Posted in:

Teleobjetiva: O que é Lente Teleobjetiva, Para que Serve e Como Utilizar

teleobjetiva

A teleobjetiva é extremamente útil, e um dos principais acessórios no arsenal de um fotógrafo.

Como fotógrafo, você sabe que as lentes que você escolhe fazem toda a diferença no resultado final das fotos. Algumas pessoas até consideram esse acessório mais importante que a própria câmera!

Existem muitas variedades de lentes disponíveis no mercado. Para cada situação e efeito, você pode contar com uma diferente.

Quer aprender mais sobre os tipos de lentes e entender como escolher qual comprar primeiro? Leia também esse outro conteúdo sobre lentes que preparamos!

Neste artigo, você aprenderá mais sobre a teleobjetiva. Continue lendo e confira tudo que você precisa saber para aproveitar essa lente ao máximo!

Índice

  1. O que é uma lente teleobjetiva?
  2. Para que serve
  3. Características
  4. O que a distância focal maior significa?
  5. Como são as imagens produzidas pela teleobjetiva?
  6. Quais são as vantagens de uma lente teleobjetiva?
  7. Quando utilizar lentes teleobjetivas?
  8. Quando evitar uma teleobjetiva?
  9. Super teleobjetiva: o que é?
  10. Principais lentes teleobjetivas disponíveis no mercado
  11. Lente teleobjetiva para Celular
  12. Exemplos de fotografia com teleobjetiva
  13. Conclusão

O que é uma Lente Teleobjetiva?teleobjetiva o que é

A teleobjetiva é uma lente para câmeras fotográficas que possui uma grande distância focal. O acessório, no entanto, não é definido apenas por isso. Essa estrutura de objetiva fotográfica possui o comprimento físico menor que a distância focal.

Isso é conseguido através do uso de um grupo de lentes conhecido como um grupo de telefoto. Elas são capazes de estender o caminho da luz, criando uma lente de foco longo em um design mais curto.

lente teleobjetiva
Lente teleobjetiva

As grandes distâncias focais, contidas em um espaço menor, tornam essa lente um acessório versátil e perfeito para fotógrafos que trabalham com assuntos distantes.

Para que Serve a Lente Teleobjetiva

As lentes teleobjetivas são utilizadas, no geral, para fotografar assuntos distantes e aumentar o assunto.

No entanto, esses não são os únicos usos do acessório. A distância focal maior também permite a criação de efeitos interessantes na imagem. Alguns exemplos são as distorções no assunto, desfoque de fundo ou bokeh.

Características da Lente Teleobjetiva

Uma lente teleobjetiva, por definição, conta com um grupo de telefoto, o que permite que sua distância focal seja maior do que seu comprimento físico.

Por exemplo, a lente de 500mm a seguir não é uma teleobjetiva. Isso porque, apesar da grande distância focal, ela possui o comprimento equivalente, e não menor:

teleobjetiva 500mm
Lente 500mm sem grupo de telefoto

Para comparação, veja uma lente teleobjetiva:

lente teleobjetiva
Lente teleobjetiva zoom 150mm – 500mm

O que a Distância Focal Maior Significa?

Lente teleobjetiva

Agora, você já sabe que uma lente teleobjetiva consegue uma distância focal maior, mesmo contando com um design compacto. Mas o que isso significa?

A distância focal é uma das características mais importantes de uma objetiva. Ela define o ângulo de visão e a aproximação do assunto em relação a sua distância da câmera.

A distância focal também interfere na profundidade de campo. Ela é consideravelmente menor, o que significa que é mais difícil obter imagens sem nenhum ponto de desfoque.

De maneira geral, quanto maior a distância focal, maior o zoom e mais “cropado” será o ângulo de visão. Quando o assunto está próximo da câmera, uma distância focal maior significará distorções.

Como são as Imagens Produzidas pela Teleobjetiva?

Como são feitas para registrar assuntos mais distantes da câmera, as teleobjetivas fazem com que a distância relativa entre o plano de fundo e o primeiro plano seja menor.

Isso significa que as imagens normalmente possuem uma aparência “achatada”, com menos diferenciação entre os planos.

Elas também possuem uma profundidade de campo menor. Dessa forma, o foco adequado é um pouco mais difícil de ser atingido, exigindo bastante atenção do fotógrafo.

Quais são as Vantagens de uma Lente Teleobjetiva?

teleobjetiva vantagens

Agora que você já entende melhor as características de uma lente teleobjetiva, já deve começar a perceber suas vantagens.

Com elas, é possível registrar assuntos muito distantes – elas começam com 50mm, e não possuem um limite estabelecido de zoom.

A seguir, confira algumas das principais vantagens da teleobjetiva:

Profundidade nas fotos

Com a profundidade de campo reduzida e o zoom poderoso, a teleobjetiva permite que o fotógrafo confira destaque ao seu assunto. Esse acessório garante toda a nitidez necessária, apenas nas áreas selecionadas da imagem.

Isso significa que ela é perfeita para retratos close-up, fotografia esportiva e de vida selvagem.

Capacidade de adaptação

As teleobjetivas são lentes extremamente versáteis. Com zoom variável e poderoso, elas podem ser utilizadas em quase todos os gêneros de fotografia!

Ampliação do assunto

Nenhuma lente é melhor que a teleobjetiva quando o assunto é ampliar ou aproximar o assunto. Ela confere nitidez e riqueza de detalhes à imagem, mesmo quando o assunto está muito longe.

Além disso, ela também torna a utilização da imagem em mídias maiores muito mais conveniente. Lembre-se: suas fotos sempre devem ser feitas com o objetivo final em mente. Dessa forma, a teleobjetiva é uma ótima opção quando você está fotografando para banners ou outdoors, por exemplo.

Quando Utilizar Lentes Teleobjetivas?

teleobjetiva

Como mencionamos, o grande diferencial da lente teleobjetiva é a capacidade de aproximar o assunto. Dessa forma, ela se torna ideal para momentos em que, por algum motivo, você não pode fotografar de perto.

A seguir, veja algumas situações onde a teleobjetiva é imbatível:

Fotografia de vida selvagem com teleobjetivas

Para fotografar animais selvagens, é muito importante considerar sua segurança antes de mais nada. O segundo ponto a levar em conta é não perturbar os animais e a biosfera onde estão inseridos.

Isso significa que você precisará fazer as fotos de bem longe. Por isso, a teleobjetiva é sua principal aliada neste gênero de fotografia.

Ela consegue uma distância focal grande em um formato relativamente compacto. Ou seja, te oferece o zoom e a nitidez que você precisa sem afetar sua capacidade de se movimentar rapidamente se necessário.

As teleobjetivas na fotografia esportiva

Na fotografia esportiva, é muito frequente que você não possa estar tão próximo dos atletas quanto você gostaria. Seja pela natureza do esporte ou limitações do evento, não é sempre que você poderá se posicionar dentro do campo ou logo atrás do gol.

Por isso, e pela necessidade de modificar sempre sua posição de maneira a conseguir diferentes ângulos, a teleobjetiva é perfeita para esse nicho!

Fotojornalismo

O fotojornalismo é um gênero dinâmico e empolgante! Devido a essa natureza, você precisa ser capaz de se locomover com facilidade, enquanto registra os detalhes certos.

A capacidade que a teleobjetiva possui de criar um foco impressionante, permite que você registre rostos e expressões perfeitamente – mesmo entre multidões ou de muito longe.

Astrofotografia

A astrofotografia é outro gênero que se beneficia muito das teleobjetivas. Dependendo da distância focal da lente, é possível obter resultados super detalhados, mesmo sem utilizar um telescópio.

As fotos da nossa Lua, por exemplo, ficam lindas quando tiradas com esse tipo de lente.

Outros usos de uma lente teleobjetiva

Não é apenas para fotografar de longe que você pode aproveitar a teleobjetiva. Esse acessório é verdadeiramente versátil.

Você pode utilizar essas lentes para fotografar de perto se elas possuírem uma boa variação de zoom. Algumas teleobjetivas começam com uma distância focal de 50mm!

Além disso, ela pode ser utilizada para alcançar efeitos que darão um toque artístico e único às fotos. Veja:

Perspectiva e proporções em retratos

As distorções causadas no rosto humano pelas teleobjetivas pode criar registros interessantes e estilizados. Lembrando caricaturas, muitos fotógrafos adotam essa estética a fim de criar retratos artísticos e diferentes.

Desfoque no plano de fundo

Por possuir uma profundidade de campo reduzida, as teleobjetivas tornam o desfoque de fundo ou efeito bokeh muito fácil de ser atingido.

Essa estética ajuda a destacar o assunto, esconder elementos indesejados na composição e criar imagens delicadas e suaves.

Quando Evitar uma Teleobjetiva?

Como todo acessório, a teleobjetiva possui algumas contra-indicações. Tendo em mente as características dessa lente, ela não é ideal para:

  • Situações onde é necessário capturar o máximo possível da cena, já que ela reduz o ângulo de visão;
  • Fotografias utilizando a técnica de “foco infinito” ou “hiperfoco”, já que sua profundidade de campo é muito pequena;
  • Fotografia com o assunto próximo quando o fotógrafo não quer adicionar distorções à imagem.

Super Teleobjetiva: o que é?

Você já ouviu falar da lente super teleobjetiva? Ela possui uma enorme distância focal, como é o exemplo da Samyang 800mm f/8:

teleobjetiva lentes
Lente Samyang 800mm f/8

O círculo preto na parte frontal trata-se de um mecanismo de espelho, bastante incomum e capaz de criar efeitos interessantes, como bokek com um “buraco” no centro.

lente teleobjetiva bokeh

Foto: Yury Golubinsky

Nem toda super teleobjetiva conta com esse mecanismo, no entanto. No geral, essa expressão é utilizada para se referir a lentes teleobjetivas com distância focal acima de 400mm.

Principais Lentes Teleobjetivas Disponíveis no Mercado

teleobjetiva principais lentes

Escolher uma lente teleobjetiva pode ser muito difícil, principalmente se você está começando a fotografar agora. Esse é um acessório importante no seu arsenal, mas como escolher a lente certa para você sem estourar o orçamento?

Bem, tudo vai depender dos seus objetivos com a fotografia. As teleobjetivas, normalmente, exigem um investimento um pouco maior.

Para te ajudar, você encontra a seguir uma lista com as opções mais populares de lentes teleobjetivas no mercado atualmente. Confira:

  • Lente EF 70-200mm f/2.8L IS II USM: utilizada por jornalistas, graças a sua função de estabilização, grande abertura máxima, e rapidez na focagem.
  • Lente Teleobjetiva EF 85mm f/1.8 USM: mais acessível, é perfeita para quem está começando a carreira de fotógrafo agora. Com foco rápido, é uma ótima opção para fotojornalismo e fotografia esportiva.
  • Lente Teleobjetiva EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II: perfeita para fotógrafos amadores, essa lente é mais barata e oferece qualidade semelhante às profissionais. Ela é leve e muito versátil.

Lente Teleobjetiva para Celular

Você sabia que já existem lentes que podem ser adaptadas no smartphone? No mercado, com um baixo investimento, você encontra lentes dos mais variados tipos: grande angulares, olho de peixe e até mesmo teleobjetivas!

Se você não pode arcar com o investimento necessário para uma câmera profissional com um conjunto completo de lentes no momento, essa é uma ótima opção. Especialmente para quem ainda não sabe usar as teleobjetivas e precisa de algum treino antes de investir.

Exemplos de Fotografia com Teleobjetiva

É muito importante seguir e observar o trabalho de outros fotógrafos para aprimorar suas técnicas!

Confira a seguir a galeria com fotos incríveis que selecionamentos para você se inspirar! Elas são ótimos exemplos do uso da teleobjetiva:

teleobjetiva lentes

teleobjetiva lentes

teleobjetiva lentes

teleobjetiva lentes

teleobjetiva lentes

Conclusão

A lente teleobjetiva é mais do que uma lente com grande distância focal. Trata-se de um conjunto específico de lentes, chamado de grupo de telefoto.

Graças a essa estrutura, essas lentes alcançam grandes distâncias focais se mantendo compactas.

As teleobjetivas são versáteis, sendo consideradas um dos acessórios essenciais para fotógrafos profissionais.

As distâncias focais maiores são ideais para a fotografia esportiva e de vida selvagem. Enquanto isso, a capacidade de foco e nitidez torna esse acessório um aliado poderoso também para o fotojornalismo.

teleobjetiva lentes

Nesse artigo, você aprendeu tudo que precisa sobre a teleobjetiva. Desde sua construção e funcionamento até suas vantagens e usos indicados.

Em conjunto com a galeria de inspiração, você já pode começar a tirar suas próprias fotos com teleobjetivas!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando suas técnicas? Confira esses outros artigos que separamos para você:

E você, já trabalhou com uma teleobjetiva antes? Quais são as situações nas quais você mais utiliza essa lente?

Divida conosco nos comentários sua opinião sobre essas lentes e experiências fotografando com teleobjetivas!  Não esqueça de deixar sua pergunta se ainda ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

101 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP