Posted in:

Guia Completo de Livros de Fotografia

Livros de Fotografia: Guia Completo para Fotógrafos Iniciantes e Profissionais

livros de fotografia

Está procurando os melhores livros de fotografia para aprender ainda mais?

Os livros de fotografia podem ser uma ótima maneira de aperfeiçoar suas técnicas.

O surgimento da internet criou um divisor de águas em muitos aspectos da nossa vida. Destaca-se, em especial, como aprendemos e pesquisamos.

É verdade: na maioria dos casos, as bibliotecas foram substituídas por tutoriais em vídeo e guias passo a passo de como fazer praticamente tudo.

No entanto, existem algumas coisas que merecem ser detalhadas. E para isso, os livros ainda são nossos melhores amigos. E quando falamos de fotografia, existe uma enorme variedade de fontes incríveis de conhecimento em suas páginas.

E, assim como os equipamentos fotográficos, os livros também evoluíram com a tecnologia. Hoje, você encontra quase todas as obras em versão digital, para baixar e ler onde quiser.

A seguir, você encontra nossa seleção com os melhores livros, para todo tipo de fotografia. Neles, você encontrará ensinamentos importantíssimos, desde a base até as técnicas mais especiais. Continue lendo e confira:

Índice do conteúdo

  1. Livros de Fotografia valem a pena?
  2. Livros de Fotografia para Fotógrafo Profissional
  3. Livros de Fotografia para Iniciante
  4. Livros sobre as Técnicas da Fotografia
  5. Livros sobre Negócios para Fotógrafos
  6. Livros sobre Produtividade para Fotógrafos
  7. Livros de Fotografia de Casamento
  8. Livros de Fotografia de Moda
  9. Livros sobre Arte, Inspiração, Criatividade para Fotógrafos
  10. Autobiografias
  11. Livros Clássicos da Fotografia
  12. Livros de Fotografia Internacionais
  13. Conclusão

Livros de Fotografia valem a pena?

livros de fotografia mais vendidos

Antes de responder esta pergunta, é essencial dizer: a leitura faz sim diferença em qualquer área de atuação.

No caso dos livros de fotografia, isso vai mais longe do que conhecer e aprender técnicas. Você vai dispor de referências, e isso é fundamental para moldar-se como profissional.

Aprender sobre a história da fotografia, o seu surgimento, o mercado no qual você está inserido, quais técnicas cabem em quais situações… Para cada um destes pontos existe um fotógrafo que descreveu qual o percurso você pode tomar para se lapidar.

Investir em bons livros é investir na sua profissão.

Os livros trazem muito mais do que dados técnicos: eles contém sabedoria e experiência.

É por isso que vale a pena, sim, investir em bons livros de fotografia.

Mais do que absorver conhecimento, através dos livros você terá embasamento teórico para se aventurar nesta arte.

Livros de Fotografia para Fotógrafo Profissional

livro de fotografia para fotógrafos profissionais

É comum encontrar a crença de que a leitura é para os iniciantes. No entanto, mesmo que você já esteja estabelecido no mercado da fotografia, sempre existe muito a aprender.

É justamente para se destacar e criar sua própria identidade que é tão importante buscar novas referências, novas visões.

O ideal para profissionais experientes é procurar livros focados em novas técnicas, conceitos e olhares para aquilo já deve ter se tornado parte do seu cotidiano. Na carreira de fotógrafo, afinal, renovar e reinventar seus conceitos é sempre fundamental.

Nossa dica é: aposte nos livros que mostram o trabalho de outros fotógrafos! Além de ser prazerosos de ver, essa é uma ótima maneira de afiar suas técnicas de composição.

Se estiver procurando um clássico, não deixe passar essa obra: Gênesis, do brasileiro Sebastião Salgado.

Este é um dos livros de fotografia obrigatórios. Ele faz mais do que reunir imagens de muitos anos de registros do autor: as 520 folhas estão recheadas de dicas preciosas e informações inspiradoras.

Neste mesmo segmento, é impossível não citar outro brasileiro: Araquém Alcântara.

Considerado um dos fotógrafos mais influentes do país na atualidade, o que mais chama a atenção no seu trabalho é a originalidade e a visão sobrenatural dos mais diferentes habitats que fotografa.

Livros de Fotografia para Iniciantes

Quem ama fotografia e quer começar a entrar neste mundo de sentimentos, cores e formas, precisa, mais do que ninguém, ler!

Claro, praticar é extremamente importante.  Mas fazer isso sem entender como conseguiu determinado resultado, acredite, não é aprender.

Fotografia é muito mais do que apertar o botão da câmera. Existem passos a serem dados para conseguir a imagem perfeita.

A primeira dica é conhecer o seu equipamento e acessórios. Se você ainda não tem nada, essa é uma boa oportunidade para aprender um pouco mais antes de sair por aí gastando.

Por sorte, você conta com uma infinidade de livros de fotografia e guias para iniciantes.

Neles, há menção até mesmo sobre como escolher a melhor câmera e os melhores acessórios até como tirar maior proveito do seu equipamento. Além disso, você encontrará as principais dicas de como fazer uma boa imagem.

Confira uma lista de livros de fotografia para iniciantes:

Livros sobre as Técnicas da Fotografia

A fotografia tem um poder maravilhoso: basta um olhar para reviver épocas, sentir cheiros e transbordar sentimentos.

No entanto, capturar todos esses detalhes exige um conhecimento técnico profundo.

Existem dezenas de técnicas, diferentes, e os livros de fotografia podem te ajudar a entender como cada uma delas funciona.

Se você está começando, não deixe de ler este texto exclusivo aqui do blog com dicas e técnicas essenciais para iniciantes. Agora, se já sabe o básico sobre fotografia, é hora de começar a expandir seus horizontes através de livros para aprender fotografia!

Confira esses livros:

Essas são excelentes referências para você começar.

Livros sobre Negócios para Fotógrafos

livros de fotografia para iniciantes

É mais comum do que você imagina: inúmeros profissionais especializados acabam não tendo tempo para estudar como gerir um negócio.

É claro, você não precisa ser o mestre da administração, mas tem que entender pelo menos um pouco de negócios.

Por sorte, as prateleiras estão inundadas de títulos para quem quer aprimorar sua carreira.

Confira, em especial:

Um passo importante é criar um modelo de negócio. A visão empreendedora é o que separa o fotógrafo profissional daquele que ainda tem a fotografia como um hobby.

Ter um excelente plano de marketing e um canal de exposição apropriado também fazem a diferença em termos de negócios.

Livros sobre Produtividade para Fotógrafos

livros de fotografia mais vendidos

Se você pretende trabalhar com fotografia, especialmente se planeja ser um freelancer, é primordial aprender a se organizar.

Ser produtivo, no entanto, pode ser um desafio. Principalmente com todas as distrações que temos disponíveis hoje em dia.

O bom é que não falta literatura para te apoiar também nesse ponto!

Confira nossa lista de livros para fotógrafos sobre produtividade:

Livros de Fotografia de Casamento

Registrar casamentos pode ser uma tarefa mais difícil do que parece. Além de precisar lidar com inúmeros imprevistos, você precisa contar com uma técnica apurada e um olhar treinado.

Ser o responsável pela imortalização de um momento tão importante na vida dos seus clientes pode ser preocupante, mas também é muito recompensador.

Se quiser algumas dicas rápidas para fotografar casamentos como um expert, dê uma olhada nesse outro artigo que preparamos!

Um dos livros de fotografia de casamento que fala com muita propriedade disso é o ‘Criatividade na fotografia de casamento’, do catarinense Everton Rosa. O autor é considerado o criador do conceito street wedding, as famosas fotografias de casamento feitas na rua e em locais inusitados ao ar livre.

Hoje, o foco dos ensaios antes da cerimônia é fugir do lugar comum. Mais do que eternizar aquele momento, os casais buscam inovar e impressionar.

Confira mais alguns livros para fotógrafos de casamento com ótimas dicas para profissionais deste nicho:

Livros de Fotografia de Moda

A fotografia de moda é um mercado atrativo, que atrai centenas de profissionais. No entanto, para prosperar neste ramo, é preciso muito mais do que criatividade e glamour.

É fundamental dominar bem as técnicas e equipamentos utilizados – afinal, cada clique neste mundo custa muito dinheiro.

Por isso, os livros e guias são sempre bem-vindos. Neste setor, é preciso ter referências, coragem para experimentar e levar a criatividade ao limite.

Nossa seleção de livros para fotografia de moda que te ajudarão nesta jornada:

Livros sobre Arte, Inspiração, Criatividade para Fotógrafos

livros de fotografia para iniciantes

Para ter um olhar afiado, o fotógrafo precisa de treino. A criatividade, infelizmente, não é um botão que você liga e desliga.

Mas a boa notícia é que a inspiração está em todos os lugares – principalmente nos livros.

Nossa coleção de livros de fotografia inspiradores:

Autobiografias

As autobiografias são excelentes livros de fotografias para conhecer a essência de profissionais renomados e descobrir novos talentos.

Quanto mais referências você tiver, mais afiado será seu olhar fotográfico. Sem contar que apreciar a obra dos seus colegas de profissão, além de útil, é sempre prazeroso.

Veja nossa seleção de obras autobiográficas íntimas e autênticas, que nos contam um pouco mais sobre seus autores e são uma verdadeira inspiração!

Confira nossas sugestões de autobiografias:

Livros Clássicos da Fotografia

Não importa a área de conhecimento: os clássicos serão sempre apreciados.

Um exemplo claro disso é “Sobre fotografia’, de Susan Sontag. Publicada no Brasil em 1983, a obra da romancista e filósofa faz uma análise da fotografia como um fenômeno da civilização. É realmente um livro para conhecer a fotografia a fundo.

Os livros clássicos colocam a fotografia sob uma perspectiva diferente. Muitas vezes, o passado nos traz uma visão importante sobre essa forma de arte.

Entender o processo da fotografia e como ela é capaz de influenciar gerações também é vital, e serve como propulsor para criar novos estilos e conceitos.

Em ‘Como ler uma fotografia’, de Richard Salkeld, isso é tratado em cada página. O fotógrafo explica o funcionamento do processo fotográfico, abordando seu real significado em um mundo que é, em essência, tão visual.

A obra-prima Tête à tête, de Henri Cartier-Bresson também não poderia ficar de fora das nossas indicações. Mesmo com seu autor sendo considerado um dos maiores fotojornalistas de todos os tempos, essa obra é mais focada em seus trabalhos em retratos na década de 70.

Livros de Fotografia Internacionais

Um dos pontos altos da fotografia é que ela não tem fronteiras! Uma imagem vale mais que mil palavras: e é entendida de maneira universal.

Nosso mundo é cheio de diferentes cores, sotaques, costumes e paisagens! E, por sorte, vivemos em uma época em que vivenciar toda essa diversidade está mais fácil do que nunca!

Através das lojas online e das versões digitais das obras, hoje você pode apreciar o trabalho de fotógrafos no mundo inteiro!

Algumas jóias da fotografia internacional:

Conclusão: Livros para Fotógrafos

livros para fotógrafos

Estar sempre se atualizando é um hábito fundamental para quem quer fazer sucesso como fotógrafo profissional.

Os livros de fotografia são uma ótima forma de fazer isso. Eles permitem que você:

  • Conheça novas técnicas
  • Aperfeiçoe seus fundamentos
  • Aprenda sobre a fotografia como processo e como arte
  • Entenda melhor como lidar com seu equipamento
  • Encontre dicas e macetes para o nicho que você mais gosta
  • Se inspire com a obra de outros profissionais

Continue aprendendo cada vez mais! Leia também esses outros artigos que preparamos para você:

E então, como está sua estante? Que tal atualizar sua coleção com alguns dos títulos que sugerimos?

Não esqueça de deixar um comentário com as suas recomendações de livros para aprender fotografia! para nós e para os outros leitores!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

144 posts

2 Comments

Leave a Reply
  1. Minha biblioteca:
    – A Alma da Fotografia (duChemin)
    – O Olho do Fotógrafo (Freeman)
    – O Olho do Fotógrafo-Guia Gráfico (Freeman)
    – A Mente do Fotógrafo (Freeman)
    – A Visão do Fotógrafo (Freeman)
    – A Narrativa Fotográfica (Freeman)
    – O Fotógrafo Completo (Ang)
    – Equipamento Fotográfico (Trigo)
    – A Prática da Fotografia Perfeita (Valenzuela)
    – Curso de Fotografia de Retrato (Jenkinson)
    -Coleção Grandes Temas da Fotografia, 8 volumes (Fotografe Melhor)
    – Brasil Cores e Sentimentos (Alcântara)
    -Fotografia de Retrato Sem Segredos (Fotografe Melhor)
    – Guia Definitivo Para DSLR Nikon, volumes 1, 2 e 3 ((Europa)
    – Guia Definitivo Para a Sua Câmera (Europa)
    – Ê Povo Ê ( Cavalcanti)
    – Vida Caiçara ( Alves e Carelo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP