Posted in:

Lente Grande Angular: Guia Completo sobre o Acessório + Dicas

lente grande angular

Você sabia que uma lente grande angular cria fotos e vídeos muito mais impressionantes?

Esse tipo de lente permite que mais partes do cenário caibam no seu quadro.

Assim, você é capaz de dividir de forma mais real a sensação de um determinado momento, em vez de apenas dizer “nossa, você tinha que estar lá!”.

Uma lente grande angular projeta um círculo de imagem maior do que o comum em uma lente de mesma distância focal. Com disso, você consegue captar movimentos e inclinações de deslocamento em um amplo campo de visão.

Quer saber como comprar as melhores lentes para a sua câmera? É só acessar esse guia completo que fizemos para você!

A seguir, você aprende tudo sobre lente grande angular. Vamos falar sobre o que é essa lente, suas características e muito mais. Continue lendo e confira:

Índice

  1. O que é uma lente grande angular?
  2. Características de uma lente grande angular
  3. Lente grande angular: quando usar?
  4. Alguns cuidados para tomar com a lente grande angular
  5. Dicas para fotografar com lente grande angular
  6. Qual marca de lente grande angular comprar?
  7. Galeria de inspiração: Fotos com lente grande angular
  8. Conclusão

O que é uma Lente Grande Angular?

lente grande angular

Uma objetiva grande angular, em cinematografia e em fotografia, é referente a uma lente que possui uma distância focal menor do que a distância focal de uma objetiva normal para um determinado tamanho de foto que a câmera produz nos seguintes casos:

As objetivas normais, por convenção, apresentam uma distância focal parecida com a distância da diagonal do do fotosensor digital e do quadro da imagem.

Lentes grandes angulares possuem uma distância focal menor que 35 mm. No mercado, as mais encontradas são as que possuem distância focal de:

  • 14 mm;
  • 18 mm;
  • 20 mm;
  • 24 mm.

Além dessas, existe um lente ultra-grande-angular. Ela possui menos de 14 mm de distância focal e é conhecida como “fish eye” ou olho de peixe. Assim, as fotos tiradas com esse tipo de lente ficam com todos os cantos exteriores curvados.

É normal que você estranhe um pouco ao começar a usar esse tipo de lente. Isso acontece principalmente pela área de captação ser grande, podendo dificultar o foco em um ponto principal.

Para que serve uma lente grande angular

As lentes grandes angulares são ótimas para quem quer registrar momentos de aventura ou paisagens no geral.

Isso acontece porque elas conseguem mostram um campo de vista muito mais amplo, como na fotografia arquitetônica ou na paisagem, por exemplo.

Se você usar outro tipo de lente para esse tipo de assunto, suas imagens também ficarão boas, mas não contaram com o incrível efeito que uma grande angular pode proporcionar.

Além de um ângulo de visão mais amplo, a imagem que é produzida por uma lente grande angular é muito mais suscetível à distorção perspectiva do que uma foto tirada por um lente objetiva normal. O motivo disso é que a primeira é usada muito mais perto do assunto.

Então, se o seu objetivo é capturar outros tipos de ambientes, como construções, ambientes pequenos ou fachadas, esse tipo de lente também é uma ótima opção.

A seguir, confira as principais características de uma lente grande angular:

Características de uma Lente Grande Angular

lente grande angular caracteristicas

Agora que você já sabe o que são lentes grandes oculares e para que elas servem, você precisa conhecer suas principais características:

Ângulo de visão

Uma lente grande angular possui um grande ângulo de visão que pode ser desde a ordem de 180°, como em objetivas “fish eye”, como 60°.

Profundidade de campo

Uma característica marcante dessa lente é a tendência de causar distorções dos planos e uma sensação de prolongamento.

A profundidade de campo é inversamente proporcional à distância focal. Então, quanto menor é a distância focal, maior é a profundidade de campo e vice-versa.

Assim, ao usar uma lente grande angular, você consegue dar mais profundidade de campo à sua imagem.

Lente Grande Angular: Quando Usar?

Se você fotografa monumentos, horizontes, paisagens, arquitetura, ou precisa fotografar espaços pequenos e fechados, saiba que as lentes grandes angulares são as mais indicadas nesses casos.

Por ter um campo de visão amplo, uma grande angular permite que você mostre tudo o que desejar em apenas uma fotografia.

A seguir, você confere os principais momentos para usar esse tipo de lente:

Fotografia de paisagens com lente grande angular

Por capturar imagens super amplas, uma lente grande angular vai ser perfeita para você conseguir enquadrar vários objetos em suas fotos de paisagem.

Assim, fica fácil enquadrar o céu, um rio e o campo ao fundo, por exemplo.

Fotos de cenas urbanas com lente grande angular

Normalmente, cenas urbanas são compostas por muitos elementos espaçados. Com isso, o uso de uma lente grande angular se torna essencial para que toda a cena “caiba” na sua imagem.

Retratos em perspectiva com lente grande angular

Para retratos em perspectivas, é indicado o uso de lentes de 21 ou de 35 mm por conseguirem captar uma quantidade grande de elementos, sem a distorção característica das grande angulares.

Fotografia de arquitetura e ambientes internos com lente grande angular

Monumentos arquitetônicos costumam ser grandes, não sendo facilmente enquadrados com uma lente objetiva normal. Assim, recomenda-se o uso de uma lente grande ocular de 10 mm ou de 20 mm para esses casos.

Essas são indicadas, principalmente, para situações onde o fotógrafo não pode se afastar muito do assunto.

Alguns Cuidados para Tomar com a Lente Grande Angular

lente grande angular

Para fazer o melhor uso possível de uma grande ocular, você precisa tomar alguns cuidados com na hora do clique. Então, confira todos eles a seguir:

Primeiramente, você precisa saber dosar os efeitos da sua imagem para não ter como resultado uma foto estranha. Para evitar uma distorção absurda, abra mais o ângulo e certifique-se de que o seu assunto está o mais longe possível das bordas da lente.

Ao fotografar prédios com essas lentes, o efeito de vertical convergente pode ficar bastante aparente. Para evitar isso, não incline a sua câmera. Então, afaste-se do edifício e mantenha a câmera paralela a ele até que toda a edificação esteja enquadrada na imagem.

É comum que algumas grande angulares apresentem aberrações cromáticas e distorções óticas em forma de barril. Mas não se preocupe: se você não conseguir minimizar esses problemas no momento do clique, é possível fazê-lo na pós produção.

As lentes grandes oculares, principalmente aquelas que possuem ângulo muito aberto, apresentam um grande problema. O que acontece é que ao usar o flash embutido na câmera, este não é capaz de iluminar toda a cena.

Com isso, a sua foto acaba ficando iluminada no centro, mas com as bordas escuras. Para não sofrer com isso, aposte em um flash externo que seja capaz de cobrir um ângulo maior.

Dicas para Fotografar com Lente Grande Angular

Confira as melhores dicas para fotografar com uma grande angular:

Utilize a distorção à seu favor

A distorção está presente em quase todas as lentes grandes angulares. Algumas pessoas veem isso como um problema, mas você pode utilizá-la para criar efeitos criativos em suas imagens.

Regras de composição são suas aliadas

É essencial que você use as regras de composição em suas fotos de paisagem para que ela fique com um resultado harmonioso.

Você pode aplicar a regra dos terços, linhas, reflexos, simetria, guias, entre outros. Existem várias maneiras de aplicar tais regras com sua grande angular.

Crie um primeiro plano interessante

Conforme as lentes de grandes angulares vão captando mais da cena, é importante que você verifique se há algo interessante para o espectador olhar em primeiro plano.

Caso contrário, a imagem pode acabar ficando com muito espaço vazio, tornando-se chato olhar para ela. Assim, o espectador pode acabar perdendo o interesse pela foto, por exemplo.

Fotografe de baixo

Pequenas linhas, objetos ou texturas posicionados no chão podem parecer gigantes quando ficam em primeiro plano, ou seja, quando você fotografa bem perto do chão.

Então, clicar de ângulos mais baixos acaba mostrando outro ponto de vista, diferente daqueles que estamos acostumados a ver no nosso dia a dia.

Mantenha o assunto longe dos cantos da imagem

Lentes grandes angulares costumam distorcer a imagem, principalmente nos cantos. Assim, quando um assunto está posicionado perto dos cantos da imagem, ele fica visivelmente distorcido.

Esse efeito costuma ser mais frequente com distâncias focais mais curtas (15mm podem distorcer mais do que 30mm, por exemplo). 

Então, é importante que você mantenha seu assunto no centro da moldura ao usar esse tipo de lente em suas fotos. Senão, eles podem ficar bem distorcidos.

Lente Grande Angular no Celular

lente grande angular celular

Você sabia que pode transformar o seu celular em uma super câmera fotográfica? As funções básicas do seu celular podem ser exploradas para que você tenha resultados ainda mais incríveis!

Assim, você pode encaixar várias lentes no seu smartphone, por exemplo.

Existem diversos kits de lente para celulares iPhones e Androids para revolucionar o jeito que você tira fotos com os seus aparelhos.

Com o auxílio de um anel magnético, você consegue acoplar facilmente suas lentes em seu celular. Além disso, uma lente grande ocular também podem ser usadas em qualquer aparelho que possuir uma lente fotográfica.

Com isso, você vai conseguir capturar imagens no estilo macro e olho de peixe, por exemplo.

Qual Marca de Lente Grande Angular Comprar?

Agora, você já sabe quase tudo sobre esse tipo de lente fotográfica. Mas, para poder dizer que sabe do assunto, é preciso conhecer as principais marcas do mercado. E não esqueça que o melhor modelo vai depender exclusivamente das suas necessidades.

Então, confira:

Lente grande angular Canon

A lente grande angular Canon é uma das mais procurar por fotógrafos, tanto profissionais quanto amadores. Os preços dessas lentes variam entre R$ 799,90 e R$ 8.999,90.

Alguns dos modelos existentes são:

  • EF-S 24mm f/2.8 STM;
  • EF 24mm f/2.8 IS USM;
  • EF 14mm f/2.8L II USM;
  • EF 24mm f/1.4L II USM.

Lente grande angular Nikon

A Nikon possui diversos modelos de grande angular que podem fazer toda a diferença nas suas fotos.

Alguns dos modelos que a marca disponibiliza são:

  • AF-S NIKKOR 28MM F/1.4E ED;
  • AF-P DX NIKKOR 10-20MM F/4.5-5.6G VR;
  • LENTE NIKON AF-S FISHEYE NIKKOR 8-15MM F/3.5-4.5E ED (primeira grande angular fisheye do mundo).

Lente grande angular Sigma

Outra marca que possui excelentes modelos de lentes grandes angulares é a Sigma. Esta possui em seu catálogo, inclusive, a a primeira lente zoom ultra larga com uma distância focal mínima de 8mm, que foi projetada especificamente para sensores de imagem tamanho APS-C.

Entre os principais modelos, estão:

  • 8-16mm F4.5-5.6 DC HSM
  • 10-20mm F/4-5.6
  • 10mm F/2.8

Lente grande angular Sony

A Sony é uma grande marca de câmeras e acessórios fotográficos que possui diversas opções de lentes grandes angulares no mercado.

Dentre os modelos existentes, estão:

  • SEL1635Z Vario-Tessar T* FE 16-35 mm F4 AZ OSS
  • Alpha Sal1118
  • Lente Sony Sel 16mm F/2.8 

Galeria de Inspiração: Fotos com Lente Grande Angular

Confira agora nossa galeria de fotos feitas com lentes grandes oculares para se inspirar para os seus próximos cliques:

lente grande angular

lente grande angular

lente grande angular

Conclusão

Lentes grandes angulares são ajudam você a capturar mais ações em uma mesma imagem.

Dessa forma, você consegue fazer um clique de um prédio inteiro sem precisar se afastar muito dele, por exemplo.

Esse tipo de lente é ideal para fotografias de:

  • Paisagem;
  • Arquitetura;
  • Cenas urbanas;
  • Retrato em perspectiva;
  • Ambientes internos.

dicas lente grande angular

Não esqueça que existem alguns cuidados que você precisa tomar na hora de usar essa lente, como manter o seu assunto bem no meio da imagem.

Neste artigo, você aprendeu tudo o que precisa saber sobre lentes grandes angulares. Agora, é só colocar nossas dicas em prática e levar seu trabalho para um novo nível de qualidade e diferenciação!

Quer aprender mais técnicas que farão suas fotografias ficaram cada vez melhores? Confira esses outros artigos que preparamos:

E você, já usa lentes grandes angulares? Divida sua experiência conosco nos comentários e não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

110 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP