Posted in:

Estabilizador de Câmera: O que é, Como Usar e Como Escolher [Guia]

estabilizador de camera

Você sabia que um estabilizador de câmera pode aumentar a qualidade das suas imagens?

Um estabilizador, que antes era privilégio apenas de câmeras profissionais, é um recurso bem útil no combate a fotos tremidas pelo eventual movimento do equipamento durante um clique.

No geral, esse acessório é capaz de detectar a vibração através de um sensor, com a ajuda de um processo mecânico, realizando a compensação de uma possível trepidação.

Assim, se o seu objetivo é aumentar o nível e a qualidade das suas fotos, conhecer mais e optar pelo uso de um estabilizador de câmera pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

Além de fotos, esse acessório permite que você também grave vídeos em movimento com bastante naturalidade. Dessa forma, suas composições contarão com uma maior fluidez e um resultado final com a máxima qualidade possível.

Quer conhecer outros acessórios profissionais para melhorar seus resultados? Então, acesse o guia completo que fizemos para você!

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber para usar um estabilizador, a fim de tirar fotos incríveis! Confira:

Índice do conteúdo

  1. O que é um estabilizador de câmera?
  2. Como um estabilizador de câmera funciona?
  3. Tipos de estabilizadores de câmeras
  4. Os melhores modelos de estabilizadores de câmera
  5. Quais são as vantagens de um estabilizador de câmera profissional?
  6. Quanto custa um estabilizador de câmera em média?
  7. Conclusão

O que é um Estabilizador de Câmera?

Um estabilizador de câmera nada mais é do que um acessório capaz de minimizar os efeitos do tremor de uma máquina, proporcionando uma alta qualidade aos cliques realizados sem um tripé, por exemplo.

No entanto, movimentos muito bruscos com a câmera normalmente não são compensados. Apesar disso, o prazer de tirar fotos com a câmera na mão pode ser sentido sem muitos problemas como uso de estabilizadores.

Agora que você já sabe o que é um estabilizador de câmera, confira abaixo o seu funcionamento:

Como um Estabilizador de Câmera Funciona?

como funciona estabilizador de camera

Como vimos, um estabilizador é um acessório que auxilia na suavização de movimentos, deixando suas fotos mais suaves e menos tremidas.

Um estabilizador de câmera funciona externamente como o auxílio de um sistema de contra-pesos que faz com que a máquina permanece sempre imóvel.

Porém, também existem os estabilizadores de imagem que já vêm no interior de uma câmera, que podem ser do tipo óptico ou digital.

O de tipo óptico funciona baseado em um princípio bastante simples: seu mecanismo possibilita a mobilidade do centro e gravidade da máquina para um ponto qualquer mais alto, que esteja acima da mão do fotógrafo.

Com isso, as imagens acabam ficando mais estáveis, ou seja, menos distorcidas.

Já o estabilizador digital, eleva o fator ISO – em alguns modelos, também aumenta a velocidade do obturador. Porém, você pode realizar isso sozinho, já que muitos aparelhos digitais possibilita o ajuste manual desses fatores.

Esse tipo de equipamento, além de aumentar a sensibilidade ISO, ele também permite o registro mais rápido do seu assunto. Dessa forma, ele acaba reduzindo o risco da sua imagem sair tremida, mas, por outro lado, acaba aumentando o nível de granulação.

Quer saber mais sobre os tipos de estabilizadores existentes no mercado? Então, confira:

Tipos de Estabilizadores de Câmeras

Se o seu objetivo é tirar fotos linda e estáveis, isentas de tremores e vibrações, um estabilizador pode ser o que falta para você.

Veja abaixo quais são os tipos de estabilizadores de câmeras mais comuns:

Estabilizador de câmera

Um estabilizador de câmera é um equipamento externo, onde a sua máquina é acoplada. Com  a ajuda de um sistema de contra-pesos, você é capaz de caminhar como se ela estivesse apoiada sobre trilhos.

Como o uso de estabilizadores de câmera, é possível fotografar ou filmar o seu assunto em movimento ou subindo e descendo escadas, por exemplo, sem que a imagem sofra grandes perturbações.

Normalmente, quando esse acessório é utilizado, usa-se a posição grande angular da lente zoom. Assim, você adiciona uma maior estabilidade na sua imagem final, além de facilitar o enquadramento em um visor LCD.

Estabilizador de imagem

Um estabilizador de imagem fica localizado no interior da sua máquina fotográfica. Ele possui a função de corrigir qualquer movimento involuntário realizado pelo fotógrafo.

Como vimos, existem dois tipos: o óptico e o digital.

Grip ou estabilizador de mão

Diferentemente do que acontece com os modelos mais sofisticados, os modelos grip costumam ser leves, sendo segurados com as mãos do fotógrafo. Além disso, sua utilização é bastante simples.

Os movimentos realizados pela câmera são isolados dos movimentos do operador por conta da presença de um pino localizado na parte de cima do grip. Assim, ele é capaz de equilibrar todo o conjunto: estabilizador e câmera.

Além disso, seu formato alongado tem como objetivo abaixar o centro de gravidade de todo o conjunto. Então, por conta da inércia, o conjunto tende a se manter estabilizado mesmo que a mão do fotógrafo mexa.

Esse equipamento também é ótimo para filmar esportes de ação, como motocross, surf, bike e skate, por exemplo.

Grande parte dos modelos possui uma alça acolchoada, possibilitando que o usuário consiga segurar sua base com mais firmeza.

Dessa forma, ele proporciona mais liberdade de movimento aliado à estabilidade para que seja possível capturar cenas mesmo em ângulos mais difíceis.

Os Melhores Modelos de Estabilizadores de Câmera

Existem diversos modelos de estabilizadores de câmera disponíveis no mercado. Então, é importante que você os conheça, a fim de escolher aquele que mais se enquadra às suas necessidades.

Confira:

Estabilizador de câmera DSLR

estabilizador de camera DSLR

Um estabilizador é um acessório fundamental para o uso de câmeras DSLR, principalmente para quem pretende realizar gravações em vídeo.

Com esse suporte, você consegue ter mais firmeza no momento do clique ou da filmagem. Assim, a criação de imagens ou vídeos com menos trepidações fica muito mais simples.

Entre os modelos disponíveis no mercado, existem opções com superfícies de borracha, bases e apoios para flashes.

Um modelo que pode ser usado tanto por fotógrafos amadores quanto por profissionais é o estabilizador Coco CC-VH02.

Com ele, você consegue ter uma maior garantia de controle durante as gravações de vídeo ou de captura de imagens.

Esse acessório possui pés de borracha que são antideslizantes. Isso ajuda bastante na fixação em superfícies que são planas. Além disso, também há um suporte superior emborrachado para movimentos em pé.

Estabilizador de câmera GoPro

estabilizador de camera gopro

Existe um modelo de estabilizador próprio para GoPro. Estas são câmeras pequenas, ótimas para a captura de vídeos e fotos mais radicais usando as suas mãos.

Mas, mesmo assim, cenas em movimento podem acabar ficando um pouco tremidas, prejudicando o seu resultado final.

Então, a fim de obter resultados mais estáveis, você pode fazer uso de estabilizadores que fixam a GoPro, favorecendo uma movimentação e uma imagem mais suave.

Um exemplo de estabilidade de GoPro existente no mercado é o mesmo utilizado no drone Karma.

O GoPro Karma Grip é vendido separadamente por cerca de 300 dólares. Ele é compatível com os modelos Hero 5 Black, Hero 6 Black e Hero 7 Black, mas também existem estabilizadores para outros modelos.

Caso você utilize sua GoPro acoplada em um capacete ou mochila, também existe a possibilidade de utilizar um estabilizador para obter imagens mais suaves sem a necessidade de usar as suas mãos.

Estabilizador de câmera celular

estabilizador de camera celular

Muitos celulares possuem recursos de estabilização embutidos, a fim de evitar que imagens e vídeos fiquem muito tremidos.

Porém, tais dispositivos possuem um limite de tremidas muito intensas, podendo colocar em risco a qualidade das suas imagens.

Para evitar que esse problema ocorra, você pode usar um estabilizador de imagem específico para celulares. Assim, fica muito mais fácil fotografar ou filmar o seu assunto enquanto você se movimenta sem que isso comprometa os seus resultados.

Existe um modelo que se tornou referência nesse quesito que é o DJI Osmo. Ele é um bastão que pode ser acoplado em modelos de celular iOS ou Android.

Para usá-lo, você precisa baixar um aplicativo específico para conseguir rotacionar o acessório com movimentos suaves.

Além disso, o DJI Osmo conta com diversos modos de fotografia e funcionalidades especiais que são capazes de rastrear movimentos. Com isso, você consegue realizar gravações mais profissionais.

Estabilizador de câmera 3 eixos

Um estabilizador 3 eixos auxilia no maior controle do motor do acessório.

Um exemplo de modelo existente é o Z1-Pround, que possui 30 cm de comprimento e conta com um revestimento de silicone com a finalidade de suavizar as imagens que são capturadas em movimento.

Seu gimbal de três eixos também evita a ocorrência de “ângulos mortos”. Esse modelo possui tecnologia Gyro-Movie que auxilia na manutenção do foco das cenas durante cliques e gravações.

A fim de prolongar o uso do estabilizador, ele vem com duas baterias e permite que elas recarreguem a câmera durante o seu uso.

Ele também conta com uma placa magnética que evita danos elétricos.

Estabilizador de câmera barato

Dentre os diversos modelos de estabilizadores disponíveis no mercado, você encontra opções baratas e caras.

Caso você não queira gastar muito dinheiro com esse acessório, um ótimo modelo é o Pistol Grip.

Ele possui um design diferente dos estabilizadores tradicionais, muito semelhante ao formato de um gimbal.

Esse modelo é compatível com câmeras Nikon, Canon e Sony, com eletrônicos um pouco menores – do tipo Point & Shoot – e com celulares. Porém, neste caso, você precisará de uma peça extra para conseguir acoplar o seu aparelho.

O Pistol Grip também possui uma superfície de borracha que evita possíveis trepidações.

Você pode adquiri-lo por menos de R$ 100 em diversas lojas do mercado nacional.

Quais são as Vantagens de um Estabilizador de Câmera Profissional?

vantagens estabilizador de camera

Usar um estabilizador pode trazer diversas vantagens para você.

Uma delas é a captura de imagens perfeitas com o uso de poucos equipamentos, já que esse sistema permite que cliques em velocidades menores fiquem tão nítidas quanto quando são tirados com exposições mais longas.

Assim, você pode usar aberturas menores para aumentar a profundidade de campo.

Com um estabilizador você também pode ganhar entre dois de quatro stops de velocidade. Assim, em situações onde você só conseguiria fotografar à mão livre em velocidade de 1/60, é possível realizar fotos entre 1/15 e ¼, por exemplo.

Quanto custa um estabilizador de câmera em média?

quanto custa estabilizador de camera

O valor de um estabilizador varia bastante dependendo do tipo de aparelho que será utilizado com ele. Além disso, o modelo e a marca em questão também influenciam bastante no preço.

Assim, é possível encontrar modelos mais baratos de R$ 69 e outros mais caros que podem custar mais de R$ 2 mil.

Então, antes de comprar o seu, pesquise sobre as funcionalidades desse acessório e escolha aquele que se enquadra melhor às necessidades.

Conclusão

estabilizador camera

Um estabilizador de câmera é capaz de melhorar a qualidade de seus vídeos e imagens. Com ele, suas fotos realizadas em movimento ou com a sua câmera à mão não sairão tremidas.

Assim, você conta com um ótimo resultado final ao realizar cliques com movimentos suaves auxiliado por um estabilizador.

Você pode optar por um dos tipos existentes que são:

  • Estabilizador de câmera DSLR
  • Estabilizador de câmera Gopro
  • Estabilizador de celular
  • Estabilizador de câmera 3 eixos

O valor desse acessório pode variar dependendo do site e da marca escolhida por você.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre estabilizador de câmera. Agora, é só adquirir o seu acessório e começar a tirar fotos sem tremidas com uma altíssima qualidade!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você! Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já tirou fotos com um estabilizador de câmera? Nos conte como foi a experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores! E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

161 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *