Posted in:

Rebatedor: O que é, Para que Serve e Dicas para Aproveitar esse Acessório

O que é o rebatedor na fotografia?

O uso de acessórios melhora ainda mais os resultados das suas sessões de foto, como é o caso do rebatedor, iluminação correta, softwares de edição e muito mais.

Os rebatedores são ferramentas bastante práticas para a rotina de um fotógrafo. Eles podem ser fechados com bastante facilidade, abertos ou dobrados. Tudo vai depender da sua necessidade ou disponibilidade.

Além disso, ele possuem vários formatos, cores, tamanhos e dimensões, o que acaba proporcionando um leque de funcionalidades para você.

Você sabe quais são os melhores acessórios, técnicas e dicas para uma iluminação perfeita para as suas fotografias? Então, acesse esse guia completo que preparamos para você.

Neste artigo você vai conhecer tudo o que precisa sobre rebatedor!

Índice

  1. O que é o rebatedor?
  2. Em que situações o rebatedor pode ser utilizado?
  3. Quais os tipos de rebatedor para fotografia?
  4. Dicas para utilizar o rebatedor corretamente
  5. Qual rebatedor comprar e quanto custa?
  6. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre rebatedor:

O que é o rebatedor?

rebatedor fotografia

Rebatedor ou Refletor Fotográfico, é um acessório de extrema importância na fotografia, independente da sua sessão de fotos estar acontecendo em um estúdio ou em um ambiente externo.

O refletor fotográfico nada mais é do que um objeto plano com uma superfície prateada, branca, dourada, preto ou translúcida. Ele pode ser uma chapa de isopor, uma folha de jornal ou uma toalha branca, por exemplo.

Na verdade, o Refletor Fotográfico ou Rebatedor, é qualquer objeto plano com uma superfície branca, prateada, dourado ou de qualquer outra cor.

Geralmente, esse acessório é usado com o objetivo de amenizar as áreas de sombra “dura” ou excessiva, rebatendo parte da luz da fonte até a área que está sendo menos iluminada.

O resultado do efeito vai depender do material e da cor do rebatedor. Normalmente, branco é a cor usada para uma luz mais difusa, preto para aumentar a sombra, dourada para “esquentar” a cena, prata para uma luz rebatida mais intensa.

Dessa forma, o refletor fotográfico permite que você ilumine ou suavize áreas de sombra do seu assunto.

Em que situações o rebatedor pode ser utilizado?

rebatedor fotografia

Um rebatedor pode ser usado em qualquer tipo de ambiente quando a finalidade do profissional de fotografia é manipular a luz do ambiente que incide sobre a foto.

Em um ensaio externo é ainda mais difícil conseguir a luz perfeita para as fotografias, fazendo com que um acessório precise ser usado com essa finalidade.

Isso acontece principalmente quando o objetivo é uma luz mais suave, já que ela é mais difusa e provoca menos sombras, fazendo com que a pele do seu assunto fique com linhas de expressão menos a mostra.

Dessa forma, fazer uso de um rebatedor pode fazer toda a diferença, já que ele rebate a luz, direcionando-a para onde você quiser.

Quais os tipos de rebatedor para fotografia?

rebatedor fotografia

Existem vários tipos de rebatedor que você pode utilizar nas suas fotos. Confira abaixo quais são as diferenças entre eles:

Formatos e tamanhos

Existem rebatedores de vários formatos, como triangulares, circulares e retangulares, por exemplo. Confira abaixo quais são as principais diferenças entre eles:

Rebatedor triangular

Os rebatedores triangulares são bastante usados por profissionais que trabalham sozinhos ou em estúdios. Normalmente, em seu pegador existe uma rosca de 1/4 para encaixe de um tripé de iluminação.

Assim, tanto em ambientes fechados quanto abertos é possível regular a posição e a altura em relação ao seu assunto e garantir uma luminosidade adequada.

Rebatedor circular

Diversos modelos de rebatedores regulares têm pegadores em suas laterais, a fim de facilitar o seu manuseio.

Apesar do seu uso ser indicado para ambientes externos, eles podem ser usados em estúdios e em qualquer outro lugar. No entanto, você precisa de uma equipe para utilizá-lo, diferente do que acontece com o triangular.

Rebatedor retangular

Esse tipo de rebatedor tem a finalidade de iluminar uma área mais direcionada.

Com ele, você consegue direcionar uma maior quantidade de luz para um ponto e uma menor para outro, já que o refletor fotográfico retangular possui extremidades desiguais.

Cores de rebatedores

Existem rebatedores de várias cores que conseguem atribuir uma luminosidade quase natural às suas fotos. Veja quais são eles:

Dourado

Uma das cores mais usadas pelos fotógrafos é a dourada. Em locais com luzes fracas ou em dias nublados, as fotografias costumam sair com um branco intenso no fundo, o que acaba diminuindo o contraste de cores.

Mas com um rebatedor dourado, você é capaz de reproduzir cores quentes, dar efeitos naturais de pôr ou nascer do sol, criar contrastes, realçar bronzeados e destacar o seu assunto.

Prateado

O prateado tem uma reflexão mais clara e forte, mas não altera o branco, apenas acentua os destaques. Ele normalmente é direcionado para objetos que fazem diferença na cena, como brincos, colares e sapatos, por exemplo.

Branco

O rebatedor branco amplia a capacidade do seu flash. No entanto, ele produz cores neutras, ele apenas rebate as luzes e a projeta para pontos escuros, no entanto com delicadeza e neutralidade.

É ideal para ambientes com pouca luz, baixa dispersão ou com desproporção da mesma. Há casos onde realmente a neutralidade de cores é necessária, como em objetos muito metálicos, roupas com cores exuberantes e onde mais houver muito contrate, a neutralidade mantém a naturalidade e relevância do que está sendo fotografado.

Preto

Em ambientes externos em dias de sol ou em estúdios fotográficos com muitos acessórios de iluminação, o refletor fotográfico rebatedor preto é um aparato para o que seu trabalho tenha excelentes resultados. Isso acontece porque a cor preta absorve o excesso de luz branca.

Translúcido

O rebatedor translúcido é capaz de minimizar o efeito de uma luz contínua (holofotes e flashes tochas, por exemplo). Esta costuma gerar sombras grossas e desnecessárias que são facilmente reduzidas com esse acessório.

Chroma Key

Os rebatedores chroma key tem possibilitam que você faça edições no fundo da sua imagem. Porém, você precisa posicioná-lo corretamente e ter à sua disposição uma iluminação adequada entre o seu assunto e o fundo infinito. Dessa forma, fica mais fácil que o seu software de edição reconheça a existência de um fundo infinito.

Dicas para utilizar o rebatedor corretamente

rebatedor fotografia

Confira abaixo as melhores dicas para utilizar um rebatedor da maneira correta.

Como luz de preenchimento ou luz auxiliar

Esta é a função básica de um refletor fotográfico. Dependendo do tipo de acessório escolhido por você. a sombra da sua imagem pode ser eliminada por completo ou pode permitir algum grau de contraste, a fim de criar uma ilusão de massa e profundidade na sua foto.

Tudo vai depender do que você deseja transmitir com a sua foto. Nessa situação, o contraste desejado é alcançado de acordo com a distância entre o rebatedor e o assunto.

Normalmente, quanto mais longe eles estão um do outro, maior é o contraste da foto. Além disso, o acessório precisa ser posicionado no lado oposto ao da fonte de luz, um pouco acima da cabeça, formando um ângulo de 45 graus.

Como luz principal

Além de preencher as sombras, um refletor fotográfico prateado pode ser usado como luz principal por ser mais forte. Dessa forma, o sol, por exemplo, ao invés de luz principal, passaria a ser uma luz auxiliar de cabelo ou recorte.

Esse diagrama de iluminação também pode ser replicado em um estúdio, utilizando uma fonte de luz dura no contraluz  acima da cabeça do seu assunto em linha direta e oposta ao posicionamento da câmera.

Lembre-se de que nessa situação de contraluz, é fundamental o uso de um para sol na frente da sua objetiva. Se apenas o para sol não for suficiente, utilize um painel de madeira ou qualquer outro objeto, a fim de proteger a lente.

Como luz de recorte

Você também pode usar um rebatedor dourado, a fim de separar o cabelo do fundo. Com isso, vai existir na sua foto uma luz morna e um charme especial nos cabelos de pessoas louras.

Para isso, é necessário que esse acessório seja disposto contraluz, atrás do seu assunto em um ângulo de 45 graus. Além disso, é importante que ele esteja contra a luz principal, produzindo sombras em um dos lados do rosto da sua modelo. Você também pode fazer uso dos rebatedores prata ou branco para esse fim.

Como difusor (colocado entre a fonte de luz e o modelo)

Em momentos difíceis de se fotografar, quando a iluminação está produzindo sombras pesadas no pescoço, nariz e embaixo dos olhos, é necessário usar um refletor fotográfico translúcido entre o seu assunto e o ponto de luz.

Dessa forma, o nível de iluminação irá baixar, fazendo com que seja necessário ajustes de exposição. Assim, você precisa controlar o fundo com cuidado para não deixá-lo ainda mais iluminado do que ele já está.

Como subtrator

Nos anos 1980, o fotógrafo americano Leon Kennamer ficou bastante conhecido no mundo todo por produzir fotos em ambientes externos com um sistema criado por ele chamado “Subtractive Lighting System (Sistema de Subtração de Luz)”.

Esse sistema era baseado em 2 painéis quadrados de tecido preto um pouco aveludado, que foram nomeados de Reflectasol.

Dessa forma, quando ele fotografava pessoas à margem de um bosque ou embaixo de uma árvore em um diagrama de luz bem simples, ele utilizava um painel perpendicular e acima da cabeça e outro em um dos lados do rosto. Essa solução surgiu principalmente para eliminar a sombra que é projetada embaixo dos olhos nessas situações.

Assim, os painéis diminuíam o excesso de luz, produzindo uma proporção de iluminação de mais ou menos 2:1 quando a diferença entre a alta luz e a sombra é de um ponto.

O resultado dessa técnica eram fotos com uma iluminação maravilhosa e suave de uma lado do rosto do assunto e uma leve sombra do outro lado, valorizando o retrato.

Apesar de no Brasil essa técnica ser pouco conhecida e usada, o rebatedor preto é uma ótima opção para você atingir os resultados desejados em suas fotos.

Qual rebatedor comprar e quanto custa?

rebatedor fotografia

É fundamental que antes de comprar um refletor fotográfico você saiba exatamente a que se destinará o seu uso. Assim, você vai adquirir aquele que se encaixa às suas necessidades.

O preço de um rebatedor varia bastante. Seu preço inicial costuma ser em torno de R$ 68.

Como fazer um rebatedor em casa

Existem diversos tutoriais que ensinam a fazer um rebatedor caseiro. Assim, você pode economizar e ainda ter um acessório do seu agrado.

Quer aprender a fazer um agora mesmo? É só clicar aqui.

Conclusão

Rebatedor ou Refletor Fotográfico, é um acessório que auxilia na melhoria da iluminação da sua foto. Dessa forma, você consegue inserir efeitos de cor e contraste sem que seja necessário ajustar todos esses pontos na sua pós-produção.

Existem diversos tipos de rebatedor, dentre eles estão:

  • Rebatedor triangular
  • Rebatedor circular
  • Rebatedor retangular
  • Dourado
  • Prateado
  • Branco
  • Preto
  • Translúcido
  • Chroma Key

Além disso, você pode usar esse acessório como luz de preenchimento, luz auxiliar, luz de recorte, difusor ou subtrator. Dessa forma, suas fotos terão um aspecto diferenciado e único.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre rebatedor. Agora, é só se inspirar, seguir as nossas dicas e começar a editar.

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre rebatedor? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

185 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *