Posted in:

Lentes Canon: Quais são as Melhores no Mercado e como Escolher

lentes canon

As lentes Canon estão entre as mais populares do mercado. Saiba por que e entenda como escolher a sua.

É muito comum, em especial entre quem está começando no mundo da fotografia profissional, ter dúvidas sobre equipamentos. As lentes ou objetivas inspiram muitas perguntas.

Isso porque existem muitos tipos diferentes de lentes para câmeras fotográficas. A variação de características – e preços – não é pequena. E como, no geral, o investimento não é baixo para equipamentos fotográficos, é essencial tirar essas dúvidas antes de comprar.

Quer saber mais sobre como escolher os equipamentos que você precisa para começar? Leia também esse guia completo que preparamos!

Neste artigo, vamos focar em uma das marcas mais populares e consagradas no mercado fotográfico: as lentes Canon. A seguir, você vai conhecer as principais características da marca, ter uma ideia sobre os preços e aprender a escolher a lente Canon ideal para você. Confira:

Índice

  1. Lentes Canon: Favoritas entre os fotógrafos profissionais
  2. Quais são os principais tipos de lentes Canon?
  3. Como escolher quais lentes Canon comprar?
  4. Lentes Canon mais populares do mercado
  5. Qual é o preço médio das lentes Canon?
  6. Conclusão

Lentes Canon: Favoritas entre os Fotógrafos Profissionais

lentes canon qual escolher

Existe muito debate acerca de qual a melhor marca de equipamentos fotográficos. Embora não exista um consenso e a resposta seja uma questão bastante pessoal, não há como negar a popularidade das câmeras e lentes Canon.

Uma pesquisa realizada pelo World Press Photo em 2014, por exemplo, aponta que 54% dos fotógrafos utilizam a Canon para suas atividades profissionais.

E, é claro, quando você opta por uma marca de câmera fotográfica, acaba se comprometendo a investir também nos acessórios compatíveis. As lentes Canon são mundialmente conhecidas pela qualidade e versatilidade.

E a qualidade da lente é um fator importantíssimo para seus resultados finais. Afinal, ela interfere na nitidez da imagem, na fidelidade das cores, na profundidade de campo e em muitos outros pontos essenciais da fotografia.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre as lentes Canon, como escolher a melhor para você e o que esperar na questão do investimento necessário.

Quais são os Principais Tipos de Lentes Canon?

lentes canon tipos

As lentes Canon cobrem todos os tipos principais de objetivas fotográficas disponíveis no mercado. Relembrando, as lentes podem variar em:

  • Tamanho da abertura do diafragma: expressado como f-stop, esse valor interfere na quantidade de luminosidade que passa pela objetiva e atinge o sensor. Temos lentes claras (f-stops pequenos) e escuras (f-stops grandes).
  • Distância Focal: a distância focal é expressada em mm, e diz respeito ao ângulo de visão, profundidade de campo e capacidade de zoom óptico da lente.
  • Modelos Fixos ou Zoom: as lentes fixas são aquelas que possuem apenas uma distância focal. As lentes zoom podem ter sua distância focal ajustada, normalmente através da rotação de uma parte móvel na objetiva.
  • Agrupamento das lentes: algumas objetivas contam com espelhos ou grupos especiais de lentes. Por exemplo, as teleobjetivas são capazes de obter uma distância focal maior em modelos compactos.

Ficou interessado nos diferentes tipos de lentes disponíveis no mercado? Leia também nosso guia completo sobre como escolher seu primeiro conjunto de lentes!

Lentes Canon de zoom

As lentes Canon de zoom são aquelas que contam com distância focal variável. Hoje, a marca oferece modelos zoom:

  • Em sua série L;
  • Em teleobjetivas;
  • Em suas grande-angulares.

Lentes Canon teleobjetivas

As lentes Canon teleobjetivas são conhecidas por sua versatilidade, apresentando grandes variações de distância focal em estruturas bastante compactas.

A mais poderosa teleobjetiva disponível atualmente é a EF 70-300mm (f/4-5.6 IS II USM). Trata-se de uma lente clara e versátil. O acessório também conta com recursos como estabilização de imagem e um display digital que informa a distância focal configurada.

Se você ficou interessado em como é possível obter uma distância focal tão grande em um acessório compacto, leia nosso artigo sobre teleobjetivas. Lá, falamos mais sobre a estrutura e poder deste tipo de lente!

Lentes Canon grande angulares

Perfeitas para fotografar de perto e registrar o máximo possível da cena, as lentes Canon grande-angulares possuem bastante opções.

Quem é fã das fixas, pode optar pela EF-S 24mm f/2.8 STM. Uma objetiva clara, leve e rápida, ela tem ótima performance em ambientes internos, por exemplo.

Já quem procura uma opção mais versátil vai amar a EF 17-40mm f/4L USM, da série L. Apesar de fazer parte da coleção avançada da Canon, seu preço ainda é acessível.

Lentes Canon fixas

As clássicas objetivas Canon da série Prime são fixas que podem ser consideradas parte essencial do kit de qualquer fotógrafo. A série apresenta três opções:

  • EF 50mm f/1.8 STM
  • EF 40mm f/2.8 STM
  • EF 85mm f/1.8 USM

A 50mm é uma das mais populares – e clássicas – lentes Canon.

Lentes Canon macro

Quando o assunto é macro, as lentes Canon entregam resultados nítidos e cheios de detalhes. A objetiva mais poderosa da categoria é a EF 100mm f/2.8 Macro USM.

Com sistema de foco automático e distância mínima de foco de 0,3m, não é difícil entender a popularidade deste acessório.

Como Escolher Quais Lentes Canon Comprar?

lentes canon como comprar

Que as lentes Canon possuem uma ótima qualidade você já sabe. Mas como escolher em qual objetiva você deve investir primeiro?

Sabemos que equipamento fotográfico não é barato. As lentes, principalmente, chegam facilmente na casa dos milhares – ou dezenas de milhares, dependendo do acessório.

Por isso, é muito importante passar por um processo rigoroso de seleção antes de decidir investir.

Lembre-se que, como fotógrafo profissional, é importantíssimo contar com o equipamento adequado. O investimento nos acessórios, no entanto, vai influenciar diretamente o seu lucro com o trabalho.

Considere suas necessidades

Antes de mais nada, você precisa pensar no que vai fotografar. Quais são suas reais necessidades como fotógrafo?

Isso dependerá muito:

  • Do nicho de fotografia com o qual você trabalha;
  • Do assunto que você está acostumado a fotografar;
  • Dos ambientes usuais da sua sessão.

Por mais que seja tentador investir nas lentes cheias de recursos e novas tecnologias, pense primeiro se você realmente vai utilizá-la no dia a dia.

Dito isso, pode valer muito à pena investir em uma lente Canon mais cara, dependendo da área na qual você se especializa. Por exemplo, as teleobjetivas são praticamente essenciais na fotografia esportiva.

Para se decidir, considere o cálculo de custo por uso: divida o preço da objetiva Canon em questão pelo número de vezes em que você estima que vai usá-la no próximo mês.

O custo diário é mais baixo do que o que você ganha com fotografia? Quantos meses vai levar para que o valor do acessório seja completamente ganho de volta?

Esse é um bom jeito de colocar o preço em perspectiva.

Lentes Canon para fotógrafos iniciantes

Se você está começando agora, o ideal é contar com um conjunto básico de lentes Canon.

É claro, se você já eliminou uma dessas objetivas na análise feita no tópico anterior, não precisa investir nela.

Recomendamos, no geral, três lentes Canon para o fotógrafo iniciante:

  • Fixa EF 50mm f/1.8 STM;
  • Telefoto EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM;
  • Grande angular EF 17-40mm f/4L USM (Série L).

Vale à pena comprar lentes Canon usadas?

Essa é uma pergunta muito frequente entre fotógrafos. Então, é essencial você saber que as lentes Canon usadas podem sair mais em conta, mas é preciso tomar alguns cuidados ao fazer esse tipo de negociação.

Um dos pontos mais importantes é sempre comprar lentes Canon de vendedores confiáveis. Se você puder verificar o estado de conservação do acessório antes de concretizar a compra, melhor ainda.

No geral, a maioria de sites de revenda de equipamentos usados contam com medidas protetivas para o comprador. Alguns exemplos são as opções de abrir disputas sobre o item ou de não liberar o pagamento ao vendedor até o momento de recebimento e checagem do acessório.

A resposta, então, é que depende. Muitas vezes, um acessório usado pode estar em ótimas condições e sair muito mais em conta. Por isso, esteja de olho nas oportunidades e sempre verifique a reputação do vendedor antes da compra, principalmente se ela for realizada online.

Dica: equipamento compartilhado entre equipes

Trabalha com uma equipe de fotógrafo ou em uma agência de produção? Isso pode ser uma ótima notícia.

Compartilhar acessórios fotográficos é uma prática muito comum no mercado fotográfico. Por isso, procure outros profissionais que também utilizam câmeras e lentes Canon. E saiba que você está com sorte, já que eles não são difíceis de encontrar!

Com esse sistema, é possível organizar os investimentos e contar com uma seleção maior de objetivas Canon para escolher.

Lentes Canon mais Populares do Mercado

Agora que você já sabe mais sobre as lentes Canon, deve estar curioso para saber quais são as objetivas mais procuradas da marca. Confira a seguir:

Lentes Canon 50mm

lentes canon 50 mm

A série Prime fixa EF 50mm f/1.8 STM, sem dúvidas, é uma das lentes Canon mais populares. A 50mm é um acessório versátil, que foi muito importante para a história da fotografia.

Ela é perfeita para retratos e fotografia social. Além disso, representa um investimento relativamente pequeno para iniciantes.

Lentes Canon EF

lentes canon 35 mm ef

As lentes Canon EF são objetivas construídas especialmente com as câmeras full frame em mente. Com tamanho próximo aos filmes tradicionais, de 35mm, os sensores full frame precisam de uma projeção de imagem maior para que toda a sua área seja preenchida.

Pensando nisso, as lentes Canon EF possuem elementos ópticos maiores. Elas também possuem, no geral, maior abertura do diafragma, sendo lentes claras.

É possível utilizar as lentes Canon EF em câmeras APS-C. Você deve, no entanto, levar o fator de corte em conta na hora de clicar.

Lentes Canon 18 – 135 mm

lentes canon 18 135

Uma zoom que não é uma teleobjetiva, a EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM  é uma ótima opção para fotógrafos que buscam um zoom ótico poderoso, mas não podem investir nos modelos mais caros no momento.

Sua versatilidade foi o que consolidou a 18-135mm da Canon como uma das mais populares da marca.

Qual é o Preço Médio das Lentes Canon?

lentes canon preço

Como mencionamos, os preços das objetivas Canon pode variar bastante. Começando em cerca de R$200 e chegando a R$70.000, é fácil perceber o motivo de tantas dúvidas entre fotógrafos.

As lentes que recomendamos para fotógrafos iniciantes, por exemplo, custam em média:

  • Fixa EF 50mm f/1.8 STM: entre R$ 580 e R$ 600.
  • Telefoto EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM: entre R$ 600 e R$ 700.
  • Grande angular EF 17-40mm f/4L USM (Série L): entre R$ 3.000 e R$ 3.800.

Uma opção de lente grande angular da Canon mais em conta pode ser a fixa EF-S 24mm f/2.8 STM, que é encontrada entre R$ 650 e R$ 720.

Conclusão

lentes canon dicas

As lentes Canon são populares entre fotógrafos profissionais em todo o mundo. Isso porque são versáteis e possuem ótima qualidade de imagem e durabilidade.

Escolher sua primeira objetiva Canon, no entanto, pode ser um verdadeiro desafio. Com tantas variações nas características e preços destes acessórios, é natural que surjam dúvidas.

Neste artigo, no entanto, você encontrou todas as informações que precisa para tomar sua decisão. Lembre-se: sempre leve em conta suas necessidades, o quanto a lente Canon será usada e se existem alternativas viáveis – como compartilhar o equipamento ou investir em lentes Canon usadas.

Agora, é só começar a pesquisar os preços e escolher a lente Canon ideal para você! Comece com as sugestões que trouxemos aqui!

Quer aprender ainda mais sobre seus equipamentos e tirar o proveito máximo deles no seu trabalho? Leia também esses outros artigos que separamos para você:

E então, quais são suas lentes Canon favoritas? Divida sua opinião e experiência conosco nos comentários, e não deixe de perguntar se ainda ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

110 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP