Posted in:

Fotos Espontâneas: Tudo que Você Precisa Saber para Explorar esse Gênero

fotos espontâneas

As fotos espontâneas estão presentes em todos os momentos das nossas vidas, sendo muito procuradas para sessões de fotos em estúdio ou em eventos especiais.

Dessa forma, essa tendência está cada vez maior em casamentos, festas de aniversário ou em ensaios de grávida, por exemplo.

No entanto, ao contrário do que algumas pessoas pensam, conseguir capturar a emoção e a espontaneidade de uma situação específica não é tão fácil assim.

Existem situações onde é mais fácil controlar o que ser registrado, como no momento da fala do ministrante em um casamento. Nesse caso, é possível deixar que as emoções tomem conta da imagem clicada sem muitos problemas.

Porém, caso você saiba como clicar momentos inesperados, com toda a certeza conseguirá registrar excelentes fotos cheias de emoção e significado.

Então, se o seu objetivo é conhecer tudo sobre fotos espontâneas, continue a leitura e aprenda mais sobre esse tipo de fotografia.

Neste artigo você vai conhecer as melhores dicas sobre fotos espontâneas.

Índice

  1. O que são fotos espontâneas?
  2. Quando é uma boa ideia usar fotos espontâneas?
  3. O que faz uma foto espontânea ficar perfeita?
  4. Como conseguir fotos mais espontâneas?
  5. Inspire-se: Confira essa galeria de fotos espontâneas incríveis
  6. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre fotos espontâneas:

O que são fotos espontâneas?

O que são fotos espontâneas?
O que são fotos espontâneas?

As fotos espontâneas são aquelas clicadas sem que os modelos esperem pelo clique, ou seja em um momento inesperado.

Tais fotos costumam registrar retratos de pessoas em momentos específicos, como casamentos, festas de aniversário ou ensaios de grávida, por exemplo.

Esse tipo de foto costuma capturar sorrisos verdadeiros, abraços, sentimentos e emoções.

Dessa forma, quanto mais inesperada o clique for, mais espontânea a foto será.

Você sabe quando é uma boa ideia tirar fotos espontâneas? Então, continue a leitura e descubra!

Quando é uma boa ideia usar fotos espontâneas?

As fotos espontâneas podem ser utilizadas em diversas situações, tanto naquelas mais formais quanto nas mais informais, como em festas infantis por exemplo.

Ou seja, não existe uma ocasião específica em que elas podem ser tiradas, tudo vai depender dos modelos e da sensibilidade do fotógrafo.

No entanto, existem situações que clicar fotos espontâneas é muito importante, a fim de captar as emoções do momentos, como nos casos a seguir:

Fotos de casamento e antes da cerimônia

fotos espontâneas no casamento

O casamento é um momento muito importante na vida dos noivos e é essencial que esse momento seja registrado. A função do fotógrafo é registrar esse momento, contando a bela história desse dia com detalhes que ninguém conseguiu perceber ou registrar.

É comum que diversas coisas passem despercebidas nesse dia por conta do nervosismo e agitação. Dessa forma, o fotógrafo é o responsável pelo registro dessas situações.

Então, é muito importante que você esteja atento e que converse um pouco com os padrinhos e familiares do casal.

Com isso, você será capaz de entender quais são os pontos que merecem uma atenção maior durante os seus cliques espontâneos.

Elas podem ser clicadas tanto durante quanto antes da cerimônia de casamento. Registre todos os pequenos detalhes, a fim de eternizar esse dia para os noivos e sua família.

Fotos de crianças e famílias

fotos espontâneas crianças e famílias

O ensaio fotográfico de crianças e família é um serviço para quem quer registrar os momentos em família de uma forma mais especial e profissional.

Dessa forma, é muito comum se deparar com esse tipo de ensaio nos mais variados locais, como em parques ao ar livre.

Com isso, é possível clicar um retrato tradicional em família, registrar eventos e momentos importantes, além de produzir um book fotográfico divertido.

Independente de qual seja o objetivo do seu cliente, é fundamental que você esteja atento a interação deles durante as fotos e nos intervalos das sessões.

Dessa forma, será possível captar imagens de forma mais, tornando suas fotos espontâneas muito mais sensíveis e verdadeiras.

Fotojornalismo

fotos espontâneas Fotojornalismo

O fotojornalismo costuma produzir fotos explicativas, claras e bastante informativas que falem por si só. Essa área da fotografia combina a capacidade descritiva e as técnicas de fotografia. Para isso, é necessário ter um olhar bastante crítico e uma veia informativa.

Como o objetivo do fotojornalismo é transmitir informações claras ao observador através de suas fotos, é necessário estar sempre atento a todos os detalhes da cena em questão, a fim de trazer veracidade e sentimentalismo às fotos.

Fotografia de Eventos e palestras

fotos espontâneas

Fotografar eventos e grandes palestras pode parecer uma tarefa simples, mas que pode ser aprimorada com o clique de fotos espontâneas.

Apesar de ser um momento um pouco mais formal, normalmente, esse tipo de ambiente está repleto de atenção, curiosidade e compenetração.

Dessa forma, é muito interessante registrar os momentos de surpresa, concentração e confraternização das pessoas que estão presentes.

Confira agora quais são os elementos que fazer fotos espontâneas ficarem perfeitas:

O que faz uma foto espontânea ficar perfeita?

fotos espontâneas perfeitas

Existem alguns fatores que fazem qualquer foto espontânea ficar perfeita! Então, se o seu objetivo é ser ainda mais reconhecido pelo seu trabalho, conheça esses fatores e coloque-os em prática agora mesmo.

Enquadramento

A parte mais importante de uma foto espontânea é o seu modelo. Ou seja, sinta-se livre para mudar o enquadramento levando a pessoas para direita ou para a esquerda no visor da sua câmera.

Assim, você é capaz de captar mais facilmente as emoções da cena, além de conseguir fugir de algumas pessoas ou objetos que podem estar atrapalhando o seu fundo.

Além disso, você também pode fazer uso de uma abertura mais ampla, a fim de desfocar o background para que o foco esteja exclusivamente no seu assunto.

Capturando interações e emoções

Jamais esqueça de capturar emoções e interações ao clicar uma foto espontânea.

É interessante clicar seus assuntos durante a realização de algum tipo de atividade, já que assim não há uma pressão para realizar uma pose ou fingir espontaneidade. Tais atividades podem ser, brincar com o cachorro, brincar com os filhos ou mexer no cabelo, por exemplo.

Tire várias fotos da mesma cena

Dificilmente apenas um clique lhe trará a foto espontânea perfeita. Então, é fundamental que você tire diversas fotos da mesma cena, a fim de captar a sua essência.

E não se preocupe em não conseguir enquadrar perfeitamente a sua foto com a câmera ainda na mão, caso você esteja utilizando um tripé durante a sessão. Continue se movimentando e clicando em diversos ângulos e posições.

Então, esteja pronto para clicar rapidamente e com frequência.

Descubra a seguir as melhores dicas de como conseguir fotos mais espontâneas:

Como conseguir fotos mais espontâneas?

Como conseguir fotos mais espontâneas?
Como conseguir fotos mais espontâneas?

É possível capturar momentos espontâneos em vários tipos de situação. No entanto, quando a espontaneidade é combinada, a foto pode acabar não parecendo tão autêntica assim.

Para evitar que isso aconteça com os seus registros, confira as super dicas a seguir:

Misture-se com o público

Se os seus modelos não forem profissionais, é possível que eles sintam um pouco de vergonha na frente da câmera. Isso acontece principalmente no início do ensaio, quando as pessoas ainda não desenvolveram um certo tipo de conexão com o fotógrafo.

Além disso, em eventos, por exemplo, pode ser que você se depare com muitas pessoas que odeiam ser clicadas.

Então, é importante que você não chegue já tirando diversas fotos. Misture-se ao público, deixando que as pessoas se acostumem com você e com o seu equipamento.

Esteja sempre aberto a ouvi-las e a conversar sobre o que quer que seja, a fim de quebrar o gelo inicial.

Nesse momento, é interessante permanecer com a sua câmera na mão ou pendurada no pescoço. Dessa forma, fica muito mais fácil das pessoas se acostumarem com a presença do equipamento no local.

Além disso, você também pode deixar sua câmera posicionada em um tripé durante a interação com o seu assunto.

Agindo assim, a tensão pré foto acabará mais rapidamente. Ou seja, dessa forma, o seu ensaio tem muito mais chances de correr da maneira adequada.

Fotografe durante as pausas das sessões

Existem alguns momentos que favorecem as fotos espontâneas e você precisa saber identificá-los, a fim de aproveitá-los ao máximo.

Esses momentos podem surgir em diversos casos, como quando seus modelos estão conversando entre si, quando estão mais relaxados ao telefone, durante uma dança ou entre as pausas das suas sessões, por exemplo.

Neste último caso, é importante que você esteja sempre atento, a fim de capturar os momentos realmente espontâneos dos seus modelos. Também é interessante tirar fotos com uma perspectiva mais leve do dia a dia.

Dessa maneira, os seus clientes vão passar a valorizar ainda mais os resultados do seu trabalho, além do olhar único e singelo que suas imagens vão apresentar.

Em caso de eventos, não anuncie a foto e não dispense oportunidades

Pode parecer um pouco estranho, mas o maior inimigo das fotos espontâneas costuma ser o próprio profissional da fotografia.

Isso se dá porque muitos fotógrafos estão preocupados apenas com a iluminação, seus equipamentos e as técnicas fotográficas que serão usadas, por exemplo.

É claro que todos esse elementos são essenciais para uma boa foto, mas existem momentos em que as regras precisam ser deixadas um pouco de lado, principalmente quando o seu objetivo for tirar fotos espontâneas.

Então, aproveite todas as oportunidades que aparecerem para clicar seus modelos e as mais diversas situações.

Em muitos casos, as fotos mais cativantes e cheias de vida vão acontecer em momentos não controlados. Assim, se você estiver fotografando um evento, não anuncie a sua chegada e apenas registre a emoção e os sentimentos presentes na cena.

Uma dica importante que você precisa ter sempre em mente é: não espere pelas condições ideais, pois elas não existem.

E não foque em composições perfeitas. Muitos dos ajustes podem ser realizados posteriormente na hora da pós produção.

Confira agora uma galeria de incríveis fotos espontâneas para se inspirar:

Inspire-se: Confira essa galeria de fotos espontâneas incríveis

Antes de começar a clicar fotos espontâneas, é fundamental que você tenha algumas referências para se inspirar. Quando analisamos o trabalho de outros profissionais, fica muito mais fácil entender o conceito e como ele é praticado.

Então, confira algumas ótimas fotos espontâneas para se inspirar e começar a clicar:

Fotos espontâneas família

fotografia espontânea

Fotos espontâneas tumblr

fotos espontâneas

Fotos espontâneas com a família

fotos espontâneas

Fotos espontâneas  casamento

fotos espontâneas

Fotos espontâneas imãos

fotografia espontânea

Fotos espontâneas pai e filha

fotos espontâneas

Fotos espontâneas amigos

fotos espontâneas

Fotos espontâneas crianças

fotos espontâneas

Fotos espontâneas família

fotos espontâneas

Fotos espontâneas com amigos

fotografia espontânea

Fotos espontâneas amigos

fotografia espontânea

Fotos espontâneas Casal

fotografia espontânea

Conclusão

Uma foto espontânea é aquela tirada sem que o seu assunto esteja esperando por isso. Dessa forma, é possível captar interações e emoções verdadeiras em diversos tipos de situação.

Então, é importante que você esteja sempre atento, a fim de conseguir registrar aquilo que muitas vezes acaba passando batido.

Para conseguir ótimos resultados usando essa técnica, é importante que você preste atenção aos seguintes fatores:

  • Misture-se com o público
  • Fotografe durante as pausas das sessões
  • Em caso de eventos, não anuncie a foto e não dispense oportunidades

Além disso, é importante que você não se atenha muito ao enquadramento da foto. Por ela ser espontânea, a emoção transmitida é mais importante do que a técnica utilizada.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre fotos espontâneas. Agora, é só se inspirar, configurar o seu equipamento e começar a colocar seus conhecimentos em prática!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre fotos espontâneas? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *