Posted in:

Ensaio fotográfico plus size: as melhores dicas para sessões incríveis

ensaio fotográfico plus size

O ensaio fotográfico plus size tem ganhado mais força a cada dia! Sentir-se sensual e empoderada é fundamental para todas as mulheres, independente do tamanho do seu manequim.

Com o objetivo de aumentar essa autoconfiança, esse tipo de ensaio tem sido bastante procurado, a fim de registrar todos os tipos de beleza existente e valorizá-las. Afinal, cada beleza é única!

Além disso, muitas mulheres plus size optam por fazer uma sessão fotográfica para registrar um lado mais sensual que muitas vezes é deixado de lado.

No entanto, se você quer mandar bem em um ensaio fotográfico plus size, evitar constranger a sua modelo e obter ótimos resultados, é preciso tomar alguns cuidados.

Pensando nisso, nós criamos um guia completo para você aprender tudo o que precisa sobre ensaio fotográfico plus size e arrasar nas suas imagens finais.

Confira as nossas dicas e impressione a todos agora mesmo!

Quer aprender a fazer um ensaio boudoir feminino e ter sucesso com esse tipo de fotografia? Então, acesse esse guia completo que preparamos para você!

Neste artigo você vai encontrar as melhores dicas para sessões incríveis de ensaios fotográficos plus size e arrasar nos seus resultados.

Continue lendo para virar um expert nesse tipo de fotografia.

Índice

  1. O que é um ensaio fotográfico plus size?
  2. Dicas para um ensaio fotográfico plus size de sucesso
  3. Fotógrafos especializados em plus size para seguir nas redes
  4. Galeria: Inspire-se com essas lindas fotografias de modelos plus size
  5. Conclusão

O que é um ensaio fotográfico plus size?

ensaio fotografico plus size o que é

O ensaio fotográfico plus size visa lutar contra o preconceito com mulheres foras do padrão. Assim, ele ajuda na conscientização contra a gordofobia e no empoderamento feminino no geral.

Ele também prega aceitação e o respeito às diferenças. Esse tipo de fotografia ajuda as mulheres a se amarem do jeito que elas são, fazendo com que entendam que cada beleza é única à sua maneira.

Além disso, um ensaio fotográfico plus size mostra que qualquer pessoa pode fazer tudo aquilo o que quiser, independente de ser gordinha ou não.

Colocar uma lingerie, um vestido da estação ou um biquíni fashion para posar para uma foto deve ser algo confortável para todas as mulheres.

Isso aumenta ainda mais a importância desse movimento fotográfico que vai contra a onda “slim” ao levantar a bandeira do respeito, da compreensão e da autoaceitação ao fugir de estereótipos.

Confira agora as melhores dicas para um ensaio fotográfico plus size de sucesso:

Dicas para um ensaio fotográfico plus size de sucesso

dicas ensaio fotografico plus size

Para ter sucesso em um ensaio fotográfico plus size, é preciso que você siga alguns passos importantes. Então, acompanhe abaixo quais são eles:

Converse com a modelo

O primeiro passo para ter sucesso nesse tipo de fotografia é conversar com a sua modelo. E não deixe para fazer isso em cima da hora.

Realize essa conversa no momento do fechamento do contrato ou agende uma reunião de briefing antes mesmo do dia da sessão de fotos.

Dessa forma, você vai entender melhor o que a sua cliente espera do ensaio e o que ela não quer nas suas fotos. Pode ser que haja um ângulo que ela mais goste ou uma área do corpo que ela não queira que apareça, por exemplo.

Então, é de suma importância que você entenda com o que ela se sente confortável.

Converse com sua modelo de maneira franca, a fim de descobrir como tornar essa experiência em uma alavanca para aumentar a sua autoestima, deixando tudo o mais simples e agradável possível.

Tenha essa conversa em um ambiente bastante descontraído e menos tenso, como em uma cafeteria. Assim, a sua cliente vai se sentir mais confortável e menos tensa.

Foque também em exaltar a beleza da sua modelo para que ela veja o quão linda é mesmo fora dos padrões. Muitas mulheres acreditam que não são bonitas ou que não conseguem sair lindas em fotos.

Então, seja paciente e explique como todo o processo será feito durante e após o ensaio. Assim, com certeza você terá os melhores resultados possíveis.

Com esse esclarecimento, as modelos ficam mais confiantes e preparadas para a sua sessão de fotografias. Isso acaba diminuindo a tensão e a pressão do momento do clique.

Evite iluminação dura

O uso da luz correta corresponde a 90% do resultado de uma foto, ou seja, é muito importante acertar nesse quesito. Quando o assunto é um ensaio plus size, você precisa apostar na suavidade da cena. Então, utilize luzes que possam ser amenizadas e que não sejam muito duras.

Dessa forma, será mais fácil eliminar as sombras da imagem, já que elas acabam ressaltando as silhuetas da sua modelo. Assim, é recomendável ter uma iluminação proporcional em toda a cena, a fim de que essas marcas não apareçam.

Também é importante prestar atenção e optar por uma luz da proporção correta e posicioná-la próxima da modelo. Isso acontece porque quanto mais distante a iluminação estiver, maiores são as chances dela ficar mais densa, marcando a imagem final.

Use ângulos superiores ou no nível dos olhos

Ângulos de baixo para cima normalmente dão a impressão de que as medidas da modelo são maiores do que na verdade são. Ao trabalhar com modelos plus size, essa perspectiva não é muito interessante de ser utilizada.

Se isso acontecer, a modelo pode acabar não gostando do resultado. Então, evite ângulos baixos e que usem essa direção.

Em vez disso, utilize perspectivas mais altas e que partam da parte superior ou no nível dos olhos da modelo quando ela estiver na cama, por exemplo.

Imagens espontâneas ou poses?

Geralmente, as modelos plus size são bem mais resolvidas, empoderadas e bem-humoradas do que as demais. Elas costumam ter consciência do seu corpo e do seu peso extra, não tendo muitos problemas no momento dos cliques.

Então, é muito importante que você utilize essa força da modelo e a sua espontaneidade a favor das suas imagens. Com certeza o resultado será maravilhoso!

Faça com que ela se sinta bastante a vontade para fazer brincadeiras, ousar com poses novas e diferentes em frente à câmera, a fim de mostrar toda a sua beleza. No entanto, poses também são ótimas para esse tipo de sessão. Ou seja, ambos os casos podem funcionar muito bem.

Deixe claro que as fotos só farão parte do álbum caso ela queira, deixando-a ainda mais livre durante a sessão de fotos plus size.

É ótimo quando você consegue usar a fotografia para elevar a autoestima de alguém. Então, use todo o seu conhecimento a favor da modelo nesse ensaio para obter as melhores fotos possíveis.

Não tenha medo de ousar e foque sempre em estar em sintonia com a sua modelo.

Evite grande angulares e outras objetivas que podem causar distorções

As lentes grande-angulares produzem o mesmo efeito de ângulos inferiores. Ou seja, eles seguem o mesmo princípio. Assim, é importante que você evite usar essa lente para evitar constranger a modelo.

Você deve sempre escolher as melhores formas de valorizar a sua modelo plus size, a fim de obter um ótimo resultado final. Afinal, um resultado ruim na maioria das vezes é culpa do uso do equipamento errado na luz errada.

Então, é interessante optar por uma lente 70/200 mm, por exemplo, já que ela tende a gerar menos distorções na proporção da imagem, além de dar mais liberdade para fotografar com uma distância um pouco maior.

Esse fator ajuda a minimizar um possível desconforto causado pela distância entre a modelo e o fotógrafo. É muito importante que você não fique muito perto da sua modelo o tempo todo, a fim de evitar desconfortos. Então, mantenha uma certa distância sempre que puder.

O mais importante: jogue fora o preconceito

O mais importante no momento de realizar uma sessão fotográfica plus size é jogar fora o preconceito! Mulheres plus size passam constantemente por críticas sociais, sendo rejeitadas pelos padrões impostos pela sociedade que afirma erroneamente que elas não são bonitas ou que não se encaixam em diversos âmbitos.

Assim, você precisa ter a mente mais aberta possível, porque elas não merecem ter que trabalhar com um fotógrafo preconceituoso, que não entende a situação que elas vivem.

Então, entenda as dores e necessidades das suas clientes, a fim de se tornar um verdadeiro parceiro delas no momento da sessão de fotos.

Faça com que a sua modelo se sinta bem recebida por você e pela sua equipe. Além disso, seu olhar e a sua lente não devem atuar como olhares de rejeição e críticas. Deixe que sua câmera apenas capte a beleza única da sua modelo.

Assim, ela com certeza vai se sentir bastante confortável com você durante todo o ensaio fotográfico plus size, deixando as fotos mais bonitas e espontâneas.

Descubra agora o nome e o trabalho de alguns fotógrafos especializados em fotos de modelos plus sizes!

Fotógrafos especializados em plus size para seguir nas redes

Conheça agora alguns fotógrafos especializados em plus sizes para seguir nas redes e se manter atualizado nessa área da fotografia:

Adriana Líbini

ensaio plus size

Adriana Líbini atua no ramo plus size desde 2010, sendo uma das fotógrafas mais influentes na área. Ela uniu suas especialidades de design, fotografia plus size, moda e publicidade para aumentar a autoestima de mulheres e ajudar a acabar com o preconceito.

Além disso, algumas mulheres depois de serem clicadas por Adriana seguiram direto para as passarelas do Fashion Weekend Plus Size, tendo virado modelos plus size profissionais.

Adriana Líbini não revela apenas imagens. Segundo a fotógrafa, ela revela belezas. Assim, ao registrar suas fotos, ela eterniza o aflorar de suas modelos.

Confira abaixo um ensaio realizado pela fotógrafa plus size Adriana Líbine:

ensaio fotografico plus size sensual

Filipe Menegoy

 

Filipe Menegoy é especialista em fotografia plus size. Atualmente, ele roda o Brasil com o projeto “Ame-se” em busca de mulheres fora do padrão das passarelas tradicionais e fotografá-las.

Além disso, ele é bastante requisitado para cobrir eventos e desfiles de moda plus size.

Segundo Filipe, a fotografia tem o poder de elevar a autoestima. Assim, ele realiza o seu trabalha com o maior carinho do mundo por saber que muitas dessas mulheres enfrentaram problemas para se aceitar. Com isso, ao verem o resultado da sessão, a alegria das modelos é dele também.

Veja abaixo um foto feita por Filipe Menegoy:

ensaio plus size

Galeria: Inspire-se com essas lindas fotografias de modelos plus size

Confira agora algumas fotos de diferentes tipos de ensaio fotográfico plus size para se inspirar e começar a realizar os seus!

Ensaio fotográfico plus size externo

ensaio fotografico plus size

ensaio fotografico plus size

Ensaio fotográfico plus size boudoir

ensaio fotografico plus size boudoir

ensaio fotografico plus size boudoir

Ensaio fotográfico plus size em grupo

ensaio fotografico plus size grupo

Imagem: Lucas Pictures

ensaio plus size grupo

Ensaio fotográfico de gestante plus size

ensaio fotografico plus size gestante

ensaio fotografico plus size gestante

Imagens: Mariana Seelinger

Ensaio fotográfico de plus size sensual

ensaio fotografico plus size sensual

ensaio fotografico plus size sensual

Fotografias plus size expontâneas

ensaio fotografico plus size espontanea

ensaio fotografico plus size espontanea

Conclusão

O ensaio plus size nada mais é do que uma sessão de fotos realizada com modelos que estão fora dos padrões impostos pela sociedade.

Além disso, um ensaio fotográfico plus size mostra que qualquer pessoa pode fazer tudo aquilo o que quiser, independente de do tamanho do seu manequim.

dicas ensaio fotografico plus size

Para obter os melhores resultados possíveis em uma sessão de fotos desse tipo, você precisa seguir as seguintes dicas:

  • Converse com a modelo
  • Evite iluminação dura
  • Use ângulos superiores ou no nível dos olhos
  • Imagens espontâneas ou poses?
  • Evite grande angulares e outras objetivas que podem causar distorções
  • O mais importante: jogue fora o preconceito

Neste artigo você aprendeu a realizar um ensaio fotográfico plus size, além de ter conhecido referências na área.

Pronto para começar? Então, comece agora mesmo a colocar nossas dicas em prática e contribua para a melhoria da autoestima de diversas mulheres.

Se você gostou deste artigo, veja alguns que selecionamos especialmente para você:

E você, já está pronto para começar a fotografar modelos plus sizes e transformar o mundo da fotografia e a vida dessas mulheres?

Conte suas experiências e dicas nos comentários e não se esqueça de avisar se tiver ficado com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

144 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP