Ter um portfólio de fotografia apresenta inúmeros benefícios a um fotógrafo.
Isso porque ele nada mais é do que uma vantagem que faz toda a diferença no momento do fechamento ou não de um contrato.
Não adianta você oferecer um ótimo serviço se as pessoas não conseguem visualizar isso na sua “vitrine”.
Além disso, é necessário que você já comece com o pé direito para não perder tempo e possíveis clientes. Assim, você precisa apresentar os seus melhores trabalho anteriores, a fim de mostrar um pouco do que você é capaz de fazer como profissional.
Apesar de parecer uma ação um pouco complicada, com esse artigo você verá que é muito mais simples do que você imagina. Basta montá-lo da maneira correta.
Com um portfólio bem feito você com certeza se destacará no mercado e além disso poderá fechar muitos contratos!
Neste artigo você vai conhecer as melhores dicas sobre portfólio de fotografia.
Índice
- Portfólio fotografia: o que é?
- Como montar seu portfólio de fotografia passo a passo
- Dicas para melhorar seu portfólio de fotografia
- Portfólio de fotografia online ou impresso?
- Sites para fazer seu portfólio online
- Conclusão
Confira agora tudo o que você precisa saber sobre portfólio de fotografia:
Portfólio de fotografia: o que é?
Um portfólio é um registro individual onde você pode inserir suas habilidades e experiências. Ou seja, é onde você insere seus melhores trabalhos.
É fundamental que você saiba que portfólio e currículo não são a mesma coisa, já que ele apresenta exemplos práticos do que você é capaz de fazer como profissional. Já um currículo, apenas menciona as experiências que você já teve.
Quando bem pensado e organizado, um portfólio é capaz de aumentar o seu leque de clientes, já que eles conseguem ver exatamente os trabalhos que você já fez.
Além disso, um portfólio de fotografia precisa mostrar mais do que apenas cliques. Também é fundamental que ele mostre a sua personalidade de maneira bastante clara. Ou seja, você precisa conhecer o seu próprio estilo.
Você é mais formal ou mais irreverente? Prefere um estilo mais moderno ou vintage? Qual a sua especialidade? Tudo isso precisa estar claro no seu portfólio, a fim de deixar claro para os seus clientes o que ele está contratando.
Se o seu público alvo forem noivas, você não vai lotar o seu portfólio de fotografia de imagens de bebês, por exemplo.
Também é muito importante que você eleja muito bem os seus melhores trabalhos, independente de você já ter feito centenas de trabalhos.
Selecione as fotos tiradas para grandes marcas e empresas, imagens que possam ter lhe rendido algum prêmio ou simplesmente aquelas que você considere serem as melhores.
Sempre utilize o seu melhor a seu favor.
Então, é essencial que você dedique um tempo para isso, já que um portfólio bem elaborado pode render muitas coisas boas para você.
Descubra agora como montar o seu portfólio de fotografia passo a passo:
Como montar seu portfólio de fotografia passo a passo
Para montar o seu portfólio, você precisa seguir alguns passos específicos. Dessa forma, você conseguirá muito mais clientes ao apresentar o seu trabalho de maneira adequada.
Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber para se destacar no universo da fotografia:
1. Escolha seu objetivo profissional
Nada impede que você atue em mais de uma área dentro da fotografia. Porém, é fundamental que você defina quem você é como profissional. Então, é essencial que você foque na área que você mais domina para montar o seu portfólio.
Ou seja, você pode clicar tudo quanto é tipo de situação, mas se tiver mais facilidade realizando ensaios Smash The Cake, por exemplo, insira mais imagens desse tipo de foto no seu portfólio. Dessa forma fica muito mais fácil conseguir clientes nessa área.
Você também pode ter mais de um portfólio, caso se identifique com mais de um tipo de ensaio. Assim, é importante que você possua mais de um portfólio para cada tipo de foto ou mais de uma galeria dentro dele.
Dessa forma, se um restaurante entrar em contato com você, fica fácil apresentar as fotos desse nicho ao invés de apresentar fotos de casamento e ensaio de grávida, por exemplo.
2. Tenha no mínimo um trabalho para cada área que deseja atuar
Depois de ter os seus objetivos claros em mente, chegou o momento de definir quais trabalhos estarão no seu portfólio e de dividi-lo por temas.
Dessa forma, você precisa ter no mínimo um trabalho para expor em cada categoria que você deseja atuar. Então, é muito importante decidir bem as suas áreas de atuação antes mesmo de selecionar as suas melhores fotos.
3. Mantenha um padrão no pós processamento
É interessante que você sempre mantenha um padrão no pós processamento das suas imagens. Dessa forma, elas parecerão mais uniformes e serão mais agradáveis aos olhos dos seu clientes.
4. Escolha apenas suas melhores fotos
Algumas pessoas pensam que escolher muitas fotos é a melhor maneira de expor o seu trabalho com medo de deixar alguma foto boa de lado. No entanto, isso pode acabar sendo um erro.
Então, é fundamental que você escolha apenas as melhores imagens. Assim, deixe de lado as medianas ou aquelas que forem muito parecidas.
Com isso, seus clientes não vão se distrair olhando o seu portfólio de fotografia.
5. Mantenha o portfólio atualizado
É muito comum que um profissional da fotografia sempre mude o seu olhar e a sua perspectiva em relação aos seus assuntos e cenas. Então, não esqueça de atualizar o seu olhar no portfólio também.
Mostre aos seus clientes seus últimos cliques e a sua evolução técnica.
Dicas para melhorar seu portfólio de fotografia
É muito importante que além de ter um portfólio de fotografia, você tenha um ótimo material. Então, confira as dicas a seguir e saia na frente dos seus concorrentes:
Mantenha o portfólio clean e organizado
É muito importante que o seu portfólio esteja sempre bem organizado. Não misture temas e épocas em que as fotos foram tiradas.
Além disso, é muito importante que elas tenham uma lógica de organização e que sejam bem clean.
Não coloque fotos demais para não sobrecarregar o cliente
Escolha apenas os seus melhores trabalhos. Em um portfólio de fotografia, menos é mais.
Então, selecione com rigor os seus melhores cliques e apresente-os aos seus clientes.
Escolha as primeiras fotos com cuidado
A primeira impressão é a que fica, certo? Com o seu portfólio não é diferente. Se o seu cliente se deparar logo de cara com uma foto que não seja muito boa, é capaz dele não querer ver as próximas.
Então, preste bastante atenção a isso.
Sempre inclua suas formas de contato no portfólio
É fundamental que você inclua todos os seus contatos no seu portfólio. Então, disponibilize o seu e-mail, telefone, whatsapp e todas as redes sociais.
Portfólio de fotografia online ou impresso?
Muitos profissionais ficam na dúvida no momento de escolher entre um portfólio online ou impresso. Antes de mais nada, você precisa levar em consideração que estamos na era da internet. Ou seja, é muito mais fácil um cliente em potencial encontrar o seu trabalho online.
E nada impede que você tenha um portfólio impresso, já que existe a possibilidade de você precisar dele por algum motivo. No entanto, é essencial que você exponha o seu trabalho em uma vitrine virtual.
Esse tipo de exposição online apresenta as seguintes vantagens:
- Criação de anúncios online;
- Promoção de serviços e novos produtos;
- Utilização de técnicas de marketing digital, a fim de atrair novos clientes;
- Criação de listas de seguidores e clientes;
- Criação de novas parcerias;
- Divulgação de portfólio;
- Valorização do seu trabalho com as experiências de clientes satisfeitos.
Para o portfólio impresso, escolha as suas melhores fotos e faça a diagramação de todas elas, pois é a partir dela que você se diferencia.
Possuir uma diagramação clean e moderna é um dos fatores mais importante no momento de vender o seu serviço sem precisar brigar por preço.
Sites para fazer seu portfólio online
Existem diversas formas de expor o seu portfólio online. Então, não se preocupe! Você pode usar algumas plataformas conhecidas e se beneficiar dessa praticidade.
Conheça algumas delas:
Alboom Prosite
O Prosite é a ferramenta para criar seu portfolio de fotografia online, e com todos os recursos de um site, blog e landing pages pensados para fotógrafos. O diferencial são os diversos temas de site, que já vem pronto para todos os tipos de fotografia. Além disso, possui um sistema de gerenciamento simples e facilitado. A ferramenta mais utilizadas por fotógrafos, videomakers e profissionais criativos, de acordo com o Anuário da Fotografia.
Você pode começar o seu site e montar o seu portfólio gratuitamente no Prosite, que a Alboom ainda disponibiliza um curso para você com os primeiros passos, também gratuito.
Behance
O Behance é uma das plataformas de portfólio mais conhecidas do mercado. Você pode utilizá-lo de diversas maneiras. No entanto, ele geralmente é usado por publicitários, designers e ilustradores, o que não impede você de usá-lo.
Além disso, o Behance possui uma das maiores comunidades de portfólio online, sendo uma ótima opção tanto para amadores quanto para profissionais.
Squarespace
Com o Squarespace você é capaz de montar um layout para a sua página do zero ou com a ajuda de diversos temas padrões.
Assim, você se torna capaz de postar diversos tipos de projetos por lá, como ilustrações, fotos e escrita, por exemplo.
500px
O 500px é ótimo para os profissionais que desejam expor o seu trabalho para o mundo. Assim, ele pode ser usado como portfólio de fotografia ou como vitrine para venda de suas imagens para outras pessoas.
Você também conta com inúmeros tutoriais de fotografia no 500px, além de uma grande comunidade que está sempre a postos para entregar um feedback sobre os seus projetos.
Wix
O Wix é uma plataforma muito conhecida, sendo uma ótima opção para você.
Com ele, é possível criar um site com o domínio atrelado ao Wix ou personalizado, caso você queira pagar por isso.
O grande diferencial dessa plataforma é que você pode criar uma página própria ao invés de dividir uma galeria com diversos outros portfólios, como acontece em alguns sites.
Format
Com o Format você também pode criar um site próprio para divulgar o seu portfólio. O que o diferencia de outras plataformas é o seu layout que é bastante minimalista, bem como o seu visual. Ou seja, ele é mais indicado para quem quer divulgar seu trabalho sem enrolar muito.
Assim, ele é ideal para modelos, fotógrafos, ilustradores e estilistas, por exemplo.
Conclusão
Um portfólio de fotografia junta alguns trabalhos de um determinado profissional, a fim de divulgar suas habilidades e experiências. Assim, você precisa ser crítico e selecionar os seus melhores trabalhos.
Você precisa organizá-lo de forma adequada. Dessa forma, suas chances de aumentar a sua base de clientes é muito mais alta, já que é possível ver exatamente o que você já fez como fotógrafo.
Tente escolher poucas imagens para não sobrecarregar seu possível cliente com muitas informações.
Para montar um ótimo portfólio, você precisa seguir os seguintes passos:
- Escolha seu objetivo profissional;
- Tenha no mínimo um trabalho para cada área que deseja atuar;
- Mantenha um padrão no pós processamento;
- Escolha apenas suas melhores fotos;
- Mantenha o portfólio atualizado.
É muito importante que você possua um portfólio online, já que assim fica muito mais fácil de ser encontrado por novos clientes. No entanto, nada impede que você também possua um impresso.
Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre portfólio de fotografia. Agora, é só se inspirar, configurar o seu equipamento e começar a clicar!
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