Posted in:

Fotografia Corporativa: Dicas de Como Fazer Fotos Corporativas

fotografia corporativa

A fotografia corporativa apresenta oportunidades incríveis!

A profissão de fotógrafo é extremamente flexível. Existem muitas áreas nas quais você pode se especializar.

Um dos nichos que vem crescendo em popularidade é a fotografia corporativa. Como ainda existem poucos profissionais no campo, esse pode ser o momento ideal para investir nessa ideia!

Quer aprender mais sobre o mercado da fotografia? Leia também esse guia sobre fotografia que preparamos!

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber sobre a fotografia corporativa! Confira:

Índice

  1. O que é Fotografia Corporativa?
  2. Mercado para o Fotógrafo Corporativo
  3. Tipos de Fotografia Corporativa
  4. Dicas de Como Fazer Fotos Corporativas
  5. Dicas para começar a carreira como fotógrafo corporativo
  6. Conclusão

O que é Fotografia Corporativa?

o que é fotografia corporativa empresarial

A fotografia corporativa é um gênero de fotografia voltado para empresas e indústrias. A área é bastante abrangente:

  • pode incluir retratos dos funcionários para sites ou crachás;
  • cobertura de eventos como treinamentos e workshops;
  • ou até mesmo registro do ambiente.

Além de vasto, esse nicho ainda conta com poucos profissionais no mercado. Por isso, pode representar uma ótima oportunidade para fotógrafos.

Como a fotografia corporativa abrange diferentes tipos de fotos e muitas situações, é importante que o profissional seja flexível.

Isso significa que, se você quer entrar nesse mercado de fotos corporativas, precisa refinar suas técnicas nas seguintes áreas:

  • Retratos;
  • Fotojornalismo;
  • Cobertura de eventos;
  • Fotos de arquitetura e ambientes internos.

Da mesma maneira, você precisa contar com equipamentos adequados para essas situações.

Mercado para o Fotógrafo Corporativo

fotografia corporativa

Apesar de todas as vantagens que a fotografia corporativa pode apresentar para uma empresa, esse ainda é um nicho amplamente inexplorado. Tanto pelos clientes em potencial quanto pelos fotógrafos.

Mas não desanime: isso significa apenas que existe muito espaço para expansão.

Esse é um mercado muito promissor. Cada vez mais empresas apostam na fotografia corporativa como meio de ampliar seu alcance, estreitar relacionamentos com o público e consolidar a sua marca.

Veja algumas situações onde uma empresa pode contratar um fotógrafo corporativo:

  • Cobertura da presença da marca em feiras especializadas;
  • Eventos de inauguração;
  • Registro de eventos internos e confraternizações;
  • Retratos da equipe para sites e redes sociais;
  • Fotografia dos ambientes internos, externos e equipamentos utilizados, de maneira a mostrar a infraestrutura oferecida;
  • Registro de workshops, palestras e treinamentos;
  • Retratos para crachás ou registro de colaboradores;
  • Registro do dia a dia da empresa para campanhas de marketing;
  • Sessões de foto para divulgação de serviços, evitando os bancos de imagens;
  • Fotografia empresarial;
  • Fotografia de produto.

E esses são apenas alguns exemplos.Ou seja, esse é um nicho amplo e cheio de potencial!

Tipos de Fotografia Corporativa

tipos fotografia corporativa

Como mencionamos, existem muitos tipos diferentes de fotografia corporativa.

Para cada uma das modalidades, será necessário adequar seus equipamentos e técnicas. Por isso, nesse ramo, é muito importante ser flexível.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre algumas das principais situações que você encontrará ao seguir a carreira de fotógrafo corporativo:

Retrato Corporativo ou Empresarial

Os retratos corporativos podem ser utilizados para diferentes fins. Mas fazer esse tipo de fotografia corporativa não tem segredo: basta seguir as boas práticas para retratos.

Vale passar um pouco mais de tempo revendo o briefing com seu cliente, no entanto. Também é importante entender alguns fatores sobre a sessão antes de começar:

  • Onde as fotos serão utilizadas;
  • Qual é o objetivo da empresa com a sessão;
  • Qual é o perfil da empresa e do público alvo.

Assim, fica mais fácil definir qual a direção ideal para a sessão de retrato corporativo. Mais descontraída – como fotos com direcionamento para redes sociais e um público jovem? Mais formal, voltada para business to business? Ou até mesmo mais simples e objetiva, como as para a produção de crachás?

Não se esqueça de, independente do caso, cuidar para que a iluminação seja difusa. Assim, todos os detalhes do rosto dos colaboradores ficam visíveis. Outra dica é utilizar um tripé se você precisa de fotografias uniformes da equipe.

Eventos Corporativos

Cobrir eventos pode ser um grande desafio. Por sorte, não existe muita diferença nas técnicas e equipamentos para eventos sociais e corporativos.

Ou seja, se você está acostumado a registrar casamentos e aniversários, já tem metade do caminho percorrido.

Assim como essas ocasiões especiais, os eventos corporativos possuem:

  • Momentos-chave, que precisam ser registrados.
  • Pessoas, nesse caso, palestrantes ou executivos que precisam aparecer nas fotos;
  • Convidados e público, que podem ser fotografados de maneira espontânea e em grupos.

Vale lembrar que é uma boa ideia investir em uma bateria extra e cartões de memória. Dessa forma, você não perde nenhum momento!

Outra dica importante é contar com recursos de correção da iluminação – com flash dedicado ou rebatedores.

Isso acontece principalmente em ambientes externos. Afinal, você não vai querer perder um clique importante porque o sol apareceu.

Fotografia do Ambiente

Fotografar o ambiente corporativo não é difícil, em especial se você já está acostumado a clicar arquitetura e ambientes internos.

Na maioria das vezes, esse serviço é contratado para divulgar infraestrutura e design. É uma prática muito comum em clínicas particulares, cafeterias, restaurantes e na indústria.

Fotografia Industrial

A fotografia corporativa do ambiente industrial geralmente tem como objetivo demonstrar a limpeza e organização do local, além da tecnologia disponível.

Por isso, procure registrar a maquinaria e a linha de produção, principalmente. Se for possível registrar os colaboradores em ação, melhor ainda!

Fotografia de Escritórios

Em escritórios, a fotografia é feita para mostrar o ambiente e design. Essa é uma prática popular entre empresas que se dedicam à qualidade de vida de seus colaboradores.

O objetivo é geralmente mostrar que o ambiente de trabalho é agradável e que leva em conta o conforto e entretenimento dos funcionários.

Fotografia de Produto

A fotografia de produto é, muitas vezes, considerada um nicho por si só. Isso acontece porque, assim como a fotografia corporativa, ela conta com muitas categorias, estilos e possibilidades.

Se quiser, leia também o nosso guia completo sobre isso!

Em resumo, a fotografia de produto visa registrar, divulgar ou vender os itens que a empresa disponibiliza. Elas podem ser feitas com estúdios portáteis ou em contexto. No geral, o objetivo desse tipo de foto é vender o produto.

Hoje, a grande maioria das pessoas realiza buscas online antes de comprar. E o consenso entre os consumidores é: uma foto precisa e bem tirada do produto é fundamental na decisão de compra.

De grandes redes de restaurante e grifes famosas até pequenos artesãos que vendem online: sem a fotografia de produto, seria muito difícil convencer o consumidor a investir.

Tour virtual 360º ou fotografia 360º

Uma das novidades que mais cresce em popularidade nas redes sociais é a fotografia 360º wiki. Conhecida como tuor virtual, ela é uma maneira revolucionária de mostrar os ambientes internos das empresas para o público.

As fotografias 360º podem ser usadas em muitos contextos: para mostrar o ambiente, a infraestrutura ou o público em um evento, por exemplo.

O fato é que essa é uma das formas de engajamento em redes sociais que as empresas mais estão utilizando atualmente.

Fazer fotografias 360º não é difícil. Você só precisa registrar todo o ambiente em diferentes ângulos. É como fazer uma panorâmica, só que com mais cliques!

Para isso, é recomendado usar um tripé. Dessa forma, você garante que todas as imagens originaram-se do mesmo ponto de observação.

Algumas câmeras já possuem opções de configuração para auxiliar o fotógrafo na produção desse tipo de imagem. É claro, também existem equipamentos especialmente voltados para a produção dessa mídia.

Dicas de Como Fazer Fotos Corporativas

fotografia corporativa dicas

Agora você já sabe o que é fotografia corporativa. Além disso, também já aprendeu quais são suas categorias mais comuns e como se preparar para trabalhar com algumas delas.

A seguir, você encontra algumas dicas mais gerais, que se aplicam a todas as modalidades da fotografia corporativa. Siga-as para se tornar um expert na área:

Conheça a História da Empresa

Primeiramente, é muito importante fazer sua lição de casa. Pesquisar e entender a história da empresa antes da sessão pode oferecer muitas informações essenciais para seu sucesso. Por exemplo:

  • Quem é o público alvo;
  • Qual é o conceito do negócio;
  • Qual é a postura da empresa perante seu público;
  • Como a empresa se apresenta em sessões de foto anteriores;
  • Como é a identidade visual da empresa;
  • Como a empresa se comporta nas redes sociais.

Isso ajuda a definir o tom da sessão. A empresa é séria e tradicional, ou gosta de se mostrar moderna e divertida?

Vista-se de Forma Conservadora

Isso não significa, necessariamente, usar estritamente roupas sociais. É claro, dependendo da empresa, pode ser que você precise. Em alguns escritórios bancários, por exemplo, não é permitida entrada no prédio sem o figurino completo.

Algumas empresas e ambientes permitem um traje mais casual. No entanto, por segurança, vale pender para o conservadorismo na hora de escolher sua roupa para a sessão.

Seja Invisível em Suas Sessões

Em muitos aspectos, a fotografia corporativa se assemelha ao fotojornalismo. Em especial, se você for contratado para registrar eventos internos, o dia a dia da empresa ou treinamentos.

Isso porque, nessas situações, é importante conseguir fotografar sem interromper. Dependendo da sessão, se os funcionários posarem para as fotos, você pode acabar com um efeito mais próximo de uma foto de bancos de imagem do que algo personalizado e espontâneo.

Em outros momentos, como em palestras, é fundamental não tirar o foco dos convidados do palestrante.

Por isso, uma habilidade que você precisa desenvolver é a de se tornar invisível durante as sessões.

Equipamentos Fotográficos

É interessante lembrar que, apesar da grande variedade de situações, não é necessário gastar rios de dinheiro com equipamentos para começar.

Você pode começar com o básico, e adquirir novas lentes e acessórios conforme precisar.

Veja a seguir uma lista com o que não pode faltar para deslanchar sua carreira como fotógrafo corporativo:

  • Uma câmera profissional;
  • Tripé, preferencialmente dobrável, já que você precisará fotografar fora do estúdio com frequência;
  • Cartões de memória;
  • Bateria extra para a câmera e flash;
  • Flash dedicado;
  • Rebatedores e softbox;
  • Estúdio portátil, se você for trabalhar com fotografia de produto;
  • Uma lente zoom e uma grande-angular;
  • Filtro polarizador, para evitar reflexos;

Iluminação

Como em todos os gêneros de fotografia, a iluminação é extremamente importante. E, também como em outros nichos, ela muda muito de uma situação para a outra.

É fundamental entender como seu equipamento funciona e aprender tudo que você puder sobre o obturador, o diafragma e ISO. Apenas isso já será de grande ajuda.

A seguir, confira algumas dicas específicas para fotógrafos corporativos:

  • Os retratos corporativos normalmente precisam ser claros e sem sombras duras. Por isso, prefira a iluminação difusa, como a proporcionada por um softbox ou flash rebatido;
  • Ao fotografar em ambientes internos, conte com luminárias extras específicas para fotografia;
  • Em ambientes externos, você pode compensar as sombras duras projetadas pelo sol utilizando o flash de preenchimento.

Dicas para Começar a Carreira como Fotógrafo Corporativo

fotografo corporativo

Uma das únicas desvantagens desse nicho é que, como em todo ambiente corporativo, a inserção no mercado pode ser um pouco complicada no início.

O truque é não esperar conquistar grandes clientes logo de cara. Além disso, como fotógrafo corporativo, você pode:

  • Trabalhar no seu networking: a maioria das oportunidades nesse ramo aparecem por indicações.
  • Construir portfólio;
  • Investir em marketing pessoal: faça cursos de aperfeiçoamento, mantenha um blog para divulgar sua marca e tenha páginas nas redes sociais sempre atualizadas. A internet é sua melhor vitrine;
  • Aprender a vender seu produto: liste os benefícios das sessões com um profissional sempre que fizer uma proposta;
  • Não se prenda a esse nicho: no início, os trabalhos podem ser bastante sazonais, então conte com outras opções no portfólio de clientes.
  • Desenvolva uma estética e estilo pessoais: você pode se especializar em fotos mais descontraídas, retratos, fotografia de ambientes… Qualquer um deles! O importante é apresentar diferenciais para seu trabalho.

Conclusão: Fotógrafo Corporativo de Sucesso

fotografia corporativa empresarial

A fotografia corporativa é um nicho que ainda é pouco explorado. Isso significa que está repleto de oportunidades e em um momento perfeito para expansão.

Para adentrar nesse mercado, você precisará ser um profissional flexível e conhecer técnicas de diversos ramos da fotografia.

Neste artigo, criamos um guia completo com tudo que você precisa saber para se lançar no mundo da fotografia corporativa ou fotografia empresarial. Agora, basta lapidar suas técnicas e partir para o marketing pessoal!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar melhorando todos os dias? Então, continue acompanhando nosso blog. Estamos sempre trazendo as últimas novidades e melhores dicas de fotografia para você.

Veja alguns outros artigos que você pode gostar:

E você, o que acha da fotografia corporativa? Gostaria de trabalhar com esse mercado? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP