Posted in:

High Key: Conheça essa Técnica e Aprenda Como Criar Imagens Incríveis

high key

High Key é uma técnica fotográfica de muita expressão e muito valor.

Se o seu objetivo é realizar fotos diferentes e charmosas em tons claros, esse estilo fotográfico é para você. Ele é indicado para quem quer transmitir os mais variados sentimentos com suas fotos, principalmente momentos de calmaria, tranquilidade e paz.

Além disso, é preciso tomar muito cuidado para não confundir uma foto high key com um erro de exposição, por exemplo. Para fazer uso desse tipo de foto, é preciso muito estudo e prática, a fim de dominar todas as técnicas envolvidas.

Então, é fundamental conhecer como funciona a distribuição de luz, a fim de ressaltar todos os detalhes importantes na sua cena.

Você sabe o que é fotografia de retrato e como praticar esse tipo de fotografia? Então, acesse o guia completo que preparamos para você!

Neste artigo você vai conhecer as melhores dicas sobre high key.

Índice

  1. O que é High Key e Low key na fotografia?
  2. Como é uma foto High Key? Veja alguns exemplos
  3. Como fazer uma foto High Key?
  4. Dicas para fazer fotografias High key Incríveis
  5. É possível fazer uma foto High Key na pós produção?
  6. Quais equipamentos você precisa para fazer fotos High Key?
  7. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre high key:

O que é High key e Low key na fotografia?

High (alto) key e Low (baixo) key são técnicas fotográficas baseadas na variação de tons mais claros e mais escuros, respectivamente, nas cenas que estão sendo registradas.

Tais conceitos são opostos entre si, já que uma foto high key trabalha apenas com a luz suave e tons claros. Em contrapartida, a foto low key se utiliza de sombras e áreas escuras, além de locais que possuam uma luz dura.

High key

Como fazer uma foto High Key?

As técnicas de foto high key costumam fazer uso de altas luzes (tons claros). No entanto, é importante que você tome o cuidado de não confundi-la com um aumento de exposição. Apesar de ser necessário aumentar a exposição em alguns casos para conseguir um resultado final satisfatório, uma foto high key não é uma foto superexposta.

Além disso, esse efeito geralmente é pensado no momento do clique e não na edição, já que um bom resultado depende da iluminação e da produção.

Low key

low key

Na foto low key, o processo é o contrário do que acontece no high key. Esse estilo possui diversas áreas de sombras, tendo como característica tons escuros. E, da mesma forma, jamais confunda uma foto subexposta com uma imagem low key.

Normalmente, é um pouco mais difícil produzir uma foto low key em relação à high. Isso acontece, pois é necessário ter um conhecimento maior sobre luz para se aventurar da forma correta nessa técnica fotográfica.

Então, entender como fazer uso de sombras e luzes é fundamental para ter um ótimo resultado final com essa técnica.

Veja mais alguns exemplos de fotos Low Key:

low key fotografia

low key

 

Como é uma foto High Key? Veja alguns exemplos

Uma imagem high key possui diversos tons claros e o mínimo de sombras possível. Uma foto high key é clara por conta da boa distribuição da iluminação.

Então, é importante que você conheça exemplos desse tipo de foto, a fim de saber como o seu resultado final deve parecer.

Confira abaixo alguns exemplos de foto high key:

 foto high key

 foto high key

 foto high key

Como fazer uma foto High Key?

Para fotografar fazendo uso da técnica high key, você precisa utilizar uma iluminação suave. Ou seja, é preciso fazer uso de difusores ou rebatedores na frente das luzes.

Ao contrário do que acontece em uma foto que é clicada normalmente, onde a luz costuma ficar atrás da câmera e de frente para o assunto, na foto high key as luzes precisam estar em todos os lados. No entanto, você precisa ter o cuidado de não estourar a iluminação ou criar sombras.

Dessa forma, a melhor saída é usar uma luz suave.

Então se o seu objetivo é criar ótimas fotos de tons claros, basta conhecer e seguir os passos a seguir:

Passo 1: Escolha o fundo certo

O primeiro passo para conseguir uma foto high key de ótima qualidade é escolher o fundo certo.

Como essa técnica é baseada em tons claro, é preciso que o seu fundo também seja o mais claro possível. Se você estiver fotografando em um estúdio, por exemplo, é interessante usar uma sacada ou janela grande como fundo.

Você também pode suavizar essa fonte de luz com o auxílio de uma pano branco, a fim de cobrir todo o fundo que apareceria na foto, por exemplo.

Passo 2: Escolha elementos claros

Opte sempre por elementos claro em suas fotos, desde as roupas dos seus modelos até os acessórios que eles utilizarão.

É interessante optar por alguns detalhes para dar um contraste com os tons claros. No entanto, é interessantes que eles sejam naturais e em pouca quantidade, como é o caso de cabelos escuros.

Passo 3: Iluminação

Ao fotografar usando a técnica high key, é necessário que você foque no equilíbrio da luz. Isso acontece porque se você tentar clicar o seu assunto nesse tipo de cenário, tudo o que você vai conseguir é captar uma silhueta.

Assim, é necessário iluminar o seu assunto com a mesma quantidade de luz por todos os lados, sempre fazendo uso de luzes suaves.

Para conseguir o feito de luz suave, você pode utilizar um papel de seda, tecido branco e fino ou rebater sua fonte de luz em uma parede branca.

Não é muito indicado fazer uso de uma lâmpada do teto para isso, já que ela tenderá a criar sombras.

Caso você consiga filtrar toda a iluminação através de difusores, é possível obter ótimos resultados finais ao ar livre em dias ensolarados.

É fundamental que você seja muito criativo, já que muitas vezes é necessário adaptar materiais, a fim de se obter o resultado desejado.

Confira agora as melhores dicas para fazer fotos high key incríveis:

Dicas para fazer fotografias High key Incríveis

Dicas para fazer fotografias High key Incríveis

Existem alguns pontos que você precisa levar em consideração no momento de realizar cliques high, a fim de obter os melhores resultados finais possíveis.

Então, confira abaixo as melhores dicas sobre o assunto:

O contraste deve estar apenas nos detalhes

Utilize contraste de cores apenas nos detalhes da sua foto. Quanto menores eles forem, melhor. É interessante que eles sejam naturais, como é o caso do cabelo escuro.

Porém, também são bem vindos relógios, brincos ou chapéus, por exemplo. Só não esqueça que o objetivo desse tipo de técnica é produzir uma foto suave e predominantemente em tons claros.

Evite sombras fortes

Em alguns casos, não é possível evitar a presença de sombras na sua cena. Porém, elas não podem acabar com o propósito da sua foto.

Sempre busque equilibrar a sua iluminação de forma que as sombras não existam ou sejam mínimas.

Cuidado para não estourar a foto

É crucial que você tome cuidado com a sua foto e não a deixe ficar estourada. Não é porque uma imagem é clara que ela segue a técnica high key.

Descubra agora se é possível realizar o efeito dessa técnica no momento da pós produção ou apenas no momento do clique:

É possível fazer uma foto High Key na pós produção?

Sim. É possível fazer uma foto high key na pós produção. No entanto, essa opção não é tão indicada se o seu objetivo for ter um ótimo resultado final.

Existem fotos que foram tiradas sem a pretensão de terem tons claros, por exemplo. Se esse for o seu caso, não se preocupe.

A primeira coisa que você precisa fazer é abrir a sua imagem no seu editor, como o Photoshop, por exemplo. Em seguida, crie uma nova camada de preenchimento ou de ajuste, selecione “níveis” e faça as devidas alterações. Caso seja necessário, utilize o pincel para modificar pontos de efeito na imagem.

Depois disso, altere o brilho, o contraste e a exposição da sua foto. Além disso, também é interessante modificar o mapa de degradê  e as curvas da imagem.

Você pode aprender mais assistindo o vídeo abaixo:

Quais equipamentos você precisa para fazer fotos High Key?

equipamentos High key

A parte mais importante da fotografia high key é a iluminação. Com isso, realizar ensaios ao ar livre pode render um resultado final satisfatório facilmente.

Dessa forma, clicar em locais fechados não é uma tarefa muito fácil, mas isso pode ser revertido se você tiver o equipamento adequado para isso.

Então, você vai precisar de um fundo branco bem iluminado sem que a luz gere sombras no seu assunto.

Assim, os flashes também são uma ótima opção para esse tipo de trabalho, já que são versáteis e possuem diversos tipos de acessórios.

Você também vai precisar de um rebatedor, um difusor, um tripé e, é claro, uma câmera.

Para ajustar a sua câmera da forma correta, é necessário abrir o diafragma o máximo possível, além de fazer uso do tripé. Assim, é possível criar uma exposição maior baseada no tempo.

Não esqueça que não vale ter um ambiente corretamente iluminado se você for fotografar no automático. Então, também é interessante deixar o obturador aberto por um tempo maior do que o de costume.

Conclusão

High key

A técnica high key é baseada em tons claros. Seu resultado é alcançado através de uma boa iluminação que não gere sombras na sua cena. Também é importante lembrar que uma foto clara não é uma imagem superexposta.

Para utilizar essa técnica em suas sessões é importante que você siga os seguintes passos:

  • Escolha o fundo certo: opte por fundos claros e com uma boa luz natural, se possível;
  • Escolha elementos claros: sempre prefira uma imagem bastante clara, deixando que acessórios realizem o contraste da sua cena;
  • Iluminação: foque no equilíbrio da luz, a fim de não gerar sombras e obter um ótimo resultado final.

Além disso, é importante que você saiba que pode obter esse efeito em sua pós-produção. Porém, o resultado fica muito melhor e mais natural quando a técnica é pensada e utilizada no momento do clique.

Para isso, você vai precisar de uma boa iluminação em equilíbrio, um tripé, rebatedores, difusores, flashes e uma boa câmera.

Para que tudo saia como o esperado em seus cliques high key, tenha sempre os seguintes pontos em mente:

  • Busque sempre usar fundos claros ou brancos para suas imagens;
  • Opte por por ambientes que tenham muita iluminação natural ou locais fechados bem iluminados;
  • Evite sombras ao máximo;
  • Opte por usar um flash direcionado;
  • Opte por contrastes pequenos, como acessórios e tente suavizá-los no momento do clique;
  • Capte todos os detalhes da sua cena, pois eles farão toda a diferença;
  • Tome muito cuidado para não estourar a foto.

Dessa maneira, com certeza você conseguirá clicar fotos maravilhosas utilizando a técnica high key.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre high key. Agora, é só se inspirar, configurar o seu equipamento e começar a colocar seus conhecimentos em prática!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre high key? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *