Posted in:

Selfie Perfeita: Dicas para Acertar na Selfie e Decolar nas Redes Sociais

selfie perfeita

Tirar uma selfie perfeita pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece.

Apesar de ser muito comum se deparar com auto retratos nas mais diversas redes sociais, é necessário conhecer as melhores dicas para acertar na selfie e decolar nos seus perfis sociais.

Isso acontece porque poucas pessoas realmente dominam essa arte, fazendo com que diversos cliques sejam feitos até a obtenção de um resultado satisfatório.

Com o avanço da internet e da tecnologia, a fotografia se expandiu, fazendo com que diversas celebridades passem a ser conhecidas primeiro por suas fotos em redes sociais.

Então, se o seu objetivo é ser capaz de tirar belas fotos com a câmera frontal do seu dispositivo móvel, é essencial que você conheça todos os passos que você precisa seguir.

Você sabe como tirar ótimas fotos espontâneas? Então, confira o guia completo que preparamos para você e conheça todas as melhores dicas sobre o assunto!

Neste artigo você vai conhecer as melhores dicas sobre selfie perfeita.

Índice

  1. Selfie Perfeita: o que faz uma boa Selfie?
  2. As 10 dicas para tirar a Selfie perfeita
  3. Inspiração: Confira exemplos da selfie perfeita na galeria
  4. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre selfie perfeita:

Selfie Perfeita: o que faz uma boa selfie ?

boa selfie
O que faz uma boa selfie?

Uma selfie perfeita é um auto retrato capaz de captar o momento em que você está vivendo.

No entanto, para isso, é fundamental que alguns aspectos também estejam perfeitos, como a iluminação, cenário, posemaquiagem.

Muitas vezes, é mais interessante tirar uma foto com a câmera frontal do celular, a fim de enxergar o resultado final da sua foto antes mesmo dela ter sido tirada.

Ela também é uma ótima maneira de mostrar exatamente o que você quer, seja uma expressão, um cenário, um produto ou um grupo de amigos.

Mas de nada adianta estar com a roupa perfeita, em um lindo ambiente, se a luz está fraca ou apontado para o errado, por exemplo.

Apesar de todas essas variáveis, uma selfie perfeita é aquela que captura a essência do que você quer passar.

Então, ela não necessariamente precisa ser igual a que outras pessoas estão acostumadas a clicar. Também é muito importante que você encontre o seu próprio estilo, a fim de se destacar nas redes sociais.

As 10 dicas para tirar a selfie perfeita

selfie perfeita

Existem algumas dicas essenciais para tirar uma selfie perfeita. Então, pensando nisso, listamos as principais abaixo. Assim, se você segui-las, com certeza terá ótimos resultados em seus clique.

1. Tornando o auto retrato profissional

Uma selfie perfeita é um auto retrato que pode ser um ação que busca algum tipo de reconhecimento, principalmente em círculos sociais em que a pessoa gostaria de pertencer.

Assim, por também ser um ação baseada na vaidade, ela é buscada por pessoas que desejam ser a presença principal de eventos e cliques.

Dessa forma, uma selfie busca não apenas o auto retrato e uma maneira diferente que uma pessoa tem de se representar na frente de outras.

Esse tipo de clique é capaz de melhorar a comunicação em redes sociais, além de contar uma história e despertar emoções. Por conta disso, ela tem sido cada vez mais vista como um movimento que se aproxima da fotografia profissional.

Isso se dá pela preocupação de preparação para a foto com o intuito dela possuir um excelente visual, bem parecida com uma foto cada vez menos amadora.

2. Use um tripé e temporizador

Para conseguir tirar uma selfie perfeita, é interessante optar pelo uso de um tripé e um temporizador. Dessa forma, você consegue posicionar o seu dispositivo móvel de melhor maneira possível.

Assim, suas fotos não saem tremidas e você tem total controle sob o acionamento do botão do clique, o que às vezes pode ser um problema em selfies.

3. Ângulos e distância da lente

Faça diversos testes, a fim de definir qual é o melhor ângulo para os seus cliques. Ele pode variar dependendo da iluminação e da distância que você está da lente.

Além disso, imagens clicadas muito de perto dão a entender que você não tem corpo ou que ele é muito pequeno. Já as fotos tiradas de baixo, costumam desvalorizar o seu rosto.

Dessa forma, o melhor ângulo costuma ser o gerado quando o celular está um pouco elevado e a pessoa se encontra com o queixo inclinado em direção à câmera.

Seguindo essa dica você notará uma suavização das suas rugas, o que também deixa o seu corpo e o seu rosto mais finos. No entanto, se essa não for a melhor opção para você, a melhor coisa a se fazer é continuar testando.

4. A iluminação correta para a selfie perfeita

O seu dispositivo móvel pode ter a melhor câmera do mundo. Porém, ela não fará mágica se a iluminação não estiver adequada.

É importante que você busque fazer uso da luz natural sempre que possível. Porém, se estiver noite ou se você estiver em um ambiente fechado, procure um espaço que tenha o maior número de luzes possível.

Normalmente, as luzes ficam no teto. Então, é interessante que você incline a sua cabeça e o seu celular em direção a elas, a fim de evitar a formação de sombras no seu rosto.

5. Como tirar selfie no sol

Ao tirar uma selfie no sol, é importante que você esteja de frente para essa fonte de luz. Tente evitar fotografias ao meio dia, já que nessa posição esse astro costuma criar sombras embaixo dos olhos, pescoço e do nariz.

6. Aproveite o seu plano de fundo

Estar em um lugar bonito é ótimo para quem quer clicar uma selfie perfeita. Assim, você pode optar por um parque ou uma praia, por exemplo, a fim de aproveitar a paisagem para realizar os seus cliques.

Isso acontece porque a beleza natural pode auxiliar na criação de um ótimo cenário para as suas fotos.

7. Escolha a pose certa

É fundamental que você busque ser o mais natural possível em suas fotos, a fim de chamar a atenção no feed dos seus seguidores.

Se você quiser mostrar alguma coisa em especial, como um corte novo de cabelo, o resultado do uso de um novo creme de hidratação ou o efeito dos seus treinos na academia, por exemplo, foque em poses que evidenciem esses atributos.

Também existe a opção de esconder parte do seu corpo ou apostar em poses para parecer mais magra, por exemplo. Basta posicionar o seu celular acima da cabeça, a fim de parecer ter o rosto mais magro e o nariz mais fino.

8. Capriche na maquiagem

Se você for adepto do uso de cosméticos e maquiagem, pode ser uma boa opção utilizá-los. No entanto, é importante que você não exagere no blush e aposte em uma make básica.

Essa dica vale apenas para quem não quer divulgar alguma marca ou técnica de maquiagem.

No geral, é importante que você cheque todos os detalhes antes e após do clique, a fim de garantir que não existam erros e que você consiga passar a sua mensagem com sucesso.

9. Evite filtros diretamente na câmera

É interessante que você evite o uso de filtros diretamente na câmera do seu dispositivo móvel. No entanto, você pode adicioná-los no momento da postagem nas suas redes sociais.

Caso você opte por fazer uso de filtros no momento do clique, utilize técnicas de pós processamento, a fim de salvar a original a parte.

10. Escolha o melhor app para tirar selfies

Além de dispositivos móveis já apresentarem filtros, bem como as redes sociais, é interessante que você cogite usar apps para tirar selfies e melhorar os seus resultados.

Confira agora quais são os melhores deles:

CamMe

O app para tirar uma selfie perfeita CamMe possui um uma função de controle remoto que é ativado através dos gestos. Com isso, você não precisa tocar na tela para realizar os seus cliques.

Assim, basta você posicionar o seu celular da melhor forma, fazer a sua pose e levantar uma das mãos. Após isso, feche os dedos e espere pelo clique.

Dessa forma, você não corre o risco de ter a sua foto tremida ou distorcida. O CamMe também oferece a opção de timer, caso você esteja usando um tripé, por exemplo.

Esse app é gratuito e está disponível apenas para o sistema operacional iOS.

Aviary

O Aviary é um aplicativo bastante conhecido quando o assunto é uma selfie perfeita. Com ele você é capaz de aplicar filtros às suas fotos, realizar cortes, adicionar molduras, mudar a saturação, o brilho e o foco, por exemplo.

Ele é gratuito e pode ser baixado em dispositivos Android ou iOS.

Afterlight

O Afterlight possui basicamente as mesmas funções do Aviary. Além disso, possui uma interface bastante intuitiva, facilitando o seu uso.

Ele está disponível apenas para iOS.

FrontBack

O FrontBack é um aplicativo para selfie perfeita que possibilita cliques quase que simultâneos da câmera frontal e traseira. O disparo acontece primeiramente na câmera de trás para depois partir para o auto retrato.

Você também pode realizar a inserção de legendas e localização nas suas imagens através do FrontBack.

Esse app é gratuito e pode ser baixado em dispositivos Android e iOS. Além disso, você pode conectá-lo às suas redes sociais, como Twitter, Instagram e Facebook.

Bokehful e Instabokeh

Tanto o Bokehful (iOS) quanto o Instabokeh (Androide) são aplicativos que aplicam o efeito bokeh às suas selfies. Ambos funcionam inserindo pontos de distorção em seus cliques.

Over e Phonto

Ambos os aplicativos possuem a função de inserção de textos em suas imagens. Assim, você pode escolher em meio a várias opções de fonte, cor, posição, por exemplo, para incrementar as suas fotos.

O Over está disponível para iOS e o Phonto, para Android.

Inspiração: Confira exemplos da selfie perfeita na galeria

Confira agora alguns exemplos da selfie perfeita na galeria e comece a realizar seus cliques agora mesmo!

Selfie família

selfie família

Selfie Casal

selfie casal

Selfie grupo

selfie grupo amigos

selfie perfeita

Selfie masculina

selfie masculina

Selfie feminina

selfie feminina

selfie boa

Conclusão

Uma selfie perfeita tem ganhado cada vez mais espaço nas redes sociais entre pessoas das mais variadas idades. Esse tipo de registro é capaz de contar uma história e despertar emoções do observador. Tudo vai depender do objetivo da sua foto.

Dessa forma, uma boa selfie é aquela que é capaz de capturar toda a essência do que será passado para os seus seguidores. Assim, ela precisa ser única e inovadora.

Selfie camera

No entanto, para que isso seja possível, é necessário que você siga as seguintes dicas:

  • Torne o seu auto retrato profissional
  • Use um tripé e temporizador
  • Conheça os melhores ângulos e distância da lente
  • Saiba como tirar selfie no sol
  • Aproveite o seu plano de fundo
  • Escolha a pose certa
  • Capriche na maquiagem
  • Evite filtros diretamente na câmera
  • Escolha o melhor app para tirar selfies

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre selfie perfeita. Agora, é só se inspirar, configurar o seu equipamento e começar a clicar!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre selfie perfeita? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *