Posted in:

Fotos de Comida: Segredos da Fotografia Gastronômica

fotos de comida

Você sabia que as fotos de comida representam um nicho com muitas oportunidades?

As fotos de comida estão entre as mais populares nas redes sociais. Conheça esse nicho!

A fotografia está mais acessível do que nunca! Hoje, todo smartphone está equipado com uma câmera. Registrar todos os momentos da vida se tornou o padrão, e foi no instagram que a moda de compartilhar fotos de comida começou.

No entanto, engana-se quem pensa que não existem oportunidades para fotógrafos profissionais na fotografia gastronômica. Muitos empresários e donos de restaurantes buscam bons profissionais para clicar seus pratos e atrair estes clientes.

Restaurantes, food trucks, padarias, lanchonetes e muitos outros negócios podem ganhar grande visibilidade – e consequentemente atrair negócios e público – com boas fotos de seus pratos.

Fotos mal tiradas ou de aparência pouco profissional, no entanto, podem arruinar os planos de marketing. E tirar fotos de comida, muitas vezes, é mais difícil do que parece.

Por isso, cada vez mais negócios procuram profissionais especializados para registrar seus produtos.

Índice

    1. Fotografia de Gastronomia: Entenda o que é
    2. O Mercado da Fotografia de Gastronomia
    3. Fotógrafo de Gastronomia e Food Styling
    4. Fotos de Comida: Como Tirar Fotos Profissionais
    5. Fotos de Comida e Seus Desafios
    6. Equipamentos Fotográficos para Fotos de Comida
    7. Inspiração de Fotos de Comida
    8. Melhores Fotógrafos de Gastronomia
    9. Conclusão

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber para começar a explorar esse nicho! Continue lendo e confira:

Fotografia de Gastronomia: Entenda o que é

como montar cenario para fotos de comida

Fotografar gastronomia é muito mais do que tirar fotos de comida. Trata-se da arte de captar imagens de alimentos, tornando-os visualmente atraentes e desejáveis para o público.

Para registrar pratos de maneira incrível, é preciso lidar com texturas, cores e composição, a fim de despertar todos os sentidos do observador. Uma boa foto de comida é capaz de transmitir um senso de consistência, temperatura, e até mesmo de paladar e olfato.

Comer é um ato sensorial complexo e, por isso, a forma de apresentar o prato influencia muito na experiência.

O Mercado da Fotografia de Gastronomia

O mercado de fotografia, genericamente falando, sempre esteve estável no Brasil. Existem inúmeras oportunidades no ramo. Contudo, o nicho que atua com fotos de comida destaca-se como um dos mais viáveis profissionalmente.

Afinal, não importa o tamanho da crise: as pessoas não deixam de comer e buscar novas experiências gastronômicas.

Segundo o site o Aprende Aí, a fotografia de gastronomia está em franco crescimento desde 2011, e tornou-se uma verdadeira arma de marketing para restaurantes. De cadeias de fast food a vendedores independentes de doces artesanais: uma boa foto sempre ajuda a vender.

Quer complementar a leitura e ter ainda mais embasamento sobre o mercado de fotografia? não deixe de ler esta outra postagem aqui do blog: Tudo Sobre Fotografia e o Mercado Fotográfico.

Fotógrafo de Gastronomia e Food Styling

fotos de comida profissional

Fotografar alimentos exige muita técnica e atenção aos detalhes. São esses elementos que criam diferenciais e fazem o público se sentir atraído pela imagem.

Por isso, vale a pena ressaltar o que mencionamos anteriormente: é importante deixar a comida bem apresentada e visualmente atraente. A foto de comida precisa despertar o desejo.

Para fazer um trabalho impecável, você precisa focar em quatro pontos:

  1. Montagem do cenário;
  2. Iluminação;
  3. Enquadramento da foto;
  4. Edição.

É importante ressaltar que a montagem do cenário não se refere, necessariamente, ao trabalho de food style. Vamos entender a diferença:

O fotógrafo de gastronomia não compete com o food stylist e vice-versa. Ambos são profissionais que podem (e devem) atuar juntos, conforme a necessidade do trabalho em questão.

A diferença de atuação está diretamente ligada ao tipo de fotografia. O fotógrafo de gastronomia é o profissional apto e com experiência para extrair do prato o visual perfeito.

Em trabalhos para restaurantes, cafés, pizzarias lanchonetes, padarias e outros negócios gastronômicos, apenas a atuação do fotógrafo de gastronomia é necessária, pois o alimento já terá a apresentação e a forma que precisa para ser mostrado ao público.

Já o food styling é o profissional que vai criar a apresentação comercialmente perfeita de determinado alimento. Redes alimentícias, indústrias e agências de publicidade fazem sempre uso deste profissional, pois para estes nichos a produção visual da foto de comida é o mais importante.

Neste segmento, o olhar único deste profissional faz toda a diferença, porque ele conseguirá deixar o alimento o mais apetitoso possível.

Fotos de Comida: Como Tirar Fotos Profissionais

O ditado ‘menos é mais’ não é usado apenas no mundo da moda, acredite. Quando o assunto é fotos de comida, estas três palavras são regras a serem seguidas.

Para tirar fotografias profissionais você precisa, antes de mais nada, pensar em como pretende transformar aquele alimento em algo que atraia os olhos.

É óbvio que existem alguns pontos técnicos importantes, como em qualquer ramo da fotografia. É o caso da iluminação e do enquadramento, por exemplo.

Mas não é apenas isso. Fotos de comida podem ser desafiadoras. Com um pouco de conhecimento, no entanto, em especial do equipamento que você está usando, não são tão complicadas de serem feitas.

Aqui, as tentativas repetidas trazem experiência e asseguram um trabalho impecável.

Outro ponto importante: Você não precisa gastar rios de dinheiro em equipamentos. Uma câmera de qualidade e a lente adequada são mais do que suficientes. Dependendo do tipo de trabalho, você pode também considerar adquirir uma caixa de luz.

A seguir, confira algumas dicas para tirar lindas fotos de comida:

Aparência Apetitosa da Comida

Uma das coisas mais incríveis em trabalhar com fotos de comida é que há referências em todos os lugares.

A forma orgânica dos alimentos, em especial os crus, é sempre bonita e pode ser um diferencial em suas imagens.

Uma fatia de bolo de cenoura, por exemplo, fica mais bonita quando fotografada ao lado de cenouras cruas, recém colhidas, ainda com suas folhas bem verdes. Além de adicionar novas cores e formas à composição, esse elemento torna a foto mais informativa. O observador saberá imediatamente qual é o sabor do bolo.

A ideia é sempre dar destaque a aparência apetitosa da comida para que o resultado final desperte os sentidos e dê água na boca.

Iluminação Ideal

A direção da luz é essencial em fotos de comida. A iluminação de frente é a menos indicada na fotografia gastronômica. Isto porque o alimento fica sem sombras e sem nuances.

A iluminação lateral ou quase atrás do prato são as melhores. Desta forma, as sombras ajudam a criar uma atmosfera bem interessante e cheia de efeitos.

Mas não existe uma regra fixa. O que manda aqui é o bom senso. Mude, experimente, refaça. Não deixe de observar todos os detalhes!

Esqueça o Flash

O título já diz tudo: deixe o flash na bolsa!

É raro o uso deste equipamento em fotos de comida. A comida é um motivo muito delicado para a quantidade de luz de um flash.

Utilizar muita luz faz com que o resultado seja uma imagem sem forma e sem textura – pontos fundamentais em fotos de comida perfeitas e apetitosas.

Montagem (Plating)

A montagem – ou plating – não diz respeito a montagem do cenário para a comida, mas sim da disposição estética do alimento dentro do prato que será fotografado.

Pensar em como apresentar a comida faz total diferença no resultado final. Em alguns restaurantes, existe uma disposição padrão para a comida no prato, mas em muitos casos, a apresentação fica por conta do fotógrafo.

Composição (Enquadramento Fotográfico)

Como fotógrafo, você já sabe o quão importante é o enquadramento e composição da imagem. É verdade, não existe receita perfeita para enquadrar fotos. No entanto, é importante aplicar técnicas ao preparar a composição.

Algumas diretrizes fotográficas podem ajudar a realçar a qualidade do alimento no momento. O primeiro passo é observar o ângulo em que irá clicar.

Alguns tipos de alimentos ficam melhores quando fotografados lateralmente. Estude as formas e sombras no prato para determinar o que fica melhor naquela situação.

Fotografar a comida de frente geralmente não dá certo. Obviamente existem algumas exceções, mas são poucas. Neste ângulo a imagem fica sem contornos e é difícil identificar as texturas da comida.

Cores do Alimento

Quando falamos em cores dos alimentos, na verdade queremos fazer referência se as nuances e tonalidades combinam com a estética da sua foto.

Se a comida fotografada tiver poucas cores, experimente acrescentar objetos com tons complementares. O efeito pode ser super interessante para as suas fotos de comida.

Ainda neste assunto, é preciso enfatizar a importância da saturação das suas fotos. Estudos comprovam que determinadas cores desencadeiam uma série de reações no cérebro e aumentam o apetite.

Por isso, sempre dê mais atenção para as cores quentes – tons de amarelos, alaranjados e vermelhos. Elas estimulam os sentidos.

As variações de verde também funcionam bem, pois trazem um ar orgânico e de frescor. Por sua vez, as cores frias, como os azuis e os roxos, devem ser evitadas.

Isto não quer dizer que alimentos destas cores devem ser eliminados das suas fotos de comida. Tudo depende do contexto, da naturalidade e da saturação.

Fotos de Comida e Seus Desafios

A fotografia, seja ela seu hobby ou a sua profissão, sempre nos trás momentos desafiadores. Talvez até seja esse o motivo de tamanha popularidade.

Um dos maiores desafios da fotografia gastronômica é muito provavelmente conseguir traduzir toda a experiência da comida, apenas em imagens.

Boas fotos de comida despertam os sentidos. Te fazem pensar no sabor, cheiro e textura daquele alimento.

Como todo desafio, no entanto, a prática faz a perfeição. Não deixe de tentar coisas novas, e sempre busque inspiração estudando o trabalho de outros fotógrafos. Isso pode te ajudar a melhorar muito!

Equipamentos Fotográficos para Fotos de Comida

fotos de comida como fazer

Sempre enfatizamos que não é necessário comprar inúmeros acessórios diferentes – e caros – para fazer boa fotografia.

Contudo, existem alguns equipamento que podem ser bem úteis, tanto para facilitar seu trabalho quanto para te ajudar a desenvolver um estilo único.

  • Uma lente macro é sempre bem-vinda. Com maior capacidade de registrar detalhes pequenos, você pode obter fotos com mais textura.
  • Um tripé poderá te ajudar a estabilizar a câmera – o que é especialmente importante ao utilizar lentes macro.
  • Rebatedores ajudam a ter maior controle sobre a iluminação.
  • Uma caixa de luz pode ajudar a realçar os pratos e é especialmente útil se você estiver fotografando para catálogos ou cardápios.

Inspiração de Fotos de Comida

É claro, a galeria de inspiração não podia faltar nesse artigo! Separamos algumas imagens incríveis que, com certeza, te ajudarão a se tornar um fotógrafo de gastronomia cada vez melhor!

Faça o exercício: identifique nessas fotos de comida todos os fatores e técnicas que citamos. Pense nas cores e textura, e dispense atenção especial ao enquadramento utilizado:

fotografia de comida

foto de comida

fotos de comida

fotos de comida

fotos de comida

fotos de comida

fotos de comida profissional

fotos de comida como motar cenario

fotos de comida celular

fotos de comida

fotos de comida

fotos de comida

fotos de comida

fotos de comida

Melhores Fotógrafos de Gastronomia

Falar sobre os melhores fotógrafos de qualquer nicho é muito difícil. Afinal, existe uma boa dose de subjetividade na questão.

Mas se é que podemos deixar uma dica aqui: descubra seus próprios favoritos. Existe um mundo de profissionais fantásticos por aí! Vale à pena conferir algumas listas diferentes! Quanto mais referências você tiver, melhor.

E, se você gosta de conhecer profissionais diferenciados no mundo da fotografia, não deixe de ver a nossa lista com as 40 Fotógrafas que fizeram História no Mundo e na Fotografia.

A seguir, vamos citar alguns profissionais que possuem dezenas de milhares de seguidores em suas redes sociais, onde expõem seu trabalho.

  • Débora Gabrich – A fotógrafa de Belo Horizonte apresenta desde sanduíches simples até refeições assinadas por grandes chefs.
  • Francesco Tonelli – Super criativo, o fotógrafo italiano também é chef profissional e food stylist.
  • David Griffen – É especialista em fotografar produtos e cozinhas de restaurantes.
  • Neal Santos – É conhecido por suas imagens intensas e vívidas de restaurantes, plantas e fazendas.
  • Andrew Scrivani – É um fotógrafo de comida e fotografia macro.
  • Brittany Wright – É uma fotógrafa de comidas conhecida pela sua habilidade com o uso de cores.
  • Joann Pai – Fotógrafa de comida que incorpora alimentos em cenários contrastantes.
  • Daniel Krieger – Fotógrafo de comida e restaurantes.
  • Jessica Merchant – Faz fotos de comida em closeup.
  • Dennis Prescott – Faz fotos de comidas bem iluminadas e com lindas cores saturadas.

Conhece algum outro profissional que você acha que merece destaque? Conte para a gente nos comentários!

Conclusão: Fotografia de Comida Original

fotos de comida gastronomia

A fotografia gastronômica é uma arte desafiadora. Com o apoio do seu conhecimento técnico, criatividade e inspiração, no entanto, esse nicho apresenta inúmeras oportunidades para fotógrafos profissionais!

Se ainda cabe mais alguma dica: não pare aqui. Estude, esteja atento às novidades, à tecnologia e diferentes técnicas. E, claro, não deixe de acompanhar nosso blog para estar sempre por dentro das últimas novidades e tendências do ramo!

A fotografia de gastronomia está em ascensão no Brasil, justamente porque os profissionais estão sempre inovando. Explore opções e busque o seu estilo.

Quer mais dicas para tornar seu trabalho cada vez mais profissional? Confira esses outros posts:

Caso tenha ficado alguma dúvida ou você queira sugerir outros temas para ver textos exclusivos aqui no blog, é só deixar um recadinho aqui nos comentários.

Até breve!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *