Posted in:

Workshop de Fotografia: Descubra os Principais Eventos de Foto em 2019

workshop de fotografia

Um workshop de fotografia é uma ótima opção para aprender mais sobre o assunto e aprimorar as suas habilidades.

Existem diversos eventos sobre a 8ª arte que acontecem tanto de maneira presencial quanto online. Dessa forma, você pode escolher qual é a maneira que mais adequa ao seu estilo de aprendizagem.

Os eventos fotográficos mais conhecidos são os seminários, convenções, congressos, treinamentos e palestras, por exemplo. No entanto, os workshops têm ganhado bastante espaço nesse meio.

Então, é fundamental que você conheça mais sobre esse tipo de evento, a fim de se beneficiar de todas as suas vantagens.

Você sabe o que é fotografia de evento e como começar a fotografar na área? Então, acesse o guia completo que preparamos para você e descubra!

Neste artigo você vai conhecer as melhores dicas sobre workshop de fotografia.

Índice

  1. O que é um workshop de fotografia?
  2. Quais são as vantagens de ir a um workshop?
  3. Os 3 Maiores Workshops de Fotografia em 2019
  4. Workshops de fotografia online: Como funciona?
  5. Eventos de fotografia online em 2019
  6. Cursos breves de fotografia
  7. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre workshop de fotografia:

O que é um workshop de fotografia?

workshop de fotografia o que é
O que é um workshop de fotografia?

Um workshop nada mais é do que um evento que reúne pessoas que se interessam por um mesmo assunto. Com isso, elas buscam aumentar o seu conhecimento e aperfeiçoar as suas técnicas através das atividades práticas apresentadas e das dicas do palestrante.

Assim, um workshop de fotografia também pode ser entendido como um grupo que se reúne para discutir sobre uma determinada ideia de forma interativa.

Da mesma forma que também acontece em outros eventos, ele possui um roteiro e uma estrutura predeterminada. Além disso, os participantes são instruídos por um palestrante que tem a função de expor o tema e tirar dúvidas sobre ele.

Então, esse evento é fundamental para quem quer tirar dúvidas específicas sobre um tema de fotografia ou aprender alguma técnica nova, podendo aprimorar o resultado final dos seus trabalhos.

Ou seja, um workshop proporciona aos participantes momentos de atividades práticas e debates sobre um tema pode durar algumas horas ou um período de poucos dias.

O que se faz em um workshop de fotografia?

Antes de mais nada, você precisa entender qual é o tema e o propósito do workshop em questão. Muitos deles são pautados em temas que estão em alta no momento, podendo ir desde fotografia newborn até fotografia de casamento.

Assim, em cada tema existem técnicas que podem e devem ser exploradas pelos profissionais da área, como edição de imagens, poses para ensaios, direção de modelos e uso do flash em conjunto com a luz natural, por exemplo.

Também existem workshops de fotografia que são voltados para quem quer deixar de ser um fotógrafo amador e se tornar um profissional. Neles, normalmente são ensinados os conceitos básicos dos equipamentos, além das melhores formas de se realizar um clique.

Quais são as vantagens de ir a um workshop de fotografia?

workshop de fotografia
Vantagens workshop fotografia

Um workshop de fotografia pode apresentar diversas vantagens e benefícios para quem decide realizá-los. Assim, ao optar por comparecer a um, você vai ser capaz de:

Trocar ideias e técnicas

Em um workshop de fotografia os participantes podem trocar ideias e técnicas entre si. Isso é possível por conta da flexibilidade e interação entre o palestrante e os demais presentes.

Com isso, pode-se discutir sobre um determinado assunto e sanar possíveis dúvidas sobre novas técnicas fotográficas.

Conhecer o trabalho de outros fotógrafos

Uma grande vantagem desse tipo de evento é o conhecimento de trabalhos de outros profissionais. Ao analisar cliques realizados por outros fotógrafos, você consegue melhorar a sua criatividade, enxergar as suas cenas de outra forma e melhorar os seus resultados finais.

Oportunidade de Networking

Em um workshop de fotografia você conhece outros profissionais das mais variadas áreas de atuação. Com isso, é possível aumentar a sua rede de contatos.

Assim, caso você precise fazer uma parceria, conhecerá ótimos profissionais com quem possa contar. Além disso, você pode ser indicado para outras pessoas, aumentando a sua rede de clientes.

Descobrir novos nichos e áreas em expansão

Ao participar de eventos na sua área, você acaba conhecendo as novidades do setor e quais são os nichos que estão surgindo, além das áreas em expansão.

Dessa forma, você pode acabar gostando dessas novas opções e optando por se especializar nelas. Além disso, você também pode se beneficiar das novas técnicas utilizadas e descobertas, a fim de aprimorar a sua atuação como fotógrafo.

Os 3 Maiores Workshops de Fotografia em 2019

workshop de fotografia

Confira agora quais são os maiores workshops de fotografia que acontecerão em 2019!

1. Imersão na Fotografia Noturna – A Luz Oculta

O fotógrafo Ricardo Takamura, uma das maiores referências de foto noturna do país, está lançando um workshop de fotografia noturna que acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de agosto em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro.

O evento será realizado em uma casa no alto de uma montanha que possui vista direta para a Pedra Selada. Serão seis horas de aulas teóricas, duas noites de aulas práticas e diversos exercícios de criatividade.

As aulas teóricas vão falar sobre:

  • As configurações da câmera, além de tempo de exposição, abertura e ISO na foto noturna;
  • Os movimentos da Terra, da Lua e das Estrelas. Assim, você será capaz de planejar da melhor maneira as suas composições de acordo com a época do ano;
  • Startrail (rastros de estrela);
  • Coloração, composição e arte.

Para participar, você precisa ter uma câmera Mirrorless ou DSLR, um tripé, uma lanterna e um notebook com o programa Lightroom instalado.

2. Fotografia Autoral

O workshop de fotografia autoral será ministrado por Claudio Edinger, autor de 16 livros sobre fotografia. Além disso, Edinger já teve seus cliques publicados em revistas renomadas em todo o mundo, como Time, London Sunday Times, Vanity Fair, The New York Times e El País, por exemplo.

O  evento que acontecerá no dia 5 de outubro em São Paulo, tem como objetivo desenvolver profissionais que queiram produzir seus próprios projetos autorais, além de trocar ideias, discuti-las e pô-las em prática.

Os assuntos abordados vão variar entre iluminação, equipamento, técnicas fotográficas e estratégias para a viabilização da publicação de livros autorais.

3. Fotografia de Pets

O workshop Fotografia de Pets será ministrado pelo fotógrafo Johnny Duarte, um dos maiores nomes da área, nos dias 8 e 9 de junho em Cotia / SP.

O evento terá como objetivo a troca de informações sobre truques e técnicas utilizadas para clicar animais da melhor maneira possível. Assim, você será capaz de valorizar as características que qualquer animal com os conhecimentos sobre preparo animal, direção e seleção de imagens.

Os participantes também poderão compartilhar informações e vivências com o palestrante e entender como se portar melhor durante toda a sessão com os animais.

Para isso, é importante que você tenha uma câmera DSLR e domínio do uso de um flash.

Workshops de fotografia online: Como funciona?

workshop de fotografia online

Os workshops de fotografia online são ótimos para quem tem pouco tempo para se locomover, mas, mesmo assim, quer se manter atualizado.

Esse tipo de evento costuma ser bem parecido com os presenciais. Muito deles são ministrados exclusivamente online. Assim, costuma existir uma plataforma que disponibiliza as aulas que foram previamente gravadas ou aulas ao vivo. Tudo vai depender do evento e do seu objetivo.

Além disso, normalmente, você conta com uma parte de interação entre todos os participantes, podendo realizar um networking e discutir sobre o tema apresentado. As aulas também costumam ficar disponíveis para que você consiga assistir mais de uma vez.

Eventos de fotografia online em 2019

workshop de fotografia

Conheça agora alguns dos eventos de fotografia online que acontecerão em 2019:

3ª Semana da Fotografia Criativa

A 3ª Semana da Fotografia Criativa é um evento 100% online e gratuito pensado pelo Casal da Foto. Ele é voltado para quem está começando no mundo da fotografia ou quer aprimorar as suas técnicas. Além disso, você também vai descobrir que não precisa de equipamentos caros para ter ótimos resultados.

Outro ponto interessante que será abordado no evento é a fotografia noturna. Assim, você aprenderá técnicas importantes para conseguir fotografar em ambientes com pouca luz com qualquer tipo de equipamento.

O curso acontecerá entre os dias 29 de Abril a 6 de Maio e pode ser acessados de qualquer dispositivo conectado à internet.

Fotografia Online

O curso de fotografia online é ministrado pelo fotógrafo Rodolfo Corradin que já realizou diversos ensaios com várias celebridades e blogueiras brasileiras.

O público alvo desse evento são os fotógrafos amadores e profissionais que querem aprimorar suas habilidades e técnicas.

Dessa forma, você terá acesso a 17 vídeo aulas que abordam diversos temas, como:

  • Como começar na fotografia;
  • Como vender o seu serviço e viver dele;
  • Como configurar a sua câmera da maneira correta;
  • Lentes;
  • Iluminação;
  • Equipamento no geral;
  • Direção de modelos;
  • Técnicas de Lightroom e Photoshop.

Não existe uma ata certa para acessar esse evento. Basta se cadastrar e pagar a taxa de R$ 67.

Curso Fotografia Mais

O Blog Fotografia Mais oferecerá um curso breve de fotografia que será ministrado pelos maiores nomes da fotografia nacional.

Ele acontecerá de forma online e presencial e ensinará tudo o que você precisa saber para se tornar um fotógrafo profissional ou um amador de alto nível. Dessa forma, você poderá facilmente viver das seus cliques e ser reconhecido no seu nicho de atuação.

O objetivo do evento é que você domine todos os conceitos básicos da fotografia em seus cliques realizados com qualquer tipo de equipamento.

Assim, você se beneficiará da praticidade das aulas online e da grande troca de técnicas e habilidades nas aulas presenciais.

Confira as datas das aulas presenciais em algumas cidades do país:

  • Belo Horizonte: 17, 18 e 19 de maio;
  • Porto Alegre: 24, 25 e 26 de maio.

Conclusão

workshop de fotografia

Um workshop de fotografia é um evento que costuma ter um tema predefinido. Ele tem como objetivo de aumentar o nível de conhecimento de seus participantes através de debates e troca de experiências. Com isso, ele é fundamental para quem quer melhorar o resultado final de seus cliques.

Dependendo do tema do evento, podem ser explorados diversos tipos de tema, como o uso de softwares de edição, iluminação e uso correto dos seus equipamentos, por exemplo.

Existem diversos benefícios em participar de um workshop de fotografia, como a troca de técnicas e de ideias. Isso acontece por conta da grande interação que há entre os participantes e o palestrante.

Além disso, esse tipo de evento oferece as seguintes vantagens:

  • Conhecer o trabalho de outros fotógrafos;
  • Oportunidade de networking;
  • Descobrir novos nichos e áreas em expansão.

Assim, você pode optar por participar de workshops de fotografia tanto online quanto presenciais. Não existe opção certa ou errada nesse caso. Tudo vai depender dos seus objetivos, da sua disponibilidade e das suas preferências.

Existem diversas opções, bastando apenas que você pesquise uma que se adeque ao tema desejado.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre workshop de fotografia. Agora, é só se inspirar, configurar o seu equipamento e começar a clicar!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre workshop de fotografia? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *