Posted in:

Câmera Analógica: Conheça Todo Charme Vintage da Fotografia com Filme

câmera analógica

A câmera analógica ainda é bastante usada por fotógrafos amadores e profissionais mesmo com o advento das máquinas digitais.

O uso desses equipamentos é uma ótima forma de se conectar com a história da fotografia, além de ser uma ótima lembrança do início dessa arte.

Muito mais do que um hobby, o gosto por câmeras analógicas é visto como um estilo de vida por muitos profissionais que preferem ter contato com um filme fotográfico e essa forma antiga de clicar fotos.

Além disso, há quem colecione máquinas fotográficas analógicas e filmes que são capazes de entregar diferentes efeitos às imagens sem que haja a necessidade do uso de um software de pós edição.

Dessa forma, o estilo vintage é o responsável pela preferência de muitas pessoas em relação a câmeras analógicas.

Ter contato com rolos de filme e equipamentos vintage pode ser de grande valia e aprendizado para profissionais da fotografia.

Então, se você se interessa por esse tipo de câmera, é importante conhecer o seu funcionamento, os principais componentes de uma máquina analógica e muito mais!

Confira!

Você conhece o efeito Polaroid e sabe como fazê-lo em suas fotos? Então, acesse o guia completo que preparamos para você e descubra tudo sobre o assunto!

Neste artigo você vai conhecer as melhores dicas sobre câmera analógica.

Índice

  1. O que é uma câmera analógica?
  2. Como uma câmera analógica funciona?
  3. Componentes da câmera analógica
  4. Filmes para câmera analógica: como escolher?
  5. Câmeras analógicas polaroid: Versáteis e vintage
  6. Dicas para tirar fotos melhores com câmeras analógicas
  7. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre câmera analógica:

O que é uma câmera analógica?

O que é câmera analógica?
O que é uma câmera analógica?

A câmera analógica é o sistema fotográfico que está há mais tempo em circulação. Dessa forma, existem diversos tipos de modelos no mercado, além de tipos de máquinas fotográficas e filmes para cliques específicos, como em dias ensolarados, nublados, cenas movimentadas ou em preto e branco, por exemplo.

Atualmente, por serem modelos considerados um pouco ultrapassados, tais máquinas costumam ter um preço mais acessível. Além disso, você também pode escolher o tamanho da revelação depois de clicar a sua cena ou assunto.

Você pode optar por diversos tipos de revelação que contam com opção de escaneamento rápido e baixo custo.

Essa opção digitaliza suas fotos diretamente do negativo da sua câmera analógica. Assim, você pode guardá-la em um drive, um HD externo, postar em suas redes sociais, além, é claro, de editá-las.

Como uma câmera analógica funciona?

Como uma câmera analógica funciona?
Como uma câmera analógica funciona?

O sistema de uma câmera analógica envolve diversos processos mecânicos e químicos, além de componentes específicos que são responsáveis pela sua percepção, processamento da luz e captura das fotos.

Dessa forma, é muito importante que você conheça como ela funciona.

A parte mecânica de uma máquina analógica funciona a partir do clique do botão no momento em que o fotógrafo deseja capturar a cena. Nesse momento, a obturação é aberta e a luz presente no local entra no aparelho e alcança o filme fotossensível.

Durante esse caminho, existem diversos componentes que auxiliam a obtenção da sua foto, como, por exemplo, a objetiva e o diafragma.

Confira agora quais são os principais elementos de uma câmera analógica:

Componentes da câmera analógica

Componentes da câmera analógica
Componentes da câmera analógica

As máquinas analógicas são compostas por alguns componentes que são capazes de gravar uma determinada cena em um filme fotográfico. Entre eles estão:

  • Corpo da câmera: é a parte externa do equipamento que guarda o diafragma, o flash, a objetiva e o obturador, por exemplo, além de possuir todos dos cabos e detalhes estéticos.
  • Objetiva: é por ela que a luz passa por todas as lentes da câmera. Com isso, a luz é orientada de maneira ordeira, a fim de sensibilizar o filme fotográfico e formar a sua fotografia.
  • Diafragma: esse elemento controla a quantidade de luz que passa na sua câmera. Em ambientes escuros, ela se abre, a fim de captar mais luz. Em contrapartida, em locais muito iluminados, ela se fecha com o objetivo de receber apenas a quantidade de luz necessária para a criação da sua imagem.
  • Obturador: ele controla a quantidade de luz que incide na película. Quando o disparador é acionado, o obturar deixa a luz entrar na câmera, a fim de que ela seja captada pelo filme fotográfico. O obturador permanece fechado e é aberto apenas quando você clica a sua cena. O tempo de abertura do obturador fica determinado pelo fotógrafo e isto, define o tempo que a luz ficará exposta ao filme fotográfico. É o obturador que permite que a luz que passou pelo diafragma chegue até o filme.
  • Visor: é através dele que você é capaz de visualizar a imagem que será capturada. Geralmente, ele é o orifício composto por espelhos e lentes posicionados de maneira estratégica. É possível enxergar a cena que será clicada por conta dos raios de luz que vêm da objetiva.

Qual a diferença entre uma câmera analógica e digital?

A diferença entre uma câmera analógica e uma digital é, basicamente, a forma com que a imagem é capturada e gravada.

Uma câmera digital faz uso de um sensor sensível à luz no momento da captura de uma foto. Independente da marca ou modelo utilizado, se a máquina possui um sensor para o momento do clique, ela é denominada “digital”.

Esse tipo de aparelho consegue processar um arquivo digital rapidamente, permitindo que o fotógrafo consiga ver a cena que foi capturada quase que instantaneamente no próprio visor.

Já uma câmera analógica faz uso de um filme fotográfico para capturar uma fotografia. Esta fica armazenada no filme, sendo preciso revelar tal filme para ter acesso à cena que foi clicada.

Conheça agora os tipos de filmes para câmera analógica:

Filmes para câmera analógica: como escolher?

Filmes para câmera analógica: como escolher?
Filmes para câmera analógica: como escolher?

As câmeras analógicas possuem filmes que são revelados para que você obtenha a sua fotografia. O seu tamanho padrão é de 35mm que possui a mesma medida do sensor digital das máquinas digitais.

Um filme fotográfico possui uma base plástica, transparente e flexível. Em cima do plástico existe uma camada de cristal de prata que é bastante sensível à luz.

Dessa forma, ao tirar uma foto, o obturador se abre e a luz atinge o filme. Em seguida, com a ajuda de um processo químico conhecido como “emulsão”, os postos de luz que foram captados pelos cristais de prata são queimados, o que é capaz de reproduzir a cena que foi clicada.

Existem vários tipos de filmes fotográficos. Os formatos mais comuns são os de 35mm e 120mm.

O de 120mm possibilita uma maior profundidade de campo em suas imagens, aumentando a qualidade da sua foto. No entanto, o valor da produção desse tipo de foto é muito superior quando comparado ao de filmes de 35mm.

Entre os filmes existentes, os mais populares são os coloridos, preto e branco e os filmes cromo.

Se você gosta da estética monocromática, os negativos preto e branco definitivamente são para você. Além disso, esse tipo é o mais indicado para quem quer praticidade no momento da revelação caseira, mesmo que o rolo seja um pouco mais caro que o negativo colorido.

Existem diversas possibilidades para o filme colorido. Isso acontece porque cada um deles possui uma diferença de intensidade de saturação e contraste. Além disso, você encontra filmes tanto para a fotografia profissional quanto para a amadora.

Já os filmes cromo possuem um processo de revelação bastante único. Eles também apresentam uma resolução superior ao filme comum.

Ou seja, o melhor filme fotográfico é aquele que se encaixa melhor nas suas necessidades e tipo de fotografia.

Revelar os filmes externamente ou montar um laboratório no estúdio?

Tudo vai depender basicamente da sua disposição, desejo e espaço livre que você possui. Se o seu estúdio tiver um espaço livre, é muito interessante optar por revelar seus próprios filmes, principalmente se você gosta de botar a mão na massa.

No entanto, é importante que você conheça as melhores técnicas e as pratique, a fim de não perder as fotos que estão gravadas no seu filme fotográfico.

Caso você não tenha muito tempo disponível e não faça muita questão de revelar suas próprias fotos, não se sinta mal em revelar os seus filmes externamente.

Câmeras analógicas polaroid: versáteis e vintage

As câmeras analógicas da Polaroid são famosas por entregarem instantaneamente o resultado de seus cliques, fazendo com que elas sejam o sonho de consumo de muitos fotógrafos, tanto amadores quanto profissionais.

Por conta disso, a marca tem lançado diferentes modelos tradicionais, a fim de agradar os amantes da fotografia.

Dentre os modelos disponíveis no Brasil, estão:

Polaroid Z2300

Polaroid Z2300 camera analogica

A Polaroid Z2300 possui 10MP e apresenta um estilo vintage. Porém, como é o caso de diversos novos modelos da Polaroid, ela possui um display de 3” LCD onde você pode visualizar as suas fotos antes de imprimi-las.

Você também pode gravar vídeos com ela e aproveitar sua memória de 32 GB.

Além disso, o equipamento não precisa de tinta para imprimir suas fotos, já que ele possui a tecnologia Zero ink. Esta possui cristais magenta, ciano e amarelo que são cobertos por uma camada de polímero.

Também é possível adicionar filtros em suas imagens antes da impressão.

Polaroid Z340E

Polaroid Z340E camera analogica

A Polaroid Z340E foi o primeiro lançamento digital da marca. Com ela você pode fotografar e gravar vídeos em HD. Esse aparelho também conta com a tecnologia Zero ink e possibilita a inserção de filtros nas fotos.

Dicas para tirar fotos melhores com câmeras analógicas

Dicas para tirar fotos melhores com câmeras analógicas
Dicas para tirar fotos melhores com câmeras analógicas

Confira as melhores dicas para tirar ótimas fotos com a sua câmera analógica:

Velocidade do obturador

Para evitar que as velocidades mais lentas do obturador não fiquem emperradas, tenha o cuidado de limpá-las e lubrificá-las frequentemente.

Também é importante testar a velocidade de tempos em tempos, a fim de saber se a idade da máquina afetou o obturador.

Foco manual

O foco é um fator fácil de ser verificado. Basta que você se baseie em distâncias conhecidas, a fim de verificar se ele possui algum tipo de falha.

Selagem da câmera contra luz

Antes de começar a clicar, observe o contorno das bordas da porta da máquina, a fim de saber se a máquina continua à prova de luz.

Você também fazer uso de uma lanterna para verificar as cortinas do obturador.

Lente

A lente é outro fator que pode influenciar a qualidade final da sua imagem. Então, certifique-se de que não haja fungos nela por conta de um mau armazenamento.

Também é importante que você cheque se existe algum resíduo de óleo nas lâminas de abertura. Caso haja, tais lâminas podem não fechar da maneira adequada.

Conclusão

camera analogica

A câmera analógica ainda hoje é muito procurada pelos amantes da fotografia, a fim de reviver as antigas sensações de clicar uma imagem que será revelada através de um filme fotográfico.

Seu funcionamento se dá através de alguns processos químicos e mecânicos que processam a luz do ambiente,a fim de possibilitar a captura das fotos.

Existem diferentes tipos de filmes fotográficos. Dessa forma, basta que você opte por aquele que mais se adeque às suas necessidades. Os mais comuns são os de 35mm e 120mm e os coloridos, preto e branco e os filmes cromo.

Ainda hoje é possível encontrar modelos antigos e se aventurar nessa arte. No entanto, também existem alguns modelos da Polaroid que são vintage com alguns toques tecnológicos que permitem que você veja e edite suas imagens antes da impressão.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre câmera analógica. Agora, é só se inspirar, configurar o seu equipamento e começar a clicar!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre câmera analógica? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *