Posted in:

Guia Completo de Como Tirar Lindas Fotos de Cachorros

fotos de cachorro

Fotos de cachorro podem ser um nicho muito promissor para fotógrafos profissionais.

Tirar fotos dos nossos animais de estimação não chega nem perto de ser uma prática nova. Desde o nascimento da arte da fotografia, as fotos de cachorro já podiam ser vistas.

E, com o passar dos anos, o nosso vínculo com os animais de estimação ficou cada vez mais estreito. Hoje, grande parte dos donos já consideram o pet como parte da família.

Seja para registrar a chegada de um novo pet ou “filho de quatro patas” ou para encantar a internet, a verdade é que as fotos de cachorro se tornam mais populares a todo momento.

Quer mais dicas para continuar explorando novos nichos da fotografia? Leia também esse outro artigo sobre tipos de fotografia que preparamos para você!

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber para tirar fotos de cachorro como um expert.

Vamos falar um pouco sobre esse mercado, depois seguir com um passo a passo completo! Continue lendo e confira:

Índice

  1. Existe mercado para fotos de cachorro?
  2. Qual é seu objetivo?
  3. Como Tirar Fotos de Cachorro: Passo a Passo
  4. Inspiração Fotos de Cachorro
  5. Conclusão

Existe Mercado para Fotos de Cachorro e Outros Pets?

fotos de cachorros profissional

Os seres humanos possuem um relacionamento muito especial com os cachorros. Por isso, não é estranho que a prática de registrar esses animais seja tão antiga quanto a própria fotografia.

fotos de cachorro

Imagem: Oficiais e sargentos britânicos, 1917. (Foto: Reprodução / Daily Mail UK)

Você sabia que, segundo o IBGE, as famílias brasileiras já contam com um maior número de cachorros do que de crianças? E os pets não ficam mais do lado de fora da casa. Hoje, são considerados parte da família.

As pessoas levam seus cachorros ao shopping, à praia, e contratam “creches” especializadas quando precisam se ausentar.

Dessa forma, não é de se espantar que o mercado de fotos de cachorro esteja crescendo como nunca.

Embora as sessões de foto dedicadas aos pets ainda sejam um pouco raras, a popularidade desse tipo de fotolivro está aumentando.

Além disso, nas fotografias familiares, de casais, gestantes e infantis frequentemente envolvem o bichinho de estimação da família.

Por isso, a resposta é: sim, existe mercado para um fotógrafo que saiba tirar lindas fotos de cachorros. E a tendência desse nicho é a expansão.

Além disso, os cachorros aparecem em diversos outros gêneros da fotografia. Alguns exemplos são a fotografia de moda, o fotojornalismo, a fotografia conceitual e para marketing.

Fotografia de Pet: Qual é seu Objetivo?

fotos de cachorros lindos

Antes de começar a tirar fotos de cachorro profissionais, é importante decidir qual é o seu objetivo com esse trabalho.

Você pretende se especializar em sessões para pet? Quer aprender como incluir o bichinho de estimação nas sessões familiares?

Talvez, sua intenção seja apenas conseguir os cliques mais fofos e engraçados do seu próprio pet e fazer ele decolar na internet.

Como você pode imaginar, no entanto, objetivos diferentes exigem investimentos e habilidades diferentes.

Por exemplo, se você pretende investir nesse nicho, precisará fazer uma análise de mercado e contar com equipamentos mais específicos.

Também existem concursos de fotografia que se especializam em fotos de cachorro. Então, talvez essa seja uma boa oportunidade para deixar seu portfólio mais chamativo ou se destacar.

Como Tirar Fotos de Cachorro: Passo a Passo

como tirar foto de pet cachorro

Pensando nos diferentes motivos que alguém pode ter para tirar fotos de cachorro, preparamos um guia com dicas globais.

Elas envolvem técnicas e táticas que podem ser aplicadas por qualquer um: desde um fotógrafo profissional até um dono apaixonado por seu bichinho! Confira:

Arrume o ambiente

Fotografar animais é muito diferente do que trabalhar com modelos humanos. Você deve se lembrar que, por mais bem treinados que sejam, cães são imprevisíveis.

Por isso, são necessárias algumas medidas de segurança ao preparar o ambiente da sessão. Especialmente se você está trabalhando com o cachorro de um cliente.

Veja algumas dicas:

  • Não deixe seus equipamentos ao alcance do cachorro;
  • Se estiver fotografando ao ar livre, certifique-se de que o cachorro seja muito bem treinado ou esteja em uma coleira;
  • No caso de ambientes fechados estranhos para o animal – como seu estúdio, por exemplo – cuide para para que ele não possa escapar se ficar assustado;
  • Ainda no caso de ambientes fechados, faça pausas na sessão para que o cachorro possa beber água ou fazer suas necessidades.

Deixe o Cão se Acostumar com a Câmera

Cães contam com sentidos super aguçados. Até mesmo o barulho da câmera, às vezes, é suficiente para assustá-los.

Por isso, deixe o cão se acostumar com a câmera. Tire fotos de algumas outras coisas com ele por perto antes de fazer as fotos de cachorro.

Você pode até mesmo deixar que ele cheire a câmera, mas cuidado com possíveis mordidas ou saliva no seu equipamento!

Chame a Atenção do Cão!

Infelizmente, os cachorros não entendem quando pedimos que olhem para a câmera. Por isso, você vai precisar desenvolver alguma outra estratégia para fazer seu modelo olhar para onde você quer.

Muitos fotógrafos, cineastas e treinadores utilizam petiscos ou brinquedos para essa tarefa.

Defina a Velocidade do Obturador

Da mesma maneira que você não pode fazer um cão olhar para a câmera pedindo gentilmente, também é provável que você não consiga fazê-lo ficar parado por muito tempo.

Por isso, o ideal é que seu obturador esteja configurado para o mais rápido possível. Mesmo que o cachorro esteja sentado quando você prepara o enquadramento, pode se mover na hora do clique. Portanto, considere essa como uma situação em que você vai fotografar um assunto em movimento.

Use a Iluminação Natural

Quando o assunto é tirar fotos de cachorros, não há nada melhor que utilizar iluminação natural.

Isso porque as luzes podem incomodar os animais, ou até mesmo prejudicar seus seus olhos.

As sessões ao ar livre são extremamente populares entre donos e costumam a ser muito divertidas para o animal.

Desligue o Flash

Falando na sensibilidade à luz, o flash deve sempre estar desligado para tirar fotos de cachorro. Além de prejudicar os olhos do animal, a luz repentina pode assustá-lo e arruinar sua composição.

Além disso, o flash costuma a produzir o efeito de reflexos vermelhos ou verdes nos olhos dos cães com muito mais frequência do que em humanos. Isso acontece porque os olhos deles têm mais células que refletem a luz.

Faça Algumas Fotos de Cachorro na Perspectiva do Pet

É sempre válido experimentar com ângulos mais inovadores. No entanto, nunca deixe de clicar algumas fotos da sessão no mesmo nível que o pet.

Pode acreditar: ajoelhar-se (ou até se deitar) no chão vai valer à pena. Você vai conseguir imagens mais proporcionais, com uma composição de tom polido e profissional.

Esteja Atento ao Plano de Fundo

Tirar fotos de cachorro é uma tarefa e tanto! Com toda a energia necessária para acompanhar o animal, chamar a atenção dele para a câmera e tomar todos os cuidados necessários, você pode acabar esquecendo de outros elementos.

Por isso, não deixe de ficar atento ao plano de fundo. Boas composições são tão valiosas aqui quanto em qualquer tipo de fotografia.

Use uma Recompensa para Incentivá-lo a se Comportar

Já mencionamos o uso de brinquedos e petiscos para chamar a atenção do animal. No entanto, se você apenas mostrar esses mimos de longe e não recompensar o cachorro com frequência, os problemas vão aparecer bem rápido.

É muito importante deixar que o cachorro brinque e descanse entre as fotos. Além disso, você também pode fazer elogios em um tom de voz suave e animado ou oferecer petiscos como prêmios.

Mas lembre-se: esse tipo de recompensa só deve ser apresentado quando o pet se comporta adequadamente. Se, por exemplo, ele pular em cima do equipamento para tentar pegar o brinquedo que você está segurando, não deve ser recompensado com o item.

Limite a Sessão de Fotos de Cachorro em meia hora

Fazer sessões de fotos com o cachorro durante muito tempo, além de contraprodutivo, pode se tornar extremamente frustrante.

Os cachorros se cansam rapidamente, em especial se estiverem ao ar livre, correndo e brincando. Já quando estão em ambientes fechados, ficam ansiosos e inquietos.

Por isso, o ideal é limitar o tempo da sessão, fazendo pausas frequentes.

Inicie com Fotos Estáticas e Depois com Fotos de Ação

Retratos clássicos de cachorros sentados, deitados ou com seus donos ficam lindos em álbuns e podem se tornar verdadeiras relíquias de família.

No entanto, não esqueça de incluir na sessão alguns cliques mais espontâneos. Registrar os pets brincando com seus donos, perseguindo um brinquedo ou cheirando plantas gera resultados incríveis.

Ambiente Calmo para não Agitar o Cão

Ambientes barulhentos, muito cheios de gente ou que passam por mudanças bruscas de qualquer natureza não são adequados para tirar fotos de cachorros. Lembre-se: eles são muito mais sensíveis do que nós.

Um cão estressado e ansioso pode reagir de maneiras muito extremas, aumentando, inclusive, o risco de mordidas. Por isso, procure marcar a sessão em um ambiente calmo, que você possa controlar até certa extensão.

Divirtam-se!

O mais importante é: deixar o cachorro se divertir. Você conseguirá fotos espontâneas, engraçadas e que despertam sentimentos de verdade dessa forma.

Encoraje os donos a entrar na brincadeira, e se divirta também. Esse é um dos nichos mais agradáveis na fotografia, apesar de todo o trabalho necessário. Afinal, quem não ama cães?

Inspiração Fotos de Cachorro

fotos de cachorro inspiração

Acompanhar o trabalho de outros fotógrafos é extremamente importante para o seu desenvolvimento como artista. Ver fotos incríveis faz mais do que inspirar: ensina.

Ao observar seus colegas de profissão, você pode aprender técnicas novas, encontrar sua estética e identidade e ter suas próprias ideias incríveis.

Pensando nisso, separamos esses trabalhos e montamos uma galeria com as melhores fotos de cachorro que você vai encontrar. Confira:

Fotos de Cachorros Fofos

Filhotes ou não, os cachorros possuem uma capacidade impressionante de fazer os humanos dizerem “awwww.”

Veja nossa galeria de lindas fotos de cachorro fofo:

fotos de pet cachorros fofos

fotos de cachorros fofos

fotos de cachorro fofo

Fotos de Cachorro de Raça

Os cães de raça são frequentemente registrado para exposições e competições. Também é super comum os ver fazendo uma aparição especial na fotografia de moda!

A seguir, veja as fotos de cachorro de raça mais impressionantes:

fotos de cachorro de raça

fotos de cachorros de raça

Fotos de Cachorros Filhotes

Quem não adora um filhotinho? Registrar o começo da vida dos pets e importantíssimo para muitos donos. Lembre-se: Se for fotografar um filhote, desligar o flash se torna mais importante ainda!

Confira nossa seleção de fotos de cachorro filhotes:

fotos de cachorros filhotes

fotos de cachorros filhotes

fotos de cachorros filhotes

Fotos de Cachorros Engraçados

Não foi sem motivo que eles conquistaram a internet e o mundo! Esses cachorros são engraçados por natureza ou foram posicionados em composições especialmente inteligentes e bem humoradas.

Veja a galeria de fotos de cachorros engraçados:

fotos de cachorros engraçados

fotos de cachorros engraçados

fotos de cachorros engraçados

Fotos de Cachorros Lindos

Quem disse que os cachorros não podem ser elegantes? As fotos a seguir capturam toda a beleza desses animais incríveis:

fotos de cachorros lindos

Conclusão: Fotos de Cachorros Memoráveis

Não são apenas os donos apaixonados que adoram ver a foto de seus pets hoje em dia. As fotos de cachorro podem ser consideradas um fenômeno cultural, tendo tomado conta da internet e conquistado corações no mundo todo.

E não é apenas para criar imagens virais que elas são usadas. Muitas famílias consideram seus pets partes importantíssimas do seu dia a dia.

fotografia de cachorro

Cada vez mais pessoas estão dispostas a contratar sessões de fotos dedicadas aos seus pets, ou ao menos incluí-los nas fotos de família.

Por isso, como fotógrafo, é importantíssimo que você aprenda como tirar fotos de cachorro. Neste artigo, você encontrou todas as dicas que precisa para produzir fotografias profissionais, sem estressar o animal!

Quer aprender mais sobre fotografia e expandir seu portfólio? Dê uma olhada nos outros artigos que separamos:

E você, já trabalha com sessões de fotos para animais? Gostaria de ter seu pet fotografado? Deixe sua opinião sobre o assunto e nos conte suas experiências nos comentários. Não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida.

Continue acompanhando nosso blog! Trazemos sempre as melhores dicas e novidades mais relevantes do mundo da fotografia.

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

110 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP