Posted in:

Filtro Polarizador: Como Funciona e Como Utilizar na Fotografia

filtro polarizador

Você sabia que o filtro polarizador tem muitas utilidades diferentes?

O filtro polarizador é considerado um dos equipamentos essenciais para fotógrafos.

O uso de filtros para lentes é um recurso muito útil para fotógrafos amadores e profissionais. É comum, no entanto, encontrar pessoas que acreditam que os filtros servem apenas para criar efeitos de colorização.

E isso não poderia estar mais longe de verdade.

Na realidade, existem algumas situações onde você precisará utilizar um filtro para eliminar problemas da imagem final.

O filtro polarizador, principalmente, é fundamental em determinadas condições de iluminação e na maioria das fotografias externas.

Quer aprender mais sobre os equipamentos essenciais para todo fotógrafo? Leia também este outro conteúdo que preparamos para você!

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber sobre os filtros para câmeras e como usá-lo para deixar suas fotos ainda melhores! Confira:

Índice

  1. O que é um Filtro polarizador
  2. Tipos de Filtro Polarizador
  3. Objetivos do Filtro Polarizador
  4. Como Usar o Filtro Polarizador
  5. Quando não usar o Filtro Polarizador
  6. Programas de Edição Substituem os Filtros Polarizadores?
  7. Conclusão

O Que é um Filtro Polarizador

filtro polarizador o que é

O filtro polarizador é um acessório para lentes, que permite apenas a passagem de luz polarizada em uma direção específica.

Isso significa que ele é capaz de feitos como eliminar reflexos de superfícies transparentes nas fotos. Ele também é utilizado para realçar as cores da imagem e melhorar o contraste, em especial entre o céu e as nuvens.

Esse é um acessório indispensável em fotografias ao ar-livre, tiradas através de um vidro ou de outra superfície transparente.

Existem diversos modelos de filtros, com diferentes formas de encaixe na lente. O mais comum, no entanto, é o modelo que rosqueia na frente do equipamento.

Os filtros polarizadores são, geralmente, feitos de vidro fotográfico.

O acessório é revestido por uma ou mais camadas de materiais sintéticos capazes de filtrar as ondas de luz não-polarizadas – ou as polarizadas, em determinadas direções.

Normalmente, filtros de maior qualidade possuem revestimentos que impedem a ocorrência de flares ou outros efeitos indesejados.

Eles também causam menor perda de luminosidade, têm melhor fator MTF, e criam menos aberrações cromáticas na imagem.

Existem também filtros polarizadores combinados com outros filtros para correção de cor ou efeitos.

O Que é Polarização?

A a luz natural ou não polarizada é composta de ondas eletromagnéticas que vibram em infinitos planos perpendiculares à direção da propagação do feixe luminoso.

Já a luz polarizada é aquela que se propaga em um único plano. Fluidos e superfícies não metálicas refletem luz polarizada em determinada direção e ângulo.

Ajustando o filtro da sua câmera corretamente, o equipamento absorve a maioria destes reflexos.

Como o filtro polarizador funciona?

O filtro polarizador funciona absorvendo (não deixando passar por ele) a luz em ângulos diferentes do seu alinhamento.

Isso significa que o acessório transforma a luz não polarizada (luz natural) em polarizada na direção específica, que pode ser ajustada pelo fotógrafo.

O filtro polarizador também eliminará reflexos que não estejam alinhados com seu posicionamento. Dessa forma, se uma cena possui reflexos em diferentes direções, é possível que um deles ainda apareça na foto.

Dependendo do ajuste no filtro, normalmente feito girando o acessório na lente, você obterá um resultado diferente.

Tipos de Filtro Polarizador

tipos de filtro polarizador para câmera fotográfica

Como mencionamos, existem muitos tipos diferentes de filtro polarizador no mercado. Podemos dividi-los em duas principais categorias: os circulares e os lineares.

Ambos produzem o mesmo efeito de polarização à imagem final, mas suas funcionalidades são diferentes.

Filtro Polarizador Circular

O filtro polarizador circular é o utilizado em câmeras DSRL e demais câmeras digitais. Também é conhecido por PL-C ou CPL – Circular Polarizer Lens Filter.

Ele possui duas camadas, que atuam de forma diferente. A primeira polariza a imagem, eliminando os reflexos; a segunda volta a despolarizar a cena. Cada ângulo de ajuste da parte móvel produzirá um resultado levemente diferente.

Esta técnica é utilizada porque os sensores do foco automático estão normalmente posicionados atrás de um espelho semi transparente. Ao atravessar o espelho, a luz se polariza.

Ou seja, sem a segunda camada, pode acontecer uma dupla-polarização, que influencia no foco automático e na fotometria.

Atenção: o filtro polarizador circular não tem, necessariamente, formato circular. Isso pode ser um pouco confuso, mas eles podem também ser retangulares. A nomenclatura “circular” se refere à tecnologia para evitar a dupla-polarização, como mencionamos.

Filtro Polarizador Linear

Também conhecido por PL, esse tipo de filtro permite que ondas de luz polarizadas em uma única direção passem através dele.

É importante citar que, devido a essa característica, câmeras digitais perdem a capacidade de foco automático e de medição de luminosidade ao utilizar este filtro. Isso porque essas opções dependem da luz incidente em várias direções para funcionar.

Elas são frequentemente mais baratas que as circulares, no entanto. E, se você pretende utilizar apenas o foco manual, podem ser uma boa opção.

Encaixe do Filtro Polarizador

Os filtros polarizador apresentam alguns tipos diferentes de montagem ou encaixe. Veja:

  • Circular ou frontal: São o tipo de filtro de câmera mais comum. Eles se encaixam na parte frontal da lente, por meio de uma rosca. O tamanho do filtro é definido pelo seu diâmetro em milímetros.
  • Lâminas: Este tipo de filtro polarizador tem um formato retangular e bastante fino. Para encaixá-lo na lente, é preciso contam com um suporte de filtro e um anel adaptador. Esse filtro pode ser rotacionado para obter diferentes ângulos.
  • Montagem deslizante: Não são muito comuns, já que poucas lentes são compatíveis com esse tipo de filtro polarizador. Eles também têm um formato circular mas se encaixam em um espaço específico na parte posterior ou central da lente. Para girar estes filtros, utiliza-se um pino.
  • Baioneta: Com um encaixe tipo baioneta, como o nome já diz, esse filtro normalmente possui um sistema de encaixe rápido, com 1/4 de volta na frente da lente. Esse é o tipo mais comum de montagem em adaptadores para filtros em câmeras compactas.

Objetivos do Filtro Polarizador

filtro polarizador antes e depois

Imagem: Cara da Foto

Um filtro polarizador é essencial em fotografias externas. A seguir, conheça os motivos para utilizar este acessório e entenda melhor sua importância:

Eliminar Reflexos

A principal vantagens de um filtro é que ele permite reduzir drasticamente ou eliminar os reflexos de uma imagem.

É interessante mencionar: ele não funciona com superfícies metálicas. O objetivo deste filtro é eliminar reflexos de fluidos ou de vidros. Ele também é bastante útil para evitar reflexos de luz estourada em objetos não-metálicos no geral.

Escurecer o Céu

O filtro polarizador é muito bom para ajustar os níveis de luz em uma imagem. Por isso, um dos seus usos é escurecer o céu e aprofundar os tons de azul presentes.

Isso produz uma imagem, geralmente, com um contraste muito melhor, em especial entre o céu e as nuvens.

Saturação de Cor

Não é apenas no céu que este filtro faz maravilhas pelas cores. Fotos tiradas com esse acessório terão cores mais vivas e saturadas.

Contrastes

Como fotógrafo, você já conhece a importância do contraste adequado em uma imagem. Os filtros polarizadores podem ajudar a conseguir o contraste perfeito!

E o melhor: pode salvar fotografias em condições de iluminação que impossibilitaram o alcance de contraste mais elevado, mesmo no pós-processamento. Por exemplo, em fotografias externas com muita luz difusa presente.

Folhagens Verdes

O verde é outro tom que fica mais vivo e profundo com o uso de um filtro polarizador. Esta característica permite que fotos de paisagens que contém muita folhagem pareçam mais contrastantes e detalhadas.

Reduzir Neblina

O filtro polarizador também é capaz de reduzir a neblina presente no ambiente, produzindo imagens mais claras e com um bom contraste, mesmo nessas condições difíceis de iluminação.

Retrato de Pessoas com a Pele Brilhante, Suadas ou Molhadas

A umidade ou oleosidade da pele é um detalhe que costuma a ser ressaltado pelas câmeras. E, muito frequentemente, se trata de uma característica indesejada.

A boa notícia é: essas coisas só aparecem tanto nas fotos porque a luz reflete delas com facilidade. Isso significa que o filtro polarizador é uma ótima opção para eliminar esse efeito.

Proteção Extra para Lentes

Como se não bastassem os resultados incríveis que produz, o filtro polarizador apresenta mais uma vantagem: ele protege suas lentes.

Trata-se de uma ótima opção, tanto para proteger a lente de riscos, quanto para garantir que o sensor óptico dure muito mais tempo.

Como Usar o Filtro Polarizador

filtro polarizador como usar

Como aprendemos, este filtro para a câmera faz uma absorção seletiva da luz que passa por ele.

De maneira resumida, o acessório não deixa passar dois tipos de onda de luz: as não-polarizadas e as polarizadas em uma direção desalinhada.

É possível escolher a direção do bloqueio de luz, rotacionando o filtro. Antes de fotografar, observe como os reflexos mudam. Na maioria das vezes, o ideal é apontar a marcação no filtro para a direção do Sol.

Mas lembre-se: cada situação é diferente, e cabe ao fotógrafo decidir qual é a direção ideal para o filtro.

Experimente! Esse é o melhor jeito de aperfeiçoar sua técnica.

Veja alguns exemplos de ótimas situações para usar seu filtro polarizador:

  • Fotos de paisagens;
  • Retratos de pessoas com pele brilhante, suada ou molhada;
  • Fotos de rios, lagos ou espelhos d’água;
  • Fotos de jardins ou paisagens com muita folhagem verde;
  • Fotos tiradas por trás de vidros não-temperados;
  • Aliado com um filtro de densidade neutra para permitir longas exposições durante o dia;
  • Fotografias de paisagens distantes em locais úmidos ou poluídos.

Quando não Usar o Filtro Polarizador

filtro polarizador circular

Como todo equipamento de fotografia, no entanto, o filtro polarizador não é adequado para todas as situações. Esse acessório pode atrapalhar ao:

  • Fotografar um arco-íris: o filtro pode eliminar o arco-íris se estiver alinhado com o reflexo da água.
  • Em algumas composições, o reflexo do assunto na água é uma parte importante da imagem. Nestes casos, o filtro polarizador pode tornar o reflexo menos nítido ou eliminá-lo completamente.
  • Fotos através de vidros temperados costumam não mostrar as cores reais do ambiente. Isso acontece devido ao efeito de birrefringência, que aplica um efeito “arco-íris” na imagem.
  • Fotos de telas da maioria dos aparelhos modernos – monitores, tablets e smartphones – saem pretas. É como se o aparelho estivesse desligado.

Programas de Edição Substituem os Filtros Polarizadores?

É bastante comum ouvir que todos os efeitos gerados pelos filtros de lente podem ser reproduzidos em editores. Isso, no entanto, não é verdade – especialmente quando o assunto é polarização.

Claro, você pode melhorar o contraste e as cores de uma imagem digitalmente. Mas nem todos os efeitos do filtro polarizador podem ser reproduzidos.

É o caso da principal atração do acessório – a redução de reflexos. Superfícies que refletem a luz causam, normalmente, pontos brancos estourados na foto.

Como não há nenhuma informação de cor nessas áreas, a não ser o branco, não é possível retocar a foto.

O ajuste de contraste também segue esses limites. Se a foto estourou ou ficou com quase nenhum contraste, o ajuste não é possível no pós-processamento. Pelo menos não sem custar em qualidade e nitidez.

Por isso, os programas de edição não substituem filtros. Principalmente os filtros polarizadores.

Conclusão

filtro polarizador

O filtro polarizador é um acessório indispensável para todo fotógrafo! Além de proteger as lentes e sensores da sua câmera, ele possibilita a captura de imagens com reflexos reduzidos, melhor contraste e cores mais saturadas.

Neste artigo, você aprendeu tudo o que precisa saber sobre o funcionamento e uso do filtro polarizador. Agora, é só começar a experimentar com posicionamentos e ângulos diferentes para criar fotos ainda mais incríveis!

Quer mais dicas para dominar seus equipamentos e melhorar suas técnicas? Leia também esses outros artigos que preparamos:

E você, já utilizou alguma câmera com filtro para fotografar? Conte-nos sua experiência com esse acessório, e não esqueça de perguntar se ainda ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

110 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP