Posted in:

Fotos de Silhuetas: O que são e Dicas Incríveis de Como Fazer

fotos de silhuetas

Fotos de silhuetas produzem resultados artísticos e únicos!

Todo mundo reconhece a beleza das fotos de silhuetas. Sejam ao pôr do sol, ou contra luz artificial, o efeito é sempre muito artístico, romântico e impactante!

É comum encontrar pessoas que acham que esse tipo de foto é muito difícil de fazer. Mas isso não é verdade! Você só precisa de um olhar treinado e uma regra simples da fotografia: a contraluz.

Quer descobrir mais uma técnica que pode deixar suas fotografias ainda mais profissionais e impressionantes? Leia também esse outro conteúdo sobre técnica de fotografia que preparamos para você!

A seguir, você vai aprender tudo o que precisa para começar hoje mesmo a tirar fotos de silhuetas geniais!

Preparamos um passo a passo detalhado e selecionamos as melhores dicas. Continue lendo e confira:

Índice

  1. O que são fotos de silhuetas?
  2. Como fazer fotos de silhuetas perfeitas: Passo a passo
  3. Fotos de silhueta no pós-processamento
  4. Dicas para não errar nas fotos de silhuetas
  5. Galeria para se inspirar: fotografias de silhuetas incríveis
  6. Conclusão

O que são Fotos de Silhuetas?

fotos de silhuetas

As fotos de silhuetas são imagens feita contra a luz, que retratam apenas os contornos do assunto. Elas são uma ótima opção para fotógrafos que querem conferir um ar dramático, misterioso ou romântico às suas imagens.

Com os detalhes do assunto serão perdidos, esse tipo de fotografia é mais voltado para registrar emoções e pensamentos, e não objetos. Por essa natureza, as fotos de silhueta ficam perfeitas em álbuns de casamento ou gestantes, por exemplo.

Mas essas não são suas únicas aplicações. A técnica também pode ser utilizada para registrar objetos, cenas em movimento e até mesmo paisagens!

E tudo isso com um princípio muito simples de iluminação. Você não precisa de equipamentos especializados para fazer fotos de silhuetas, o que torna esse estilo um grande favorito entre profissionais e amadores.

Como Fazer Fotos de Silhuetas Perfeitas: Passo a Passo

como fazer fotos de silhuetas

Para fazer lindas fotos de silhuetas, você precisa considerar algumas coisas antes:

  • O que você quer transmitir com a imagem;
  • Como as formas do seu assunto podem ser destacadas;
  • Que tipo de iluminação você usará para o fundo.

Com isso em mente, confira nosso passo a passo:

#1 Escolha seu Assunto

O primeiro passo para fotografar silhuetas é escolher o assunto da foto. Nesse momento, é importante lembrar que a maioria dos detalhes será perdido na foto, devido à iluminação.

Por isso, o ideal é que você considere o contorno do assunto e busque formas definidas. Evitar transparências também é uma boa ideia, a não ser que ela seja um complemento para o assunto

Por exemplo, uma fotografia da silhueta de uma mulher com um vestido semi-transparente pode ficar linda. Mas tentar fotografar uma estatueta de vidro não dará tão certo com essa técnica.

Fotos de Silhuetas de Paisagens

Um dos assuntos mais populares para as fotos de silhueta são as paisagens. Fotografadas ao pôr do sol, todos os detalhes se tornam contornos.

O resultado é uma imagem serena, minimalista e atmosférica.

Foto de Silhuetas de Pessoas

As pessoas são outro assunto favorito para fotógrafos que utilizam essa técnica. A forma humana é capaz de criar contornos interessantes.

Além disso, é muito mais fácil transmitir sentimentos e emoções, visto que o observador automaticamente se identifica na imagem.

Fotos de Silhueta Feminina

O corpo feminino tem sido a inspiração para obras de arte desde a antiguidade. Com as fotos de silhuetas, não é diferente!

#2 Ajuste a Composição

Agora que você já selecionou seu assunto, é hora de pensar no resto da foto. No caso dessa técnica, você vai querer providenciar uma cena com o mínimo de elementos possível.

Considere também a cor do plano de fundo e da luz utilizada. Com poucos detalhes no assunto, esses fatores são fundamentais para transmitir a emoção ou pensamento correto.

Abordagem Minimalista

Quanto mais contornos e objetos a imagem tiver, mais confuso é o resultado. Dessa forma, o ideal é que a composição consista apenas do seu assunto e um plano de fundo simples.

Fotos Contra Luz na Janela

Usar a iluminação natural para fotografar a silhueta de objetos ou pessoas fica muito simples quando você usa uma janela.

Além disso, o resultado é uma composição única, que difere da maioria das fotos no gênero.

Posicionamento do seu Assunto

Sem detalhes além dos contornos, o posicionamento do seu assunto é ainda mais importante. Você vai precisar encontrar o ângulo ideal para criar uma imagem perfeita.

No geral, as regras para direção de poses se potencializam aqui. Atenção redobrada à posição das mãos, dedos e pés. E nada de um modelo apontando cotovelos ou joelhos para a câmera!

#3 A Iluminação Ideal para Fotos de Silhuetas

Chegamos agora ao componente chave das fotos de silhuetas: a iluminação. Para produzir esse efeito, você precisará contar com uma regra básica da fotografia: a teoria da contraluz.

É muito simples. A regra é: quando uma foto for registrada com a fonte de iluminação diretamente atrás do assunto, este produzirá uma sombra de si mesmo. A sombra é projetada entre o assunto e a câmera. Dessa forma, o registro é apenas da silhueta.

Tradicionalmente, esse efeito é alcançado ao fotografar o assunto contra o sol. No entanto, você também pode utilizar iluminação artificial para alcançar o efeito.

#4 Configurações da Câmera para Fotos de Silhuetas

A cena já está completamente preparada! Agora, vamos cuidar das configurações da câmera para capturar com perfeição a composição que você montou.

Confira:

Foco

Para fazer fotos de silhuetas, normalmente a câmera estará apontada para o fundo. Isso dificulta o uso do foco automático.

Como o modo automático também procura ajustar a exposição, o jeito mais fácil é mesmo deixar a câmera no manual.

Direcione o foco para seu assunto para registrar um silhueta nítida e com os contornos fortes.

Desligue o Flash

Esse detalhe pode parecer óbvio, mas muitas vezes passa despercebido. O flash, embora seja uma ferramenta muito útil em outras situações, certamente vai estragar o efeito das fotos de silhuetas.

Isso porque a ideia é manter toda a luz da cena atrás do seu assunto.

Fotos de Silhueta no Pós-processamento

fotos de silhuetas edição

Hoje em dia, contamos com inúmeros recursos para ajustar e melhorar as fotografias depois de tiradas.

O pós-processamento em programas como o Photoshop ou o Lightroom pode ser uma maneira simples de potencializar o efeito das fotos de silhuetas.

Isso pode ser feito aumentando o contraste da foto e diminuindo o brilho. O recomendável é trabalhar com a curva de níveis dos canais de cor individualmente para manter um controle maior sobre o resultado final.

Efeito Silhueta Automático

Existem inúmeras maneiras de automatizar o retoque ou até mesmo a transformação de fotos tradicionais em fotos de silhuetas.

Veja algumas opções:

  • Aplicativos de filtros para imagens;
  • Download de actions para o Photoshop;
  • Download de presets para o Lightroom.

Como Fazer Fotos de Silhuetas no Editor de Imagens

Como você pode imaginar, hoje já é possível transformar uma fotografia tradicional em uma foto de silhueta utilizando editores de imagem.

Confira, a seguir, um passo a passo simples no Photoshop:

  1. Primeiro, abra a foto que deseja editar;
  2. A seguir, duplique a camada original e remova o fundo da imagem com a técnica de sua preferência;
  3. Com a ferramenta de seleção automática, selecione o fundo transparente;
  4. Inverta a seleção (Ctrl + Shift + I);
  5. Crie uma nova camada e preencha a seleção com preto.

É claro, você pode precisar ajustar as configurações sugeridas de acordo com a foto utilizada. A técnica, no entanto, é a mesma. Ela também não varia tanto quando você usa outros editores de imagens.

Outra recomendação é ajustar a cor do fundo para reproduzir a iluminação ideal para fotos de silhuetas.

Como Tirar Fotos de Silhuetas no Celular

As câmeras dos smartphones estão cada vez mais avançadas! Com isso, já é possível tirar boas fotos de silhuetas usando apenas o aparelho.

As maiores limitações das câmeras do celular são referentes ao tamanho do sensor e das lentes. Como esses não são fatores que influenciam tanto na obtenção do efeito de silhuetas, é muito mais simples.

Basta criar a situação de iluminação correta! Se a câmera do seu smartphone contar com a opção de foco manual, melhor ainda.

Dicas para não Errar nas Fotos de Silhuetas

fotos de silhuetas dicas

Para garantir que suas fotos de silhuetas serão ainda mais impactantes e memoráveis, reunimos algumas dicas. Elas devem evitar os problemas mais comuns ao tentar alcançar esse tipo de efeito e tornar a sua sessão ainda mais fácil. Confira:

Aproveite o Horário Ideal!

É verdade, você pode criar a iluminação necessária com um flash que não prenda na câmera e outros acessórios. No entanto, a luz natural é tudo que você precisa.

No amanhecer e no pôr do sol, é muito fácil criar fotos de silhuetas incríveis e atmosféricas. Tudo contribui: as cores e a posição do sol, próximo ao horizonte.

Tudo que você precisa fazer é posicionar seu assunto com o sol atrás dele e clicar!

Outra forma de aproveitar a luz natural em qualquer momento do dia é fotografar seu assunto na frente de uma janela, com a luz do cômodo apagada.

Diversifique sua Composição e Assunto

Uma abordagem minimalista é garantia de sucesso na fotografia de silhuetas. No entanto, você pode diversificar a composição para obter resultados mais complexos. Basta saber dosar o número de elementos.

O ideal nesse caso é procurar formas diversificadas, ou formas iguais que possam ser registradas em ângulos diferentes.

A variedade de formas e contornos produzirá uma imagem super interessante!

Tente fotografar assuntos em movimento utilizando essa técnica. Com as configurações corretas na sua câmera, você pode obter imagens deslumbrantes e emocionais.

Não Tenha Medo de Errar

Procurar evitar os erros é natural. Afinal, é por isso que você está se informando mais sobre fotografia, não é mesmo?

Mas também é importante lembrar que os erros podem nos ensinar muito.

A fotografia é uma arte que exige estudo e técnica. No entanto, também é preciso experiência para desenvolver o olhar de fotógrafo.

Então, teste diferentes configurações, composições e estratégias! Aproveite que, nos dias de hoje, é muito mais fácil – e barato – fazer isso.

Procure Inspiração

Um dos passos mais importantes na jornada para encontrar sua identidade como fotógrafo profissional é acompanhar o trabalho de quem já consagrou o nome no ramo.

De fotógrafos famosos até aquela conta no Instagram que você adora: não deixe de seguir outros profissionais e estudar o trabalho deles.

Mais do que trazer inspiração, essa prática te ajuda  a descobrir novas técnicas, abordagens e estéticas.

Não sabe por onde começar? Dê uma olhada nesse artigo que fizemos sobre 40 fotógrafas que fizeram história.

Galeria para se Inspirar: Fotografias de Silhuetas Incríveis

A seguir, você encontra nossa seleção das melhores fotos de silhuetas que pudemos encontrar!

Com elas, você pode se inspirar e encontrar exemplos que ilustram todas as técnicas e dicas explicadas neste artigo!

Confira:

fotos de silhuetas mas

fotos de silhuetas

fotos de silhuetas

fotos de silhuetas casamento

fotos de silhuetas

fotos de silhuetas

fotos de silhuetas feminina

Conclusão

As fotos de silhuetas são imagens que focam na transmissão de ideias, sentimentos, pensamentos e emoções. Nesse quesito, se aproximam mais da fotografia conceitual do que de fotos de registro.

Como o assunto fotografado só aparece em seus contornos, é importante que o fotógrafo entenda como utilizar as cores, luz e composição para compensar a falta de detalhes.

No geral, é mais fácil criar fotografias de silhuetas partindo de uma abordagem minimalista para a cena. No entanto, com prática e planejamento, é possível registrar paisagens, assuntos em movimento e todos os tipos de temática que sua imaginação mandar!

fotos de silhuetas

Neste artigo, você aprendeu tudo o que precisa para começar a criar lindas imagens de silhuetas agora mesmo!

Quer aprender mais técnicas para tornar suas fotos cada vez melhores? Continue acompanhando nosso blog e confira esses outros artigos:

E você, já experimentou com a técnica de fotos de silhuetas antes? Conte-nos como foi sua experiência e quais são suas dicas para os outros leitores nos comentários! Não esqueça de perguntar se ainda ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP