Boa parte dos cliques mais amados e admirados da fotografia são as fotos de paisagens!
Cada cantinho do planeta tem uma paisagem que merece ser emoldurada como uma própria obra de arte.
Por não estar em movimento, precisar de direções para poses e não exigir um estúdio fotográfico, a paisagem até aparenta ser um assunto fácil de fotografar.
Ao contrário, a verdade é que belas fotos de paisagens exigem tanta técnica quanto qualquer outro ensaio fotográfico.
Leia também “19 Tipos de Fotografia mais Praticados no Mercado: Conheça!” para conhecer mais sobre os gêneros fotográficos!
Se você quer manter suas fotografias fiéis à beleza exuberante da natureza, chegou a hora de aprender alguns truques que podem te ajudar a criar fotos de paisagens lindas de tirar o fôlego!
Índice
- Gênero Fotográfico: Fotografia de Paisagem
- Dicas de Como Tirar Fotos de Paisagens
- Referências de Fotógrafos de Paisagens
- Fotos de Paisagem no Brasil
- Fotos de Paisagem no Mundo
- Conclusão
Gênero Fotográfico: Fotografia de Paisagem
Quando pensamos em fotos de paisagens maravilhosas, imediatamente pensamos em lugares paradisíacos repletos de vida selvagem. Entretanto, a fotografia de paisagem também pode capturar a beleza da vida urbana!
Fotografar lugares costuma ser a primeira paixão de boa parte dos fotógrafos! A oportunidade de clicar um cenário que não se altera tanto com o tempo e não exige uma grande produção é bem atrativa para os iniciantes.
Entretanto, com o tempo você pode perceber que as fotos de paisagens bonitas exigem tanta ou mais dedicação quanto outros tipos de imagens.
Existem técnicas específicas de iluminação, edição e até enquadramento para retratar uma paisagem da forma mais realista possível com a sua câmera.
Dicas de Como Tirar Fotos de Paisagens Maravilhosas
Não é fácil capturar a exuberância da natureza através das lentes. Da mesma forma, é difícil expressar uma mensagem por meio de uma imagem que não usa uma pessoa como modelo.
Isso não significa que criar fotos de paisagens como um profissional é uma missão impossível.
Ao contrário! Nós reunimos 9 dicas para vencer os desafios e começar a clicar o que há de mais lindo no planeta.
Composição
O primeiro ponto que deve ser analisado na hora de fotografar uma paisagem é escolher o recorte certo do cenário para fazer parte da sua foto.
Quando você está presente no local e vê tudo ao redor, precisa ter em mente que a pessoa que verá sua foto não terá essa referência, então você precisa compor a imagem com sabedoria!
Por meio do enquadramento, você pode direcionar o olhar do público para o que você acha que deve ser visto primeiro.
A técnica mais conhecida para obter este efeito se chama “regra dos terços”. Nela, a fotografia é dividida em 9 quadrados por 4 linhas imaginárias, 2 horizontais e 2 verticais.
Os pontos de encontro destas linhas são considerados os principais focos de atenção da imagem, ou seja, serão os primeiros a ser olhados.
Sendo assim, uma imagem completamente centralizada nem sempre é a melhor opção para valorizar os componentes da sua foto!
Profundidade de Campo
Fotos de paisagens exigem uma profundidade de campo ampla para manter todos os elementos da imagem em foco.
Entretanto, para conseguir esta amplitude, você precisa usar uma abertura de diafragma pequena, o que permite que o sensor capture pouca luz.
Para compensar a exposição e não deixar a foto escura, você precisará utilizar uma velocidade de obturador mais lenta. Essa configuração pode causar tremores na imagem, por isso é essencial que você utilize um tripé!
Use Linhas e Formas
As formas do cenário são as suas maiores aliadas para produzir uma imagem original e completamente diferente do resto!
A maioria das paisagens possui alguma linha ou forma que chama mais atenção e acaba guiando o rumo de todo o resto da imagem. Por exemplo, quando fotografamos uma praia, a linha entre a água e a areia sempre chama a atenção dos olhos.
Paisagens urbanas são o tipo de cenário que te permitirão pintar e bordar com os diferentes formatos. As linhas dos prédios e das ruas acabam contando histórias únicas se você deixar a criatividade fluir!
Uso do Tripé
Além de ser indispensável para evitar uma imagem trêmula ou sem nitidez, o tripé pode ajudar muito na hora de esperar o momento ideal para clicar sua foto.
Fotos de paisagens costumam depender muito da luz do Sol, que está sempre em mudança. Ao invés de ficar imóvel aguardando o momento certo e ainda conseguir uma foto borrada no final, que tal se preparar com um tripé de confiança?
Se você já conhece técnicas de fotografia mais ousadas como a longa exposição (que é super utilizada para fotografar cachoeiras e o céu noturno), já sabe que o tripé não pode ficar de fora da sua mochila!
Uso do Cabo Disparador
O cabo disparador é um tipo de controle remoto que permite que você acione o obturador sem encostar na câmera. Ele é conectado ao aparelho por um fio e não causa nenhum tremor na hora do clique.
Ele é ideal para disparos contínuos, para cliques em que a velocidade está lenta demais e tremores podem ocorrer ou até mesmo para imagens que usam a longa exposição.
Se você quiser se tornar parte das suas fotos de paisagens, o cabo disparador também pode ajudar! É só esconder ele no bolso e clicar quando você estiver enquadrado com o cenário.
Utilize a Bolha de Nível Dupla
Como mencionamos anteriormente, as linhas e formas são essenciais para uma foto incrível. Sendo assim, garantir que a sua câmera está nivelada de acordo com as linhas da paisagem é muito importante.
O nível de bolha de ar é uma ferramenta presente na maioria dos tripés para câmeras e te ajuda a medir as variações de altura no aparelho em relação à superfície em que ele está.
Trata-se de um pequeno cilindro cheio com um líquido fluorescente. Há sempre dois riscos que indicam o ponto de referência e é entre eles que a bolha de ar deve estar posicionada quando o aparelho está no nivelamento correto.
O nível de bolha dupla mede não apenas a relação com a superfície em que o tripé está, mas também o inclinamento da câmera para frente ou para trás.
Utilize Filtros Fotográficos
Não, nós não estamos falando de filtros do Instagram! Os filtros fotográficos são acessórios que você pode encaixar na ponta da lente para criar um efeito diferente na sua foto.
Sendo assim, eles podem alterar o balanço de cor, o foco e a luminosidade que o sensor captura na câmera, resultando em imagens originais e incríveis de se ver.
Fotos de paisagens maravilhosas costumam trabalhar com cores vibrantes e elementos que dão toda a inspiração para usar e abusar de filtros fotográficos. Que tal experimentar um na sua próxima aventura fotográfica?
Hora Dourada: Amanhecer e Entardecer
A luz do Sol é um dos principais fatores das fotos de paisagens, ela está presente na maioria delas como fonte de iluminação.
Entretanto, o Sol não está a favor do fotógrafo sempre. Quando ele está no pico, a luz é forte demais e estraga a foto. Por outro lado, fotografar à noite requer mais equipamentos e ajustes de câmera.
Portanto, qual é o horário ideal para tirar fotos?
O amanhecer ou entardecer são os melhores momentos para fotografar com a luz natural, este período é conhecido como hora dourada.
Equipamentos para Fotografar Paisagens
As lentes mais indicadas para fotos de paisagens são conhecidas como grande angulares. Elas garantem uma amplitude do enquadramento e também a nitidez da imagem completa.
Por outro lado, se o seu objetivo é capturar pontos que estão a uma longa distância, as lentes zoom são mais recomendadas. Elas conseguem enquadrar e focar um elemento específico de forma mais clara.
Como não custa nada repetir: não se esqueça do tripé! Ele sempre é útil na hora de fotografar cenários amplos com nitidez.
Referências de Fotógrafos de Paisagens
Considerado um dos principais gêneros fotográficos, as fotos de paisagens construíram um ramo dentro da fotografia repleto de profissionais renomados.
Até mesmo quem vive fora do mundo da fotografia sabe apreciar a dedicação e visão que está por trás do retrato de um cenário natural ou urbano.
Inspire-se com 15 dos mais famosos fotógrafos de paisagens do mundo!
Ansel Adams
O grande mestre das fotos de paisagens naturais, não apenas capturava a beleza da natureza como também buscava protegê-la ao participar da luta pela preservação dos parques nos Estados Unidos.
Ansel fez seu legado com imagens amplas de cenários exuberantes com uma nitidez nunca antes vista. Seus trabalhos eram quase sempre em preto e branco.
Imagem: Ansel Adams
Michael Kenna
Michael é conhecido por produzir imagens que refletem um forte sentimento de solidão, mesmo sem a presença de nenhum humano nela.
Ainda mais, o fotógrafo é notado por brincar com luzes e sombras de forma sutil. Do mesmo modo, são tão poderosas que são capazes de dar a marca própria de Kenna para qualquer imagem.
Imagem: Michael Kenna
Nadav Kander
Muito conhecido pelos seus retratos, Nadav também se destaca com suas fotos de paisagens originais e surpreendentes.
Em 2009, o fotógrafo de paisagem foi premiado no “Prix Pictet ‘Earth'” pela sua série fotográfica de paisagens nomeada como “Yangtze – The Long River”.
Imagem: Nadav Kander
Sebastião Salgado
O maior nome da fotografia no Brasil começou sua carreira como fotógrafo nos anos 70, durante uma viagem para a Angola.
Como resultado, se torna destaque documentando diferenças econômicas ao redor do mundo por meio dos seus cliques. É conhecido por trabalhar com luzes e sombras dramáticos e bem delineados.
Imagem: Sebastião Salgado
Brett Weston
Weston ficou conhecido por começar sua carreira na fotografia ainda muito jovem, com apenas 14 anos.
Filho do também fotógrafo Edward Weston, Brett construiu seu nome no mercado ao brincar com o abstrato e níveis de contraste elevados em suas fotografias de paisagens.
Imagem: Brett Weston
Franco Fontana
Mais notável, o italiano conquistou seu espaço como um dos grandes inovadores da fotografia ao explorar cores vibrantes enquanto fotografava paisagens.
Devido ao fato de que as fotos de paisagens da época costumavam ser mais sóbrias e realistas, Fontana dava um toque de fantasia ao seu trabalho focando em cores vivas e formas originais.
Imagem: Franco Fontana
William Henry Jackson
O trabalho da vida de William ficou conhecido por conta de seus cliques do oeste americano, em uma época que o velho oeste estava na maioria das obras de ficção para encantar o público.
As fotos de paisagens naturais de Jackson eram tão fiéis aos cenários americanos que acabaram se tornando parte do acervo americano de pesquisa geográfica.
Imagem: William Henry Jackson
Takeshi Mizukoshi
Especializado em fotografar grandes montanhas, Mizukoshi ficou conhecido por retratar a grande imponência da natureza em seus cliques.
O uso de sombras escuras em suas fotos de paisagens naturais possuem o objetivo de expressar um ar sombrio e cruel da natureza, refletindo toda a ira que ela pode exercer sobre o humano.
Imagem: Takeshi Mizukoshi
David Brookover
Até os dias atuais, a maior parte das fotografias produzidas por David foram feitas com uma câmera de grande formato 8×10.
Mais um adepto ao estilo preto e branco, Brookover usa os ensinamentos que teve no Japão para capturar as mais belas paisagens do mundo com delicadeza e sofisticação.
Imagem: David Brookover
Galen Rowell
Apaixonado pela escalada e fotografia, Galen se tornou um dos primeiros a fotografar paisagens de uma forma tão participativa e próxima, o que o levou a trabalhar para a National Geographic.
Como fotojornalista, mergulhava dentro dos cenários que fotografava para contar as histórias que ali moravam da forma mais realista possível.
Imagem: Galen Rowell
Carr Clifton
Com mais de 30 anos de carreira, Carr é conhecido por retratar a realidade dos lugares mais remotos do planeta.
Portanto, fotógrafo busca as mais originais fotos de paisagens nos locais onde ninguém sequer imaginaria visitar. Como resultado, as transforma em arte.
Imagem: Carr Clifton
Alex Boyd
Um dos membros da nova geração de fotógrafos de paisagens é conhecido por trazer uma visão romântica e clássica ao seu trabalho.
Por meio de fotos de paisagens em preto e branco com toques de sombras escuras, Alex transforma imagem em poesia e arte com facilidade.
Imagem: Alex Boyd
Fotos de Paisagem no Brasil
Se existe algo que ninguém pode negar é o quão belas são as paisagens que colorem o nosso Brasil! O mundo inteiro reconhece e admira a exuberância da natureza brasileira.
Presenteado com todos tipos de cenários por todo o seu território, o Brasil é perfeito para qualquer fotografia. Lugares como os Lençóis Maranhenses, Floresta Amazônica, Balneário Camboriú, entre outros se destacam como belíssimas paisagens.
Conheça 10 lugares do país que ilustram as mais belas fotos de paisagens já vistas!
Floresta Amazônica;
Pantanal, Mato Grosso do Sul;
Lençóis Maranhenses, Maranhão;
Cataratas do Iguaçu, Paraná;
Bonito, Mato Grosso do Sul;
Jericoacoara, Ceará;
Fernando de Noronha, Pernambuco;
Chapada Diamantina, Bahia;
Morro do Corcovado, Rio de Janeiro;
Avenida Paulista, São Paulo
Fotos de Paisagem no Mundo
Cada um de nós possui o sonho de visitar pelo menos uma bela paisagem deste mundão, não é? Aliás, já diz o ditado: o que é bonito, é para se ver!
Até os lugares mais remotos do planeta guardam surpreendentes visões que nos mostram o quão perfeita a natureza é.
Desperte o seu espírito viajante com 10 dos cenários mais belos do planeta e planeje sua próxima viagem fotográfica! Fotos de paisagens maravilhosas garantidas! 🙂
Inspire-se nestas 10 fotos de paisagens no mundo
Grand Canyon, Estados Unidos
Grande Barreira de Corais, Austrália
Ko Phi Phi, Tailândia
Cordilheira dos Andes, América do Sul
Deserto do Namibe, África
Monte Fuji, Japão
Rio Kawarau, Nova Zelândia
Gizé, Egito
Salar do Uyuni, Bolívia
Vale da Lua, Jordânia
Conclusão: Fotografia de Paisagem Profissional
Se a sua paixão é explorar o mundo e conhecer tudo o que ele tem a oferecer, chegou a hora de unir este amor à fotografia e descobrir um novo talento!
As fotos de paisagens se tornam parte da carreira de quase todo fotógrafo, mas nem todos conseguem continuar nela. Por mais simples que pareça, o gênero exige técnicas e um olhar criativo.
Certamente, com todas as dicas que te demos, você está pronto para se aventurar nas fotos de paisagens e retratar a beleza do mundo como você a vê!
- Fotografia Artística: Dicas para Fotos com Arte e Emoção
- 9 Técnicas de Fotografia para Fotos Incríveis e Profissionais
- Fotos GoPro: Dicas e Truques para Tirar Fotos Criativas na GoPro
E você, já teve alguma experiência com as fotos de paisagem? Conte tudo nos comentários e não esqueça de avisar se ficou com alguma dúvida!