Posted in:

Manipulação de Imagem: O que é, Quando Utilizar e Tutoriais para Fotos

manipulação de imagem

A manipulação de imagem trata uma imagem com o intuito de corrigir imperfeições ou ajustar alguma cor, por exemplo.

Para isso, é necessário ter noções de softwares de edição, como o Lightroom e o Photoshop, que são utilizados por grande fotógrafos, revistas e jornais.

Dessa forma, você pode tratar uma imagem acrescentando algumas melhorias a ela, modificando diversos fatores, como o contraste, por exemplo.

Além disso, também é possível realizar a montagem ou a mudança de detalhes de uma foto, a fim de transformá-la em uma nova imagem. As possibilidades são infinitas.

Assim, é possível realizar a manipulação de imagem, a fim de deixar a sua foto muito mais atraente para o observador, seja ela de uma pessoa ou de um produto, por exemplo.

Você sabe qual é a diferença entre tratar as suas imagens com o Lightroom e com o Photoshop? Então, acesse esse guia completo que preparamos para você e confira!

Neste artigo você vai conhecer as melhores dicas sobre manipulação de imagem.

Índice

  1. O que é manipulação de imagem?
  2. Que tipo de programa você precisa para manipulação de imagens?
  3. Onde encontrar tutoriais para manipulação de imagens?
  4. Os 6 melhores tutoriais de manipulação de imagens
  5. Tipos de manipulação de imagem
  6. Galeria: Incríveis manipulações de imagem para se inspirar</li>
  7. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre manipulação de imagem:

O que é manipulação de imagem?

manipulação de imagem quem é
O que é manipulação de imagem?

A manipulação de imagem nada mais é do que a ação de retocar, corrigir ou retirar algum tipo de imperfeição de uma determinada imagem.

Além disso, ela também pode envolver a troca, a remoção ou a mudança dos fundos e de algumas características do assunto do seu clique. Tudo isso é feito dependendo do uso que a imagem terá.

Dessa forma, diversas imagens antigas conseguem ser recuperadas ou recriadas com a inserção de características originais da cena.

A manipulação de imagem também pode ser realizada em imagens em movimento ou vídeos, tratando ou modificando a sua aparência original.

Normalmente, essa técnica é bastante utilizada para fins publicitários, sendo de responsabilidade do manipulador deixar a imagem “vendável”.

Qual é diferença entre manipulação de imagem e pós processamento?

Esses dois termos, apesar de sempre serem usados como sinônimos, significam duas coisas diferentes. Entenda melhor para evitar esse erro:

Pós processamento

Na maioria dos casos, uma imagem passa tanto pelo pós processamento quanto pela manipulação de imagem antes de chegar ao seu resultado final. Assim, ambas se tornam partes efetivas do fluxo do trabalho fotográfico.

A edição de imagens ou pós processamento normalmente é o primeiro passo a ser seguido após a escolha da imagem que será tratada. Nesta etapa, você realizará ajustes de melhoria.

Uma imagem em RAW precisa ser editada para que a sua saturação, cores, brilho, contraste e outros aspectos visuais sejam satisfatórios para o seu observador, por exemplo.

Assim, é baseado nesse processo que você definirá o padrão de cores da sua imagem. Dessa forma, existem alguns fatores que podem ajudar você nesse processo, como:

  • Escolher o tom que a sua foto terá, como cores vibrantes ou pastéis;
  • Definir o nível de contraste da sua foto;
  • Escolher entre o tom de pretos mais pulsantes ou fosco, através da curva de tons;
  • Optar por brancos “neutros” ou estourados.

Manipulação de imagem

A manipulação de imagem é um passo extra que você pode realizar após a edição da sua imagem. Essa ação é a união de diversas técnicas que visam modificar algumas características de uma imagem, como a iluminação, o cenário e os efeitos, por exemplo.

Assim, ao manipular uma fotografia, você está aprimorando o que o seu observador vai contemplar. Porém, ela é realizada apenas quando trará algum benefício ou agregar algum tipo de valor ao seu resultado final.

No entanto, para conseguir resultados satisfatórios, você precisa treinar bastante. É muito difícil conseguir apreciar uma imagem que não foi manipulada adequadamente, apresentando elementos que não agregam em nada à sua foto.

Se você está começando a se aventurar nesse universo agora, peça sempre um feedback para pessoas que você confie e aceite as críticas construtivas. Assim, você consegue melhorar o seu desempenho no momento da manipulação, a fim de produzir ótimas fotos.

Que tipo de programa você precisa para manipulação de imagens?

manipulação imagem
Que tipo de programa você precisa para manipulação de imagens?

A manipulação de imagem pode ser feita em um programa de edição de imagens de sua preferência. Confira alguns deles a seguir:

1. Adobe Photoshop

O Photoshop é um dos softwares de edição de imagens mais conhecido e usado do mundo. Este programa possui diversas funcionalidades que permitem que você mude completamente qualquer tipo de imagem.

Assim, você pode corrigir as imperfeições da sua foto, aplicar efeitos e filtros e adicionar a sensação de profundidade de campo, por exemplo.

Com esse programa, você também é capaz de manipular suas imagens, a fim de mudá-las completamente dependendo do seu objetivo.

2. Adobe Lightroom

Você também consegue manipular as suas imagens como Lightroom. Apesar dele possuir recursos tão avançados quanto o Photoshop, ele proporciona ótimas possibilidades de manipulação de uma imagem.

Além disso, você também consegue utilizá-lo através do navegador do seu computador. Algumas das principais características do Lightroom são:

  • Configurações predefinidas;
  • Ferramentas de ajustes rápidos que são bastante simples de serem utilizadas;
  • Controles deslizantes.

Outro ponto positivo desse programa é que ele é um dos mais interativos da Adobe. Isso se dá porque ele usa sistemas de compartilhamento que são muito práticos, além de possuir armazenamento na nuvem.

3. Photoscape

O Photoscape é um programa sofisticado, capaz de deixar a sua foto com cara de profissional. Apesar de não possuir o mesmo nível de detalhamento que o Photoshop, ele possui configurações que não exigem muito conhecimento para serem usadas.

Onde encontrar tutoriais para manipulação de imagens?

manipulação de imagem tutorial

Antes de tentar começar a manipular as suas imagens, é interessante que você tenha pelo menos uma noção básica que como realizar essa ação.

Para isso, você pode pesquisar na internet, a fim de encontrar dicas iniciais e tutoriais sobre o assunto. Dessa forma, será muito mais fácil começar no universo da manipulação de imagens e incrementar o seu portfólio.

A seguir, você confere quais são os melhores tutoriais de manipulação:

Os 6 melhores tutoriais de manipulação de imagens

manipulação fotografica tutorial

Para começar a estimular a sua criatividade, é fundamental que você assista os melhores tutoriais de manipulação de imagem antes de qualquer coisa.

Dessa forma, com certeza você terá mais base e mais confiança para se aventurar nesse universo.

Confira agora quais são os melhores tutoriais:

1. Sereia no Adobe Photoshop

Nesse tutorial você vai aprender tudo o que precisa para transformar qualquer clique em um fotografia de sereia. Então, basta acessar o link e seguir todos os passos, a fim de criar um efeito de sereia fazendo uso de só duas imagens.

2. Manipulação Fotográfica do Monstro Frankenstein no Adobe Photoshop

Muitas pessoas gostam de criar imagens baseadas em personagens de filmes. Um deles é o famoso monstro Frankenstein, inspirado no filme 1931. Assim, você vai ser capaz de transformar sua imagem nesse clássico personagem do cinema.

Neste tutorial você vai aprender a manipular cores diferentes e expressões.

3. Manipulação Fotográfica Surreal no Adobe Photoshop

A manipulação fotográfica surreal é um estilo de arte bastante procurado pelos fotógrafos. Dessa forma, para se inteirar dessa técnica, tudo o que você precisa fazer é acessar esse tutorial.

Nele, você vai descobrir como compor uma manipulação abstrata escura. Assim, ficará fácil de criar uma cena em que um homem possui uma árvore no lugar de sua cabeça em meio a um ambiente aberto.

4. Retrato Gótico Negro com o Adobe Photoshop

As imagens góticas são bastante populares entre as mais variadas idades. Assim, com esse tutorial você vai ser capaz de criar um retrato gótico negro baseado em alguns retoques na claridade e na iluminação.

Ao fim de todos os passos, você terá criado uma imagem bastante perversa.

5. Retrato Fascinante de Calavera no Adobe Photoshop

Uma calavera nada mais é do que um retrato de um crânio que é o símbolo do feriado do “Dia de los muertos” no México. Assim, com esse tutorial, você será capaz de criar um lindo retrato que é bem simples e fácil de ser seguido.

6. Manipulação Fotográfica para Iniciantes de uma Coruja Voadora com o Photoshop

Se você gosta de corujas ou simplesmente não sabe por onde começar, esse tutorial é para você. Com ele, você vai ser capaz de criar uma cena de uma floresta tranquila rapidamente, fazendo uso de apenas três imagens para isso.

Tipos de manipulação de imagem

Antes de começar a manipular a sua imagem, é necessário que você saiba exatamente qual é o objetivo do seu trabalho. Isso se dá porque nem todos os efeitos e variações de cena ficariam bem em todo o tipo de imagem.

A seguir você encontra os principais tipos de manipulação de imagem:

Manipulação de imagem para revistas

Um conteúdo visual para uma revista precisa ser pensado com muito cuidado, já que esse material é bastante visual. Uma revista de moda, por exemplo, precisa mostrar glamour, uma pele macia e sedosa, penteados e roupas exclusivas.

Assim, sua missão é entender o conceito da revista e o seu público alvo, a fim de criar ótimas imagens.

Manipulação de imagem publicitária

Uma imagem publicitária normalmente tem o objetivo de divulgar algum tipo de produto ou serviço. Então, o primeiro passo é ajustar o brilho, a matiz e o branco, a fim de deixar a fotografia ainda mais atrativa para o público.

Após isso, dependendo do objetivo da propaganda, é sua função criar uma imagem que tenha a ver com a campanha e capte a atenção do observador de uma forma positiva.

Manipulação de imagem surrealista

Uma imagem surrealista combina características do irreal, do abstrato do inconsciente e do representativo. Assim, para criar uma imagem desse tipo, você precisa fugir da razão e das combinações lógicas, indo além do que é esperado.

Manipulação de imagem conceitual

Uma imagem conceitual tem como o objetivo transmitir uma história, sentimento ou ideia através de uma fotografia. Elas são baseadas em temas mais abstratos, como sentimentos ou declarações políticas e sociais.

Dessa forma, uma imagem conceitual pode ser interpretada de diferentes formas pelo público. Assim, ao manipular uma foto com esse objetivo, tente não seguir a lógica e planeje muito bem antes de começar a criar.

Galeria: Incríveis manipulações de imagem para se inspirar

Confira agora algumas imagens incríveis que foram produzidas através da manipulação de imagens e se inspire para realizar as suas próprias produções.

manipulação de imagem

manipulação imagem

manipulação de imagens

manipulação fotografica

manipulação foto

manipulação de foto

manipulação imagem

Conclusão

A manipulação de imagem envolve o retoque de imperfeições e a criação de cenas. Dessa forma, você pode compor uma imagem com mais de uma foto ou elementos externos, a fim de obter o seu resultado final.

Essa técnica costuma ser muito utilizada em propagandas, principalmente quando o objetivo é chamar a atenção do espectador para algum tema específico.

Para estar inserido nesse universo, é preciso que você procure tutoriais e estude bastante sobre o assunto. A prática sempre leva à perfeição, mesmo que todo o processo possa parecer um pouco difícil no início.

manipulação de imagem

Existem diversos tipos de manipulação de imagens. Dentre eles podemos citar:

  • Para revistas;
  • Peças publicitárias;
  • Imagem surrealista;
  • Imagem conceitual.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre manipulação de imagem. Agora, é só se inspirar, configurar o seu equipamento e começar a clicar!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre manipulação de imagem? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

 

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *