografar eventos

Agora você já sabe tudo sobre a fotografia de eventos! É hora de começar a lapidar suas habilidades para trabalhar nessa área.

Para isso, nada melhor do que a prática, claro. Mas existem algumas dicas que vão ajudar você a alcançar esse objetivo muito mais rápido. Veja só:

Converse bem com o cliente antes

Nada como um briefing bem feito para garantir que um trabalho saia certo na primeira tentativa, não é mesmo? E, como na fotografia de eventos isso é tudo que você tem – uma tentativa – é fundamental alinhar todos os detalhes.

Antes do evento, você precisa saber:

  • Quais são os objetivos e expectativas do cliente;
  • Quais são os momentos chave do evento;
  • Existem convidados dos quais a fotografia não pode faltar?
  • Existem detalhes da decoração que devem ser registrados?
  • O cliente prefere fotos posadas, espontâneas ou uma mistura dos estilos?

As questões a seguir vão ajudar no seu planejamento em relação ao equipamento que deve ser levado:

  • Como será a iluminação do ambiente?
  • Quanto tempo de duração terá o evento?
  • O evento é ao ar livre?
  • Como está a previsão do tempo para o dia?

Entenda quais os momentos chaves a serem capturados

A fotografia de eventos é, em essência, o registro de momentos especiais. Isso faz com que algumas fotos sejam fundamentais para o álbum.

Por exemplo, os momentos chave de um aniversário infantil são:

  • Decoração e bolo;
  • Criança interagindo com os pais e família;
  • Criança brincando com os convidados;
  • Criança participando dos eventos da festa (pula-pula, interação com animadores, etc)
  • Momento do parabéns;
  • Criança apagando as velas;
  • Criança cortando o bolo.

Quando você se especializa num nicho, acaba ficando mais fácil encontrar padrões e definir os momentos chave do evento. Até ter essa prática, no entanto, listar os momentos chave antes do evento pode ajudar a não perder nada.

Tire fotos das interações entre os convidados

As atrações centrais do evento são, sim, importantíssimas. No entanto, o que faz da ocasião um momento realmente especial são os convidados. Por isso, toda cobertura de evento deve contar com fotos espontâneas das interações entre os presentes.

Pessoas conversando, rindo ou dançando produzem ótimas fotos, perfeitas para complementar qualquer álbum.

Truques para ajustar a iluminação na fotografia de eventos

Um dos maiores desafios ao fotografar eventos é que o fotógrafo é removido da sua zona de conforto — seu estúdio. Você não terá controle nenhum sobre a iluminação do ambiente, e isso pode ser assustador.

No entanto, existem diversos truques e acessórios que podem ser utilizados para remediar a situação.

O flash externo e os rebatedores, por exemplo, podem ajudar muito em eventos noturnos. Existe também a softbox portátil.

E fique tranquilo: na maioria das vezes, uma câmera de qualidade com o ajuste de ISO certo dará conta da situação.

O melhor enquadramento para fotos com diversos assuntos

Essa dica é para as temidas fotos em grupo, super comuns em eventos. Com tantas pessoas presentes, é difícil chegar ao enquadramento ideal. O resultado são, normalmente, fotos cansativas e iguais.

Se o evento permite (um setting mais casual, por exemplo), você pode sugerir poses criativas para os grupos. Agora, em um evento corporativo ou formal, não há escapatória.

Como então, enquadrar as fotos em grupo da melhor maneira possível?

A dica é procurar alinhar a câmera com a altura dos olhos dos fotografados. Também é preciso ter cuidado com cortes. Fotografe sempre ou o corpo inteiro, ou realize o corte aproximadamente no meio do quadril. Cuidado também para não cortar mãos e pés.

Equipamentos para fotografia de eventos

fotografia de eventos equipamentos

Outra dúvida que muitos fotógrafos iniciantes têm é se eles devem investir em algum equipamento específico para a fotografia de eventos. No geral, tudo o que você precisa é uma boa câmera e uma objetiva de qualidade.

Mas, é claro, existem acessórios que podem ajudar muito e aumentar a qualidade das fotos. Veja o que recomendamos a seguir:

Câmera e objetivas

Ter uma câmera que permite a troca de objetivas é fundamental para qualquer fotógrafo. Com a fotografia de eventos, não é diferente: você certamente encontrará muitas condições distintas para fotografar.

Em especial na fotografia de eventos esportivos, pode ser que você precise investir em uma teleobjetiva. Para outros eventos, uma lente zoom comum é mais que suficiente.

As grande angulares podem ser ótimas para tirar fotos do ambiente do evento, ou de vários convidados ao mesmo tempo. Por exemplo, se o evento contar com uma pista de dança, essa é uma ótima opção.

Tripé e outros acessórios

Além do tripé portátil para estabilizar a câmera quando necessário, existem outros acessórios que são essenciais na sua bolsa ao fotografar eventos.

Lembre-se: você vai passar um bom tempo longe do seu estúdio e vai precisar tirar muitas fotos. Isso significa que cartões de memória e baterias extra são mais que necessários.

Conclusão

fotografia eventos corporativos

A fotografia de eventos é uma área muito ampla dessa profissão. Isso significa que com um pouco de técnica e muita criatividade, certamente você pode encontrar seu lugar nesse nicho!

Nesse post, você aprendeu tudo que precisa para começar a trabalhar com a fotografia de eventos. Não esqueça da nossa principal dica: criar diferenciais para seus serviços é o caminho mais rápido para se estabelecer nesse mercado!

Que tal aprender mais sobre como se tornar um fotógrafo de eventos exemplar? Leia também esses outros artigos que vão ajudar você com esse desafio:

E você, já faz fotografia de eventos? Como você começou? Divida sua experiência conosco nos comentários e não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

175 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *