Posted in:

Fotos de Lua Cheia: Como Tirar Fotos Impressionantes da Lua

Fotos de lua cheia

Fotos de lua cheia são conhecidas como um dos grandes desafios do mundo da fotografia.

E não é para menor. Tirar fotos de lua cheia exige mais do que uma boa câmera. É necessária uma boa dosagem de conhecimento técnico e domínio do equipamento utilizado.

Mesmo sendo um assunto tão desafiador, a lua é também um dos mais fotografados. Amadores e profissionais ao redor do mundo estão frequentemente tentando capturar a beleza natural do nosso satélite.

Mas, então, o que é preciso para produzir fotos de lua cheia incríveis e cheias de detalhes? Neste artigo você vai descobrir!

Quer mais dicas para continuar aperfeiçoando suas técnicas de fotografia? Leia também esse outro conteúdo que preparamos!

A seguir, você descobre todos os segredos para tirar fotos de lua cheia profissionais e detalhadas. Continue lendo e confira.

Índice

  1. O desafio de tirar belas fotos da lua cheia
  2. Por que a lua parece menor em fotos?
  3. Dicas de como tirar fotos da lua cheia
  4. Astrofotografia:  fotos da lua com auxílio do telescópio
  5. Como tirar fotos da lua pelo celular
  6. Inspirações de fotos de lua
  7. Conclusão

O Desafio de Tirar Belas Fotos de Lua Cheia

belas fotos da lua cheia

Certamente, todo amante de fotografia já passou por esse dilema. Ao ver uma lua incrível no céu, o primeiro instinto é clicar a cena. No entanto, os resultados são frequentemente frustrantes.

Mas, ao contrário do que se acredita, não é preciso contar com um equipamento super moderno – e caro – para tirar boas fotos de lua cheia.

Na verdade, tudo que você precisa é uma câmera digital com controles manuais. E, hoje em dia, é possível encontrar essas opções até mesmo em smartphones.

É claro, acessórios e equipamentos melhores podem te ajudar muito a conquistar esse desafio. Por isso, neste artigo você vai descobrir tudo o que precisa saber para tirar fotos de lua cheia melhores, com ou sem investimentos.

Por que a Lua Parece Menor em Fotos?

Fotos de lua cheia hoje

Já deve ter acontecido com você: a olho nu, a lua está grande e cheia de detalhes. Mas, ao clicar a foto, ela se transforma em um pontinho branco. Por que isso acontece?

Bem, isso tem a ver, principalmente, com o ângulo da lente que você está usando. Nossos olhos são muito diferentes destes equipamentos, mas em uma comparação aproximada, nosso ângulo de visão equivale ao de uma lente de 50mm.

Logo, ao capturar uma foto de lua cheia com uma grande angular, ou qualquer lente menor que 50mm, o tamanho do astro diminui.

A lente utilizada, no entanto, nem sempre é a única culpada. Muitas vezes, em especial quando a lua está próxima do horizonte, nosso cérebro a interpreta como maior do que realmente é.

Isso acontece devido a um fenômeno óptico, ou uma ilusão de ótica. A comparação com os outros elementos na cena – mais comum quando a lua está mais baixa no céu – faz com que o satélite pareça bem maior.

Dicas de Como Tirar Fotos da Lua Cheia

como tirar fotos de lua cheia

Agora que você já sabe por que é tão difícil tirar boas fotos de lua cheia, é hora de começar a aprender as principais maneiras de tirar esse desafio de letra.

A seguir, reunimos as melhores dicas para que suas fotos fiquem mais nítidas e mais profissionais.

Lembre-se que, dependendo do seu equipamento, você pode encontrar algumas limitações específicas. Existem também outros fatores que você deve considerar, como:

  • O horário: a lua costuma a ter uma aparência maior e mais dramática quando está próxima do horizonte.
  • O local: fotos de lua cheia ficam melhores quando capturadas longe das cidades, onde há menos luz e poluição.

Equipamentos Fotográficos

Primeiramente, vamos explorar alguns equipamentos e acessórios que podem te ajudar a tirar fotos de lua cheia perfeitas.

Como mencionamos anteriormente, a maioria deles não é fundamental. No entanto, eles certamente ajudam a obter bons resultados.

  • Câmera com ajustes manuais: para tirar fotos da lua, o primeiro passo é sempre ter todo o controle possível sobre a imagem final.
  • Zoom óptico: para fotografar a lua, é preciso contar com todo o zoom possível. O zoom óptico é melhor que o digital, visto que proporciona mais nitidez e um melhor nível de detalhes para a imagem;
  • Lente teleobjetiva: embora não seja estritamente necessária, uma teleobjetiva vai facilitar muito o trabalho de tirar uma foto de lua cheia. Com elas, você conta com uma distância focal bem maior, possibilitando criar imagens onde a lua seja maior.
  • Tripé: como em toda situação em baixa luminosidade, sua câmera precisa estar completamente estabilizada. Tremores podem resultar em uma imagem borrada e de difícil identificação.

Modo de Câmera Manual

Vamos entender melhor por que a utilização das configurações manuais da câmera são tão importantes para tirar fotos de lua cheia.

No modo automático, em uma foto com outros elementos, a câmera irá realizar uma medição para calcular a exposição e focos adequados. A lua – seu assunto – é frequentemente ignorada nesse cálculo. Isso porque é muito pequena quando comparada ao resto da composição.

Você pode reproduzir esse efeito com uma lâmpada em um quarto: para que a cena seja capturada com a exposição ideal, a lâmpada terá sua exposição estourada.

O mesmo acontece com a lua, e é esse fenômeno que produz o efeito de um ponto branco e sem detalhes nas fotos.

Por isso, passe longe dos ajustes automáticos para tirar fotos da lua!

ISO

Para fotografar a lua, você precisará configurar a ISO da sua câmera para o menor número possível, a não ser que sua câmera possua uma boa tolerância a ISOs altas.

Normalmente, o recomendado é ficar entre a ISO 50 e 100. Em algumas situações, você também pode precisar usar uma ISO 200.

Algumas câmeras toleram números bem mais altos de ISO, produzindo fotos de lua cheia incríveis. Para encontrar o número certo para sua câmera, faça fotos de teste e procure por ISOs que produzam imagens sem granulações e ruído.

Abertura

A lua cheia é um assunto cheio de luz. Por isso, o ideal é que a abertura do diafragma também não seja muito grande. Procure ficar entre o F8 e F13.

Velocidade do Obturador

Lembre-se da regra padrão do obturador: quanto mais alta a velocidade (1/250), mais nítido o objeto estará.

Então, com uma velocidade baixa (1/30) a foto de lua cheia corre o risco de ficar embaçada.

O ideal, então, é utilizar uma velocidade de 1/250 ou similar. Outra dica importante é utilizar um tripé para garantir mais estabilidade. Principalmente se, por qualquer motivo, você não consiga a velocidade adequada no obturador.

Foco da Lente

Como mencionamos, as lentes teleobjetivas podem ajudar muito no momento de fotografar a lua. Se sua câmera tiver o sensor “cropado”, o resultado será ainda melhor.

Para fazer o foco manual, ative a visualização da imagem no visor da câmera e utilize o zoom digital para ajudar no ajuste.

Astrofotografia:  Fotos da Lua com Auxílio do Telescópio

Fotos de lua cheia astrofotografia

A astrofotografia é um dos inúmeros gêneros da fotografia, e envolve registrar o céu noturno com o auxílio de um telescópio. Em algumas situações, as fotografias tiradas apenas com o uso de teleobjetivas também entram nesta categoria.

O gênero não inclui apenas fotos da lua. No geral, a astrofotografia é amplamente utilizada na documentação e estudo dos corpos solares.

Nessa categoria, encontramos imagens de constelações, satélites e até mesmo as deep space. Essas são fotos que capturam objetos localizados além do nosso Sistema Solar!

Outra modalidade bastante popular são os time-lapses, que fazem várias exposições ao longo do dia para combinar as imagens em um vídeo.

É claro, se dedicar a esse segmento pode ficar bem caro, bem rápido. No entanto, os resultados obtidos são muito recompensadores.

A astrofotografia é muito importante para o desenvolvimento de ciências como a astronomia e astrofísica. Ela é também a responsável por algumas das imagens mais incríveis da modernidade.

Como Tirar Fotos da Lua pelo Celular

Fotos de lua cheia celular

Atualmente, os fabricantes de smartphones têm dedicado atenção especial às câmeras em seus aparelhos. E não é para menos. Tirar fotos com o celular já faz parte do dia a dia de praticamente todas as pessoas.

As fotos de lua cheia, no entanto, podem ser um tanto quanto desafiadoras. Isso acontece porque, mesmo nos melhores aparelhos, não é possível contar com lentes de zoom óptico. Muito menos com as teleobjetivas.

Então, você precisa ter em mente que os resultados obtidos com o celular nunca serão comparáveis com aqueles produzidos pela lente apropriada. Dito isso, veja como tirar fotos da lua com o seu celular:

  1. Comece desativando o modo de ajustes automáticos.
  2. Não esqueça de desativar também o flash e o modo HDR.
  3. Ajuste a ISO para o menor valor possível.
  4. Ajuste a velocidade do obturador em função da ISO. Por exemplo, 1/X, onde X é o valor que você usou na ISO.
  5. Use o valor mais estreito para a abertura do diafragma.
  6. Ajuste o sensor de luz ou brilho para captar uma quantidade mais de luz, de modo a reduzir o efeito “coroa” ou “lens flare”;
  7. Ajuste o foco: na maioria dos aparelhos isto pode ser feito tocando no ponto de foco na tela do smartphone.
  8. Utilize um tripé com adaptador para smartphones para estabilizar a foto.
  9. Evite utilizar o zoom digital.

Inspirações de Fotos de Lua

Como sempre falamos, a melhor maneira de se inspirar e conhecer novas técnicas é observando o trabalho de grandes fotógrafos.

Pensando nisso, separamos alguns exemplos de fotos de lua cheia. Confira:

Fotos da Lua Cheia no Mar

Fotos de lua cheia no mar

A lua e o mar são dois assuntos frequentemente encontrados nas composições, desde muito antes da fotografia surgir. Veja as imagens que selecionamos e se inspire:

Fotos da Lua Cheia com Estrelas

Fotos de lua cheia estrelas

O céu estrelado pode gerar imagens estonteantes. Na maioria dos casos, essas fotos precisam ser tiradas longe das cidades para que todos os astros possam brilhar. Confira a galeria:

Fotos da Lua Cheia de Perto

Fotos de lua cheia

Utilizando lentes teleobjetivas ou até mesmo telescópios profissionais, é possível registrar a lua nos mínimos detalhes.

Fotos de Lua Minguante

Fotos de lua cheia minguante

A lua cheia não é a única fase em que esse satélite pode gerar ótimas composições. Veja o como esses fotógrafos capturaram a beleza da lua minguante:

Um passo a passo para tirar fotos de lua cheia

Agora, você já sabe tudo sobre como fotografar a lua, e também está inspirado depois de ver tantas fotos incríveis!

Então, siga esse passo a passo resumido para começar a fazer suas próprias fotos de lua cheia:

  1. Use todo o zoom óptico da sua câmera. Mas lembre-se: nada de zoom digital!
  2. A abertura do diafragma não deve ser alta. Configure entre F8 e F13.
  3. Use um tripé. Isso ajuda a evitar que movimentos como sua respiração ou tremor nas mãos façam com que a lua pareça desfocada na foto.
  4. Configure seu obturador para 1/250, ou o mais rápido que puder.
  5. Escolha a ISO adequada. Cada câmera tolera um número diferente sem granular a imagem, por isso experimente!

Conclusão: Foto de Lua Profissional

Fotografia de lua cheia

Tirar fotos da lua cheia é uma tarefa desafiadora, que pode se tornar muito mais complicada do que parece. A verdade é que esse é um assunto que exige técnica, conhecimento e domínio do equipamento utilizado.

Mas, como você viu, não é necessário investir em equipamentos caríssimos. Eles podem ajudar a deixar o resultado mais próximo do que você imaginava, mas é possível tirar fotos de lua cheia incríveis sem eles.

Neste artigo, você aprendeu como ajustar as configurações da sua câmera para capturar as mais lindas fotos da lua. E descobriu que pode fazer isso até mesmo com um smartphone!

Além de tudo, também contou com mais uma das nossas galerias de inspiração. Lembre-se: conhecer o trabalho de outros fotógrafos pode te ensinar muito!

Quer mais dicas para continuar aprimorando suas técnicas? Confira esses outros conteúdos que preparamos:

Não deixe de continuar acompanhando nosso blog. Aqui você encontra as melhores dicas, as últimas novidades do mundo da fotografia e guias completos sobre a sua profissão!

E você, já tirou fotos de lua cheia? Compartilhe conosco nos comentários um pouco sobre sua técnica e os equipamentos que utiliza! E não esqueça: se ficou com alguma dúvida, basta perguntar.

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

110 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP