Posted in:

Viewfinder: O Que é, Quais são as Vantagens e Como Usar esse Visor

viewfinder

Com o viewfinder, você consegue realizar registros muito melhores!

Sabe quando você consegue observar o que está sendo gravado? Não é uma sensação boa? Além disso, ela auxilia o resultado final do seu trabalho.

Ao registrar imagens, tudo fica muito mais fácil quando visto através de um visor. E é isso que o viewfinder proporciona a você!

Quer aprender mais sobre acessórios para ensaios fotográficos? Então, acesse esse guia completo que fizemos para você!

Índice 

  1. O que é o viewfinder?
  2. Qual a função do viewfinder?
  3. Tipos de visores das câmeras digitais
  4. Tipos de viewfinder
  5. Conclusão

Confira tudo sobre o viewfinder e como ele pode ajudar nos seus ensaios fotográficos!

O que é o Viewfinder?

o que é viewfinder

Viewfinder nada mais é do que o visor da sua câmera. Assim, você consegue observar as imagens que estão sendo gravadas. Simples, não?

A tradução de viewfinder literalmente representa “descobridor de paisagem”, ou seja, ele funciona como os seus olhos dentro da câmera.

Quando esse visor surgiu, seus primeiros modelos eram de CRT em miniatura, colorido e preto e branco.

O modelo preto e branco foi amplamente usado nas câmeras profissionais quando esse tipo de visor surgiu, já que eles tinham uma resolução bem melhor do que os outros modelos coloridos da época.

Hoje em dia, existem modelos profissionais que possibilitam o ajuste de brilho, cor e contraste. Além disso, o CRT foi substituído pelo LCD.

O viewfinder também é usado para a realização de ajustes de informações sobre a gravação e do menu, quantidade de espaço no cartão, nível de bateria e tempo efetuado de gravação, por exemplo.

Em algumas situações, é muito difícil uma boa monitoração pelo LCD da câmera durante a gravação de vídeos. Então, os fabricantes adaptaram esse acessório para câmeras HDSLR, que é perfeito para essas situações.

Qual a Função do Viewfinder?

Agora que você já sabe o que é viewfinder, chegou a hora de descobrir qual é a sua função.

Separado entre visor ótico e digital, o viewfinder nada mais é do que o espaço onde você visualiza o cenário que será fotografado.

O ótico é o pequeno visor posicionado na parte superior da câmera, onde é preciso aproximar o rosto para visualizar a imagem.

Por outro lado, o digital é a tela de LCD posicionada na parte de trás da câmera. Nem sempre esteve presente em todas as câmeras, mas agora se tornou indispensável!

Normalmente, as câmeras de vídeo já possuem esse acessório embutido. No entanto, muitas câmeras DSLR são usadas para a gravação de vídeo e não possuem o viewfinder.

Além de ser importante para aumentar a imagem que é projetada no LCD da sua máquina, esse acessório também dá uma fidelidade maior à iluminação da sua cena.

Tipos de Visores das Câmeras Digitais

viewfinder tipos de visores

A princípio, apenas o visor ótico era uma ferramenta das máquinas fotográficas.

Com o efeito da evolução tecnológica da fotografia, surgiram os visores digitais repletos de funcionalidades novas.

Conheça melhor os prós e contras de cada tipo de visores das câmeras digitais e descubra qual deles mais combina com seu estilo de fotografar!

Viewfinder ou visor óptico

Antes das câmeras digitais surgirem, todas máquinas fotográficas possuíam visores oculares ou óticos – aquele espaço para encostar o olho e ver o que a câmera estava capturando.

Muitas digitais compactas e todas as reflex continuam trazendo esses visores, que têm como vantagens a economia de bateria e o funcionamento sob quaisquer condições de luminosidade.

Enquanto um LCD pode ser difícil de enxergar sob o sol forte ou em um ambiente escuro, pelo visor ótico dá para ver exatamente o que os olhos estão vendo.

Visor digital: tela de LCD

O mais comum, presente em praticamente todas os modelos, é a tela de cristal liquido, ou LCD.

É esta tela que a maioria das pessoas usa para compor suas fotos e também a forma preferida de visualizar o resultado depois.

Suas dimensões e resolução aumentaram consideravelmente nos últimos anos e algumas câmeras já contam com telas sensíveis ao toque ou de tecnologia OLED, que reproduzem cores mais vivas.

Entretanto, o funcionamento geral pouco muda de uma câmera para outra.

Algumas câmeras contam com telas articuladas, que se inclinam ou giram até 180 graus para facilitar o enquadramento de fotos tiradas a partir de ângulos pouco convencionais, como acima da cabeça ou rente ao chão.

Os visores giratórios ainda têm a vantagem de poderem ser “fechados” quando fora de uso, a fim de proteger a tela. Se tiver a opção de escolher entre uma câmera com tela giratória e outra sem, prefira a primeira.

O que é melhor? Viewfinder ou tela de LCD?

É difícil bater o martelo e decidir qual viewfinder é o melhor no mercado. A verdade é que o visor ideal varia muito de fotógrafo para fotógrafo.

A tela LCD oferece um visor mais amplo para ver a paisagem, assim como as mudanças de enquadramento e fotometria.

Para quem usa óculos, o visor digital também tem suas vantagens! Não atrapalha por não obrigar que o rosto fique próximo à câmera.

Acima de tudo, a tela de LCD permite que o fotógrafo clique ângulos inusitados, já que o visor costuma se inclinar e acompanhar a posição do profissional.

Por outro lado, o visor ótico é tradicional e muito indicado para ensaios em estúdios fotográficos, já que o viewfinder apresenta exatamente o que será capturado pela câmera.

Para trabalhos que exigem uma jornada de longas horas, o visor ótico também é mais indicado por cansar menos a visão e se encaixar perfeitamente no olho do profissional.

Tipos de Viewfinder

viewfinder tipos fotografia

Além de se dividirem entre visores digitais e óticos, as viewfinders possuem ainda mais especifidades que as tornam bem distintas entre si.

São pequenos detalhes nas funcionalidades que podem transformar totalmente o modo de se usar um visor. Conheça 3 tipos de viewfinder e entenda suas principais diferenças.

TTL ou “through the lens”

As câmeras DSLR costumam ser equipadas com visores óticos TTL, sigla para “through the lens”. Em português, a frase significa “através da lente”.

Como o próprio nome diz, o visor TTL mostra exatamente o que a lente está capturando ao viewfinder. É uma ferramenta que garante precisão do clique final.

Entre todos os tipos de visores óticos, o TTL é o mais indicado pelos profissionais. Exatamente por conta de sua precisão e fidelidade ao cenário original.

Viewfinder em câmeras compactas

Em algumas câmeras compactas, o viewfinder é posicionado paralelamente à lente, o que pode resultar em uma imagem um pouco diferente do que a lente realmente está capturando.

Além disso, os visores que podem se inclinar e rotacionar para acompanhar a posição do fotógrafo podem apresentar uma imagem mais clara ou escura do que a original, por influência da luz que bate na tela LCD.

Nestes casos, o mais indicado é usar o visor ótico do aparelho e garantir uma imagem precisa e bem iluminada.

Viewfinder DSLR profissional

Em câmeras DSLR profissionais, o viewfinder mostra a cena real que está sendo retratada pela lente do aparelho.

Consultado a tela LCD, é possível ver os ajustes de fotometria utilizados para a foto quando a visualização pelo viewfinder está ativada, o que te ajuda a apurar seu senso crítico em relação aos ajustes da foto.

Outro benefício de optar pelo visor ótico é aproveitar a oportunidade de se focar completamente no que está sendo fotografado, sem se distrair com os elementos ao redor.

Por outro lado, o visor digital das câmeras profissionais costumam ser  muito fiéis à imagem capturada pela lente e não ficam atrás do visor ótico.

Ao mesmo tempo em que se vê o cenário, também é possível consultar as configurações de abertura, velocidade e ISO.

Vantagens de Usar o Viewfinder

viewfinder vantagens de usar

Em um universo completamente dominado pela tecnologia, fica difícil voltar um pouco aos hábitos tradicionais, por mais benéficos que eles sejam!

Por mais que os visores digitais estejam em constante evolução, sempre oferecendo novas funcionalidades para facilitar a vida de fotógrafo.

Entretanto, o visor ótico também possui qualidades insubstituíveis que você precisa conhecer para entender melhor sobre sua câmera!

Separamos algumas vantagens de ambos tipos de viewfinder para mostrar em quais situações você deve utilizar cada um e desfrutar de todas ferramentas da sua câmera!

Percepção mais fiel da iluminação

Quando se utiliza o visor digital, a luz externa pode influenciar a visão da imagem. Você acaba pensando que a imagem está escura ou clara demais por conta do que reflete na tela.

Sendo assim, o visor ótico permanece muito mais fiel à verdadeira iluminação no cenário. Fica bem mais fácil perceber quais ajustes você realmente precisa fazer ou não para equilibrar os pontos de luz.

Além disso, a configuração de brilho do visor digital também pode influenciar a forma como você visualiza o seu clique.

Se nos ajustes o brilho está muito alto, você pode se enganar e pensar que sua foto está perfeita, quando na verdade ela está escura demais.

Infelizmente, só é possível perceber este resultado quando a imagem é transferida para o computador. Até aí, todo o momento já se perdeu e você pode sair no prejuízo.

Viewfinder externo permite fotografar com ângulos diferentes

Você já tentou tirar alguma foto de um ângulo bem inconvencional e contou com a sorte para tudo estar bem enquadrado?

Alguns viewfinders de câmeras profissionais já possuem a função de inclinar e até mesmo rotacionar o visor para se adaptar à posição do fotógrafo.

Por exemplo, se você quer tirar uma foto de um ângulo mais alto do que você, é possível virar o visor para que ele esteja te encarando de cima, assim você pode prever o clique final.

É uma ferramenta indispensável para quem gosta de ousar e criar imagens inovadoras!

Economia de energia

Você sabia que utilizar o visor ótico é uma ótima estratégia para economizar a bateria da sua câmera fotográfica? Quanto mais tempo o visor digital fica em ação, mais bateria ele gasta.

Por mais que durante o uso do visor ótico o digital também se mantenha ligado em algumas câmeras, a tela permanece estática, o que economiza uma quantidade considerável de energia.

Se você não está equipado com uma bateria reserva e passará longas horas fotografando, essa é uma boa dica para prolongar o tempo de uso da sua câmera.

Câmera sempre pronta

Você já reparou que quando está usando o visor digital sem fotografar, a câmera recolhe a lente depois de um tempo?

Isso é comum em muitas câmeras profissionais, já que o aparelho entende que a objetiva não está em uso e a recolhe para economizar energia.

Entretanto, isso pode ser um grande problema quando se está clicando eventos ou paisagens que requerem agilidade e precisão.

Por exemplo, imaginamos que você está em um safári, em busca do clique perfeito de uma ave. Você passa um tempo parado observando e, quando o momento perfeito chega, a câmera recolhe a lente.

Até você voltar ao modo de fotografar da câmera e resgatar a objetiva, é possível que o pássaro já tenha voado e levado seu momento de ouro.

Conclusão

viewfinder

Por mais refinada que a palavra pareça, a função do viewfinder é bem mais simples do que você imagina, certo?

Entretanto, isso não significa que ela é menos importante. Escolher o tipo adequado de visor para cada situação da sua carreira é estar um passo a frente como profissional.

Conhecer as funcionalidades do seu aparelho e aprender a utilizá-las ao seu favor em diferentes situações é o que faz com que seu estilo de fotografia evolua mais.

Seja por meio do visor digital ou ótico, o importante é sempre buscar pela maior precisão do clique final que você visualizou.

Leia também:

Agora que você entende o papel do viewfinder na sua câmera digital, está pronto para testar novas técnicas para visualizar seus cliques? Conte tudo sobre sua experiência e também deixe suas dúvidas nos comentários!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

110 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP