O objetivo desse texto é mostrar a importância do Marketing Digital para fotógrafos. Você vai entender como a internet é uma poderosa ferramenta para atrair mais clientes e construir uma marca forte!

Por que o Marketing Digital é fundamental para os fotógrafos?

Os mais experientes (para não dizer ‘os mais velhos’) vão se lembrar que há pouco tempo costumava-se incluir nas páginas amarelas dos catálogos o serviço que se prestava.

Marketing Digital para Fotógrafos

Mas é óbvio que você já sabe que isso mudou (e muito) com a internet. A internet se tornou o grande local onde as pessoas fazem as suas buscas. É um fenômeno que veio pra ficar! E se você está fora dela, não quero ser pessimista, mas sua empresa corre um sério risco!

Os consumidores continuam buscando por serviços que satisfaçam aos seus desejos e necessidades. Isso não mudou! Mas a forma de procurar por esses serviços é que tem se modernizado com o tempo. E a internet é a grande “vilã” da história.

Se a maioria esmagadora dos seus clientes está online, por que você vai ficar de fora?

Alguns aspectos do Marketing Digital para fotógrafos

Existem alguns tópicos que preciso falar para você entender um pouco mais do universo do Marketing Digital:

. Mecanismos de busca

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Se você quer saber qual carro 1.0 com melhor custo benefício, irá procurar no Google (ou Yahoo, Bing, etc). Se quer descobrir como fazer um filé ao molho madeira, ou se precisa de dicas de fotografia, esses sites de busca também irão te ajudar.

Pois já pensou se seu nome aparecer nos primeiros resultados do Google quando alguém buscar por “fotógrafo de casamento em BH”? Isso é possível! É por isso que vamos dedicar um post inteiro para falar sobre SEO para fotógrafos e como funcionam esses mecanismos de busca.

. Site de fotografia

Marketing Digital para Fotógrafos

 

 

Conheço fotógrafo que sequer tem um site! Não estou dizendo que isso seja o fim do mundo (embora pra mim seja). Mas ainda que 90% dos seus clientes venham através de indicação de outros clientes, você não pode ficar de fora da internet! Sua marca precisa estar lá. Por isso crie um site o quanto antes. E não se esqueça que o site precisa estar de acordo com seu posicionamento de marca.

 

. Redes Sociais para fotógrafos

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Não adianta fugir. Um fotógrafo que sabe usar bem as redes sociais vai se dar bem! São diversas as redes de relacionamento que se pode fazer parte, e essa é uma excelente estratégia para divulgar seu trabalho, conhecer novos parceiros/fornecedores, e construir o relacionamento com seu (futuro e atual) cliente.

 

. Marketing de Conteúdo

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Significa criar um conteúdo que seja relevante para o seu público alvo, de forma que eles passem a te procurar pelo que você oferece, sem necessariamente gastar um centavo com publicidade.

Por exemplo: se você é um fotógrafo de casamento, pode criar um blog com diversas dicas para noivas. Quando uma noiva pesquisar por “dicas de salão de festa”, por exemplo, seu site pode aparecer nas primeiras colocações com um texto relevante sobre o assunto. Essa é uma forma gratuita de explorar a busca orgânica.

Fotógrafos que trabalham bem o Marketing de Conteúdo podem construir autoridade em algum assunto, e com isso atrair uma maior quantidade de clientes.

É também chamado de Inbound Marketing. Se o assunto te interessa, você pode aprender neste site um pouco mais sobre o que é Inbound Marketing.

 

. E-commerce

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É inegável que mais e mais pessoas tem feito compras pela internet. Esse fenômeno também não pode ser ignorado por um fotógrafo. Em nossa consultoria para fotógrafos, por exemplo, trabalhamos com uma cliente que vende embalagem de casamento para outros fotógrafos. Se ignorarmos o poder da internet, com certeza a capacidade de vendas dela diminuirá bastante!

Não fique limitado apenas ao boca-a-boca. O mundo online está te esperando, e seus clientes também!

E como disse no começo, o nosso próximo post fala sobre “SEO para fotógrafos”. Comente, curta e compartilhe o Fotografia Mais.

Esperamos sempre poder ajudar!

Rafael, do Fotografia Mais