Posted in:

Nitidez nas Fotos: Descubra os Segredos para Tirar Fotos mais Nítidas

nitidez nas fotos

A nitidez nas fotos é um dos fatores mais importantes para um trabalho de qualidade.

Como fotógrafo profissional ou entusiasta da fotografia, certamente você sabe a importância de tirar fotos nítidas. Pode-se discutir que essa é uma das principais características de uma fotografia bem tirada.

Mas, assim como tudo que envolve essa arte, para tirar fotos mais nítidas é necessário mais do que contar com bons equipamentos. É preciso aprender sobre as técnicas que vão ajudar você a melhorar ainda mais seus trabalho.

Quer aprender mais sobre outro fator importantíssimo para a qualidade das suas fotografias? Leia também esse texto que preparamos sobre a profundidade de campo!

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber sobre a nitidez nas fotos. Confira:

Índice

  1. O que é nitidez nas fotos?
  2. Quais são os fatores que influenciam a nitidez nas fotos?
  3. Como tirar fotos mais nítidas: descubra os segredos
  4. Como tirar fotos nítidas no celular?
  5. Como melhorar a nitidez nas fotos no pós-processamento?
  6. Conclusão

O que é nitidez nas fotos?

nitidez nas fotos

A nitidez nas fotos é uma característica que pode se referir à riqueza de detalhes, clareza das linhas e ausência de ruídos na imagem capturada.

No geral, dizemos que uma fotografia está nítida quando não aconteceu desfoque ou efeito “tremido” no assunto ou primeiro plano da foto.

Essa, como você pode imaginar, é uma das principais características de uma fotografia de qualidade.

A nitidez nas fotos demonstra que o fotógrafo configurou corretamente seu equipamento e permite que o observador aprecie a imagem, que retrata uma cena com fidelidade e detalhes.

Quais são os fatores que influenciam a nitidez nas fotos

Como você percebeu, a nitidez nas fotos é essencial para qualquer fotógrafo que queira ter sucesso, seja ele amador ou profissional. Por isso, você precisa entender todos os fatores que podem influenciar a nitidez na fotografia.

Lembre-se: para uma foto nítida, você precisa eliminar tremidos, desfoques indesejados e ruídos da imagem. Com isso em mente, esses são os fatores que afetam a nitidez nas fotos:

Profundidade de campo e distância focal

A profundidade de campo se refere ao intervalo de distância da cena que pode ser capturada com nitidez. Essa distância pode ser maior ou menor, dependendo da distância focal da objetiva, da distância do assunto da câmera e do assunto para o fundo.

Quando o assunto é a nitidez nas fotos, o que você precisa saber é que tudo que estiver fora da profundidade de campo na cena aparece desfocado na fotografia.

Foco e plano de fundo

Da mesma forma, é preciso entender como lidar com o sistema de foco da suas lentes e câmera.

Ao trabalhar com uma objetiva com profundidade de campo pequena, é essencial para a nitidez nas fotos que o fotógrafo consiga operar o foco manual.

Dessa forma, você tem todo o controle sobre o assunto da foto e plano de fundo.

ISO, iluminação e abertura da lente

A quantidade de luz na cena também é fundamental para a nitidez nas fotos. Como regra geral, quanto mais luz disponível, mais nitidez você irá conseguir.

No entanto, você deve prestar atenção também à configuração da ISO: sensibilidades muito altas podem resultar em problemas como branco estourado e ruídos na imagem.

Movimento e velocidade do obturador

Outro fator importante a considerar quando você quer aprimorar a nitidez nas fotos é a velocidade do obturador e possíveis movimentos no momento do clique.

Maiores tempos de exposição e tremores nas mãos podem causar problemas, deixando as fotografias com aparência de desfoque.

Na verdade, o efeito registrado é referente ao movimento enquanto o sensor está exposto à luz. A imagem acaba registrando a cena em diversas posições sobrepostas, causando a impressão de “borrado” na foto.

Como tirar fotos mais nítidas: descubra os segredos

como fazer foto com nitidez

Agora, você já conhece todos os fatores que podem influenciar na nitidez das fotos.

A seguir, reunimos as melhores dicas e segredos sobre como tirar fotos mais nítidas manipulando esses fatores! Confira:

Velocidade segura do obturador em relação à distância focal

Como regra geral, quanto mais rápida for a exposição, menos chance você terá de acabar com uma foto borrada. No entanto, nem sempre a velocidade mais rápida da sua câmera é o ideal na situação que você está tentando registrar.

Por isso, existe o cálculo da velocidade segura do obturador. Ela está diretamente ligada à distância focal da sua lente, e pode ser calculada dessa forma:

distância focal de sua objetiva + metade da distância focal.

Por exemplo, para uma distância focal de 24mm, você deve calcular:

24 + (24/2)

24 + 12 = 36

A velocidade segura do obturador mais próxima, então, seria de 1/40.

Vamos ver mais um exemplo, com uma objetiva de 50mm:

50 + (50/2)

50 + 25 = 75

Velocidade segura mais próxima de 1/80.

Importante: arredonde para cima sempre na hora de encontrar a velocidade segura do obturador. Outro ponto a levar em consideração é que, se você não possui uma câmera full frame, o cálculo deve ser feito com a distância focal equivalente ao seu sensor.

Configurações de ISO

Para encontrar a melhor configuração de ISO para cada situação, não tem jeito: é preciso tirar algumas fotografias teste.

Fique de olho na fotometria e verifique qual configuração produz uma imagem mais equilibrada e sem ruídos.

E não se esqueça: se fotografar por muito tempo em um ambiente externo, você estará exposto a variações na iluminação. Então, faça medições periodicamente.

Abertura do diafragma

Quanto maior a abertura da lente, maior o desfoque que ocorre fora da profundidade de campo. Lembrar dessa informação é essencial quando você busca mais nitidez nas fotos.

Nossa dica é nunca utilizar a abertura máxima da sua objetiva, a não ser que você esteja tentando produzir um desfoque ou efeito Bokeh propositalmente.

Tripé e disparo automático

Pode parecer que não, mas mesmo as mãos mais firmes podem se mover durante o momento do disparo.

Isso pode não ser um problema se você está usando uma velocidade bem alta para seu obturador. No entanto, quanto menor a quantidade de luz na cena e quanto mais longa a exposição necessária, mais os problemas com movimentação da câmera aparecem.

Por isso, para evitar o “tremido” nas suas imagens, use um tripé, estabilizador e controle para disparo remoto ou automático. Em certas condições, até mesmo sua respiração é o suficiente para diminuir a nitidez nas fotos.

Estabilizador de imagens

Algumas objetivas possuem a função de estabilização de imagens. Essa é uma ótima opção para fotógrafos que precisam usar exposições maiores e não podem contar com o tripé.

Verifique as especificações técnicas dos seus acessórios e procure lentes com estabilizador de imagens quando for adquirir objetivas.

Limpeza dos equipamentos

Muitas vezes, sujeiras nas lentes são responsáveis por distorções e problemas de nitidez nas fotos.Por isso, certifique-se de que seu equipamento está sempre limpo, utilizando os produtos e métodos de limpeza recomendados pelo fabricante para evitar danos.

Foco manual vs Foco automático

O foco automático pode ser uma ferramenta com valor inestimável para algumas situações. No entanto, possuir o controle total do foco na sua objetiva também não tem preço.

Para produzir fotos mais nítidas, mesmo quando você está lidando com uma profundidade de campo pequena, é essencial utilizar o foco manual.

Qualidade das lentes e melhor nitidez de uma lente

A qualidade das objetivas também influencia na nitidez das fotos. Por isso, sempre procure adquirir acessórios de marcas confiáveis.

Além disso, você também precisa saber que cada lente possui uma abertura onde a nitidez atinge um pico. O melhor jeito de encontrar esse ponto na objetiva que você está usando é testar.

Normalmente, você encontra a melhor nitidez da lente um ou dois pontos depois da abertura máxima. Por exemplo, em uma lente de abertura máxima f/2.8 a melhor abertura provavelmente será f/5.6.

Alguns filtros podem diminuir a nitidez nas fotos?

Considere isso: você passou um bom tempo procurando uma objetiva de qualidade e gastou um bom dinheiro com ela, não é mesmo? Então, você não deve colocar qualquer filtro na frente da lente!

Alguns filtros de baixa qualidade podem, sim, diminuir a nitidez nas fotos. Por isso, fique de olho também na qualidade desses acessórios.

Ative a trava de espelho na sua câmera

A trava do espelho, ou função mirror lock up, é uma ótima opção para exposições médias. Nesse modo,  é possível evitar tremores decorrentes do próprio espelho se levantando para expor o sensor.

É importante lembrar que será necessário apertar duas vezes o disparador: uma para levantar o espelho e outra para expor o sensor.

Como tirar fotos nítidas no celular?

nitidez nas fotos no celular

Muitas pessoas utilizam os smartphones para fotografar, e as câmeras desses aparelhos se tornam cada vez melhores.

No entanto, elas ainda não dispõe de todos os recursos e configurações disponíveis nas câmeras profissionais.

Confira algumas dicas para tirar fotos mais nítidas no seu celular, mesmo com essas limitações:

  • Utilize um tripé com adaptador para remover vibrações o máximo possível;
  • Nunca utilize o recurso de zoom digital;
  • Tire fotos em ambientes com bastante iluminação natural.

Como melhorar a nitidez nas fotos no pós-processamento?

nitidez nas fotos pos processamento

Muitas vezes, os programas de edição digital são capazes de salvar fotos que não saíram com a nitidez tão boa.

No entanto, mesmo com todo o avanço da tecnologia, a nitidez nas fotos ainda é um dos fatores mais difíceis de corrigir no pós-processamento.

Confira alguns métodos que você pode tentar:

Função “clarity” no Lightroom e Photoshop

A função clarity é uma das mais modernas alternativas para melhorar a nitidez das fotos. Tanto no Photoshop quanto no Lightroom, o filtro pode ser configurado para afetar toda a imagem ou apenas algumas áreas.

Essa pode ser uma alternativa fácil e bastante eficiente para ajustar a nitidez nas fotos.

“Sharpen” ou filtro de nitidez

A maioria dos programas de edição de imagens hoje contam com um filtro de nitidez. E os algoritmos utilizados estão cada vez melhores!

No entanto, é sempre importante estar atento: esses filtros costumam a adicionar ruído nas fotos de maneira inteligente para aumentar a nitidez. Se você errar a medida nas configurações do filtro, é bem possível que a imagem se torne granulada.

Ajustes nos níveis e contraste

Muitas vezes, problemas no contraste podem causar a impressão de falta de nitidez nas fotos. Para isso, basta ajustar a curva de níveis.

Frequentemente, aumentar o contraste ajuda as fotos a parecer mais nítidas. Mas tome cuidado para não exagerar na dose.

Conclusão

dicas para fotos com nitidez

A nitidez nas fotos é uma das características mais importantes para a qualidade do trabalho. Afinal, não adianta contar com um assunto surpreendente, a melhor composição e equipamentos de ponta: se não houver nitidez e riqueza de detalhes, a foto não será chamativa.

Muitos fatores podem afetar a nitidez de uma imagem. No geral, você precisa ter atenção:

  • Qualidade da lente
  • Distância focal e profundidade de campo
  • Velocidade do obturador, em especial em relação à distância focal
  • Abertura do diafragma
  • Quantidade de luz no ambiente
  • Configuração da ISO
  • Limpeza dos equipamentos
  • Firmeza da câmera e lente na hora do disparo

Nesse artigo, você encontrou todos os maiores segredos para tirar fotos mais nítidas! Basta seguir essas dicas e praticar bastante: certamente, você também consegue melhorar a nitidez nas suas fotos!

Quer aprender ainda mais técnicas que vão ajudar sua fotografia a atingir o próximo nível? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos dicas e guias com as melhores informações para você. Veja esses outros artigos que podem te interessar:

E você, tem alguma dica para melhorar a nitidez nas fotos? Divida sua experiência conosco e com os outros leitores nos comentários! E não se esqueça: se ficou com alguma dúvida, é só perguntar!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

110 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP