Posted in:

Gerenciador de Fotos: Os Melhores Programas para Organizar suas Fotos

gerenciador de fotos

Por conta dos avanços tecnológicos, a fotografia digital tem se fixado cada dia mais nas rotinas dos fotógrafos amadores e profissionais que podem guardar suas imagens em um gerenciador de fotos.

Assim, qualquer fotografia pode ser acessada e compartilhada instantaneamente, de qualquer lugar. Além disso, esse sistema auxilia na organização de muitos arquivos, facilitando a busca por uma imagem específica, por exemplo.

Existem diversos gerenciadores disponíveis, tanto pagos quanto gratuitos. E não existe o certo, mas sim, aquele que se encaixa melhor às suas necessidades.

Quer conhecer os melhores acessórios para a fotografia? Então, acesse esse guia completo que preparamos para você!

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber sobre gerenciador de fotos! Confira:

Índice

  1. O que é um gerenciador de fotos
  2. Por que ter um programa para organizar fotos
  3. Qual o melhor organizador de fotos?
  4. Como escolher o melhor gerenciador de fotos para você?
  5. Dicas para organizar suas fotos
  6. Conclusão

O que é um Gerenciador de Fotos

o que é gerenciador de fotos

Um gerenciador de fotos nada mais é do que um software que permite a criação de álbuns, a fim de organizar todas as suas fotos de maneira mais simples.

Assim, você consegue acelerar a execução dos seus trabalhos de pré e pós-produção.

Esse tipo de programa cataloga todas as suas imagens de maneira inteligente, fazendo uso de palavras-chave e metadados para organizar e armazenar as informações de cada imagem.

Os metadados são informações que ficam gravadas no código de uma foto, incluindo:

  • Marca e modelo da câmera;
  • Data e hora que a foto foi tirada;
  • Configurações usadas na captura da imagem.

Com isso, achar aquela imagem específica fica muito mais fácil do que ter que procurá-la em meio a tantas outras.

Alguns programas de foto permitem, também, a organização com base na localização. Ou seja, você pode classificar as suas imagens de acordo com os dados do GPS da sua câmera ou do seu celular.

Agora que você já sabe o que é um gerenciador de imagens, descubra o motivo dele ser importante:

Por que ter um Programa para Organizar Fotos

Com um gerenciador de fotos você é capaz de organizar todas as suas imagens de maneira rápida e prática, sem perder tempo com a procura de uma única imagem.

Poder otimizar o seu tempo é algo maravilhoso, não é mesmo? Então, comece a cogitar o uso dessa ferramenta que pode auxiliar bastante o seu trabalho.

Quer saber quais são os melhores organizadores de fotos? Confira:

Qual o Melhor Organizador de Fotos?

gerenciador de fotos qual melhor

Existem diversos programas que você pode usar para organizar suas fotos. Porém, o melhor deles é aquele que vai suprir as suas necessidades. Ou seja, não existe um melhor ou um pior.

Conheça agora algumas opções disponíveis no mercado:

Organizadores de foto no PC

PhotoScape

O PhotoScap auxilia a pesquisa de imagens em todas as pastas do seu computador com apenas um clique. Depois de localizadas, você pode organizá-las como quiser.

Além disso, esse programa possui um editor de fotos que permite a criação de imagens no formato GIF.

Esse software só roda em Windows.

XnView

Esse aplicativo ocupa pouco espaço no disco rígido do seu computador. Ele cria miniaturas de todas as imagens que estão espalhadas pelo seu computador, facilitando a sua organização.

Esse programa roda em Windows, Mac OS X, Linux, entre outras.

Gerenciador de fotos Android

QuickPic

O QuickPic é considerado um ótimo gerenciador de fotos e vídeos para Android. Ele é gratuito e não possui anúncios embutidos.

Assim, fica fácil de buscar fotos no seu tablet ou celular Android de maneira rápida. Além disso, depois de tirar fotos, você pode assisti-las em um slide show no seu aparelho.

Também existe a opção de esconder suas imagens com o uso de uma palavra-chave.

PicsArt – Photo Studio

O PicsArt – Photo Studio é um aplicativo gratuito de edição de foto e desenho. Além disso, ele auxilia na edição rápida das suas fotos. Assim, você pode, inclusive, adicionar tabelas ou desenhos em suas imagens.

Flayvr photo gallery (Flavor)

O Flayvr photo gallery (Flavor) é um aplicativo gratuito para galerias de fotos. Dependendo do tempo de gravação, ele é capaz de organizar suas fotos e vídeos de um mesmo evento em álbuns específicos.

Assim, você consegue compartilhar seus arquivos com seus amigos e clientes, por exemplo.

Photo Gallery (Fish Bowl)

O Photo Gallery é uma ferramenta bastante intuitiva de gerenciamento de vídeos e imagens. Com ele, você pode navegar, compartilhar, cortar, redimensionar, rodar, cortar, mover e excluir facilmente seus arquivos.

Você também pode personalizar papéis de parede, adicionar notas às imagens e pré-visualizá-las em forma de slide show.

Gerenciador de fotos Iphone

Photoful

O Photoful é um gerenciador de fotos que sincroniza sua biblioteca de imagens de maneira automática e organiza suas fotos por datas.

Também é possível adicionar efeitos em seus registros ou compartilhá-los através do Tumblr, Whatsapp ou Instagram, por exemplo.

PicTag

O PicTag permite que você crie álbuns temáticos com bastante facilidade. Com ele você também pode compartilhar as suas imagens através do Facebook ou de um e-mail.

MyPics

Esse gerenciador de fotos possibilita a organização de mídias com a criação de álbuns personalizados ou agrupados.

Assim, você pode procurar arquivos digitando palavras-chave e depois compartilhá-los via Twitter, Facebook ou e-mail.

iPhoto

Com alguns toques na tela do seu celular ou tablet, você pode ter uma visão geral de todas as suas fotos. Com o iPhoto, você pode adicionar tags e descrições em cada um dos seus artigos.

Além disso, você também pode editá-los, corrigir balanços de contrastes e cores, por exemplo. Ele também conta com um slide show bastante interativo, recursos para emoldurar suas imagens e ajustar a resolução dos seus catálogos.

Porém, fique atento, pois, algumas ferramentas exigem que o seu aparelho esteja sincronizado com o iCloud.

Gerenciador de fotos Google

Picasa 3

O Picasa 3 é o organizador de fotos do Google e é capaz de buscar imagens em diversos lugares do seu PC. Ele possui uma interface amigável, sendo fácil de usar.

Além disso, ele possui a função de tirar olhos vermelhos e aplicar alguns ajustes de cor nas suas fotos.

Esse programa roda em Windows.

Como Escolher o Melhor Gerenciador de Fotos para você?

gerenciador de fotos como escolher

Para escolher o melhor gerenciador de fotos para você, considere as seguintes informações:

Considere suas necessidades

Antes de escolher um gerenciador de fotos, você precisa definir quais são as suas necessidades de uso. Alguns deles possuem uma capacidade específica de armazenamento de imagens.

Então, se você tiver muitas fotos e vídeos para serem organizadas esse é um ponto crucial.

Outro fator que merece a sua atenção é a sua necessidade de uma edição rápida. Isso porque existem organizadores que possuem essa possibilidade, porém, há outros que não.

Integração com outros programas

Quais programas você usa para editar e exportar as suas fotos? Tenha essa resposta bem estruturada na hora de escolher o seu gerenciador de fotos.

Isso porque é importante que seu trabalho seja agilizado e facilitado em todos os sentidos. De nada adianta organizar as suas fotos, mas ter ainda mais trabalho para passá-la para outro programa.

Então, se você usa muito um determinado programa, é recomendado que você opte por um software que ofereça a integração com ele.

Backup dos arquivos RAW

Um arquivo RAW é um termo genérico de formato de arquivos de imagens digitais que possuem todos os dados de uma determinada fotografia.

Dessa forma, é muito importante que você opte por um gerenciador de fotos que possua a opção de backup dos arquivos RAW, a fim de não correr o risco de perder seus arquivos.

Opções de compartilhamento e exportação

Se você costuma compartilhar suas fotos através do Whatsapp, por exemplo, é importante que o gerenciador de fotos escolhido por você ofereça essa opção de compartilhamento.

Dicas para Organizar suas Fotos

Confira abaixo as melhores dicas para organizar as suas fotos:

Bibliotecas separadas por anos

Se você quer conseguir encontrar as suas fotos mais rapidamente, é interessante que você separe as suas fotos por anos.

Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar aquela imagem que foi tirada em 2016, por exemplo. Você também pode separar seus álbuns por datas específicas, como dias e meses.

Separar as fotos por seções

Separar suas fotos por seções também pode agilizar a sua procura e, consequentemente o uso da sua foto. Dessa forma, você pode separar suas pastas por seções.

Se você é um fotógrafo de casamento, por exemplo, suas seções podem ser o nome dos noivos de cada cerimônia. Ou, se você costuma fazer ensaios Smash The Cake, suas seções podem ser os nomes dos bebês ou de seus pais.

Sempre guardar as originais

Apesar de organizar suas fotos, esse tipo de ferramenta pode, eventualmente, enfrentar algum problema de funcionamento e perder todas as suas fotos.

Então, é importante que você possua todos os originais ou que faça uso de backups constantes.

O portfólio não é a mesma coisa que organizar as fotos

Um gerenciador de fotos apenas organiza as suas fotos no seu celular, computador ou tablet. Porém, ele não tem como objetivo ser o seu portfólio, mesmo que ele organize suas fotos que já foram tratadas.

Para montar um portfólio, você precisa selecionar os seus melhores trabalhos, a fim de mostrá-los a futuros clientes, ao passo que as deixa guardadas no gerenciador.

Fotos que não foram selecionadas por clientes: preciso guardar?

É interessante guardar as fotos não selecionadas por algum tempo, pois, muitos clientes se arrependem de suas decisões e acabam voltando atrás.

Mas, para não lotar o seu computador de fotos que não serão utilizadas, você possui duas opções: deixá-las em uma nuvem com uma conta ilimitada ou deletá-las.

Conclusão

gerenciador de fotos dicas

Um gerenciador de fotos é um programa que possibilita a criação de álbuns específicos, a fim de organizar todas as suas imagens facilmente.

Dessa forma, você é capaz de encontrar uma fotografia de maneira mais rápida e de concluir o seu trabalho em menos tempo.

Existem diversos programas para PC, Android e Iphone que podem ser escolhidos de acordo com as suas funcionalidades.

Para escolher aquele que melhor se encaixa às suas necessidades, preste sempre atenção nas seguintes dicas sobre gerenciador de fotos:

  • Considere suas necessidades;
  • Integração com outros programas;
  • Backup dos arquivos RAW;
  • Opções de compartilhamento e exportação.

Então, se o seu objetivo é conseguir encontrar uma imagem ou foto de maneira rápida, ou seja, se você quer ter um determinado arquivo sempre à mão, é necessário que você faça uso de um gerenciador de imagens de sua preferência.

Não esqueça de separar suas bibliotecas por dias, meses e anos, a fim de acelerar sua busca. Além disso, também é importante que você opte por um programa que ofereça a funcionalidade de backup. Dessa forma, seus arquivos estarão seguros e você dificilmente irá perdê-los.

Nomear suas seções também pode ser bastante interessante se você realiza diversos trabalhos em uma mesma área ou em áreas distintas. Assim, fica muito mais fácil se organizar e não perder tempo tentando achar um arquivo em específico.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre gerenciador de fotos. Agora, é só se inspirar, estudar e começar a clicar!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog!

Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você! Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já usou algum gerenciador de fotos? Nos conte como foi a experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários! Sua opinião é muito importante para nós!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP