Posted in:

Câmera HDR: O Que é, Como Funciona e Aprenda Como Usá-lo

camera hdr

A câmera HDR é uma grande aliada dos amantes de uma boa fotografia. Isso porque o HDR gera fotos mais nítidas, com equilíbrio entre o claro e o escuro de uma imagem.

É possível encontrar esse recurso hoje em câmeras profissionais de marcas conhecidas como Nikon, Canon, Sony e outras. No entanto, o HDR também existe em quase todas as câmeras de celulares. Seja de celulares com sistemas operacionais Android ou IOS.

Se você ama fotografar aquele café, aproveitar uma bela paisagem para registrá-la e até mesmo fotografar outras coisas de forma delicada e mais bonita esse post é exatamente para você.

Leia até o final e conheça tudo sobre a câmera HDR, como usar o HDR no celular, seus benefícios e outras informações.

Índice

  1. O que é o HDR?
  2. O que é uma câmera HDR?
  3. Como funciona o HDR?
  4. Porque não usar apenas um filtro HDR?
  5. Quais são as melhores câmeras HDR?
  6. Quando usar uma Câmera HDR?
  7. HDR no celular
  8. Cuidados para fotografar com câmeras HDR
  9. Galeria: fotos HDR de tirar o fôlego
  10. Conclusão

O que é o HDR?

camera hdr o que é
O que é o HDR?

O HDR (High Dynamic Range), que em português significa: Alto alcance dinâmico, é uma técnica conhecida entre os fotógrafos, que tem se tornado cada vez mais comum, excelente para fotografias digitais.

Essa técnica tem a função de auxiliar nas limitações presentes nas câmeras, pelas quais o equipamento não consegue capturar perfeitamente todas as cores e tons, como as vistas através de nossos olhos.

Portanto, o efeito HDR obtém uma imagem muito mais detalhada, equilibrando a luz e a sombra de forma eficiente para uma foto mais bonita.

O que é uma câmera HDR?

O que é uma câmera HDR?

Você já deve ter percebido que quando faz uma foto com uma câmera comum, sem o efeito HDR, as cores, luzes e sombras do cenário são bem diferentes do que você está vendo. E provavelmente, você já se perguntou por que isso acontece.

Pois bem, isso acontece porque a câmera comum ainda não consegue capturar todas as quantidades de tons e cores que nossos olhos enxergam e colocá-los em uma única fotografia. Já uma câmera HDR, desempenha muito bem essa função.

Portanto, uma câmera HDR é aquela que é capaz de capturar todos os tons, cores, luzes e sombras. Deixando a imagem o mais próximo possível daquela vista a olho nú.

Uma câmera HDR funciona unindo, em média, três fotos simultâneas. Cada uma com exposições diferentes em milésimos de segundos para executar essa captação das cores dando uma melhor resolução as suas fotos.

Com uma câmera dessas em mãos, temos fotos mais próximas da realidade que enxergamos, sem aumentar de forma extraordinária a saturação e sem perder nenhum detalhe.

Ao mesmo tempo, conseguimos produzir fotos com efeitos mais surrealistas.

É importante entender como funciona esse efeito nos equipamentos, o que explicaremos no próximo tópico.

Como funciona o HDR?

como funciona camera hdr
Como funciona o HDR?

Conforme citado no tópico acima, o HDR desempenha sua função tirando de três a cinco fotos em milésimos de segundos, com apenas um clique, em diferentes tempos de exposição.

Na prática, este belo conceito representa a quantidade de luz que é capturada pelo sensor da câmera no momento de cada clique. Lembrando que quanto maior a exposição, mais clara fica a imagem.

Com a técnica HDR, as suas fotos podem ser superexpostas (ou seja, com muita luz), subexpostas (pouca luz) e com uma exposição média. Por fim essas são combinadas, para dar a maior qualidade possível a fotografia final.

Porque não usar apenas um filtro HDR?

camera hdr ou filtro

Existem os filtros HDR, que apresentam um valor de aquisição menor do que uma câmera HDR propriamente dita. A questão do valor pode ser muito atrativa, porém o resultado não é eficiente.

Usar apenas um filtro HDR não é indicado, pois ele não faz todo o processo explicado acima. Enquanto a câmera HDR produz uma série de imagens em um clique, usando várias exposições, o filtro HDR apenas adiciona alguns efeitos semelhantes ao HDR.

Sendo assim, a foto fica legal, mas não fica excelente e tão nítida e realista como poderia ficar com o uso de uma câmera HDR.

Também é importante cuidar na escolha da sua câmera, como todos os equipamentos existem as melhores e as mais inferiores.

Agora vamos falar sobre essas câmeras.

Quais são as melhores câmeras HDR?

camera hdr imagens inspiração

É essencial certa atenção e cuidado na hora de investir em uma câmera HDR. Isso porque como tudo que compramos, sempre existem as melhores seguidas daquelas não tão boas.

Claro que na hora da compra, tudo dependerá do seu orçamento disponível, dentro dele será possível escolher a melhor para o seu caso.

Com base na junção de opiniões profissionais, aqui estão duas das melhores câmeras HDR:

Sony A6300

A A6300, da Sony, possui, entre outros ótimos recursos, velocidade de autofoco aprimorada e gravação de vídeo 4K.

Além de ser uma das mais acessíveis em questão de preço, oferece inúmeras vantagens na qualidade, nitidez e aplicação do HDR, oferecendo mais pontos focais e disparo contínuo mais rápido (11 qps vs 6 qps).

Sony A7R III

Uma ótima câmera, que possui o poder dos sistemas DSLR com especificações incomparáveis ​​a uma de preço mais baixo e menor tamanho.

O sensor Full-Frame combinado com um pequeno formato sem espelho dá a você tudo que você precisa.

Além disso, a inteligência da câmera e o uso do HDR são especiais.

Quando usar uma Câmera HDR?

Apesar de um ótimo recurso, existem limitações para o uso da câmera HDR, há momentos em que deixá-la de lado é melhor para a fotografia, já em outros momentos ela é essencial, para isso é preciso treinar o seu olhar fotográfico.

Por exemplo, em fotos panorâmicas, cenários abertos e paisagens que reúnam luz e sombra são as situações perfeitas para usar o recurso. Isso porque, em uma imagem com HDR, as zonas de sombra ficam menos escuras e é possível ver cada detalhe do cenário sem deixar os lugares com mais luz estourados.

Por outro lado, como o HDR captura várias imagens, não é eficiente usá-lo em objetos ou pessoas que estejam em movimento. As imagens ficarão borradas.

Inclusive, para usar a câmera HDR, um estabilizador ajuda muito. O HDR é normalmente muito sensível, e exige que a câmera fique o mais parada possível.

HDR no celular

camera hdr celular

Há muito tempo os celulares deixaram de ser um objeto apenas para efetuar e receber ligações ou enviar um simples SMS.

Entre tantas funções adquiridas por esse aparelho que temos conosco o tempo todo, a câmera é um atrativo em cada modelo na hora da compra.

Esses pequenos aparelhos podem oferecer uma fotografia inacreditavelmente impecável, em especial com o HDR no celular.

É comum ver alguém fazendo uma fotografia com o seu celular, e claro que esses amantes da imagem bem feita querem um aparelho que possua grandes qualidades para a hora do clique.

Assim como nas câmeras profissionais, é possível encontrar o HDR na câmera do celular. Como veremos mais abaixo, a função não é encontrada apenas nos conhecidos aparelhos com IOS, mas também naqueles de sistema Android.

Os smartphones têm câmeras HDR?

Um smartphone (palavra inglesa que significa “telefone inteligente”, ainda sem correspondente em português) é um celular que combina recursos de computadores pessoais, com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas aplicativos executados pelo seu sistema operacional, chamados simplesmente aplicações.

Os sistemas operacionais dos smartphones permitem que desenvolvedores criem milhares de programas adicionais, com diversas utilidades, agregados em lojas online como o Google Play para Android, MS Windows Store para Windows Phone e a Apple App Store para iOS.

Agora que entendemos exatamente o que são os smartphones, é preciso dizer que a grande maioria deles possui câmera HDR, atendendo a necessidade especial dos usuários por uma boa fotografia, com equilíbrio de cor, luz e sombra.

Todos os sistemas operacionais existentes oferecem smartphones com as câmeras HDR, é possível conferir se o celular que está adquirindo possui essa função, pois ela será muito importante para a qualidade e nitidez de suas fotos diárias.

Como usar a função HDR no celular?

Já entendemos nos tópicos anteriores o que é o HDR e qual suas vantagens e assim como nas câmeras, não são em todas as fotos que você usará a função HDR do celular.

Em alguns momentos deixá-la de lado também torna as fotos melhores.

Um bom exemplo de quando usá-lo é quando houver muita luz e sombra na mesma cena, ou ao capturar uma imagem contra uma luz muito forte, ou ainda quando o objeto principal da cena estiver em uma sombra.

Quando se usa esse modo sem necessidade, a câmera pode diminuir muito o contraste e a sombra natural, o que deixa a imagem artificial.

Porém quando chegar a hora conveniente de usá-la, como fazer?

Como existem inúmeras marcas e sistemas operacionais de celulares, cada um apresenta uma forma específica de ativar esse modo, seguem alguns deles:

SAMSUNG

Nos aparelhos mais recentes, a função é conhecida como “Tom Rico (HDR)” e pode ser encontrada no menu da câmera.

LG

No LG ela está com o nome “Tom Dinâmico”.

IPHONE

No Iphone existe o botão HDR que aparece quando você aciona a câmera. Basta tocar nesse botão para ativar, ou desativar a função.

ANDROID

Acesse o menu da câmera e habilite a função “HDR/HDR+”.

WINDOWS 8

No HTC e no Nokia Lumia será preciso baixar um aplicativo do Windows Phone Store para desfrutar do modo dinâmico, já que o padrão das câmeras desses smartphones é vir sem a função já embutida.

SONY

Os aparelhos da Sony também não possuem um menu para habilitar o modo. Se você não encontrar nenhuma opção nas configurações de câmera, baixe um aplicativo correspondente ao aparelho.

Apesar disso, esses aparelhos podem fazer fotos em HDR a partir do modo inteligente automático, desde que o software da câmera entenda que o método é necessário em determinada situação.

Cuidados para fotografar com câmeras HDR

Assim como em uma câmera profissional, na fotografia com uma câmera HDR de celular, não basta acionar essa função e sair fotografando por aí, existem alguns cuidados especiais necessários para usar essa função.

Por apresentar grande sensibilidade, o uso da função HDR de qualquer maneira acaba causando resultados diferentes do esperado.

Vamos falar um pouco sobre alguns cuidados ao fotografar com a câmera HDR do celular.

Estabilização do equipamento

Uma das principais formas de cuidado na hora da fotografia com o celular usando o HDR é a estabilização do equipamento.

Hoje já existem modelos de tripé para o celular que possibilitam que o aparelho fique estático para a sua fotografia não ficar borrada.

Outra dica é usar esse modo quando você for fazer uma foto que não precise de agilidade e velocidade para capturar um determinado momento como com objetos ou pessoas em movimento, já que há um intervalo de tempo de espera antes que você possa fazer outra foto no seu smartphone.

Isso acontece porque o software da câmera vai processar as imagens feitas antes de salvar o arquivo final.

Por isso, quando for fazer fotos sequenciais, evite ativá-lo.

Iluminação

A iluminação conta muito na hora de fotografar com o celular usando o HDR.

Como ele é o responsável por harmonizar luz e sombra, é interessante usá-lo em ambientes que tenham pelo menos alguma fonte de luz.

Você não terá uma boa foto se tentar fazê-la em um local apenas com sombra.

É preciso uma fonte de luz para que a técnica equilibre luz e sombra e sua foto final fique do jeito que queria!

Galeria: fotos HDR de tirar o fôlego

Confira aqui algumas fotos feitas com câmera HDR tanto profissionais como pelo celular, elas são de tirar o fôlego com a qualidade e nitidez impecável que apresentam.

camera hdr com e sem

camera hdr com e sem

antes e depois camera hdr

camera hdr antes e depois

camera hdr antes e depois

camera hdr antes e depois

camera hdr antes e depois

Conclusão

Ficou mais que provado que o uso da técnica HDR, seja com uma câmera profissional ou com um smartphone que possua essa opção pode ser um grande aliado de quem é apaixonado por boas fotografias no dia a dia, principalmente de cenários e paisagens.

Quer mais dicas para continuar melhorando sua fotografia? Veja também esses outros artigos que separamos:

Se ficou com alguma dúvida ou quiser contar sua experiência com a função HDR, deixe abaixo nos comentários!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

185 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *