Posted in:

Retrato Fotográfico: 12 Dicas de Fotografias de Retratos Memoráveis

Retrato na Fotografia

O retrato é uma das temáticas mais populares na fotografia profissional! Saiba tudo sobre eles nesse artigo.

Quando o assunto é a arte de fotografar pessoas, sempre existe mais a aprender. Com inúmeras técnicas, estéticas e temáticas para trabalhar, é fácil acabar com dúvidas.

Especializar-se em retratos fotográficos pode ser um caminho cheio de oportunidades para fotógrafos profissionais. Por isso, é importante aperfeiçoar seus conhecimentos nessa área.

Quer ainda mais dicas para fotografar pessoas? Leia também nosso guia completo de poses para sessões fotográficas profissionais!

A seguir, você encontra as dicas mais incríveis para fotografar retratos verdadeiramente memoráveis! Continue lendo e confira:

Índice

  1. O que é Retrato Fotográfico?
  2. Como Surgiu o Retrato Fotográfico?
  3. Dicas para Fotografia de Retrato
  4. Inspirações de Fotografias de Retrato
  5. Conclusão

O que é Retrato Fotográfico?

Retrato Fotografia o que é

O retrato é uma modalidade da fotografia que visa registrar pessoas. Fotógrafos habilidosos são capazes de registrar emoções e até mesmo personalidades!

Utilizando técnicas de iluminação, configurações de equipamento e a composição, é possível fotografar uma infinidade de elementos. A fotografia da figura humana é, portanto, mais profunda do que aparenta inicialmente.

O retrato foi o formato responsável pela imortalização da maioria dos grandes nomes da fotografia.

Como Surgiu o Retrato Fotográfico?

retrato fotografia como surgiu

O retrato fotográfico é tão antigo quanto a fotografia em si. Antes da invenção do daguerreótipo, a primeira câmera fotográfica da história, os retratos eram muito menos acessíveis.

Capturar a figura humana, no entanto, sempre fez parte da nossa história. Entretanto, antes da fotografia, apenas famílias nobres podiam pagar pelo processo.

Mesmo contando com o processo mais demorado e caro quando a fotografia surgiu, os retratos se tornaram muito mais difundidos.

Os primeiros processos fotográficos exigiam longos períodos de exposição. Por isso, os fotógrafos retratistas precisavam trabalhar em estúdios grandes e dependiam muito da luz natural.

Em 1854, houve o surgimento de diversas novas opções para fotografar retratos. Alguns exemplos são o ferrótipo e a chapa de vidro.

Quando, finalmente, os negativos em papel se popularizaram, a fotografia de retratos se tornou muito mais fácil, barata e comum.

Foi, no entanto, com a câmera número 1 (Kodak, 1888) que a popularidade dos retratos fotográficos estourou.

Com a evolução das câmeras portáteis, o retrato fotográfico transcende o mundo da fotografia profissional, chegando à mão de fotógrafos amadores e de famílias.

Hoje, com câmeras em todos os smartphones, qualquer um pode tirar um retrato a qualquer momento!

É claro, a fotografia de retrato profissional ainda tem seu espaço. Isso porque envolve técnicas e habilidades que apenas um fotógrafo dedicado pode desenvolver.

Dicas para Fotografia de Retrato

Retrato Fotografia dicas

Agora você já aprendeu sobre como a fotografia de retrato surgiu e como ela tomou conta da nossa rotina! Então, é hora de colocar as mãos na massa e começar a desenvolver as técnicas que você precisa para ser um fotógrafo de retrato profissional!

Confira essas dicas incríveis que separamos para você:

Configurações da Câmera

Primeiramente, como em qualquer gênero da fotografia, é muito importante que você entenda e domine seu equipamento. Conhecer as configurações da sua câmera e entender como elas afetam o resultado final é essencial!

Como um retrato fotográfico por envolver diferentes ambientes, composições e estilos, não existe uma fórmula mágica para as configurações.

É preciso ajustá-las de acordo com a iluminação disponível, distância da câmera para o assunto e o efeito desejado.

Principalmente, entender o funcionamento do diafragma e do obturador vai ajudar muito na determinação das configurações ideais. Outra dica é ficar atento ao nível de luz no ambiente.

As Melhores Lentes para Retrato

Ao escolher a melhor lente para retrato fotográfico, é importante prestar atenção em todos os aspectos do acessório. Veja as principais características que você deve procurar:

  • Lente clara: uma lente clara é uma lente com o diafragma menor. Por exemplo, f/1.2, f/1.4, f/1.8 e f/2.2. Elas apresentam maior facilidade na hora de desfocar o fundo e dar destaque ao assunto. Além disso, também possibilitam fotos internas e externas. Muitas vezes, inclusive, dispensam o uso do flash.
  • Lente com grande distância focal: as grande-oculares podem criar distorções no rosto do assunto, em especial quando se está muito perto do assunto. Dessa forma, como a grande parte dos retratos é feita do busto para cima, é recomendado utilizar uma distância focal acima de 85mm, pelo menos (em uma câmera full-frame).
  • Lentes zoom: muitos fotógrafos preferem lentes fixas para retratos. No entanto, as zoom oferecem maior flexibilidade de enquadramento, além de ajudarem no desfoque do fundo.

A seguir, separamos algumas lentes ideais para retratos fotográficos:

  • 40 mm f/2.8;
  • 50 mm f/1.2;
  • 50 mm f/1.4;
  • 50 mm f/1.8;
  • 85mm f/1.2;
  • 85mm f/1.8;
  • 100 mm f/2.8;
  • 24-105 mm f/4;
  • 70-200 mm f/2.8;
  • 70-300 mm f/4-5.6;
  • 75-300 mm f/4-5.6.

Isso, no entanto, não significa que não seja possível tirar lindos retratos se você não contar com uma lente específica.

Lembre-se: tudo vai depender do resultado que você espera.

Iluminação de Retrato

retrato iluminação

De maneira geral, o retrato é feito utilizando iluminação suave e difusa. Isso ajuda a dar suavidade para a foto, além de evitar sombras duras no rosto, que podem modificar as feições do modelo.

É claro, existem exemplos de retratos fotográficos incríveis com o uso de sombras duras e spotlight. Esse tipo de iluminação gera um efeito mais dramático e, por vezes, até mesmo artístico.

Novamente, tudo depende do objetivo. No geral, sessões de foto em família, infantis e books ficam melhor iluminadas por uma softbox.

Enquadre seu Assunto

Retrato na Fotografia assunto

O enquadramento perfeito é fundamental para criar um retrato fotográfico memorável! Normalmente, os retratos utilizam o enquadramento do busto para cima. No entanto, isso não é uma regra.

O retrato de corpo inteiro também é popular, em especial em ensaios familiares e infantis. Para descobrir qual é o enquadramento ideal, você precisa pensar no seu assunto – e não apenas no modelo.

Por exemplo, ao fotografar uma gestante, a mãe é a modelo. No entanto, seu assunto é o momento da gestão. Seu objetivo é registrar essa fase da vida familiar. Por isso, a barriga deve estar no seu enquadramento.

Regras de Composição

Para deixar o retrato mais profissional, artístico ou chamativo, você pode usar as regras de composição.

Alguns exemplos são a regra dos terços ou a proporção áurea. Essas regras se baseiam em princípios matemáticos e são aplicadas em todos os tipos de arte desde a antiguidade!

A maioria das câmeras modernas contam com a opção de exibir os guias para a regra dos terços no visor. Dessa forma, fica fácil aplicar a regra ao retrato fotográfico.

Foco nos Olhos

Em um retrato fotográfico, em especial naqueles com o enquadramento tradicional (do busto para cima) os principais pontos de destaque costumam a ser os olhos do modelo.

Por isso, é importante que a composição seja realizada de maneira a colocar os olhos em evidência.

Você pode fazer isso através da regra dos terços. Basta alinhar a guia superior à linha dos olhos.

Plano de Fundo

É muito comum que o fundo no retrato possua algum nível de desfoque. A técnica confere destaque ao modelo e traz suavidade para a composição.

Se estiver interessado, você pode também dar uma olhada nesse outro conteúdo, sobre o efeito bokeh.

No entanto, nem sempre o ideal para a composição é desfocar o fundo. Alguns ambientes contribuem para o retrato. Nesse caso, fique atento para evitar elementos indesejáveis no plano de fundo.

Respiro entre o Assunto e a Borda

Qualquer designer gráfico pode confirmar essa afirmação: não é possível criar destaque para um assunto sem espaçamento. Ao fotografar retratos, esse “respiro” é conferido através da distância entre seu modelo e as bordas do quadro.

É por isso, também, que a técnica de desfocar o plano de fundo é tão popular. Ela garante que exista um espaço sem informação relevante na imagem. Dessa forma, os olhares vão direto para o assunto.

Evite Amputações

As “amputações” são o efeito de braços e pernas cortados pelo enquadramento. A não ser que você esteja registrando apenas o busto, os membros devem aparecer inteiros no quadro.

E mesmo no caso de close-ups, utilizar as mãos na composição pode gerar uma imagem final melhor.

Outro tipo de “amputação” a ser evitado é o que acontece devido a ângulos inadequados dos membros. O modelo deve evitar direcionar cotovelos e joelhos para  a câmera, preferindo posições laterais.

Cuidado com Olhos Vermelhos

Os olhos vermelhos são um efeito causado pelo reflexo da luz na pupila humana. Eles aparecem, principalmente, quando o flash é utilizado. Isso porque a pupila não tem tempo de contrair com a luz repentina.

Para evitar os olhos vermelhos, normalmente basta garantir que o flash não esteja no mesmo eixo que a lente. Virar o acessório para cima ou mudar o ângulo da luz é o suficiente.

Atenção: o flash nunca deve ser direcionado para baixo.

Atenção à Postura do Fotografado

Modelos que não estão acostumados com a câmera podem cometer alguns erros comuns de postura que podem afetar a qualidade de retrato fotográfico. Por isso, oriente o fotografado quanto à:

  • Pescoço encolhido ou escondido: o ideal é que o modelo alongue essa parte do corpo;
  • Ombros tensionados: a tensão nos músculos dá uma aparência artificial para o retrato, além de diminuir o pescoço.
  • Costas curvadas;
  • Dedos: é comum que modelos esqueçam-se das mãos ao posar para o retrato. Oriente-o para que utilize as mãos e se atente ao posicionamento dos dedos.

Pós-processamento de Retratos

Em retratos fotográficos, o pós-processamento costuma a ser um pouco mais elaborado. Além das correções de cor e contraste, são frequentes:

  • Desfocagem digital do fundo;
  • Correções de marcas na pele;
  • Clareamento dos dentes;
  • Remoção de possíveis reflexos.

É verdade, muitos desses processos podem ser evitados ao utilizar as técnicas corretas durante a sessão de fotos.

Inspirações de Fotografias de Retrato

A melhor dica que podemos oferecer para tirar retratos incríveis é essa: pratique e busque muitas referências!

Para ficar bom em qualquer estilo de fotografia, você precisa acompanhar o trabalho de outros fotógrafos. Dessa forma, além de inspiração, você observa novas técnicas e novas maneiras de atingir os resultados desejados.

Por isso, montamos uma galeria completa que vai te inspirar e ensinar muito! Confira:

Retrato Feminino

O retrato fotográfico feminino é versátil e sempre muito belo. Confira alguns exemplos:

Retrato na Fotografia feminino

Retrato Fotografia feminino

Retrato Masculino

O retrato masculino conta com seus próprios ângulos e técnicas também. Veja essas fotos incríveis que separamos:

Retrato masculino

Retrato na Fotografia masculino

Retrato em Grupo

O grande desafio ao fazer um retrato em grupo é deixar a foto criativa e única, sem deixar de oferecer destaque a cada um dos modelos. Veja alguns exemplos que acertaram na mosca:

Retrato Fotografia grupo

Retrato na Fotografia grupo

Retrato de Criança

Os retratos infantis se tornam cada vez mais populares, e a demanda desse nicho da fotografia é gigantesca! Veja alguns retratos geniais para se inspirar:

Retrato na Fotografia

Retrato na Fotografia

Conclusão

O retrato fotográfico existe desde o princípio da fotografia. Mesmo antes dela, aqueles que podiam pagar o preço de pinturas não hesitavam em fazer o registro dos seus familiares e de si mesmos.

Hoje, a grande maioria das pessoas têm acesso à câmeras digitais. Dessa forma, os retratos fotográficos são mais populares que nunca!

Retrato Fotografia

No entanto, a demanda pelo retrato profissional só cresce. Isso porque, para fazer o retrato perfeito, é preciso muita técnica, bastante criatividade e um amplo conhecimento sobre seu equipamento!

Nesse artigo, você encontrou todas as dicas que precisa para começar agora mesmo a tirar retratos como um expert! Com essas técnicas, você criará imagens inesquecíveis.

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando suas técnicas? Leia também esses outros artigos que preparamos para você:

E você, já trabalha com retrato fotográfico? Conte-nos sobre sua experiência e deixe sua opinião sobre esse assunto nos comentários! E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, é só perguntar.

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP