Posted in:

Resolução de Fotos: Guia Completo para Tirar suas Dúvidas e não Errar

resolução de fotos

Na fotografia, a qualidade da imagem é essencial para refletir a visão do profissional. É possível mensurar e prever este fator com a resolução de fotos.

Tanto para ampliar, revelar e até mesmo editar uma foto, é preciso entender o que a resolução significa e qual é o papel que ela exerce em todos esses processos.

Leia também “Nitidez nas Fotos: Descubra os Segredos para Tirar Fotos mais Nítidas” para entender mais sobre qualidade e definição de imagem.

Neste post, você vai entender o que é a resolução de fotos e o que a torna diferente de outros conceitos da fotografia!

Índice

  1. O que é resolução de fotos?
  2. Qual é a diferença entre resolução, qualidade e tamanho?
  3. Pixel, megapixel e DPI: O que é e por que é importante na fotografia?
  4. Qual a resolução de fotos necessária para impressão?
  5. Resolução e ampliação
  6. Dúvidas comuns sobre resolução de fotos
  7. Como funcionam aplicativos para aumentar a resolução das fotos?
  8. O formato do arquivo influencia na resolução?
  9. Passo a passo: como garantir que você está usando a melhor resolução de fotos que sua câmera permite?
  10. Conclusão

O que é resolução de fotos?

o que é resolução de fotos

A resolução de fotos está ligada à quantidade de pixels em uma imagem.

Nas telas digitais, as imagens são formadas por diversos pixels. Os pixels são formados pela união de três pontos de cores básicas.

Sendo assim, quanto mais pixels existem em uma imagem, mais pontos de cor ela possui e mais definida ela é. Por exemplo, uma tela com qualidade HD (High Definition) possui pelo menos 1280 x 720 pixels na tela.

O que é Boudoir?Qual é a diferença entre resolução, qualidade e tamanho?

resolução de fotos diferenca

Imagem: Exposure Guide

Enquanto a resolução diz respeito à quantidade de pixels e a definição da imagem de acordo com os tipos de telas digitais, a qualidade e o tamanho consistem em conceitos diferentes, porém conectados.

Primeiramente, o tamanho da imagem trata-se da altura e largura do quadro, ou seja, o espaço em que os pixels estão distribuídos.

Sendo assim, uma imagem com o tamanho pequeno não precisa ser classificada necessariamente como uma foto de baixa qualidade.

A qualidade é determinada pela relação entre o tamanho e a resolução de fotos. Uma imagem com um tamanho pequeno e uma resolução baixa, pode ter uma boa qualidade, já que as proporções estão em harmonia na construção do quadro.

Pixel, megapixel e DPI: O que é e por que é importante na fotografia?

resolução de fotos pixel

Imagem: Exposure Guide

Como mencionamos anteriormente, os pixels representam pequenos pontos que criam a imagem pouco a pouco, unindo pontos de cores.

Desta forma, um megapixel é representado pelo conjunto de um milhão de pixels, ou seja, quanto mais pixels e megapixels uma imagem possui, de maior qualidade ela pode ser.

Por fim, o DPI representa o termo “dots per inch”, que em português significa “pontos por polegadas”. Sendo assim, o DPI mensura quantos pixels podem ser criados a cada polegada da imagem, o que pode ajudar a mensurar a qualidade da foto.

Aprendendo a ler a resolução da imagem

A definição de imagem de telas e câmeras, por exemplo, geralmente é apresentada no valor de megapixels. Por exemplo, uma câmera que possui 2 megapixels segundo a marca, cria imagens com pelo menos 2 milhões de pixels.

Como mencionamos anteriormente, a qualidade da imagem também está ligada ao tamanho do quadro. Sendo assim, é possível afirmar que quanto maior é a quantidade de pixels, mais a foto pode ser ampliada sem perder definição.

É essencial analisar este dado antes de adquirir um aparelho eletrônico que reproduza imagens. Especialmente, para evitar a perda de imagens perfeitas por conta de baixa definição.

Qual a resolução de fotos necessária para impressão

resolução de fotos impressao

Imagem: Exposure Guide

Uma impressão que apresente a imagem como ela realmente é requer um valor específico de resolução. Geralmente, é indicado que a foto tenha pelo menos 300 DPI, ou seja, 300 pontos por polegada.

Para descobrir se a sua foto está no tamanho adequado para a impressão, basta dividir o valor de pixels da largura e altura da imagem por 300.

Por exemplo, se você tem uma imagem de 2100 pixels de largura por 1500 pixels de largura, você acaba com uma proporção de 7 x 5.

Este resultado representa o tamanho máximo ao qual a imagem pode ser ampliada sem perder a qualidade, ou seja, mantendo-se com 300 DPI.

O valor 7 x 5 polegadas corresponde a um quadro com o tamanho de 18 x 12 cm.

Resolução e ampliação

resolução de fotos ampliacao

Imagem: Exposure Guide

Como mencionamos anteriormente, a qualidade da imagem é determinada pela relação entre o tamanho e a resolução de fotos.

Sendo assim, se você amplia uma imagem a ponto que a resolução é comprometida, a foto perde toda sua qualidade e acaba com a aparência pixelada, ou seja, com pequenos quadrados de cor aparentes.

Para respeitar os parâmetros de resolução, é preciso manter a imagem com pelo menos 300 DPI. Para descobrir o tamanho máximo que a imagem pode ser ampliada, basta dividir os pixels de altura e largura por 300.

Dúvidas comuns sobre resolução de fotos

A resolução de fotos é um assunto importantíssimo para um fotógrafo profissional, principalmente para entregar imagens de qualidade ao cliente.

Mesmo se a fotografia não passa de uma paixão para você, é interessante entender como se determina a qualidade da imagem para apresentar sua visão da melhor forma.

Confira as principais dúvidas sobre a resolução de fotos e aprenda tudo o que você precisa sobre o assunto!

Os megapixels são o único fator que influenciam a qualidade da imagem?

Não! Como mencionamos anteriormente, o tamanho da imagem também está diretamente relacionado à qualidade.

Por exemplo, imagine que você possui uma imagem que é ampliada além da proporção ideal para 300 DPI. Por mais que, anteriormente, a imagem possuísse um alto valor de pixels em altura e largura, ela acabará com baixa qualidade.

Sendo assim, é essencial respeitar as proporções da imagem e tomar muito cuidado para fazer impressões e ampliações inteligentes.

É possível aumentar a resolução de fotos no pós processamento?

É recomendado fazer os devidos ajustes na resolução da imagem antes do processamento, para não comprometer a edição.

Entretanto, nos aplicativos que melhoram a resolução de fotos, por exemplo, a imagem pode ser melhorada depois do processamento.

Sendo assim, é preciso analisar a situação e descobrir qual opção é a melhor para você e para a qualidade da sua foto.

Como garantir a melhor resolução de foto nas configurações da câmera?

A principal forma de garantir a qualidade da suas imagens é optar por um formato de foto que traga mais definição ao quadro.

Os três principais formatos são JPG, TIFF e RAW, cada um deles possui seus benefícios para a resolução final da imagem.

Por exemplo, o formato JPG é muito menor do que o TIFF e o RAW, mas ocupa menos espaço no seu cartão de memória.

Por outro lado, o arquivo RAW é o que pode ser considerado com maior qualidade, já que a imagem não passa por nenhuma compressão. Entretanto, o formato cria imagens pesadas que requerem um cartão de memória com muito espaço.

O formato TIFF é o mais popular entre os fotógrafos profissionais, já que quase não promove compressões na imagem e possui tamanhos de arquivo razoáveis.

Por que, muitas vezes, parece que a resolução não faz diferença?

Por mais que a resolução da imagem esteja alto, não é possível visualizá-la se a tela ou aparelho em que ela é disponibilizada possui uma baixa resolução.

Sendo assim, é preciso garantir que a resolução da tela da sua câmera e do seu computador também sejam de alta qualidade, para que você possa analisar a qualidade verdadeira das suas fotos.

Resolução do monitor onde a foto é visualizada

A visualização da imagem no monitor depende do tamanho da tela e também da resolução que foi configurada no aparelho.

Por exemplo, uma tela maior ou do mesmo tamanho que a sua imagem, vai apresentá-la em sua totalidade. Por outro lado, telas menores mostrarão uma versão reduzida da foto.

No Photoshop, é possível colocar a foto no tamanho 100% independente do tamanho da tela, o que permite uma edição mais objetiva.

Resolução da impressora

Na impressora, quanto maior o valor de DPI, melhor será a impressão. A resolução do aparelho é medida por ponto por polegada, sendo assim, quanto mais pontos, mais definição terá o produto final.

A resolução de maior parte das impressoras varia em torno de 150 DPI e 1200 DPI. Cada uma das qualidades pode ser utilizada especificamente para um tipo de impressão.

Por exemplo, para a impressão de jornais e boletins, é comum encontrar impressoras com resolução 150 DPI. Por isso, as imagens nem sempre são muito definidas nos jornais.

Tamanho da impressão

Como mencionamos anteriormente, a ampliação exagerada da imagem pode comprometer a resolução das fotos e deixá-las pixeladas.

Sendo assim, é preciso se manter fiel às proporções e calcular o valor máximo de ampliação, mantendo sempre o valor de 300 DPI como limite da ampliação.

Como funcionam aplicativos para aumentar a resolução das fotos?

resolução de fotos aplicativos

Por meio de efeitos de nitidez e iluminação, existem aplicativos para smartphone que ajudam a melhorar a qualidade da imagem.

Geralmente, as técnicas aplicadas pelos apps apenas disfarçam os defeitos da imagem, sem necessariamente transformá-la em um arquivo perfeito.

Entretanto, o método é extremamente válido para quem quer apenas postar fotos nas redes sociais. Conheça alguns apps que podem te ajudar:

  • VSCO: disponibiliza filtros que se assemelham às edições profissionais, além de também oferecer ajustes específicos como um editor profissional;
  • Movavi Photo Editor: possui uma função de “aperfeiçoamento mágico” que automaticamente aplica efeitos para melhorar a foto;
  • AutoStitch Panorama Pro: permite que o usuário tire fotos panorâmicas com alta qualidade.

O formato do arquivo influencia na resolução?

Como mencionamos anteriormente, os formatos de imagem variam entre si, ou seja, alguns criam arquivos mais definidos e, consequentemente, pesados.

Caso você esteja pensando em fazer uma grande ampliação, por exemplo, é interessante trabalhar com um arquivo RAW, que oferece a maior qualidade possível.

Por outro lado, se você precisa fazer muitos cliques em uma qualidade razoável, é possível optar pelo formato JPG e otimizar o espaço do seu cartão de memória.

Passo a passo: como garantir que você está usando a melhor resolução de fotos que sua câmera permite?

resolução de fotos passo a passo

Agora que você já conheceu todos os fatores que interferem na resolução de fotos, chegou o momento de colocar a mão na massa.

Para garantir que você está produzindo as melhores imagens, siga os 3 passos básicos abaixo para configurar sua câmera e optar pela melhor resolução!

1. Verifique o manual da câmera

Consulte as instruções da sua câmera para conhecer as configurações relacionadas à qualidade da imagem.

Cada aparelho possui suas particularidades e é importante conhecê-las para explorar toda a capacidade do aparelho.

2. Abra as configurações de imagem e armazenamento

Como mencionamos anteriormente, é possível optar por um formato de imagem para criar suas fotos, e cada um deles oferece um nível maior ou menos de resolução.

Além disso, a forma como que as imagens são armazenadas também deve ser ajustado, já que a compressão do arquivo pode interferir na qualidade.

3. Certifique-se de que as fotos estão sendo tiradas com a maior resolução possível

Por fim, explore os níveis de resolução da sua câmera e busque trabalhar com os valores que geram imagens com grande qualidade.

Especialmente para a impressão de álbuns para clientes, é essencial optar por imagens com alta resolução e qualidade.

Conclusão

resolução fotografica

Por fim, é possível afirmar que a resolução de fotos é essencial para apresentar um trabalho de qualidade e apresentar a melhor versão da sua visão fotográfica.

Sendo assim, é preciso tomar muita atenção à qualidade da imagem, ou seja, na proporção entre a resolução e o tamanho da imagem.

Além disso, a resolução da tela em que a imagem é mostrada também precisa estar ajustada, assim como a impressora utilizada para revelar a foto.

Leia também:

Agora que você já sabe tudo sobre a resolução de fotos, está pronto para melhorar a qualidade e definição das suas obras? Compartilhe sua opinião e suas dúvidas nos comentários!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

185 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *