Posted in:

Distância Focal: Tudo que Você Precisa Saber para Tirar Fotos Melhores

distância focal

A distância focal é uma das características mais importantes de uma lente.

Isso acontece porque é com ela que o fotógrafo é capaz de definir a aproximação do seu assunto em relação à imagem final. Além disso, também é possível escolher o campo de visão com o qual será trabalhado.

Então, se você quer “dar zoom” na sua cena, saiba que a distância focal é responsável por isso, sendo possível definir o campo de visão da sua lente.

Ela é medida em milímetros e são eles que vão determinar qual é a distância que a sua câmera conseguirá alcançar.

Assim, é fundamental que você conheça mais sobre esse fator, a fim de melhorar ainda mais os seus resultados finais.

Neste artigo você vai conhecer as melhores dicas sobre distância focal.

Índice

  1. O que é distância focal?
  2. Como a distância focal funciona nas diferentes objetivas?
  3. Como calcular a distância focal de uma lente?
  4. Como a distância focal interfere na qualidade da foto?
  5. Distância focal nas Câmeras full frame
  6. Profundidade de campo: O que é?
  7. Como você pode controlar a distância focal para tirar fotos melhores?
  8. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre distância focal:

O que é distância focal?

o que é distância focal na fotografia
O que é distância focal?

A distância focal ou comprimento focal, nada mais é do que a capacidade que uma determinada lente tem de aumentar a imagem de um determinado ponto distante em uma cena.

Além disso, ela está diretamente ligada à profundidade de campo. Ou seja, quanto maior a distância focal, menor a profundidade.

Essa característica é calculada em milímetros. Assim, se você considerar uma lente de 18-105 mm, é preciso entender o que isso significa.

Quando o comprimento focal for de 105 mm, a sua câmera estará dando zoom. Porém, quando a abertura da sua lente for de 18 mm, a sua área de foco será maior do que no caso anterior.

Tal comprimento não é a distância real da lente, mas sim, o resultado de um cálculo específico.

Assim, quanto maior maior o comprimento focal, mais estreito é o ângulo de visão e, consequentemente, maior a ampliação.

Confira agora como a distância focal funciona nos diferentes tipos de objetivas:

Como a distância focal funciona nas diferentes objetivas?

distância focal
Como a distância focal funciona nas diferentes objetivas?

O comprimento focal tem um comportamento diferente dependendo do tipo de lente que você estiver usando.

Então, é fundamental que você saiba como esse funcionamento acontece.

Objetiva Normal

Essa lente leva esse nome, pois a imagem é projetada com uma distorção bem parecida com a distorção que é percebida pelo olho humano, porém, somente de um dos olhos, direito ou esquerdo. Além disso, esse tipo de lente costuma ter um campo de visão de 50º.

Normalmente, uma objetiva normal é formada por cinco ou seis lentes. Além disso, no geral, a sua abertura máxima de diafragma são superiores ao comprimento focal de uma lente de 50 mm.

Grande Angular

As lente grande angular possuem um comprimento focal menor. Quando este tamanho é bem pequeno, a lente leva o nome de olho de peixe ou fish eye.

Seu campo de visão pode variar bastante, indo de 60º até 180º, como é o caso das objetivas olho de peixe.

Além disso, normalmente esse tipo de lente causa uma sensação de prolongamento e distorções dos planos. Dessa forma, o seu assunto, quando estiver próximo a você, vai parecer ser muito maior se comparado a algo que estiver mais distante da sua câmera.

Outro fator interessante de uma grande angular, é que a sua focalização acontece de uma maneira muito mais fácil, já que ela apresenta um ângulo de visão grande. Isso acaba fazendo com que ela também apresente uma profundidade de campo maior.

Teleobjetiva

A lente teleobjetiva apresenta maior comprimento focal quando comparada a uma objetiva normal e uma menor profundidade de campo. Além disso, ela é capaz de produzir fotos ampliadas e um leve achatamento nos planos da fotografia.

Isso acontece, pois as lentes teleobjetivas são utilizadas com o objetivo de fotografar um assunto a uma longa distância. Dessa forma, o comprimento focal entre os objetos acabam ficando menor.

Por ser utilizada para os cliques de assuntos que estão mais longe, a focalização com uma teleobjetiva se torna um pouco mais crítica e mais difícil de ser feita. Ou seja, o fotógrafo precisa prestar muita atenção no momento de usá-la.

Objetiva de zoom

No geral as objetivas apresentam um comprimento focal fixo. No entanto, em algumas delas, você é capaz de movimentar as lentes de sua composição, a fim de conseguir variar essa distância focal.

Assim, você pode mudá-la rapidamente sem que seja necessário ficar trocando de lentes a todo momento. Ou seja, uma objetiva de zoom é capaz de substituir e fazer o papel de diversos tipos de objetiva, como objetiva normal, a grande angular normal e a grande angular teleobjetiva.

Macro ou Micro (Close-Up)

As lentes macro têm como objetivo focalizar em distâncias fixas e curtas em uma escala natural. Em alguns casos, é possível também conseguir um aumento de até dez vezes o tamanho do seu assunto.

Diferente das outras lentes, as macro permitem que você focalize e clique a sua cena com uma riqueza de detalhes. Geralmente, as lentes macro possuem as seguintes distâncias focais: 50 mm, 90 mm e 180 mm (teleobjetiva).

No entanto, elas também são produzidas com outros comprimentos focais. Além disso, também existem modelos de objetivas zoom que já possuem macro.

Assim, fica totalmente ao seu critério qual lente utilizar dependendo das suas necessidades.

Você sabe como calcular o comprimento focal de uma lente? Então, confira a seguir:

Como calcular a distância focal de uma lente?

como calcular
Como calcular a distância focal de uma lente?

Na prática, você não precisa se preocupar com o cálculo do comprimento focal de uma lente, já que existem diversos programas e softwares que podem fazer isso rapidamente para você. Além disso, muitos desses valores já vêm definidos em diversas ocasiões.

No entanto, se você tiver o perfil de colocar a mão na massa, é interessante conhecer como o cálculo é feito e reproduzi-lo.

A fim de determinar o comprimento focal de uma lente esférica, você precisa utilizar a Equação de Gauss:

calculo distancia focal

Dado que:

  • f: é a distância focal da lente;
  • p: é a distância entre o assunto e a lente;
  • p: é a distância entre a imagem e a lente esférica.

Com essa equação é possível determinar tanto o comprimento focal de uma lente esférica quanto qualquer uma das outras incógnitas.

Normalmente, uma lente esférica é utilizada com o objetivo de aumentar o tamanho do seu assunto. Ou seja, é fundamental que você conheça as distâncias focais das suas lentes antes de optar por um em detrimento de outra na hora de clicar.

Confira agora como o comprimento focal interfere na qualidade da sua foto:

Como a distância focal interfere na qualidade da foto?

O comprimento focal é responsável por medir o espaço existente entre o centro ótico de uma determinada lente e o sensor da câmera. Ou seja, ele nada mais é do que a distância existente entre o ponto da lente que captura a luz e o mecanismo da câmera que processa e captura a sua foto.

Como você já sabe, essa distância muda de acordo com a lente que será utilizada. Assim,  seu valor determina a amplitude que a lente é capaz de capturar, além de realizar um aumento proporcional da sua captura.

Então, quanto maior a distância focal, mais limitada é a área de enquadramento. No entanto, o seu assunto acaba parecendo ser maior e estar mais próximo.

Em contrapartida, quanto menor o comprimento focal, mais ampla é a visão e mais distantes os objetos da sua cena parecem estar.

Profundidade de campo: O que é?

distância focal profundidade de campo

A profundidade de campo nada mais é do que a quantidade de pontos da sua cena que está enquadrada na sua imagem e focados corretamente.

Dessa forma, tudo o que está na sua imagem e não está nítido é considerado fora da profundidade de campo.

A lente da sua máquina fotográfica é capaz de se focar em apenas um ponto. Assim, tudo o que está mais perto ou mais longe do seu plano vai acabar ficando desfocado na imagem final.

Ou seja, é a profundidade de campo que define o quanto um assunto está focado em relação aos demais objetos em uma cena.

Baixa profundidade de campo

Dizer que uma foto possui baixa profundidade de campo  significa que existe apenas um item focado.

Alta profundidade de campo

Já uma imagem que possui uma alta profundidade de campo possui mais do que um item focado e nítido.

Você sabe como pode controlar a distância focal para tirar fotos melhores? Confira:

Como você pode controlar a distância focal para tirar fotos melhores?

distância focal controlar
Como controlar a distância focal para tirar fotos melhores?

A lente é uma das partes fundamentais na produção de uma boa foto. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não existe uma lente certa ou uma errada. Porém, sempre há aquela que é mais apropriada para o seu objetivo.

Por exemplo, você pode querer tirar belas fotos da natureza, mostrando mais o fundo em torno do seu assunto. Ou pode querer borrar todo o fundo da sua cena, tornando o seu objeto o centro da imagem.

Dessa forma, o comprimento focal é responsável por afetar o quanto do fundo da sua cena será visível em sua imagem final. Além disso, diferentes distâncias focais podem afetar as proporções e as formas do seu assunto.

Em alguns casos, quando usada de maneira incorreta, uma lente grande angular pode acabar tendo o indesejável efeito de caricatura, ao passo que uma teleobjetiva pode acabar dando uma impressão mais suave.

Tais lentes podem acabar apresentando um valor um pouco alto. Então, não esqueça que você também pode fazer uso de zooms padrões, além das lentes do kit.

Para conseguir um excelente resultado final, saiba que a abertura que você escolhe também é fundamental.

Conclusão

distância focal

A distância focal ou comprimento focal, é calculada em milímetros e mede o espaço entre o centro ótico de uma determinada lente e o sensor da sua câmera fotográfica.

Ela está ligada à profundidade de campo. Assim, quanto menor for a distância focal, maior será a profundidade.

Os principais tipos de lente são:

  • Objetiva Normal
  • Grande Angular
  • Teleobjetiva
  • Objetiva de zoom
  • Macro ou Micro (Close-Up)

É fundamental que você saiba que o comprimento atua de maneira diferente em cada uma delas. Assim, é essencial que você saiba quais são os seus efeitos em suas fotos antes de decidir qual usar.

Também é possível calcular o comprimento focal através de softwares e ferramentas específicas para isso. Porém, se a sua vontade for descobrir esse valor sozinho, você vai precisar fazer uso da Equação de Gauss.

E não esqueça que quanto maior a distância focal, mais limitada é a área de enquadramento da sua foto, fazendo com que objeto pareça estar mais próximo e maior.

Por outro lado, quanto menor o comprimento focal, mais ampla é a visão da sua cena na foto. E, consequentemente, mais distantes os objetos parecem estar.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre distância focal. Agora, é só começar a colocar seus conhecimentos em prática!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre distância focal? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

185 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *