Posted in:

Fotografias Famosas: Conheça as Imagens que Marcaram Época

fotografias famosas

É importante que você conheça as fotografias famosas para se inspirar e melhorar ainda mais o seu trabalho como fotógrafo.

A fotografia possui muitos clichês que ficaram marcados na memória das pessoas em todo o mundo. Dessa forma, diversos fotógrafos acabam se tornando conhecidos e famosos após registrarem cliques desse tipo.

Imagens de paisagens, moda, retratos, acontecimentos históricos, eventos artísticos e reportagens jornalísticas, por exemplo, estão entre as queridinhas tanto dos fotógrafos quanto dos admiradores dessa arte.

Então, como um amante da fotografia, é essencial que você conheça os principais nomes do meio e suas principais produções.

Assim, você passa a conhecer a época em que a foto foi tirada e como a oitava arte evoluiu com o tempo, além de se inspirar com isso.

Você sabe como fazer fotografia de retrato ou retrato fotográfico? Então, acesse o guia que preparamos para você e conheça tudo sobre isso!

Neste artigo você vai conhecer as melhores dicas sobre fotografias famosas.

Índice

  1. Fotografias famosas: conheça as imagens mais marcantes
  2. Fotografias famosas históricas
  3. Fotografias famosas emocionais ou chocantes
  4. Fotografias famosas artísticas
  5. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre fotografias famosas:

Fotografias famosas: conheça as imagens mais marcantes

Normalmente, fotografias famosas recebem esse título por fazerem referência a momentos marcantes da história. Eles podem ser momentos importantes para o meio musical, acontecimentos históricos ou manifestações artísticas, por exemplo.

Assim, independente do motivo, elas marcaram toda uma geração por conta da sua representatividade no meio fotográfico.

Então, a seguir, você encontra algumas das fotografias famosas mais conhecidas e marcantes:

Einstein mostrando a língua (1951)

fotografias famosas

Uma das imagens mais conhecidas da história é a do físico Albert Einstein mostrando a língua. A imagem foi registrada pelo fotógrafo Arthur Sasse em 1951 durante uma homenagem pelo aniversário de 72 anos do físico.

Na ocasião, diversos repórteres e fotógrafos tentaram pedir para que Einstein posasse para um clique. Então, o cientista, descontente com a situação, mostrou a língua e esse momento acabou sendo registrado.

O beijo da Times Square (1945)

O beijo da Times Square  fotografia

Em 14 de agosto de 1945, em meio ao anúncio do término da guerra dos Estados Unidos contra o Japão, o marinheiro George Mendonsa foi registrado pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt ao beijar uma jovem enfermeira que passava pelo local.

Na década de 1970, a mulher foi identificada como sendo Edith Shain. No entanto, diferente do que muitas pessoas acreditam, esse não foi um beijo de um casal apaixonado.

O marinheiro, após ter recebido a notícia dentro de um bar, saiu às ruas e agarrou a enfermeira contra a sua vontade. Apesar disso, a imagem ainda é reproduzida como sendo símbolo de amor por diversos apaixonados.

O Beijo do Hôtel de Ville de Robert Doisneau (1950)

O Beijo do Hôtel de Ville de Robert Doisneau  fotografia famosa

Em 1950, a fotografia “Le baiser de L´Hotel de Ville” de Robert Doisneau, ficou famosa no mundo toda após ser publicada pela revista norte-americana Life.

Além disso, o clique acabou se tornando o símbolo do movimento da fotografia humanista, que é um estilo fotográfico bastante representado nas fotos de Robert Doisneau. Seu principal objetivo era registrar casais felizes, crianças, homens, mulheres e qualquer coisa que evidenciasse as coisas bonitas da humanidade após tanto tempo de guerra.

Os Beatles atravessando a Abbey Road (1969)

fotografias famosas Os Beatles atravessando a Abbey Road

No dia 8 de agosto de 1969, o fotógrafo escocês Iain Macmillan registrou uma das fotografias famosas mais conhecidas do mundo.

Seis fotos foram clicadas ao todo nos estúdios Abbey Road, em Londres, por conta do décimo segundo álbum da banda, “Come together”, que estava sendo gravado.

Macmillan teve apenas dez minutos para capturar as imagens enquanto a banda atravessava a faixa de pedestres. O curto tempo se deve à falta de paciência dos músicos que preferiam estar gravando ao invés de posando para a câmera. Por conta disso, John Lennon teria dito: “Vamos tirar logo essa foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas”.

Ali versus Liston (1965)

fotografia famosa luta

Outra imagem que faz parte das fotografias famosas, é a do segundo encontro entre Muhammad Ali e Sonny Liston que aconteceu em 25 de março de 1965, em Lewiston Maine.

O momento foi registrado por Neil Leifer, que é considerado um dos melhores fotógrafos do universo esportivo de todos os tempos.

A primeira luta entre os atletas havia sigo ganha por Ali. Assim, no meio do primeiro round, Sonny caiu na lona. No entanto, muitas pessoas acreditam que tal queda não foi legítima.

Após ter se negado a ir para o córner neutro, Muhammad Ali se posicionou sobre seu adversário e gritou: “Levante-se e lute, estúpido!”. E foi justamente nesse momento que Leifer registrou o seu clique.

Confira agora algumas das fotografias famosas sobre o contexto histórico:

Fotografias famosas históricas

Algumas fotografias ficaram famosas por conta da sua importância na história. Dessa forma, elas contam um pouco da história e do local em que foram clicadas.

Veja algumas delas abaixo:

Menina afegã (1984)

Menina afegã

Em 1984, o fotógrafo Steve McCurry registrou Sharbat Gula de 12 anos em uma reportagem sobre a ocupação soviética no Afeganistão feita pela “National Geographic”.a

Com isso, essa se tornou uma das fotografias famosas mais conhecidas do mundo. No ano de 2002, Steve McCurry reencontrou Sharbat, que possuía 30 anos na ocasião, e alegava não ter ideia sobre o impacto que a sua imagem havia causado no mundo ocidental.

Che Guevara — Guerrilheiro Heroico (1960)

Che Guevara

Em 5 de março de 1960 Che Guevara foi registrado pelo fotógrafo Alberto Korda durante um memorial realizado em prol das vítimas de uma explosão de barco que deixou 136 mortos.

Apesar de o momento ter sido registrado por Korda, a imagem foi imortalizada pelo artista irlandês Jim Fitzpatrick, após a criação de uma estampa baseada no clique do fotógrafo.

Massacre da Praça da Paz Celestial (1989)

Massacre da Praça da Paz Celestial

Durante a revolta estudantil chinesa de 1989, o fotógrafo Jeff Widener registrou um dos momentos mais marcantes da história.

Um rapaz desarmado invadiu a Praça da Paz Celestial e se posicionou no caminho de uma fila de tanques de guerra, fazendo com que eles parassem à sua frente. Apesar da sua identidade ser desconhecida até hoje, em 2000, ele foi eleito como uma das pessoas mais influentes do século 20 pela revista “Time”.

Mãe migrante (1936)

Mãe migrante

Durante a Grande Depressão dos Estado Unidos, a fotógrafa Dorothea Lange registrou uma das fotografias famosas mais marcantes desse momento histórico.

A profissional registrou Florence Owens Thompson com seus 32 anos e sem esperanças por não ter como alimentar seus filhos.

Após a imagem ter sido disseminada, muitos jornalistas tentaram encontrar Florence. Em no final da década de 1970, ela foi encontrada morando em um trailer sem ter prosperado muito desde então.

Confira agora as fotografias famosas que se destacaram pela emoção que transmitem:

Fotografias famosas emocionais ou chocantes

Existem algumas imagens que foram capazes de registrar momentos importantes, emocionantes e chocantes.

Phan Thi Kim Phúc (1972)

Phan Thi Kim Phúc foto famosa

Essa imagem é uma das fotografias famosas sobre guerra mais conhecida de todos os tempos. Ela foi registrada pelo fotógrafo Nick Ut enquanto uma menina nua, Kim Phuc, corria nua por uma estrada ao sul do Vietnã depois de um ataque aéreo. Para tentar sobreviver, a menina tirou suas roupas que estavam em chamas.

Após o atentado, Kim teve que passar por 17 enxertos de pele.

No ano seguinte, em 1973, a fotografia se consagrou ao ganhar o Prêmio Pulitzer.

Execução de VietCong (1968)

Execução de VietCong

A imagem foi vencedora do Prêmio Pulitzer de 1969 e foi registrada pelo fotógrafo Eddie Adams. Ela retrata o momento em que o chefe da polícia sul-vietnamita, Nguyen Ngoc Loan, atira contra a cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon.

Apesar de ser muito chocante, a imagem não conta a história inteira. Nguyen Van Lem teria matado uma família inteira.

Autoimolação (1963)

Autoimolação

No meio de uma manifestação na cidade de Saigon no Vietnã contrária à política religiosa do país em 11 de junho de 1963, Thich Quang Duc, um monge budista, a fim de atingir o processo de autoimolação, colocou fogo em seu corpo no meio da rua.

Por conta disso, o monge acabou virando um mártir e símbolo da resistência contra a guerra no país. O momento foi registrado pelo fotógrafo Malcolm Browne.

A garota e o abutre (1993)

A garota e o abutre

A imagem foi registrada pelo fotógrafo Kevin Carter no ano de 1993, gerando muitas discussões por anos. O clique mostra a triste situação de fome no sul do Sudão.

Com o intuito de registrar tal miséria e expô-la internacionalmente, Kevin Carter clicou uma menina enrolada em si mesma, o que rendeu a ele um Prêmio Pulitzer. Porém, ao mesmo tempo em que ele mostrou tal situação ao mundo, o fotógrafo foi fortemente acusado de não ter reagido à situação.

Assim, por conta desse episódio, uma discussão pública trouxe à tona a seguinte questão: jornalistas e fotojornalistas deveriam prestar assistência às vítimas em cenário de guerra ou apenas relatar as consequências dos embates?

O debate foi tão intenso e profundo que perturbou a mente de Kevin, fazendo-o tirar a própria vida meses depois.

Fotografias famosas artísticas

Veja agora algumas imagens que ficaram famosas por seu contexto artístico:

Farrah Fawcett (1976)

Farrah Fawcett

Em 1976, ao ser clicada em um maiô vermelho pelo fotógrafo independente Bruce McBroom, Farrah Fawcett ainda não tinha sido convidada para fazer parte de “As Panteras”, tendo realizado apenas trabalhos comerciais até então.

Com isso, seus agentes contrataram Bruce McBroom para realizar uma sessão de fotos de biquíni da atriz. O fotógrafo, então, arrumou tanto a maquiagem quanto o cabelo da atriz sem ajuda e optou pelo maiô vermelho, a fim de disfarçar uma cicatriz antiga que Farrah possuía.

Farrah Fawcett

A imagem foi um arraso e vendeu 12 milhões de cópias.

Papel de parede do Windows por Chuck O’Rear (1995)

Papel de parede do Windows por Chuck O’Rear

Em janeiro de 1995, Chuck O’Rear, fotógrafo do National Geographic, tirou a foto que se tornou papel de parede do Windows XP. Após esse evento, diversas outras imagens do profissional também foram utilizadas pela Microsoft.

Esta foto levou a empresa a lançar diversas campanhas publicitárias com o tema “Yes, you can” que lhe rendeu milhões de dólares de faturamento.

O nome dessa imagem é Bliss e é o registro de uma paisagem do condado de Napa na Califórnia.

Conclusão

As fotografias famosas fazem parte da história da humanidade como um todo. Por conta disso, é muito importante que você conheça as mais famosas e premiadas, a fim de se inspirar e começar a clicar.

Muitas delas foram tiradas em momentos difíceis, como guerras e ataques aéreos, evidenciando a necessidade de paz e as dores causadas aos moradores locais.

Outras, por sua vez, são registros incomuns e únicos de um momento que precisou ser eternizado através das lentes da câmera de um fotógrafo.

Assim, é importante que você pratique a sensibilidade e o seu olhar crítico para conseguir observar o que pode acabar passando despercebido.

fotos famosas

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre fotografias famosas. Agora, é só se inspirar, configurar o seu equipamento e começar a clicar!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre fotografias famosas? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

185 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *