Posted in:

Fotografia de Família: Guia Completo para Sessões em Família Incríveis

fotografia de família

A fotografia de família é um dos gêneros que mais apresentam oportunidades para trabalhar com fotos.

No entanto, com bastante profissionais na área, é preciso se aperfeiçoar para oferecer diferenciais aos seus clientes.

Existem inúmeros possibilidades de técnicas e composição quando o assunto são as fotos de família. E é por isso mesmo que os fotógrafos profissionais são tão procurados para trabalhos deste tipo.

Mesmo com a popularidade dos smartphones com ótimas câmeras disparando, ainda é muito comum encontrar quem contrate sessões de foto profissionais para registrar o momento com seus entes queridos.

Quer mais dicas que podem ajudar você com um ensaio fotográfico da família? Dê uma olhada no nosso guia de ensaios infantis!

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber para criar fotos em família criativas e profissionais que irão encantar seus clientes! Confira:

Índice

  1. A fotografia de família esteve presente por toda a história dessa arte
  2. Tipos de fotografia de família
  3. O mercado de fotografia de família
  4. Ideias para inovar no ensaio fotográfico em família
  5. Equipamentos necessários para fotografia de família
  6. Técnicas para fotografar família
  7. Dicas extras para a fotografia de família perfeita
  8. Galeria: lindas fotos de família para se inspirar
  9. Conclusão

A fotografia de família esteve presente por toda a história dessa arte

Não é de hoje que a vida familiar é um dos assuntos favoritos de fotógrafos no mundo inteiro. Na verdade, os álbuns de família já existiam desde o século XIX, mesmo antes da ampla difusão dos processos fotomecânicos.

Quando pensamos nos retratos familiares antigos, a primeira coisa que vêm à mente são normalmente as fotos tradicionais, com os membros da família lado a lado.

Fonte: Leif Norman

No entanto, não demorou muito para que os fotógrafos buscassem registrar momentos mais informais, ou que refletissem melhor o dia a dia e a personalidade da família.

fotografia família antiga

James M. Davis, 1897

Tipos de fotografia de família

fotografia de família tipos

Como esse é um gênero que evoluiu junto com a fotografia em si, não é de se espantar que diferentes tipos de fotografia de família tenham se desenvolvido.

A seguir, vamos entender melhor quais são eles:

Fotografia de família documental

A fotografia documental tem como objetivo registrar a verdade. Como o nome já diz, ela busca documentar a realidade, sem utilizar metáforas.

Ou seja, a fotografia de família documental nada mais é senão o registro da rotina e atividades familiares.

As sessões são normalmente chamadas de “um dia na vida”. O fotógrafo deverá intervir o mínimo possível.

Pode parecer estranho fazer uma sessão de fotos sem nenhuma direção. No entanto, o resultado é autêntico e belo. Esse tipo de foto de família cria lindas memórias para os membros, que poderão refletir no futuro sobre quem eram e como viviam.

Fotografia de família tradicional

Os retratos familiares tradicionais ainda são muito populares! Eles consistem em uma foto com todos os membros da família, lado a lado.

Esses retratos podem ser feitos na casa dos clientes ou ao ar livre. No entanto, são bem mais comuns as sessões em estúdio.

Sessões modernas de fotografia de família

Atualmente, os tipos de sessões fotográficas familiares mais procurados são uma mistura entre a fotografia documental e os retratos tradicionais.

É comum que os clientes escolham um tema e local em específico. Normalmente, eles esperam alguma direção do fotógrafo e diversas fotos com poses.

No entanto, também gostam que fotografias espontâneas e que registram a interação entre os familiares estejam incluídas no álbum.

O mercado de fotografia de família

fotografia de família mercado

Como mencionamos, a demanda para a sessão de fotos em família é bem grande. Em contrapartida, existem muitos profissionais nesse ramo. Ou seja: para ter sucesso, você precisa oferecer todos os diferenciais que puder.

Mais à frente neste artigo, você encontrará algumas dicas para inovar e se destacar neste mercado.

É preciso ter formação em fotografia para fotografar famílias?

Não é necessário ter uma formação específica para trabalhar com fotografia de famílias. No entanto, caso você queira investir na educação formal, saiba que certamente você aprenderá bastante sobre isso na maioria dos cursos livres e nas faculdades de fotografia.

O que você definitivamente precisa saber são as técnicas básicas para criar retratos e fotografar pessoas. Também ajuda aprender mais sobre a direção de modelos amadores.

Quanto cobrar por uma sessão de fotografia de família?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre fotógrafos iniciantes. Em geral, você precisa levar duas coisas em consideração: seus custos fixos e o tempo utilizado para a sessão.

Veja alguns exemplos de custos fixos:

  • Aluguel de sala comercial;
  • Despesas com luz, telefone, água;
  • Equipamentos fotográficos;
  • Cursos e atualizações;
  • Verba para marketing;
  • Hospedagem de seu site;
  • Encargos e impostos;

Nunca deixe, também, de pesquisar o quanto outros fotógrafos na sua área estão cobrando pelo mesmo serviço. Tão importante quanto cobrir seus custos e garantir lucro é manter seu preço competitivo.

Ideias para inovar no ensaio fotográfico em família

fotografia de família ideias

Como você certamente deve saber, sem inovar fica quase impossível destacar-se em um mercado tão competitivo. Por isso, coloque a criatividade para trabalhar!

A seguir, você encontra algumas ideias para começar:

Registre interações

Apenas fotografar pessoas pode ser o suficiente para os retratos em família tradicionais. No entanto, o que o cliente moderno procura é um registro mais profundo, que demonstre emoções, relacionamentos e que conte uma história.

O jeito mais fácil de fazer isso em ensaios familiares é simplesmente deixar que a família interaja, registrando imagens espontâneas.

Sugira e defina um tema

Os ensaios temáticos podem ser muito divertidos, além de ajudar a transmitir nas fotos as personalidades, hobbies e gostos dos membros da família.

Muitos clientes já chegam até você com um tema definido. No entanto, você também pode fazer sugestões.

Acessórios

Utilizar acessórios da própria família pode ser um ótimo jeito de dar ainda mais personalidade para as fotos.

No entanto, você também pode levar alguns objetos que combinem com o tema definido ou que, simplesmente, sejam divertidos.

Fotos de família ao ar livre

A fotografia de família ao ar livre está cada vez mais popular.

Parques, praias, ou até mesmo praças urbanas podem criar um lindo plano de fundo. Além disso, também oferecem mais oportunidades de interação.

Encoraje a família a utilizar o ambiente nas fotos!

Inclua os bichos de estimação

É cada vez mais comum encontrar pessoas que consideram os bichos de estimação como parte da família. Eles ganham até mesmo festas de aniversário e presentes de Natal!

Sendo assim, é mais que natural que sejam incluídos na sessão de fotos em família, não é mesmo?

Apresente aos seus clientes a possibilidade de incluir os animais de estimação nos retratos familiares.

Registre atividades que reflitam o momento atual e rotina da família

Muitas vezes, as famílias contam com atividades, hobbies e tradições que as tornam únicas. Registrar esses pequenos detalhes pode fazer toda a diferença na fotografia de família.

Por exemplo, imagine que as crianças façam balé e todos vão assistir às aulas. Por que não fotografá-las nesse contexto? Se todos os domingos a família se reúne para assistir TV, registrar essa atividade pode gerar uma linda memória no futuro.

Equipamentos necessários para fotografia de família

fotografia de família equipamentos

As dúvidas sobre os equipamentos necessários para trabalhar como fotógrafo estão sempre entre as mais comuns. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar a medir os investimentos para começar a fazer fotografia de família.

Lentes

Considere a fotografia familiar como um retrato. Desta forma, você deve procurar objetivas claras e que proporcionem um foco rápido.

Lentes zoom não são estritamente necessárias, mas são ótimas para fazer close ups e registrar pequenos detalhes.

Se quiser saber mais sobre os tipos de lentes e como escolher a melhor, leia também este outro texto que publicamos.

Iluminação

Na fotografia familiar, é muito importante que todos os detalhes do rosto dos membros seja registrado. Dessa forma, evite iluminações muito duras.

No caso de fotografias ao ar livre em dias ensolarados, você pode utilizar um rebatedor ou flash de preenchimento, por exemplo. No estúdio, o ideal é contar com um softbox.

Tripés e outros acessórios

Os tripes podem ser extremamente úteis, em especial para fazer retratos tradicionais. No entanto, eles também ajudam a estabilizar a câmera se for necessário fotografar a família em movimento ou em ambientes com menos luz.

Alguns outros acessórios que poderão ajudar você são:

  • Cartões de memória e baterias extra para fotografar ao ar livre;
  • Parassol de lente;
  • Filtros para lentes, em especial o filtro UV e polarizador;
  • Flash externo para preenchimento.

Técnicas para fotografar família

fotografia de família te

Como você bem sabe, dominar seus equipamentos e técnicas base da fotografia é essencial para ter sucesso em qualquer gênero dessa arte.

Pensando nisso, confira algumas dicas para criar as melhores fotografias de família de maneira profissional:

Fotografe no nível dos olhos

Para os retratos tradicionais, o melhor ângulo costuma a ser no nível dos olhos. No entanto, cuidado para não utilizar o flash acoplado com essa configuração. Isso pode causar o efeito de olhos vermelhos.

Prefira a iluminação difusa e vinda de cima do ângulo da foto.

Foco manual para maior controle

Os modos automáticos da câmera podem sim ajudar muito. No entanto, quando você está lidando com múltiplos assuntos, isso pode ser um problema.

Alguns sensores tentam focar em um ponto diferente o tempo todo, com base na iluminação do ambiente e na movimentação do assunto. Dessa forma, uma câmera em foco automático pode demorar a encontrar a configuração correta ou borrar a imagem.

ISO e Iluminação

O ISO e a Iluminação, infelizmente, não possuem uma fórmula mágica. O jeito é tirar fotos de teste para encontrar a melhor configuração para o ambiente onde você está fotografando.

Lembre-se: a ISO ideal gera uma imagem nítida e sem ruídos.

Dicas extras para a fotografia de família perfeita

fotografia de família dicas

Nem todas as melhores dicas são sobre aspectos técnicos da fotografia. Muitas vezes, o sucesso de uma sessão depende da habilidade do fotógrafo de lidar com as pessoas.

A seguir, você encontra os pontos mais importantes para fotografar famílias:

Aprenda os nomes dos membros

Pode parecer complicado aprender o nome de todos os seus clientes. No entanto, esse toque de atenção certamente não passará despercebido.

Hoje, o consumidor procura profissionais que sejam mais do que competentes. Eles querem ser atendidos de maneira personalizada e atenciosa.

Além deste aspecto, você também deve considerar que aprender o nome de todos os membros da família ajudará na direção da sessão.

Conheça as crianças antes da sessão e deixe-as à vontade

Muitas vezes, crianças se sentem ansiosas e apreensivas na presença de estranhos. Isso é especialmente verdadeiro para as que ainda não atingiram a idade escolar. Dessa forma, conhecer as crianças antes da sessão é uma ótima ideia.

Faça pausas para que a família descanse, em especial as crianças

Sessões de foto podem ser extremamente cansativas, principalmente para os pequenos. Por isso, não esqueça de fazer pausas para água, lanches, ou apenas para que as crianças brinquem um pouco e se acalmem.

Esses momentos também podem ser aproveitados: Eles podem gerar lindas imagens espontâneas da interação entre os membros da família.

Galeria: lindas fotos de família para se inspirar

Agora que você já está por dentro das melhores dicas para se dar bem na fotografia de família, confira a galeria de inspiração que montamos!

Afinal, acompanhar o trabalho de outros fotógrafos é uma ótima maneira de ter novas ideias e conhecer novas técnicas!

fotografia de família

fotografia de família dicas

fotografia de família

fotografia família

fotografia de família

fotografia de família

fotografia de família ensaio

fotografia de família

Conclusão

A fotografia de família é um dos gêneros mais antigos e populares desta arte. Desde o século XIX, fotógrafos profissionais registram tanto os retratos tradicionais como imagens mais espontâneas.

O cliente moderno está em busca de uma sessão de fotos familiar que registre o momento em que sua família se encontra, os sentimentos e personalidades de seus membros e o relacionamento entre eles.

Tenha isso em mente para se destacar nesse ramo.

fotografia de família

Quer mais dicas e técnicas que ajudarão você a chegar ao topo como fotógrafo profissional? Leia também esses outros artigos que preparamos:

E você, qual é sua forma favorita de fotografar famílias?

Divida suas experiências conosco nos comentários e não deixe de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Até a próxima.

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *