Posted in:

Astrofotografia: Como Fazer, Tipos e Equipamentos Necessários

Astrofotografia

A Astrofotografia já foi muito utilizada para estudo e classificação das estrelas.

Atualmente, ela é também utilizada por curiosos, mas traz lindos registros que certamente valem a pena.

Sabe aquelas lindas fotos do céu ou de estrelas que vemos por aí? Isso é astrofotografia. E você não precisa ser um astrônomo para fazer a sua!

Existem diferentes tipos de astrofotografia. Alguns deles usam poucos equipamentos e exigem menos técnica, outros são mais complexos.

Quer aprender mais técnicas incríveis e melhorar seu trabalho cada vez mais? Leia também esse outro post sobre foto panorâmica que separamos para você!

Não importa se você é fotógrafo amador ou profissional: neste artigo você vai encontrar dicas de equipamentos, localizações e tudo que for necessário para registrar o céu e os astros como um expert!

Índice

  1. O que é astrofotografia?
  2. Tipos de astrofotografia
  3. Como fazer astrofotografia?
  4. Astrofotografia de grande campo
  5. Astrofotografia de céu profundo com telescópio + câmera
  6. Como praticar astrofotografia com celular?
  7. Curso de astrofotografia
  8. Inspiração: imagens da astrofotografia
  9. Conclusão

O que é Astrofotografia?

o que é Astrofotografia

A astrofotografia, como o próprio nome descreve, é o gênero da fotografia que busca registrar os astros.

Ela pode incluir fotos do céu, fotos das estrelas e até fotos de planetas.

O primeiro registro neste gênero foi uma foto da nossa Lua, tirada em 1840.

No fim do século XIX, com o avanço da tecnologia, já era possível fotografar o satélite natural da Terra com ainda mais detalhes.

A astrofotografia consegue revelar objetos que seriam invisíveis a olho nu, como nebulosas e galáxias no céu noturno.

E hoje, com a combinação de telescópio, câmera DSLR, ISO, tempo de exposição e abertura adequada, já podemos fotografar até a Via Láctea!

Mas antes de começar com os detalhes técnicos, vamos falar um pouco sobre as subdivisões nessa área da fotografia:

Tipos de astrofotografia

Veja alguns tipos de astrofotografia, do mais fácil (e acessível) para o mais difícil:

  • Grande Campo ou Campo Amplo: são as fotos do céu estrelado ou trilhas de estrelas acima de uma paisagem. É um das formas mais acessíveis de astrofotografia, já que não precisa de equipamentos tão especializados. É possível fazer este tipo de registro com apenas uma câmera DSLR, um tripé e uma boa localização.
  • Time lapse: é uma extensão da astrofotografia de campo amplo. A diferença é que você faz várias exposições ao longo do tempo e combina os quadros para formar um vídeo time lapse ou até para registrar o movimento das estrelas ao longo da noite.
  • Sistema solar: são registros dos planetas, luas e sol do nosso sistema solar. Podem ser feitas com telescópios para registrar objetos mais distantes, mas com uma super teleobjetiva e uma câmera DSLR já é possível começar. Para fotografar a nossa lua e o céu noturno, por exemplo, um equipamento básico já é suficiente.
  • Deep space: essas são as imagens das galáxias e nebulosas, que vão além do nosso sistemas solar. Para conseguir o registro são necessárias técnicas mais elaboradas e equipamentos específicos.

Como Fazer Astrofotografia?

Astrofotografia como fazer

Veja abaixo tudo que você precisa para começar a fazer imagens incríveis dos astros!

A Escolha do Local para a Prática da Astrofotografia

Para praticar astrofotografia, é necessário estar distante das luzes da cidade, então talvez você tenha que fazer uma viagem para um local mais isolado.

Mesmo que você já tenha algumas locações favoritas, existem outras formas de encontrar lugares incríveis. Uma delas é usando o Google Maps ou GPS.

Identificação e Localização dos Astros no Céu a Serem Fotografados

Saiba onde estão as estrelas que quer fotografar!

Quando estiver se preparando, você tem que pensar em qual parte do céu quer fotografar e na composição da sua foto.

Lembre-se que o céu está em constante movimento e as estrelas mudam de lugar de acordo a posição do nosso planeta.

Alguns aplicativos, como o Starwalk, Stellarium, OSR ou Star Chart (Android/iOS), podem te mostrar a posição das estrelas. Isso vai ajudar você a encontrar a localização perfeita para fazer seu registro.

Equipamentos para Astrofotografia

Veja o equipamento básico que você vai precisar para começar a se aventurar na astrofotografia.

  • Câmera DSLR: se o seu objetivo é praticar astrofotografia de campo amplo, esse pode ser o item mais caro da sua lista de equipamentos. Tudo bem se a sua câmera não tiver um sensor full frame. O mais importante é utilizar câmeras que tenham lentes intercambiáveis.
  • Lente: se o seu objetivo é a astrofotografia de campo amplo, prefira lentes com distâncias focais menores, como 35mm ou menores na full frame, ou 24mm ou menor na APS-C. Agora, para fotografar a via láctea, o objetivo é justamente o contrário. Procure lentes com maior distância focal possível.
  • Outro ponto importante para astrofotografia é a entrada de luz. Quanto menor for a abertura focal f/, mais luz atinge o sensor e mais rápido será para fazer sua astrofotografia. O mais indicado é uma abertura f/ 2.8 ou menor. Mas com f/ 4.0 você ainda pode ter um bom resultado.
  • Tripé: como em toda foto de longa exposição, é essencial ter um bom tripé para deixar a câmera estável. Os tripés mais indicados são os do tipo ballhead, que permitem mais movimentos que os panheads.
  • Lâmpada de cabeça: acredite, você vai precisar das suas mãos livres para ajustar sua câmera no escuro e para não tropeçar em nada no caminho.
  • Telescópio: se você quer fazer astrofotografias de céu profundo, vai precisar dele. Procure comprar a montagem separada e um equipamento que aguente o peso da sua câmera.

Dicas de Configuração da Câmera

Agora que você já sabe de quais equipamentos vai precisar, vamos falar de algumas configurações da câmera. Lembre-se de que o objetivo da astrofotografia é conseguir o máximo de luz das estrelas possível.

  • ISO: utilize o ISO mais alto para conseguir ainda mais luz. Mas lembre-se de que quanto mais alto for o ISO, mais ruído ele causará na sua imagem.
  • Obturador: quanto mais lento for o obturador, mais luz você terá. Porém, também terá mais do movimento das estrelas na imagem final. Se você quer uma imagem mais estática ou sem rastros de estrelas, tente diminuir esse tempo.
  • Abertura: procure usar lentes que permitam a maior passagem de luz possível. Para a astrofotografia é necessária uma abertura f/ 2.8 ou menor.
  • Também é importante fotografar em RAW para não perder qualidade na hora do tratamento das suas imagens.

Tratando suas Astrofotografias

Cada fotógrafo tem suas próprias técnicas para fazer o pós-processamento da imagem.

Mas a dica para deixar suas astrofotografias ainda mais impressionantes é tentar deixá-las o mais natural possível.

Você pode corrigir algumas imperfeições da imagem como diminuir ruído ou corrigir o balanço do branco em algum software de edição, como o Lightroom ou Photoshop.

Astrofotografia de Grande Campo

fotografia de campo largo ou grande campo astrofotografia

Como já foi dito anteriormente, esse é o tipo mais acessível de astrofotografia.

Para realizar o seu registro, você só vai precisar de uma câmera DSLR, lente grande-angular e tripé.

Como o céu é gigante, quanto mais espaço você conseguir registrar, melhor. Por isso as lentes mais adequadas são as grande-angulares (wide angles).

Em câmeras full frame, a distância focal indicada é 35mm ou menor. Já nas APS-C, o indicado é 24mm ou menor.

Quanto menor a distância focal, maior será o seu campo de visão. Você pode, inclusive, começar com a lente do kit, 18-55mm.

Como Fazer Fotos de Céu Estrelado?

Como você quer fotos de estrelas estáticas, comece configurando a velocidade do seu obturador para 30 segundos e vá alterando conforme o resultado.

Você pode compensar a falta de luz aumentando o ISO ou usando uma lente mais clara.

Como Criar um Rastro de Estrelas na Fotografia?

fotografia rastro de estrela

Imagem: Lincoln Harrison [Período de exposição da câmera para esta foto variou entre 13 e 15 horas]

Para criar rastros de estrelas, você precisa aumentar o tempo de exposição da imagem. A dica, nesse caso, também é começar com a velocidade do obturador em 30 segundos e alterar conforme o resultado.

Quanto mais tempo, mais rastros de estrelas você vai conseguir.

Para não correr o risco de uma foto estourada, diminua o ISO ou a abertura. De preferência o ISO, que pode causar ruídos na sua imagem.

Como Fotografar a Via Láctea?

Você sabia que as lentes podem ser consideradas telescópios com sensores?

Para fotografar a Via Láctea sem um telescópio ou luneta, você vai precisar de uma lente com grande distância focal. Como a de 200mm, por exemplo.

Como Fotografar o Céu à Noite?

O mais importante é fugir das luzes artificiais da cidade.

Procure um lugar que seja bem escuro, leve seu tripé e monte seu enquadramento.

Aumente o ISO, utilize uma lente mais clara e faça sua longa exposição, seguindo as dicas anteriores, para conseguir uma foto do céu com estrelas estáticas ou rastros de estrelas.

Astrofotografia com Telescópio + Câmera (Céu Profundo)

astrofotografia como fazer telescopio

Se você está interessado na astrofotografia do tipo deep space, vai precisar de um telescópio.

A fotografia de céu profundo é um pouco mais complicada, por isso, o indicado é fazer o investimento apenas quando você já tiver mais experiência no assunto.

ceu profundo

Imagem: Rodrigo Andolfato [Nebulosa da Roseta registrada com telescópio refrator de 102mm F7 e Câmera QHY163mono]

ceu profundo como fotografar

Imagem: Joesp M Drudis [M16 e M17]

Você pode comprar telescópios que já têm a câmera acoplada ou fazer a montagem você mesmo. Inclusive, é mais indicado que você faça essa montagem.

Existem diversos tutoriais no YouTube que ensinam a fazer o seu adaptador de câmera digital caseiro, mas você também pode comprar um pronto.

Assim como a lente, você tem que escolher o telescópio com a distância focal ideal para o que você quer fotografar. Quando falamos de deep space, essa distância costuma começar em 250mm.

Como Praticar Astrofotografia com Celular?

astrofotografia com celular

As dicas para a astrofotografia com o celular são basicamente as mesmas da DSLR.

Embora o resultado não seja igual, você pode conseguir fotos bem legais.

Para um bom resultado, seu celular precisa fotografar em modo manual.

  • Deixe o ISO entre 800 e 2000;
  • Tempo de exposição entre 15 e 30 segundos;
  • Foco definido para o infinito;
  • Balanço de branco 4400K;
  • Temporizador em 3 segundos;
  • Se possível, salve as fotos como RAW.

Você também pode investir em lentes adicionais para o seu celular, para conseguir mais distância focal e diferentes efeitos na sua astrofotografia.

Curso de Astrofotografia

Embora a oferta de cursos de astrofotografia ainda seja escassa, existem vários canais no Youtube que podem te ajudar a começar.

Um deles é o Astro Space, que tem diversos vídeos para os amantes dessa arte. O mais interessante é que o canal tem uma playlist bem didática, com tudo que você precisa saber para começar:

E se você quer aprender ainda mais sobre como fotografar céu profundo e os astros e tem um inglês afiado, a Rocky Mountain School of Photography oferece essa ótima palestra sobre os fundamentos da astrofotografia:

Inspiração: Imagens da Astrofotografia

A astrofotografia pode ser complicada e cheia de técnicas, mas tem um resultado fantástico.

Por isso, montamos uma galeria bem completa para te inspirar!

Fotos da Via Láctea

A via láctea é capaz de produzir fotografias maravilhosas. Veja só:

astrofotografia via lactea

Fotos do Sistema Solar

Nosso sistema solar é espetacular! Veja nessas imagens incríveis:

astrofotografia

astrofotografia

astrofotografia

Fotos do Céu à Noite

Mesmo sem utilizar equipamentos especializados, é possível retratar o céu noturno de maneira impressionante! Veja só:

como fotografar ceu a noite

ceu a noite

Fotos de Planetas

Planetas e outros astros possuem uma beleza única. Confira a galeria que preparamos:

astrofotografia planetas ceu profundo

astrofotografia

astrofotografia

Fotografia do Céu Profundo

Confira as fotografias no estilo deep space que separamos:

astrofotografia

Conclusão

A astrofotografia tem resultados tão lindos que fazem valer a pena todo o esforço para aprendê-la.

E agora você já sabe que não é tão difícil e nem tão caro começar.

Equipamentos mais robustos podem te ajudar a ter um resultado impressionante, mas você também consegue realizar a astrofotografia sem eles. Até mesmo com o seu celular!

como fazer astrofotografia

Neste artigo, você obteve todas as informações que precisava para começar. Agora, é só encontrar um lugar afastado das luzes das cidades e começar a fazer suas fotos do céu.

Quer saber mais sobre fotografia e continuar aprimorando suas técnicas? Então você vai gostar muito dos outros artigos que separamos para você:

E você, já trabalha com a astrofotografia? Qual é sua opinião sobre essa técnica? Divida sua experiência conosco e com os outros leitores nos comentários. E se ficou com alguma dúvida, pode deixar sua pergunta!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP