Você sabe tudo sobre fotografia e a abrangência do seu campo de trabalho?
Saber tudo sobre fotografia é sinônimo de atuar em um campo de trabalho infindável, afinal, a necessidade pela captura dos melhores momentos é algo tão comum quanto o hábito de trocar de roupas.
Nos dias atuais a fotografia deixou de ser um curto momento nos principais eventos, para se tornar um livro que, ao invés de palavras, utiliza imagens para contar a história da vida de cada um.
Há quem goste de registrar todos os momentos do dia, como há quem prefira registrar apenas aquilo que quer eternizar. Podemos dizer, inclusive, que todos se dividem nesses dois grupos.
O fato é que acima de tudo, você pode ter um olhar único das situações. Saber registrar de maneira exclusiva um momento e mexer com as emoções.
Mas, além do olhar apurado, é fundamental conhecer sobre o mercado e em que caminho esta ingressando.
De nada vai adiantar ser um excelente fotógrafo se não tiver um bom conhecimento do nicho em que atua.
Veja o que você irá encontrar neste artigo sobre Tudo sobre Fotografia:
- O que é Fotografia?
- Origem da Fotografia
- Fotógrafo Amador x Fotógrafo Profissional
- Mercado de Trabalho
- Áreas de Atuação da Fotografia
- Qual Câmera Fotográfica Comprar
- Tudo Sobre Fotografia: Quanto Cobrar?
- Formação de um Fotógrafo: Curso de Fotografia vale a pena?
- Como Fazer um Portfólio de Fotografia
- Tudo sobre Fotografia: Site de Fotografia
- Concurso de Fotografia Vale a Pena?
- Formalização do Fotógrafo Profissional
- Sugestão de Livros de Fotografia
- Anota tudo sobre fotografia e uma excelente leitura!
O que é Fotografia?
A palavra fotografia deriva do grego fós (luz) e grafis (estilo, pincel) ou grafê. Colocando em palavras do nosso idioma, seria “desenhar com luz e contraste”.
Explicando-a através do seu conceito científico, a fotografia é a arte de criar imagens através de uma exposição à luz, partindo de uma câmera escura.
Essa exposição é projetada em uma superfície fotossensível, dando origem a imagem.
E através do seu conceito emocional, a fotografia é a arte de deixar para a eternidade, o seu registro. A sua história e a história daqueles que ama.
Origem da Fotografia
A primeira fotografia que se tem notícia é do francês Joseph Nicéphore Niépce no ano de 1826. Foram necessárias oito horas de exposição ao sol para que a imagem pudesse ser produzida. Sua invenção remete a tempos mais antigos.
Ainda que seja impossível citar apenas um nome como responsável pela sua invenção – visto que ela veio, ao longo do tempo, ganhando novos conceitos e processos por diversas pessoas – Giovanni Baptista Della Porta é o nome de quem detém o conceito mais antigo.
Ele a chamava de “câmera escura” (1558) e a técnica foi utilizada por Leonardo da Vinci e outros importantes nomes no século XVI, em suas pinturas.
De lá até aqui, ela passou pelo composto de prata que escurecia ao sol, pela placa de estanho coberta com derivados de petróleo e pelo vapor de mercúrio (revolucionando o tempo necessário para a revelação da imagem. De horas, passaram a ser necessários apenas minutos).
Também passou por folhas de papel cobertas por cloreto de prata até chegar ao negativo como conhecemos. Em 1888, ela foi disponibilizada para o consumo público e, assim, as grandes marcas assumiram a ideia de “você mesmo pode fazer sua fotografia”.
E como tudo evolui com o passar dos anos, a fotografia acompanhou o tempo. Ganhou novas técnicas, efeitos, conceitos e chegou ao estágio que conhecemos hoje, com a finalidade de registrar tudo aquilo que desejarmos.
Fotógrafo Amador x Fotógrafo Profissional
A palavra “fotógrafo” define aquela pessoa que se dedica à arte de fotografar. Sendo assim, já pode-se dizer muita coisa sobre a qual grupo cada um pertence.
De uma maneira mais simples, as principais diferenças entre um fotógrafo amador e um fotógrafo profissional, é a disposição financeira para equipamentos, acessórios, estúdio, entre outros e a disposição de tempo em empenhar-se para saber mais sobre as técnicas de fotografia e tudo sobre fotografia.
Mas lembrando, que nem sempre equipamento diz tudo sobre um fotógrafo. Muitos usam câmeras e lentes mais simples, que não custam tão caro, e fazem fotos melhores do que alguns que disponibilizam de equipamentos de última geração.
A maneira como poderíamos separar essas duas classes de fotógrafos seria: enquanto o profissional ganha essa definição por essa ser sua profissão e amar o que faz, o amador pode fazê-la apenas por hobby ou por visar somente o lucro.
Tudo sobre Fotografia: Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para quem conhece “tudo sobre fotografia” é amplo e não tem data de expiração.
A união do talento com o aprendizado técnico possibilitará ao fotógrafo encontrar a melhor maneira de desempenhar seu trabalho.
Os números para quem trabalha na área são animadores e cabe ao profissional observar com que estilo se adapta melhor.
Áreas de Atuação da Fotografia
As áreas de atuação da fotografia pode ser qualquer uma que a sua criatividade permitir.
Antes de mais nada, é preciso definir se pretende pertencer a uma equipe ou se o desempenho individual vai trazer mais resultados.
Após essa escolha, será mais interessantes entender que tipo de visão tem. As áreas de atuação deverão ser escolhidas seguindo esse raciocínio.
Existem pessoas mais práticas, que conseguem enxergar em um cenário urbano toda a beleza de uma manhã de segunda-feira a fim de que as pessoas sintam o tumulto.
E existem pessoas mais emocionais, que preferem captar um momento de carinho entre um casal de namorados, ou pais e filhos, a fim de demonstrar sua sensibilidade.
As áreas de atuação do fotógrafo profissional poderão ser:
- Festas e eventos;
- Moda;
- Gastronomia;
- Arquitetura;
- Família;
- Decoração;
- Turismo;
- Paisagens urbanas;
- Paisagens noturnas;
- Natureza;
- Publicidade e muitos outros;
Tudo sobre Fotografia: Qual Câmera Fotográfica Comprar?
Medir a luz, focar e compor podem ser feitos com qualquer câmera. Para falar a verdade, o mais importante é a visão do fotógrafo e às técnicas que conhece.
Muito se debate sobre qual câmera fotográfica comprar, mas a verdade é que se uma pessoa conhece tudo sobre fotografia, ela faz um excelente trabalho com qualquer câmera.
A decisão pela câmera ideal é muito pessoal e cabe ao profissional conhecer suas necessidades e do quanto tem para investir.
- Celular – Muitos profissionais podem até não gostar da ideia, mas a verdade é que muitas marcas, hoje em dia, oferecem opções bem avançadas e a praticidade é indiscutível;
- Câmera compacta – Elas são câmeras amadoras conhecidas por sua leveza. Pode-se carregá-la facilmente para qualquer lado, oferece fotos de qualidade e não necessita de equipamentos;
- Câmera semi profissional – É uma boa opção para quem quer começar e investir pouco.
- Câmera profissional – A câmera profissional, obviamente, é a queridinha de todos os apaixonados por fotografia. Oferecem fotos de altíssima qualidade e pode ser que exijam um bom investimento em equipamentos; Você pode saber tudo sobre as melhores câmeras e qual escolher clicando aqui.
Como uma dica profissional, de nada adianta você investir em um equipamento avançado se ainda não conhece tudo sobre fotografia.
Tudo sobre Fotografia: Quanto Cobrar?
Esse assunto gera polêmica. Tudo vai depender de fatores da vida e suas intenções.
Mas para falarmos de uma maneira mais ampla – ou ao menos que engloba boa parte dos profissionais – podemos separar o assunto em alguns pontos:
- Custo do trabalho – Possui um estúdio ou trabalha apenas se deslocando? O cenário fala sobre cálculos como energia, aluguel, funcionários (a menos que não possua), limpeza, água, internet, telefone, impostos, transporte, alimentação, parcela mensal do seguro dos equipamentos, etc.;
- Manutenção de equipamentos – Os equipamentos possuem uma vida útil determinada. Para manter computador, câmeras, flash, equipamentos de iluminação e acessórios, é necessário investir;
- Depreciação de equipamentos – Quanto o equipamento deprecia mensalmente? O cálculo deve ser feito por projeções. Exemplo: a câmera custou R$7 mil e pretende usá-la por 3 anos. 7 mil / 36 meses = R$194,44… Esse é o valor depreciado no mês;
- Salário – Aqui será necessário chegar ao valor através da soma dos fatores acima mais o valor que define como ideal para seu lazer, vida social, valores a serem poupados, gastos com roupas e outros fatores que necessitem de investimento;
- Percentual de lucro – Não esqueça de calcular o percentual de lucro. É ele que vai permitir que invista em sua carreira. Acessórios, um estúdio ou um carro para o transporte de equipamentos, por exemplo, vão precisar desse percentual;
- Estude o mercado – Através da definição do público-alvo, da análise da concorrência e a realidade da região onde vive, poderá chegar a um valor aproximado. Não entre em disputa por clientes sem esse conhecimento;
Não esqueça de considerar que essa pode ser uma profissão sazonal, dependendo da área de atuação. É necessário considerar as épocas do ano com maior procura.
Dessa maneira, é possível cobrar o valor ideal para que nas épocas com menor procura, sua vida financeira não sofra instabilidade.
Formação de um Fotógrafo: Curso de Fotografia Vale a Pena?
Um fotógrafo pode estar apto a fotografar a partir do momento em que entende quase tudo sobre fotografia. Ou, ao menos, sobre as técnicas.
O fotógrafo pode se formar através de cursos de especialização, como os que o SENAC oferece, ou cursos online.
Tudo depende do foco da pessoa. Uma pessoa que opta por uma faculdade de fotografia, por exemplo, é uma pessoa que quer conhecer todo o conceito que envolve o mundo da fotografia.
Além disso, vai poder contar com uma documentação que comprova sua formação.
Já uma pessoa que procura um curso, vai aprender técnicas incríveis com pessoas especializadas, sem precisar realizar um grande investimento.
Os cursos costumam ser bem estruturados e facilitam todo o processo de aprendizagem. Além, é claro, de inspirar de maneiras diferentes.
Como Fazer um Portfólio de Fotografia
O portfólio é uma excelente forma de exibir seu trabalho de uma maneira profissional. Ele gera credibilidade ao fotógrafo ao mesmo tempo, que enche os olhos do futuro cliente.
Por isso a importância de dominar bem o assunto. Alguns passos simples podem ser seguidos para montar um portfólio elegante:
- Cada ensaio precisa ter um objetivo – Qualidade é mais importante que quantidade, mas você certamente sabe disso. Então não adianta encher de fotografias que não possuem uma relação. Defina seu objetivo e estruture as fotos em cima dele;
- Exponha as áreas de atuação – No quinto tópico, falamos sobre as áreas de atuação. Você não precisa trabalhar em apenas uma delas. Assim sendo, deixe na sua “vitrine” seus trabalhos em todas as áreas de atuação que esteja envolvido;
- Linha de edição – Em terceiro lugar, as técnicas utilizadas na edição de suas fotos, tal qual o objetivo, precisam seguir uma linha de raciocínio. Uma sessão vintage, por exemplo, deverá somente contar com esse tipo de edição;
- Escolha bem as fotos – Novamente a quantidade x qualidade. Não importa quantas fotos consiga fazer, escolha apenas as melhores. Uma pessoa pode se apaixonar por apenas uns cliques;
- Número de fotos ideal – Se você colocar diversas fotos em seu portfólio, é muito provável que a pessoa sequer avalie. Umas 20 fotos podem ser o suficiente, por objetivo;
- Menos é mais – O conceito “clean”, por certo, encontrou seus dias de glória e cabe aos profissionais não desviarem desse foco. Deixe o portfólio o mais limpo possível. Ele deve conter informações de contato e trabalhos realizados;
Tudo sobre Fotografia: Site de Fotografia
Diferente de um portfólio, o site de fotografia deve contar com mais funções. O design pode ser todo escolhido pelo profissional, visto que já trabalha com composições.
A grande vantagem do site é o ar de profissionalismo que ele transmite. Além de poder contar com diversas sessões pra chamar atenção do cliente, como: Portfólio, história de como começou e áreas em que atua, contato, área do cliente e etc.
Também é muito interessante que você tenha um domínio próprio.
O Wix e o WordPress são duas opções de site “faça você mesmo”.
É possível também contratar empresas que trabalham na criação de sites, e focam no ramo de atuação do profissional.
Tudo sobre Fotografia: Concurso de Fotografia Vale a Pena?
Para quem sabe tudo sobre fotografia e tem um espírito competitivo, a opção de participar de grandes concursos de fotografia nacionais e internacionais pode ser a opção ideal.
Concursos como os da National Geographic, Nikon ou Pilsner Urquell são tradicionais e uma excelente maneira de fazer com que o nome ganhe destaque no meio.
É fundamental conhecer bem as regras do concurso, para que não cometa nenhum tipo de erro que possa colocá-lo fora da disputa.
Dessa maneira, leia sempre com atenção, antes de fazer a inscrição. Outra dica bacana, é avaliar os vencedores dos anos anteriores.
Envie o maior número de fotografias permitidas e procure manter sempre sua linha de raciocínio e conceitos de tal forma que deixe sua marca.
É natural que em concursos internacionais, a biografia tenha que ser escrita em inglês. Se não domina o idioma, procure ajuda. A menos que seja realmente fluente.
Nada de ferramentas de tradução para tal. Elas não são precisas e podem fazer com que passe por alguma situação constrangedora.
Não esqueça de harmonizar e adequar bem a linguagem ao que está sendo solicitado deixando bem clara a sua biografia. Nada de inglês robótico.
Se você possui um cartão de visitas, uma boa ideia é enviá-lo anexo à inscrição. No entanto, o cartão pode ser em português mesmo.
O mais importante é que o telefone de contato, email e outras formas de encontrá-lo, estejam lá.
Tudo sobre Fotografia: Formalização do Fotógrafo Profissional
A formalização da profissão já é discussão de longa data. Não é algo tão simples de se posicionar.
Mais uma vez a consulta pública está disponível no Senado que, na realidade, pode limitar o exercício da profissão.
A verdade é que quem sai ganhando com a PLC 64/2014, são – principalmente – os donos das faculdades de fotografia e cursos, e não o profissional em si.
Um autodidata, por exemplo, enfrentará problemas para exercer sua profissão.
A qualidade das fotos é que devem ditar os caminhos que o profissional vai seguir. E o que sabemos, até então, é que a formalização do fotógrafo profissional não se faz necessário.
Agora, a formalização individual é outra história. Primordialmente é algo que traz credibilidade ao profissional e o coloca em outro patamar.
Acreditamos que a alternativa mais rápida e prática para quem está começando agora é se tornar um Micro Empreendedor Individual (MEI), que é uma pessoa que trabalha por conta própria e tem a possibilidade agora de se legalizar como um pequeno empresário.
Estude o quanto puder e saiba trabalhar o marketing. Procure estar antenado em tudo sobre fotografia. A princípio, esse é o caminho do reconhecimento.
No mais, a ideia da regulamentação diz que visa a melhor qualidade para o cliente.
Tudo sobre Fotografia: Sugestão de Livros
Aos apaixonados e aos que querem saber tudo sobre fotografia, existem livros considerados indispensáveis. Não apenas como informação, mas também para compreender as técnicas:
Livros de Fotografia
- Outras Américas, do Sebastião Salgado;
- Sobre Fotografia, de Susan Sontag;
- Como Ler Uma Fotografia, de Richard Salkeld;
- Gênesis, também do Sebastião Salgado;
- Tête à Tête, de Henri Cartier-Bresson;
- Fotografia Básica, de Michael Langford;
- Entre a Arte e Ciência: A Fotografia na Antropologia, de Sylvia Caiuby Novaes;
Conclusão: Tudo sobre Fotográfica Profissional
Em conclusão, saber tudo sobre fotografia, é saber que este é um mundo cheio de portas e caminhos que atravessam os mais diferentes cenários.
São dias de campos e lagos com águas cristalinas, são dias em tormentas e ventanias sem fim. Tudo vai depender do que o profissional busca, principalmente.
Fotografar é adentrar no lúdico e dele fazer morada, durante todo o ensaio. Por fim, fotografar é expressar todo o sentimento que o consome naquele estágio da vida.
Não deixe de fazer com que o mundo ouça a sua voz, mesmo que ela deva ser interpretada através de imagens. Em outras palavras, deixe sua marca.
Aprenda tudo sobre fotografia com nossos outros artigos:
- 9 Técnicas de Fotografia para Fotos Incríveis e Profissionais
- Equipamentos Fotográficos Profissionais: Guia Completo para Iniciantes
- Como montar estúdio fotográfico passo a passo (e com pouco dinheiro)
Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários. Teremos o maior prazer em ajuda-lo!