Posted in:

Profundidade de Campo na Fotografia: Guia Completo para se Tornar um Expert

profundidade de campo

Quer aprender tudo sobre profundidade de campo e tirar fotografias incríveis?

A profundidade de campo é um dos fatores de uma imagem que você precisa entender bem.

A fotografia é uma forma de arte extremamente complexa. Nela, estão envolvidas inúmeras técnicas, conceitos científicos e equipamentos especializados.

Por isso, além de criatividade, um fotógrafo profissional precisa estar sempre estudando o assunto.

É importantíssimo conhecer e aprender a manipular todos os elementos essenciais de uma foto. Para criar imagens perfeitas, você precisará usar as configurações do seu equipamento, a cena que é apresentada a você e até mesmo as leis da física a seu favor.

Tudo isso aliado ao olhar afiado, sempre em busca de oportunidades incríveis para cliques.

Quer outras dicas para continuar melhorando suas fotografias? Leia também este outro conteúdo que preparamos sobre técnicas que deixarão suas fotos muito mais profissionais!

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber para se tornar um expert em um desses elementos essencias da fotografia: a profundidade de campo! Continue lendo e confira:

Índice

  1. O que é Profundidade de Campo na Fotografia?
  2. Para que Serve a Profundidade de Campo?
  3. Fatores que Influenciam a Profundidade de Campo
  4. Como Calcular a Profundidade de Campo
  5. Como Fazer Profundidade de Campo nas Fotografias
  6. Equipamentos Fotográficos e a Profundidade de Campo
  7. Conclusão

O que é Profundidade de Campo na Fotografia?

profundidade de campo dicas de fotografia

A profundidade de campo diz respeito ao ponto em que objetos dentro do enquadramento da sua imagem estão em foco. Todos elementos que aparecem na foto e não estão nítidos são considerados como estando fora da profundidade de campo.

Vamos entender melhor:

A lente da sua câmera fotográfica pode se focar em apenas um ponto. Isso significa que tudo que estiver mais próximo ou mais distante do que este plano aparecerá desfocado na imagem.

Então, a profundidade define o quanto um objeto está focado em relação aos demais assuntos em uma cena.

Profundidade de Campo e o Círculo de Confusão (CoC)

O efeito é causado por um fenômeno óptico chamado círculos de confusão.

Os círculos de confusão aumentam progressivamente conforme os objetos se afastam do plano de foco. E, quando os círculos de confusão se tornam maiores do que nossa acuidade visual, a sensação de falta de nitidez se manifesta.

A profundidade de campo é afetada, no geral, por três fatores:

  • O tamanho dos círculos de confusão capturados;
  • A ampliação realizada sobre eles;
  • A acuidade visual humana.

Normalmente, os dois últimos fatores não estão sob o controle do fotógrafo ao clicar a imagem.

Os círculos de confusão, no entanto, podem ser modificados com a abertura do diafragma.

A distância da câmera em relação ao plano de foco e a distância focal utilizada também são elementos que podem controlar o tamanho dos círculos de confusão.

Para que Serve a Profundidade de Campo?

profundidade de campo dicas de fotografia

A profundidade de campo em uma fotografia pode ser manipulada para alcançar muitos efeitos diferentes. Um dos mais famosos é o Bokeh, que conta com o desfoque do fundo como elemento artístico da composição.

Se você está começando agora, um ótimo exercício é fotografar uma mesma cena com diferentes profundidades e estudar seus efeitos. No geral, as técnicas utilizadas são:

  • Profundidade de campo reduzida: pode ajudar a destacar um elemento sobre o fundo (ou sobre um primeiro plano) e também pode isolar um objeto. Também é utilizada para criar o efeito Bokeh.
  • Profundidade de campo ampliada: serve para fotografar toda a cena da maneira mais nítida possível. É perfeita para quando você quer que todos os detalhes apareçam na imagem final.

Fatores que Influenciam a Profundidade de Campo

profundidade de campo dicas de fotografia

Agora que você já entende melhor o que é a profundidade de campo, é hora de aprender como manipular esse aspecto nas suas fotografias.

A seguir, você encontra quais são os fatores que você pode controlar para influenciar a profundidade de campo:

Abertura do Diafragma

A abertura do diafragma é o fator que permite que a luz passe pela lente da câmera, atingindo o sensor. E o tamanho desta abertura influencia a profundidade de campo de maneira direta.

Quanto maior a abertura, mais luz o sensor receberá. Isso é representado através dos f-stops. Veja os exemplos:

  • Em números de f-stops pequenos, como f/3.5 ou f/2.8, a abertura é maior e mais luz chegará ao sensor;
  • Em números grandes, como f/8 ou f/32, a abertura é menor e permite que menos luz entre.

Interessado em aprender mais sobre o diafragma? Leia nosso guia completo sobre o assunto!

Quanto menos luz atingir o sensor, maior será a profundidade de campo na fotografia. Ou seja, quanto maior o f-stop, maior a profundidade de campo.

Proximidade com o Objeto

Quanto mais perto o ponto de foco estiver da câmera, menor se torna a profundidade de campo. Fotos em close up ou macros, por exemplo, costumam apresentar profundidade de campo bastante reduzida.

Ao afastar a câmera do objeto fotografado, é possível obter uma profundidade de campo mais ampla.

Vale lembrar que o mais importante para determinar essa profundidade não é, necessariamente, a distância entre a câmera e o objeto em foco. Também é essencial considerar a distância entre o primeiro plano e o plano de fundo da imagem.

Por exemplo, ao fotografar um vaso que está a 3m da câmera, é possível alterar a profundidade focal aproximando ou afastando o vaso da parede de fundo, mesmo se a câmera for mantida a 3m do objeto.

Distância Focal

A distância focal, também conhecida como comprimento focal, se refere à capacidade das lentes de aumentar a imagem de um assunto distante.

Existem muitos detalhes para se entender nesse fator, mas é fácil lembrar como ele afeta a profundidade de campo: quanto maior for o seu comprimento focal, menor será a profundidade.

Por exemplo, considere uma lente de comprimento focal de 18-105mm. Quando a lente estiver aberta em 18mm, a área de foco será maior do que quando estiver usando o zoom, ou seja, o comprimento focal será de 105mm.

Tamanho do Sensor

Essa é uma dúvida muito comum no mundo da fotografia. Afinal, o tamanho do sensor influencia ou não a profundidade de campo?

A resposta é: sim! A profundidade de campo também está relacionada com o tamanho dos pixels do sensor. Lembra dos círculos de confusão? Pois bem: para que uma imagem seja nítida, é preciso que eles sejam menores do que os pixels capturados na imagem.

O tamanho de cada pixel é proporcional ao tamanho do sensor. Dessa forma, sensores menores têm pixels menores e, consequentemente, uma tolerância menor para imagens fora de foco.

Na maioria das lentes, existem marcações de profundidade de campo. É interessante saber que, no geral, esses cálculos dizem respeito a sensores full-frame, ou seja, de 35mm.

Como Calcular a Profundidade de Campo

dicas de fotografia profundidade de campo como fazer

Se a maioria das tabelas com cálculos de profundidade de campo foram feitas pensando em câmeras full-frame, como é possível ter os números exatos para sensores menores?

Bem, existem muitas ferramentas online, softwares e até mesmo aplicativos mobile que realizam esse cálculo para você. Para utilizar as calculadoras, é preciso saber:

  • O modelo da câmera;
  • A distância focal da lente;
  • A distância do objeto fotografado;

Algumas calculadoras também levam em consideração a ampliação da imagem final.

A maioria das câmeras modernas conta com um botão que habilita a visualização desse fator antes de tirar a fotografia.

A previsão no visor pode fazer com que a imagem pareça mais escura, mas não se preocupe. Este efeito aparece apenas no visor. Se você configurou a câmera corretamente, a imagem será adequadamente exposta.

Como Fazer Profundidade de Campo nas Fotografias

entendendo a profundidade de campo

Aplicar técnicas, a fim de ampliar ou reduzir a profundidade de campo nas suas fotografias, pode resultar em imagens incríveis. Para isso, tudo o que você precisa fazer é modificar um ou mais dos fatores que apresentamos no último tópico.

A seguir, veja como configurar sua câmera e preparar a cena:

Menor Profundidade de Campo

A profundidade reduzida significa que apenas um dos planos na sua imagem terá nitidez. Essa técnica fica ótima em retratos, fotos de animais, close-ups de flores e plantas, por exemplo.

Para diminuir a profundidade, você pode:

  • Aumentar a abertura do diafragma;
  • Aumentar a distância focal da sua lente;
  • Aproximar a câmera do assunto a ser fotografado;

Maior Profundidade de Campo

A profundidade de campo ampliada possibilita que mais detalhes fiquem nítidos na imagem capturada. A técnica é muito utilizada no fotojornalismo e nas fotografias de paisagens, por exemplo.

Para aumentar a profundidade basta:

  • Diminuir a abertura do diafragma;
  • Diminuir a distância focal da lente;
  • Afastar a câmera do assunto a ser fotografado.

Se o objetivo for que a fotografia inteira esteja em foco, é interessante utilizar uma calculadora para encontrar sua distância hiperfocal. O termo diz respeito a uma profundidade de campo correspondente à metade da distância de seu ponto focal até o infinito.

Uma boa regra é focar a um terço de distância da cena. Utilize uma abertura de cerca de f/11 ou mais, com lentes grandes angulares para  maximizar a sua profundidade de campo.

Outros ajustes

Você não deve esquecer que, ao ajustar a abertura do diafragma, você está interferindo diretamente na quantidade de luz que atinge o sensor da câmera. Por isso, você pode querer fazer ajustes em outros fatores ao aumentar ou diminuir a abertura. Por exemplo:

Por isso, é extremamente importante entender bem como os principais fatores técnicos de uma fotografia interagem entre si. Além disso, é fundamental conhecer seu equipamento e fazer muitos experimentos.

Equipamentos Fotográficos e a Profundidade de Campo

entendendo a profundidade de campo

É necessário ter equipamentos específicos para controlar a profundidade de campo das suas fotografias? Na verdade, a grande maioria das câmeras profissionais e semi profissionais, hoje, apresentam configurações mais que suficientes para fazer isso.

No entanto, existem alguns equipamentos que vão ajudar você nesta tarefa. Confira:

  • Câmeras full-frame: para aumentar a profundidade, um sensor full-frame pode ser extremamente útil. Sem contar que a maioria dos números de referências nas lentes são calculados para estes modelos, facilitando o uso.
  • Câmeras com modos manuais para o foco, obturador, diafragma, ISO e exposição: para manipular a profundidade de campo, é essencial ter o máximo de controle possível sobre seu equipamento;
  • Lentes macro ou zoom: elas não são obrigatórias, mas podem ajudar muito a conseguir profundidades de campo menores sem perder a nitidez na imagem toda.
  • Tripé: trabalhando com profundidade de campo ampla, você vai configurar a câmera para capturar menos luz. Isso significa que provavelmente será necessário aumentar o tempo de exposição. Para isso, sua câmera precisa estar estabilizada, a fim de evitar tremores e ruídos na foto.

Conclusão

entendendo a profundidade de campo dicas

A profundidade de campo é um dos elementos técnicos básicos do mundo da fotografia. É, portanto, importantíssimo que você se familiarize com este conceito e aprenda como manipular esse aspecto nas suas imagens.

A área nítida (de foco) em uma fotografia, em relação aos outros elementos da composição, representa a profundidade de campo.

Essa é uma característica que pode ser alterada pelo fotógrafo utilizando diferentes técnicas, que incluem:

  • Modificação da abertura do diafragma;
  • Ajuste da distância focal da lente;
  • Ajuste da distância do objeto;
  • Tamanho do sensor da câmera.

Quer aprender ainda mais sobre fotografia? Confira os outros artigos que preparamos para você:

Um fotógrafo profissional deve ter domínio dos aspectos técnicos da fotografia, além de conhecer bem seus equipamentos. Mas você também precisa se inspirar para obter ótimos resultados.

Por isso, não deixe de acompanhar o trabalho de diferentes fotógrafos e continuar lendo nosso blog. Aqui, você sempre encontra informações importantes, técnicas fundamentais e guias com curiosidades incríveis!

Divida sua opinião e experiência conosco nos comentários e não esqueça de perguntar se tiver ficado com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

144 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP