Posted in:

Como Tirar Fotos na Praia: Dicas e Inspiração para Lindas Fotos na Praia

como tirar fotos na praia

Como tirar fotos na praia? O mar por si só já é uma paisagem deslumbrante, mas você sempre pode contar com técnicas para tornar suas fotos na praia ainda mais memoráveis!

Tanto para fotos pessoais quanto para uma sessão fotográfica profissional, a praia é um dos cenários mais requisitados por sua beleza.

Leia também “Fotos de Paisagens: Como Fotografar Paisagem de Forma Surpreendente” para aprender a capturar as mais belas obras da natureza!

Entretanto, é um ambiente repleto de fatores que interferem diretamente no resultado das imagens, como os raios do Sol, os reflexos da água, o movimento de visitantes, etc.

Neste post, você vai aprender como tirar fotos na praia e utilizar a natureza ao seu favor!

Índice

    1. Como tirar fotos na praia: Guia completo
    2. Equipamento e ajustes na câmera
    3. Composição e montagem da cena
    4. Poses para fotografar na praia
    5. Inspiração de fotos na praia
    6. Conclusão

Como Tirar Fotos na Praia: Guia Completo

guia de como tirar fotos na praia

Como tirar fotos na praia? Se você está com uma viagem marcada para o litoral ou já tem um ensaio fotográfico programado na praia, existem boas dicas que você pode usar para criar fotos ainda mais especiais.

A verdade é que fotografar na praia nem sempre é um mar de rosas.

No meio do verão, o Sol tende a estar muito forte, o que deixa as fotos claras demais. Por outro lado, o céu nublado também faz com que boa parte do clima praiano vá embora nas fotos.

Sendo assim, é complicado encontrar um momento perfeito, mas, com os truques certos, sempre há como superar estes obstáculos.

Para te ajudar a encontrar o cenário equilibrado e ideal para suas fotos na praia, nós criamos um guia completo, com dicas especiais para criar retratos perfeitos à beira do mar.

Equipamento e Ajustes na Câmera

como tirar fotos na praia equipamentos

Dizem que é o fotógrafo quem transforma a foto em sucesso a fracasso, mas a verdade é que o equipamento também tem um papel importantíssimo no trabalho.

Além de estar equipado com um aparelho de qualidade, é preciso entender como ele funciona e se ele está pronto atender às expectativas que você tem.

Quando falamos sobre fotos na praia, não é necessário levar muita coisa além da sua câmera.

O que é realmente essencial é proteger a sua câmera da areia! É comum aplicar um filtro de proteção na lente para evitar que grãos de areia entrem e arranhem a superfície original.

O filtro de proteção não causa nenhum efeito na foto ou na visão, a única funcionalidade dele é proteger a objetiva.

Contraste e ISO

Geralmente, as condições de luz na praia são muito boas e dispensam o uso de valores altos de ISO. Avalie bem o caso e analise a harmonia entre os ajustes da fotometria para criar uma imagem perfeita!

Já o contraste é indicado para fotos que são feitas sob um Sol muito forte, em que tudo na imagem fica claro demais e as sombras fazem falta.

Pontos focais

Composta principalmente pela areia, mar e céu, a praia pode parecer um lugar em que não dá para criar cenários com muita informação. Isso é apenas um grande mito.

Coloque o seu olhar criativo em ação e avalie os pontos da paisagem que podem transformar a visão da sua foto. Além disso, deixe bem claro o que você quer como destaque e o que deve ficar no plano secundário.

Cobertura ou para-sol de lente

A cobertura de lente é um acessório que elimina raios solares desnecessários, melhorando a qualidade de imagem.

Provavelmente, você já ouviu falar no efeito flare. É quando a câmera captura um raio solar e ele causa um risco leve na foto.

Muitas vezes o flare é feito de forma proposital, mas nem sempre ele é bem-vindo na foto, e o para-sol de lente pode te ajudar a evitar os raios de Sol indesejados.

Filtros

Ao contrário do que a maioria pensa, os filtros não servem apenas para dar efeitos diferentes às fotos, mas também para melhorar a qualidade da imagem e eliminar fatores que atrapalham o seu clique.

A praia é o cenário perfeito para experimentar o resultado do uso de alguns filtros e analisar a diferença que eles causam nas suas fotos.

Conheça alguns tipos de filtros que são perfeitos para fotos de verão!

Filtro UV

A principal missão deste modelo de filtro é proteger a lente dos efeitos dos raios ultra violeta. Além disso, o acessório também cancela raios solares indesejados na imagem.

Filtro Polarizador

O filtro polarizador limita os raios de luz que são captados pela câmera, reduzindo consideravelmente a quantidade de reflexos. Além de realçar cores e atenuar sombras da imagem.

Filtro ND

Também conhecido como filtro de densidade neutra, ele exerce a função de diminuir a intensidade de luz que é captada pela câmera.

Flash

Ao contrário do que se pensa, o flash não precisa ser utilizado apenas em ambientes escuros demais ou durante a noite.

Sob a luz do Sol, ele também pode complementar a composição da sua foto. O flash costuma eliminar sombras indesejadas e acentuar a presença do objeto em primeiro plano.

É preciso tomar muito cuidado para não estragar sua foto na praia com o flash, então teste e veja se o uso dele realmente é o ideal na sua situação.

Tripé

O uso de um tripé pode ser interessante para criar fotos de longa exposição, por exemplo, e capturar o movimento das ondas.

Composição e Montagem da Cena para Fotos na Praia

composição fotos na praia

Fuja do tradicional e aposte em composições de imagem mais originais! Ao invés de se limitar a clicar a linha do horizonte entre o mar e o céu, que tal apostar em rochas à beira do mar ou até mesmo desenhos na areia?

Uma composição ideal é aquela que leva os olhos do expectador por toda a imagem, assim como prendem a atenção ao assunto principal e também aos detalhes.

Aprenda como tirar fotos na praia que despertam a curiosidade do público!

Melhores Horários para Fotografar na Praia

Como mencionamos anteriormente, nem sempre é fácil encontrar um cenário ideal de luz na praia, seja por conta da falta do Sol ou da presença muito forte dele.

Entretanto, existem alguns horários do dia que, na maioria das vezes, rendem fotos incríveis, tanto na praia quanto em qualquer outra paisagem.

Fotografe bem cedo

Também conhecido como Golden Hour, ou hora dourada, o intervalo de 1h antes e depois do amanhecer é o momento ideal para fotografar.

Neste horário, o Sol ainda não atingiu o seu pico e oferece uma iluminação mais suave, além de uma bela pintura no céu.

Fotografias ao pôr do Sol

O intervalo de 1h antes e depois do pôr do Sol também é classificado como uma hora dourada. Os raios solares estão mais suaves neste momento e oferecem as condições de luz ideais para fotografar em espaços abertos, como a praia.

Dias sem sol

Vamos ser sinceros, um dia sem sol é tudo o que alguém não quer quando vai à praia. Entretanto, isso não quer dizer que um dia como esses não pode render fotos incríveis!

Para fotografar a paisagem, por exemplo, os dias com raios solares mais fracos são ideais! Já que é possível captar mais detalhes e sombras sobre o cenário.

Além disso, há sempre a possibilidade de apostar nas ferramentas de edição para trazer um pouco mais de luz aos seus cliques.

Plano de fundo

Você sabia que uma pose perfeita pode perder todo seu encanto se o fundo da imagem não é atrativo? Acredite, o plano de fundo é tão importante quanto o primeiro plano.

Na praia, há uma série de belos cenários que podem ilustrar o fundo da sua imagem. Explore a paisagem e encontre diferentes ângulos que favoreçam todos os pontos da foto.

Capture o horizonte

Já mencionamos que a linha que divide o mar e o céu é um dos clássicos enquadramentos das fotos de praia. Entretanto, isso não significa que você não pode dar o seu próprio toque à imagem.

Além de funcionar muito bem como assunto principal da foto, a linha do horizonte na praia também é perfeita para atuar como plano de fundo da sua composição.

Criando molduras naturais

Trabalhando com diferentes ângulos, você pode criar molduras dentro da imagem, o que dá um toque original à foto.

Na praia, você pode adicionar esse detalhe com os elementos da paisagem, como árvores, pedras e até mesmo folhas. Deixe a sua imaginação voar longe e crie imagens diferentes do que alguém já viu!

Fotografando partes de um todo

Todo bom fotógrafo sabe que os detalhes fazem toda a diferença, e existem momentos em que eles merecem se tornar os pontos principais da imagem.

Busque detalhes do cenário da praia para dar destaque e trazer uma nova perspectiva sobre ambiente.

Água e reflexos

É claro que você não pode deixar um dos elementos principais da praia de fora: o mar!

Com a água, é interessante brincar com reflexos e poses criativas para usar o mar como cenário. Entretanto, é preciso ter muito cuidado para não danificar sua câmera com a água.

Poses para Fotografar na Praia

como tirar fotos na praia

Na praia, o cenário já ajuda muito para criar uma bela imagem, mas é claro que uma pose profissional pode levar a sua foto ao próximo nível!

Confira algumas sugestões de poses para fotos na praia que fazem sucesso!

Selfies: como tirar fotos na praia sozinha

Você sabia que a luz natural do Sol cria o cenário perfeito para uma selfie?

Encontre um ângulo que ilumina o seu rosto suavemente e capture todo o clima do verão na sua foto!

Ideias para fotos criativas na praia

Não tenha medo de ousar com as suas poses, a praia traz uma sensação de paz e liberdade ao público, é o lugar perfeito para tirar fotos que reflitam sua personalidade.

Que tal apostar em fotos que demonstram suas habilidades esportivas, como plantando uma bananeira ou dando uma estrelinha?

Ou melhor, junte os seus amigos e capture os momentos mais espontâneos da turma!

Brincando com perspectiva

A praia é um cenário que oferece diversas possibilidades para criar ângulos criativos e inesperados.

Por exemplo, se você possui um equipamento adequado, fotografar a visão do mar para a areia é uma perspectiva inesperada.

Ouse experimentar e criar seus próprios pontos de visão do ambiente.

Interagindo com o ambiente

Quando você interage com os elementos do ambiente, é possível englobar mais detalhes à foto e torná-la mais rica e interessante ao público.

Não tenha medo de brincar com o cenário ao seu redor e se tornar parte dele de forma natural.

Capturando movimento

Um dos pontos mais memoráveis da praia é o movimento relaxante das ondas, você já pensou em capturar essa lembrança em uma foto?

Além dos próprios movimentos da paisagem, é interessante capturar ações do modelo da sua foto. Imagina que legal uma foto de alguém pulando à beira do mar?

Inspiração de Fotos na Praia

Agora que você já sabe como aproveitar o melhor da praia como cenário e ponto de destaque das suas fotos, chegou a hora de reunir algumas inspirações para sua próxima viagem fotográfica!

Como tirar fotos na praia Tumblr

O Tumblr é um dos grandes queridinhos de quem busca por inspirações para fotos mais artísticas e românticas do comum.

A maioria das fotos na praia do Tumblr transmitem uma sensação de espontaneidade, então aposte em poses naturais e na beleza da paisagem!

como tirar fotos na praia

tumbler como tirar fotos na praia

Imagem: Postura Feminina

Fotos engraçadas na praia

Todo lugar é um lugar perfeito para dar boas risadas, não é?

A praia é um local que origina memórias felizes e marcantes na vida de todo mundo, então por que não capturar as alegrias que são criadas lá?

como tirar fotos na praia engraçada

Imagem: Pinterest

Como tirar fotos criativas na praia

Saia da sua zona de conforto e aposte nas ideias criativas que você nunca teve coragem de produzir em outros cenários!

Você pode criar ideias de fotos para tirar na praia desenhando na areia, brincando com os reflexos do mar e até mesmo dando destaque aos detalhes do ambiente.

foto criativa de praia

praia fotografia criativa

Imagem: Pinterest

Fotos na praia do Pinterest

como tirar fotos na praia

Imagem: Pinterest

Se você está querendo produzir fotos de casais na praia, o Pinterest é o lugar perfeito para buscar por inspirações!

As fotos do Pinterest costumam trabalhar diferentes perspectivas, mantendo o ângulo vertical da imagem.

Conclusão

Por fim, mais do que um lugar perfeito para curtir as férias, relaxar e fazer memórias, a praia é um excelente cenário para todos tipos de fotos!

Assim como é ideal para testar novas poses e técnicas de fotografia, a praia também é um lugar em que você pode criar fotos clássicas que agradam todos os gostos.

como tirar fotos na praia dicas

É um lugar em que você pode testar suas habilidades técnicas, principalmente de fotometria, e também deixar seu lado mais criativo rolar solto!

Leia também:

Agora você está pronto para se aventurar na natureza e criar incríveis fotos na praia? Deixe um comentário nos contando tudo e não esqueça de avisar se ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP