Posted in:

Golden Hour: O que é e Como Utilizar na Fotografia [Guia Completo]

golden hour

Também conhecida como hora dourada, a golden hour é considerada como um dos melhores períodos do dia para fotografar com luz natural.

Por mais que a maioria dos ensaios fotográficos profissionais sejam feitos dentro de estúdios, o uso da luz natural é o mais apreciado pelos amantes da fotografia.

Entretanto, o clima e as condições da luz naturais costumam ser um pouco imprevisíveis, o que não ajuda muito o fotógrafo.

Leia também “9 Técnicas de Fotografia para Fotos Incríveis e Profissionais” para aprender outros truques e criar belas imagens!

Neste post, você vai entender como o conhecimento sobre a golden hour pode te ajudar a explorar a luz natural!

Índice

  1. O que é Golden Hour na fotografia?
  2. Por que a Golden Hour é ideal para fotografar?
  3. Quanto tempo dura a Golden Hour?
  4. Como descobrir quando é a Golden Hour?
  5. Desafios ao fotografar na Golden Hour
  6. Dicas para criar as mais lindas imagens na Golden Hour
  7. Equipamentos para fotografar na Golden Hour
  8. Configurações da câmera ideais para a Golden Hour
  9. Inspire-se: Lindas fotos tiradas na Golden Hour
  10. Conclusão

O que é Golden Hour na fotografia?

Na tradução para o português, o termo golden hour se transforma em hora dourada, mas também é conhecido como hora mágica.

O significado da nomenclatura tem relação direta com a tonalidade dos raios solares que refletem na hora dourada, que possuem tons alaranjados e expressivos.

Basicamente, golden hour ocorre uma hora antes e uma hora depois do pôr do sol e também do amanhecer. A técnica é utilizada para fotografar com a luz natural ideal, especialmente para os retratos.

Por que a Golden Hour é ideal para fotografar?

golden hour iluminação

Tanto no amanhecer quanto no pôr do sol, a luz está mais próxima do item fotografado, já que o sol está em um posicionamento mais baixo.

Além disso, a luminosidade deste período é mais suave do que os fortes raios solares do meio-dia ou das quatro da tarde, por exemplo.

Por mais suave que seja, a luz continua forte e pode oferecer diferentes ângulos de iluminação ao fotógrafo.

Por fim, a golden hour não cria sombras muito drásticas sobre a foto, o que melhor a nitidez da imagem e a valorização do item fotografado.

As sombras criadas por essa iluminação costumam ser mais longas e suaves, elas também podem fazer parte da sua composição de imagem de forma mais harmônica.

Quanto tempo dura a Golden Hour?

Os horários em que a golden hour variam entre locais, estações e até mesmo condições climáticas.

Sendo assim, é necessário consultar a previsão meteorológica da sua região para descobrir qual é a previsão de horário para o nascimento do sol e fim do dia.

A duração da hora dourada também pode variar, por mais que o estimado seja cerca de 1h antes e outra depois do horário oficial dos movimentos do sol.

Entretanto, alguns fotógrafos já experienciaram horas mágicas bem mais rápidas, de 15min, por exemplo. O efeito pode ser reduzido por nuvens, tempestades e outras eventualidades climáticas.

Desta forma, é essencial que o fotógrafo seja ágil e planeje-se para aproveitar o melhor da hora dourada de forma rápida e objetiva.

Como descobrir quando é a Golden Hour?

Como mencionamos anteriormente, é preciso ter pelo menos uma noção do horário em que acontecerá o amanhecer e o pôr do sol.

É possível conseguir essa estimativa por meio da previsão meteorológica da sua região, além de descobrir se haverá alguma tempestade que pode reduzir o tempo da hora mágica.

Entretanto, a tecnologia desenvolveu alguns outros métodos mais específicos que podem te ajudar a descobrir o momento certeiro da hora dourada!

Sites e calculadoras online

Alguns sites desenvolveram calculadoras online que reúnem informações sobre a sua localização para calcular o horário exato da hora dourada.

Conheça algumas das ferramentas que você pode usar para consultar o horário da golden hour na sua região!

  • Golden-Hour: por meio da localização oferecida pelo Google Maps, a calculadora indica os horários do amanhecer e pôr do sol, além da duração do dia;
  • Jeko Photo: além de indicar a hora dourada, o aplicativo também calcula a blue hour, em que o céu ainda não foi iluminado pelo sol;

Agora, por meio de alguns cliques, você pode descobrir o horário exato da golden hour e se planejar para sua aventura fotográfica.

Aplicativos para identificar a Golden Hour

Além dos sites e calculadoras online, existem aplicativos para smartphone que podem te ajudar a apontar o momento exato da hora dourada.

Conheça 2 dos principais aplicativos desenvolvidos para identificar o momento da golden hour.

  • Magic Hour: desenvolvido para o sistema iOS, o aplicativo funciona como um alarme para avisar o início da hora dourada;
  • Exsate Golden Hour: específico para o sistema operacional Android, o app calcula o início da hora mágica e também outros eventos climáticos que podem gerar boa iluminação, como o crepúsculo.

Equipe o seu celular com um desses aplicativos e esteja sempre pronto para utilizar o melhor da luz natural!

Desafios ao fotografar na Golden Hour

golden hour desafios

Primeiramente, é preciso que o fotógrafo seja extremamente rápido e objetivo ao fotografar durante a golden hour, já que ela tem uma curta duração.

Sendo assim, é essencial que você já tenha todas as suas ideias planejadas e equipamentos em ordem para não perder tempo durante o período.

Infelizmente, em dias nublados ou chuvosos, não é possível experienciar a hora dourada, já que o sol fica encoberto pelas nuvens.

Desta forma, é interessante planejar seus ensaios para dias com poucas chances de chuvas e com o céu aberto.

Dicas para criar as mais lindas imagens na Golden Hour

Agora que você já entendeu o que é a hora dourada e possui as ferramentas que precisa para apontar o momento exato em que ela vai ocorrer, é hora de aprender como você pode explorá-la!

Confira 3 dicas essenciais para tirar o melhor da golden hour e fazer imagens incríveis!

Prepare-se com antecedência

Como mencionamos anteriormente, a hora dourada possui uma duração curtíssima, ou seja, é preciso usar o tempo com sabedoria.

Planeje as poses que você quer clicar com sua modelo ou estude a paisagem que você vai clicar com antecedência.

Além disso, é importante preparar o seu equipamento antes e já chegar no local pronto para fotografar, sem perder tempo.

Observe o céu e o clima no dia anterior

A hora mágica pode sofrer alterações ou até mesmo não ocorrer de acordo com as mudanças climáticas, como chuvas e nuvens carregadas.

Sendo assim, é essencial que você consulte a previsão meteorológica antes de sair por aí com toda certeza que vai conseguir o efeito.

Atenção nas nuvens

Evite dias nublados e que possuem altas probabilidades de tempestade, já que as nuvens escondem os raios solares e prejudicam a luz natural.

Opte por dias em que o céu está claro, assim a hora dourada será mais clara e intensa, ideal para criar belas fotografias!

Equipamentos para fotografar na Golden Hour

equipamentos golden hour

Não é novidade que uma fotografia de qualidade depende do talento do fotógrafo. Entretanto, a verdade é que um equipamento apropriado também ajuda na produção de imagens incríveis.

A variedade de equipamentos e acessórios fotográficos é vasta, e cada um deles tem um papel especial na captação de imagens.

Descubra quais são os equipamentos ideais para fotografar belas imagens durante a golden hour.

Tripé

A golden hour é a oportunidade perfeita para produzir uma foto HDR. Nessa técnica, o fotógrafo faz três fotos sobre o mesmo objeto, mas com diferentes exposições.

Depois, na edição, as três imagens são fundidas e o efeito é criado, geralmente acentuando as sombras e dando um outro efeito às fotos de paisagens.

Para produzir uma imagem HDR, é essencial o uso do tripé para manter o enquadramento padrão e evitar tremores.

Lentes

A hora dourada é ideal para qualquer tipo de fotografia, sendo assim, é possível explorar diversas objetivas na produção.

Entretanto, para usar e abusar da luz natural, é interessante optar por lentes que possuam aberturas de diafragma amplas.

As objetivas que possuem aberturas grandes são as grande angulares, que costumam ser utilizadas para fotografar paisagens e cenários amplos.

Ao explorar as aberturas amplas, você capta a maior parte da luz natural sem precisar explorar outras configurações manuais, como a velocidade do obturador e a sensibilidade ISO.

Configurações da câmera ideais para a Golden Hour

golden hour câmera fotográfica

Se você está acostumado a utilizar a sua câmera no modo manual, sabe que existem diversos ajustes que devem ser feitos para criar a imagem ideal.

Sendo assim, nós reunimos algumas dicas de configuração da câmera para que você possa aproveitar o melhor da luz natural.

Use os modos manuais

Caso você seja adepto ao modo automático, procure se aventurar um pouco com o modo manual, já que ele traz mais possibilidades para aproveitar a hora dourada.

No modo automático, a câmera faz seus próprios ajustes de velocidade, ISO e abertura para equilibrar a luminosidade da imagem.

Esses ajustes podem mudar completamente o clima da foto, sendo assim, é interessante conhecer cada um deles e entender como eles interferem na imagem.

No modo manual, você possui mais autonomia de criar imagens da forma como você imaginou.

Compensação de exposição e balanço de branco

A exposição diz respeita à quantidade de luz que o sensor da câmera capta, ela é determinada pela abertura, velocidade e ISO.

Para fotografar a golden hour, é interessante trabalhar com uma exposição um pouco mais baixa do que o normal.

Com as fotos ligeiramente mais escuras, é possível criar mais na hora da edição. Lembre-se que é sempre possível adicionar um pouco de luz durante a edição, mas escurecer é mais difícil.

Já o balanço de branco controla a temperatura da cor da imagem. Geralmente, ele é ajustado automaticamente, mas é interessante ajustar a configuração manualmente.

Opte pelo ajuste “nublado” no balanço de branco para se manter fiel às cores quentes criadas pela hora dourada.

Abertura do diafragma para diferentes efeitos

Como mencionamos anteriormente, é interessante usar lentes grande angulares na hora mágica para explorar o efeito da abertura ampla.

Com essa configuração, é possível aumentar a velocidade de obturador e produzir imagens congeladas de movimentos.

Se você opta pelo uso de aberturas mais fechadas, terá que compensar a captação de luminosidade com a redução de velocidade ou aumento do ISO.

O efeito não se mantém tão fiel à luz natural, mas é uma opção para os fotógrafos que preferem trabalhar com aberturas menores.

HDR

O efeito HDR (High Dynamic Range) é ideal para a produção de fotos de paisagens durante a hora mágica.

A técnica consiste em clicar o mesmo cenário três vezes, mas com diferentes exposições. Na edição, as imagens são mescladas e o resultado final produz iluminações incríveis e sombras acentuadas.

ISO e Iluminação

O uso exagerado da sensibilidade ISO pode reduzir a qualidade da imagem, sendo assim, é preciso utilizar com sabedoria.

Caso você trabalhe com uma abertura fechada que não capta muita luz, tome cuidado ao regular o ISO para não exagerar.

É indicado o uso de um refletor de luz para direcionar melhor a luz ao objeto que está sendo fotografado.

Por outro lado, se você usa uma abertura ampla, terá menor necessidade ainda de aumentar o valor do ISO na câmera.

Inspire-se: Lindas fotos tiradas na Golden Hour

Depois de tanta informação e dicas infalíveis para fotografar na hora dourada, chegou a hora de conferir algumas inspirações para suas próximas produções.

Conheça quais são as fotos mais clicadas durante a golden hour e inspire-se para criar suas próprias imagens.

Retratos

A luz suave da hora mágica é perfeita para a produção de retratos bem iluminados. É interessante clicar em áreas externas para aproveitar as paisagens e o céu como plano de fundo.

golden hour

Fotos de casal

O clima quente das cores da hora dourada criam o cenário perfeito e romântico para produzir fotos de casal. Poses e composições simples ganham um novo visual durante a hora mágica!

golden hour

golden hour retrato casal

Fotos de paisagens

O pôr do sol e o amanhecer dão um visual único às paisagens e as tornam ainda mais belas. Aposte na combinação dos dois fatores e crie imagens incríveis!

golden hour paisagem

golden hour paisagem

Conclusão

A golden hour é como um efeito proporcionado pela natureza, sem a necessidade de qualquer programa de edição.

O uso da luz natural permite que o fotógrafo explore o ambiente e a sua criatividade ao máximo. Sendo assim, é possível criar todo tipo de imagem na hora dourada!

Leia também:

Agora que você sabe tudo sobre a golden hour, em qual hora do dia você gosta de fotografar? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

161 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *